google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: testedos1000dias.com.br




Carros pequenos ou médios são bons de dirigir e de curva, mas isso não quer dizer que os grandes sejam piores. Tive uma experiencia muito boa certa vez com um Galaxie 500 1973.

Na época eu estava envolvido com a equipe Brahma e mantinha estreito relacionamento com o Marcello Aguinaga, de tradicional família carioca e dono de uma grande corretora de seguros. Fora o Marcello que, por meio de contatos pessoais com Paulo Kunning, um dos diretores da Cia. Cervejaria Brahma, havia conseguido um forte esquema para o piloto carioca (mas nascido em São Paulo) Norman Casari.

Num jantar, o Marcello, a mulher Beth, um casal amigo e eu e minha mulher, resolvemos ir a Buenos Aires para assistir o grande prêmio de F-1. Iríamos os cinco no Galaxie do Marcello.e ele, indo de avião dias depois, se encontraria conosco lá.

Fotos: www.victoriamotor.com

Estava procurando uma foto no arquivo e vi essa, a de uma bicicleta com motor. Foi o meu segundo e longo contato com o mundo motorizado. O motor é alemão, marca Victoria, um fabricante de motocicletas importante no seu tempo, começando em 1920 e chegando até 1966. Era de Nuremberg e a fábrica foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Reiniciou atividades em 1946 justamente com o motor da foto, o FM 38 L.

Esse motores começaram a chegar ao Brasil no final dos anos 1940 em boa quantidade, depois vindo bicicletas de marca Victoria já com o motor montado. Foi a coqueluche entre a garotada.
Fotos: VW

Depois de andar no novo Jetta por ocasião do seu lançamento no final de março e falar a respeito no AE em 3 de abril, faltava andar mais com a versão "de entrada", a Comfortline de câmbio manual de cinco marchas, o que ocorreu nos últimos dias. 

O que eu disse então sobre o motor 2-litros de apenas 120 cv não poder fazer milagre quando tem que movimentar um carro de 1.311 kg permanece – mas nem por isso o Jetta menos potente decepciona, pelo contrário. Com o câmbio manual o motor fica bem mais acordado, mostra qualidades que até surpreendem e proporciona o prazer de dirigir que caracteriza os carros da marca nos últimos anos.
Fotos: autor

Anteontem (18) o Carlos Maurício Farjoun postou sobre faixas e a campanha que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está empreendendo na capital paulista para que haja respeito ao pedestre, vão primeiro orientar, depois multar, a história de sempre. 

É evidente que concordo totalmente com campanha, pois tem motorista que não tem consciência da sua obrigação de respeitar o pedestre, esteja ele na faixa de segurança ou não. Vejo com frequência verdadeiros animais ao volante, independentemente de condição social, e tipo (e preço) de veículo.