google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Parece incrível que já tenham se passado três anos. Como foi rápido!

Naquele 24 de agosto de 2008 dávamos início, um grupo de amigos que gostam verdadeiramente de automóvel e o entendem como um máquina séria e sobretudo fantástica, ao blog que espelha este entusiasmo, começando pelo nome escolhido.

O autoentusiasmo envolve muitos aspectos, do histórico ao legal em questões de trânsito, passando pela técnica automobilística e pela questão energética, e cada colunista tem seu estilo, sua personalidade, como o leitor certamente já notou. Isso só torna o AUTOentusiastas mais rico, numa variedade com o automóvel com centro que acreditamos ser apreciada.

Nesses três anos alguns colunistas nos deixaram, outros chegaram. É assim mesmo, faz parte, como se diz. Mas suas participações continuam todas aqui, é importante conservá-las, para nós uma honra.

Nesses três anos tivermos uma participação sempre crescente dos leitores, com comentários e mensagens e, como numa rua de mão dupla, respondemos. Não como gostaríamos, responder a todos, é impossível, mas procuramos fazê-lo dentro das nossas possibilidades de tempo. E esse falar com o leitor nos é muito prazeroso.

Tivemos alguns problemas de comentários desrespeitosos e até ofensivos, que nos levou a pensar e implantar outro regime, como identificação e mediação prévia, mas isso teria a desvantagem de quebrar a rapidez de todo esse contato. Por isso, e confiando que essa prática se reduza, continuará inalterada a sistemática atual de total liberdade de comentários, com remoção daqueles mais inconvenientes.

A seguir, alguns fatos da evolução do AE nesses três anos:
- 1.655.000 visitas
- Mais de 3.075.000 visualizações de páginas
- 757.000 visitantes
- 2.283 postagens publicadas
- 55.400 comentários

Como curiosidade, os dez posts mais lidos são

Aos leitores, dos quais muitos já viraram amigos, o nosso muito obrigado pela leitura e participação. De nada valeria tudo que fizemos nesses três anos sem a intensa presença de vocês comentando.

Com o nosso abraço,
Alexandre Cruvinel
André Dantas
Arnaldo Keller
Bob Sharp
Carlos Maurício Farjoun
Felipe Bitu
Juvenal Jorge
Marco Antônio Oliveira
Marco Aurélio Strassen
Milton Belli
Paulo Keller


Atualização feita em 24 de agosto de 2011 às 21:12: revisão da lista dos posts mais lidos.

Acima do injetor vermelho, a válvula de água da Saab
Há alguns anos, a Saab teve uma idéia: por que não injetar água para dentro do motor, resfriando a câmara, para evitar a detonação, e ainda melhorar o consumo em situações de pé embaixo?

Claro que essa idéia é mais antiga que a Saab, muitos sabem. O que os suecos pensaram diferente, em 1996, foi usar a água do lavador de pára-brisa. Per Gillbrand, o engenheiro-chefe de motores, principal articulador da introdução do turbocompressor na marca, foi o responsável por trabalhar essa idéia.
Iniciamos anteontem (sábado 20/8) regime temporário de um post por dia às 13 horas e voltaremos ao normal de duas vezes por dia, às 9h00 e 16h00, na segunda 29/8.
Bob Sharp
Editor
Fotos: autor

Quase um ano atrás falei de peso de volante de motor e seus beneficios. Mostrei a foto de um volante de DKW-Vemag., como era extensamente aliviado ao passar de 8 kg para 3,2 kg.

Pois veja na foto acima, o mesmo volante mostrado naquele post ao lado de outro que eu mesmo nunca visto, embora soubesse de sua existência: a coroa de partida e um anel adjacente foram totalmente removidos. Esse volante foi usado no Carcará, o carro que a Vemag fez para estabelecer a primeira marca de velocidade na terra brasileira e sul-americana, o que foi feito em 29 de junho de 1966 no Rio de Janeiro, quando atingiu a média de duas passagens de 212,903 km/h. O motor era de 1.089 cm³, 103 cv.

O Carcará no dia do recorde, após a primeira passgem, retirando os pneus dianteiros para esfriá-los em água