google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Mercado Livre

Esse post foi sugestão do leitor Daniel Shimomoto de Araújo. Como o próprio título diz, trata-se de modificações efetuadas nas oficinas ou recomendações sem o devido respaldo técnico que acabam por prejudicar de alguma maneira o funcionameno do veículo ou levar o proprietário a gastar mais com manutenção.


- Há dias o leitor mandou o link no qual  era oferecida adaptação do carburador Solex-Brosol H30 PIC de Fusca no coletor de admissão do motor VW AP 1,6, 1,8 e 2 litros. Na foto vê-se ainda que a cuba de nível constante está voltada para o lado esquerdo e não para frente, como manda a técnica.

- Motor superaquecendo? Tirar a válvula termostática resolve, opinam alguns mecânicos, pois ela só atrapalha. O resultado é a fase de aquecimento do motor demorar muito mais  e numa descida de serra o motor esfriar muito. A consequência mais imediata é mais consumo de combustível.

Foro: abril.com.br

Foi um igual a esse, só que verde. Era 1973, ano antes do lançamento, numa reunião do Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA na Sociedade Hípica Brasileira, eu presente por presidir a Comissão Nacional de Pilotos, chega, direto de São Bernardo do Campo, com um Passat, o Otto Kutner, que eu conhecia há anos do tempo de Vemag. 

Ele havia ido à reunião para tratar de assunto relativo às modalidades monomarca  que a Volkswagen promoveria a partir de1974, o Torneio Nacional Passat e as Fórmulas VW 1300 e 1600. Por ser da engenharia experimental, aproveitou a viagem ao Rio para andar com o Passat numa situação normal.

Eu já vinha lendo sobre o novo Volkswagen, que seria fabricado aqui, e estava curioso em ver como era, dirigi-lo. O Otto nem pestanejou quando lhe pedi a chave, que já tinha serrilha simétrica. Além da amizade, eu era concessionário Volkswagen.
Foto: anarbor.com


No dia 3 último publiquei o post Coisa de doido, no qual falei sobre o absurdo de ciclovias utilizando calçadas em Araçoiaba da Serra, SP e o absurdo ainda maior de tal ser permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Anteontem (5/8) o leitor Cabral comentou que na Alemanha essa prática é permitida, e até obrigatória em alguns casos, inclusive enviou link para uma página na internet contendo a sinalização específica:

Calçada  e seu uso obrigatório para ciclistas, que nesse caso não podem usar a rua






Como acima, mas com linha de separação dos usuários da calçada






Calçada onde é permitido andar de bicicleta, mas atento aos pedestres








Nota: frei = livre, permitido

Sinalização de ciclovia






 Desenho: fatonovo.com



O post Coisas do Brasil, de 23 de julho p.p. foi recordista de comentários, 233 até agora. Não foi o item que gerou mais discussão, mas o sétimo, reforma ortográfica, foi amplamente discutido pelos leitores.

Nunca engoli esta reforma, que entendo como totalmente desnecessária e absurda, o exemplo perfeito de falta do que fazer, fora o que gerou de despesas de toda ordem para a sociedade, como reedição de dIcionários, manuais – precisam ver o guia, que parece um tijolo, que as editoras foram obrigadas a comprar e usar para consulta, palavra por palavra – devido a essa excrescência lingüística.