google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: vwfuscabrasil.blogspot.com


Depois de postar Moda Automobilística pouco antes do final do ano, me ocorreu de convidar os leitores a mandaram suas lembranças a respeito do tema e não foi surpresa a vasta quantidade de contribuições, e aqui estão elas:

- Modinha boba da “Família feliz” no carro (Marcelo Silva)
- Boneco Bundão; carros rebaixados e adesivos “Turbo” (Anônimo)
- Toca-fitas de gaveta, alguns com amplificador acoplado (Eduardo)
- Encher o tampão traseiro com caixas de som enormes, década de 1990 (Anônimo)
- Encher a coluna "A", lado motorista, com um monte de instrumentos (Anônimo)
- Adesivo ‘Interceptor’ no topo do pára-brisa (Sandoval Quaresma)
- Antena de GTI; brake light sob o pára-choque; pintura branco Pérola (Álvaro)
- Tocar funk alto a ponto de chacoalhar janelas (Gentalha)
- Calotas de aro 15” em rodas de 13” (Anônimo)
- Néon azul instalado sob o carro e tira de LEDs nos faróis (Anônimo)
- Rodas pintadas de dourado metálico (1986~1990), à F-1 do Senna (Mendonça)
- Cortar as molas para andar baixo e sacolejar como um jegue (Bruno)
- Um boneco branco da Michelin em cada lado da coluna "A" (Mendonça)
- Lâmpadas estroboscópicas na traseira, final dos anos 1990 (Fish)
- O Garfield preso no vidro; emblema Audi em Brasilia, Chevette etc. (Anônimo)
- Andar totalmente apagado à noite  (Anônimo)

Fotos: Divulgação Ford


A Ford apresentou hoje em Brasília as linhas do novo EcoSport. Para isso reuniu a imprensa automobilística brasileira e mostrou uma maquete em argila do utilitário esporte, enquanto fazia o mesmo na Índia, lá com a presença do presidente executivo mundial da empresa Allan Mulally. O presidente da filial brasileira, Marcos de Oliveira, fez as honras da casa.

O evento foi cercado de certa pompa, com a presidente Dilma Rousseff convidada, mas se fez representar pelo ministro de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante Oliva, por estar de férias na Bahia.

Nada foi dito sobre dimensões e mecânica, nem a plataforma usada, se continua a com a de Fiesta ou se passa à de Focus. Apenas que é um projeto global e desenvolvido na fábrica de Camaçari, BA  Por isso o governador do estado, Jaques Wagner, estava também presente.

O estilo apela nitidamente para a robustez visual, como pode se notar na grade "de caminhão". Ao menos por enquanto, nada de pára-choques. E foi mantido o "estepe aventureiro" localizado externamente na traseira, como no EcoSport atual – solução a que a Dacia e a Renault sabiamente não recorreram no Duster. Já cansou.


É nítido o objetivo de conferir linhas modernas ao pequeno utilitário e um dos traços mais marcantes é o vidro traseiro envolvente. Os faróis, pelo que foi mostrado, terão LEDs como lâmpadas.


Resta ver, no lançamento que deverá ocorrer no segundo semestre, como o mercado reagirá e se o novo EsoSport derrotará o triunfante Duster – 9.167 vendidos nos último trimestre de 2011, com vendas iniciadas em outubro, contra 7.858 do até então sozinho EcoSport.

BS
Foto: G1

No primeiros 80 minutos de 2012, uma tragédia entre tantas nesse trânsito violento que estamos vivenciando e assistindo todos os dias. Dois carros colidem num quase cruzamento, com semáforo, de duas avenidas importantes e conhecidas no bairro Jardim da Saúde, zona sul da capital paulista. e uma mulher e seu filho por nascer morrem. 

Digo quase cruzamento porque a av. Bosque da Saúde não é perfeitamente alinhada nos dois lados da av. Abraão de Morais, larga, de quatro faixas de rolamento. Quem vem pela av. Bosque da Saúde, de mão dupla, e quer continuar nela, precisa dobrar à direita na av. Abraão de Morais, andar alguns metros e pegar a esquerda, sempre com semáforo. Depois de passar pela av. Abraãode Morais, a av. Bosque da Saúde se torna mão única num pequeno trecho.

Tanto que quem trafega por ela no sentido contrário e deseja continuar pela av. Bosque da Saúde  é obrigado a sair à direita na rua Poranbaga, andar uns 50 metros, dobrar à esquerda na Tristão Mariano para logo chegar à av. Abraão de Morais, de onde pode atravessá-la para pegar a av. Bosque da Saúde. A travessia é controlada por semáforo também.

Foto: estadao.com.br/J B Neto



Água, morre-se sem ela ou por excesso dela. É tudo assim na vida. A virtude está no meio-termo. Não foi exatamente o que o governo de São Paulo fez ao permitir que uma grande aglomeração de veículos, especialmente ônibus, literalmente bloqueassem o acesso ao aeroporto internacional de São Paulo, no município de Guarulhos, na tarde de domingo 1° de janeiro.

Os ônibus levaram cerca de 150.000 pessoas para a cerimônia de inauguração de um templo religioso e, por não terem onde estacionar, usaram para isso, sem a menor cerimônia ou constrangimento, as rodovias Presidente Dutra e Hélio Smidt, esta a que leva diretamente ao aeroporto. Muitas pessoas perderam vôos em razão da impossibilidade de acesso na parte da tarde e que estendeu até às 20 horas.
O retorno à capital pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna, normalmente complicado nos grandes êxodos como o deste réveillon, piorou ainda mais.