google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: automobilemag.com


Vi esses dias no Jornal Hoje, da TV Globo, matéria sobre reprovação nos exames práticos para motorista e me veio de novo a pergunta: dirigimos no modo manual ou no automático? Será que temos um "piloto automático" dentro de nós? O que percebo depois de muitos anos ao volante  é que temos dois modos de funcionamento ao dirigir, o manual e o automático. Para caminhar também.

Na maior parte das vezes em que dirigimos estamos no automático, o fazemos sem nos dar conta. Pensamos na vida, nos compromissos, nos problemas e enquanto isso estamos em marcha. Podemos ver um sinal fechar e parar, mas sem nos darmos realmente conta que estamos conduzindo um carro naquele momento. Ãs vezes, numa viagem, só nos damos conta que passamos por determinado ponto ou cidade bem depois, já tiveram essa experiência?


No mês de junho postei uma matéria a respeito do rali de regularidade em que participei (leia). Era o Torneio Interlagos de Regularidade, organizado pelo veterano piloto Jan Balder

Como a saudável diversão atiçou vários leitores, nos comentários sugeri formarmos um grupo para participarmos e assim obtermos algum desconto. Ao redor de 25 toparam e me escreveram diretamente confirmando (arnaldokeller@yahoo.com.br).

Fiquei de postar um aviso assim que a próxima etapa fosse confirmada, e eis aqui o aviso: dia 20 de agosto, sábado, será a prova dos carros antigos, ou seja, com mais de 25 anos de fabricação, e no dia 21, domingo, será para os modernos.

A novidade é que dessa vez será possível levar copiloto, coisa que antes não era permitido. Só que para levar copiloto paga-se uma taxa extra.

Sobre o desconto para nós autoentusiastas: consegui 3 inscrições “de grátis”, o que dá um valor de R$ 990,00 (R$ 330,00 x 3) que será rateado entre nós. Portanto, se formarmos um grupo de, por exemplo, 33 pilotos, teremos um desconto de R$ 30,00 para cada um. OK?

Então, peço que os interessados escrevam para mim para confirmarmos tudo.

Os valores serão pagos à organização, no autódromo, antes da prova (cheque ou espécie, cartão não dá).

Verifiquem antes os regulamentos e detalhes no site da organização: http://regularidade-interlagos.webnode.com/


Programação

Sábado  20 de agosto

Entrar pelo Portão 7 do autódromo (av. Teotônio Villela)
Chegar no máximo até 11h00 e seguir até nosso Pavilhão defronte da curva do Laranjinha.
O numeral será fornecido pela organização.
Briefing obrigatório da prova: 11h00
Logo após o briefing serão instalados os dois aparelhos logger de rastreamento em cada veículo.
A largada simbólica será defronte ao pavilhão na curva do Laranja, onde todos estarão alinhados aguardando a liberação da pista
Largada da prova: 12h30

Domingo 21 de agosto

Mesmo procedimento de sábado
Briefing: 11h00
Largada da prova: 12h45.

Lembrete: caso a pista molhe, os tempos de volta sobem 30 segundos - portanto as velocidades continuam suaves.

AK
Fotos: autor


Não é de hoje que conheço o Sr. Nestor Salerno. Nos últimos cinco anos tive a oportunidade de viajar quatro vezes a Buenos Aires e em todas visitei sua oficina/ateliê. Digo "ateliê" porque os frutos do seu trabalho são verdadeiras obras de arte. Chamar o local de somente oficina ou pequena fábrica seria dar uma imagem errada, incompleta.

Com essas visitas acabamos nos tornando amigos e, por esse motivo e também por ele recriar os modelos de automóveis que mais gosto – os bipostos de corrida da década de 1950, os carros esporte – tenho lá minhas dúvidas se aqui serei um repórter isento, mas o leitor sendo um apaixonado por esportivos, como é o perfil dos nossos leitores, sei que vai entender o meu fraco.
Um ateliê realmente fabuloso, raro de se ver

 Foto: bmwpartsforless.com


Acho engraçado quando alguém, principalmente da imprensa especializada, diz que "o motor tem  bom torque e dispensa trocas frequentes de marcha", como se trocar marcha fosse um estorvo. Não me passa pela cabeça que não se goste, ou mesmo se deteste, usar as marchas do câmbio. Especialmente com as caixas atuais, de sincronização perfeita e engates leves e fáceis.

Há pouco falei do Punto T-Jet, em que a elasticidade do motor é tão grande que parece que o carro tem câmbio automático, basta acelerar para retomar velocidade, sem  mexer na alavanca de câmbio. Mas isso para enaltecer o motor, não que dispensar troca de marcha seja uma vantagem.