google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


O Carlos Castilho é um velho conhecido nosso. Designer automobilístico, arquiteto e professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, SP e do IED - Istituto Europeo di Design - São Paulo, foi professor das disciplinas História do Design na Mobilidade e Fronteiras da Mobilidade, no Curso Design da Mobilidade da FAAP, onde foi o responsável, no final de 2005, pela organização e coordenação do primeiro curso de Design da Mobilidade da América Latina, na área de pós-graduação daquela instituição, sob a direção geral do prof. Sílvio Passarelli. Professor de História do Automóvel no Curso Master em Transportation Design do IED - Istituto Europeo di Design, é membro do comitê de cursos da SAE Brasil. É coordenador dos cursos Design, Mobilidade e Tecnologia e Representação Tridimensional no Design de Transportes na FAAP. Atualmente coordena o Grupo SOMA, uma rede de especialistas independentes das áreas de engenharia, comunicação, tecnologia e design, com grande experiência acumulada nos setores automobilístico e de produtos, e que tem como objetivo discutir, implantar e difundir novas maneiras de se pensar a mobilidade dentro de um contexto social e ambiental em transformação. O Castilho é palestrante nas áreas de mobilidade urbana, história da mobilidade e design de transportes.

Ou seja, ele é autoridade na área de design, credenciais não lhe faltam. Ele tem um blog, o Autotimeline, que foca, claro, o design automobilístico.

Estive com o Castilho na apresentação do novo Ford EcoSport dia 4 último em Brasília e ele gentilmente autorizou o AE a mostrar sua análise do novo Ford publicada em seu blog.

Tenho certeza de que o leitor ou a leitora apreciará.

BS



Fotos: autor



Carro trafegando à frente na última faixa da esquerda? Claro – menos num bairro chamado Moema, na capital paulista. Isso porque alguma mente doentia da autoridade de trânsito de São Paulo, a Companhia de Engenharia (?) de Tráfego (CET) bolou ciclofaixas no bairro, as ciclofaixas da demência.

Com a "brilhante" solução, não se sabe se um carro à frente está apenas parado ou estacionado, têm-se que adivinhar. Se o vidro traseiro estiver com a transparência original ainda dá para perceber se há ou não motorista ao volante, mas com os "sacos de lixo" constituindo a moda que assola o Brasil isso fica impossível. Mas mesmo sem o acessório que deixa o carro "lindão" o carro à frente pode estar estacionado com motorista denrro.

É mesmo coisa de maluco, ver um carro estacionado com tamanho afastamento da calçada, o que, inclusive, esbarra no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art  181, inciso I (afastado até 50 cm a 1 metro, infração leve, 3 pontos na CNH, R$ 53,20) ou inciso II (afastado mais de 1 metro, infração grave, 5 pontos, R$ 127,69 e remoção do veículo).


Nunca me esquecerei da bicicleta que ganhei do Papai Noel – ela era verde, com selim e manetes brancos, e corria pracacete. Para mim, então uma criança, entendi que foi do Papai Noel que a ganhei. A sensação foi essa – a de que era um presente do Papai Noel –, daí que hoje saber que foi meu pai o verdadeiro presenteador não muda a sensação que tive e rememoro.

A gente vive o que pensa viver. Eu vivi aquilo, então, o Papai Noel, pra mim, verdadeiramente existiu, e boa.

Sendo assim, uma vez que ele tenha existido, porque não imaginar que ele pode voltar num desses Natais aí a porvir e me dar de novo meu presente mais desejado?

Qual seria esse tal presente?

Você sabe o seu?

Vamos lá:


Lá se foi 2011. Mas ótimas lembranças ficaram! Fiz uma seleção de algumas fotos preferidas. Muitas delas não chegaram ao AE. Outras estão espalhadas nos posts do ano que findou. Trabalhar para para o AE é uma imensa satisfação e um combustível para o autoentusiasmo. Que 2012 seja mais um ano de muito autoentusiasmo para todos nós!

Forte abraço,

PK

"Nulla tenaci invia est via" (Para os persistentes nenhum caminho é impossível)