google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Speed Masters
Sábado   25 de junho, 17h00
Domingo 26 de junho, 10h30

Que programa é esse? Leia a história.

Faz quase um ano que o Arnaldo Keller e eu resolvemos tocar para frente um antigo projeto, um programa de tevê focando - é claro - automóvel, mas carros esporte e grã-turismo, antigos e atuais. Pensamos em mil maneiras de formatá-lo, qual seria a fórmula adequada, algo que ao mesmo tempo fosse técnico e fugisse do lugar-comum. Decidimos que apresentaríamos juntos um mesmo carro, dirigindo-o, emitindo cada um sua opinião, ou então, quando fosse o caso, faríamos um comparativo, os dois dirigindo os dois carros, comentando, analisando, falando das diferenças.

Tomada a decisão, três passos teriam que ser dados. O primeiro, gravar um programa-piloto que nos possibilitasse vender o programa. Não se pode procurar interessados sem ter à mão o produto para mostrar. O segundo passo, quem faria as gravações, mas com qualidade-topo, profissional. E terceiro, mas não menos importante, os meios para produzir o programa-piloto, que não é barato.

Para gravar, o Arnaldo conseguiu, junto ao círculo dele, uma pessoa competente, experiente e criativa, o Renato Castanho, titular da produtora Expedição Filmes, de São Paulo. Pudemos ver  o trabalho do Renato e constatar a excelência. Coisa do nível de National Geographic. Mas isso tinha um custo, e bem alto. 
Foto: bmwtuningmag.com

O verbo to fade em inglês signfica desvanecer, sumir lentamente, e o substantivo fading representa desvanecimento, sumiço lento, esmaecimento. Ambos, verbo e substantivo, não têm correspondente exato português quando se trata de descrever a perda de eficiência, parcial ou total, do freios por efeito de superaquecimento.

Quando o freio é aplicado a energia cinética, ou de movimento, se transforma em calor, aquecendo o disco ou o tambor, e esse calor se irradia para os componentes do sistema, ou seja, o material de atrito - pastilhas ou lonas, respectivamente - e cilindros de freio, que são as pinças ou cilindros de roda (freio a disco ou freio a tambor).

O calor produz dois efeitos. Na parte hidráulica, eleva a temperatura do fluido; no material de atrito, diminui-lhe o coeficiente de atrito. A redução de atrito é que vai ocasionar o fading.



Estamos passando umas férias na fazenda em que vivi e trabalhei por 25 anos. Só há uns seis anos é que voltei a morar na megalópole atrapalhada paulistana.

Como é bom aqui na roça!

E aí, circulando um dia pela querida e tranquila Pirassununga, meus olhos grudaram numa bela Belina. Era das últimas que foram fabricadas, daquelas que vinham com o motor AP1800 da VW. Essa deve ser de 1989, 90 ou 91, porque foi só nesses anos que ela veio com esse motor da VW. Foi o começo da Autolatina, união temporária da Ford e VW brasileiras. Essa perua tinha os dois bons mundos da época: o bom motor e câmbio da VW e o bom conforto e acabamento da Ford.
A voz de Émerson Fittipaldi na versão dublada


A sequência de “Carros”, “Carros 2”, estreia nesta quinta-feira (24.6) em todo o Brasil. O primeiro, de 2006, tornou-se um must para todo entusiasta de automóveis e corridas, apesar de ser um desenho animado. É muito mais para adulto do que para crianças, embora estas o curtam muito também.

“Carros 2” é dirigido por John Lasseter, que dirigiu “Carros” e também “Toy Story, Vida de Inseto” e “Toy Story 2”. Além de diretor, ele também é chefe de criação do Pixar Animation Studios e Walt Disney Animation Studios, o principal consultor criativo da Walt Disney Imagineering.

Como no primeiro desenho da série, a autenticidade é garantida. Por exemplo, os boxes são baseados nos do Autódromo do Bahrain. Os carros de corrida são de enorme variedade e as pistas mostradas apresentam elementos técnicos que interagem com as diferentes características de cada tipo de carro, criando assim um campo equilibrado.