google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Uma breve apresentação do novo colaborador deste blog

Leitor do AUTOentusiastas desde seus primeiros dias, com alguns colaboradores, criei identidade imediata com os temas. Mais ainda, virou visita diária, mais de uma vez ao dia.

Foi então que passei a me perguntar, se também sou do setor automobilístico, apaixonado por carros idem, se redigir seria um exercício cuja satisfação mais que compensaria horas de pesquisa e dedicação a comunicar minhas paixões e pontos de vista, por que não criar meu próprio blog? Ou, melhor, por que não passar a colaborar com o AE?

Fiz minha proposta ao grupo, falaria um pouco de mercado e consumidores, assuntos onde navego com mais familiaridade, abordaria estratégias bem e malsucedidas dos vários atores do setor automobilístico. Um, dois, três exercícios de postagem e, pimba! Cá estou eu, me comprometo a manter frequência e alinhamento com o perfil editorial do AE e, principalmente, falar daquilo que os leitores do AE mais apreciam, carros.

Vamos lá, será um enorme prazer fazer parte dessa equipe!

Obrigado AE, espero agradar aos leitores.
Marco Aurélio Strassen

Vamos agora ao meu primeiro post.


Acompanho com especial interesse a evolução das caixas robotizadas desde seu lançamento no mercado brasileiro no final de 2007. A GM saiu na frente com a Meriva Easytronic, seguida da Fiat com o Stilo Dualogic e da VW, com o Polo I-Motion. Nos meses que se seguiram, a Fiat estendeu o sistema à família Palio (Siena, Weekend e Strada), Idea, Punto, Linea e ao recém-lançado Bravo; a VW desenvolveu mais versões com I-Motion para Gol, Voyage, Fox e SpaceFox. Em todos eles, escolher a “caixa que faz as trocas sozinha” está entre R$ 2.500 e R$ 3.000.

A Fiat e o seu sistema Dualogic



O Audi A1 fez sucesso assim que foi lançado no Salão de Genebra de 2010. Agora chega ao Brasil e é o primeiro Audi que custa menos que 100 mil reais, ao ser comercializado por 89.900 reais. Um Audi “popular”.

A plataforma é VW Polo e, portanto, o Audi A1 é compacto. Hatchback duas-portas, mede 3.950 milímetros de comprimento com entre-eixos de 2.470 milímetros, tendo 1.740 milímetros de largura por 1.420 milímetros de altura. Espaço para quatro, cinco com algum aperto no banco de trás. O diâmetro mínimo de curva é de 10,6 metros, bom para o trânsito denso.

Foto: autor

O roteiro de teste do Audi A1 (post hoje à tarde) que a fábrica programou incluiu a rodovia municipal Ubaldo Lolli, que liga o km 48 da Rodovia Castello Branco à pequena Pirapora do Bom Jesus. São cerca de 10 quilômetros da mais pura diversão sobre um asfalto típico de Alemanha. Ao chegar à cidadezinha e parar para troca de motorista, defronte de uma padaria, vi a faixa e não resisti, fiz a foto. Ela diz: 

Aviso - Não dê dnheiro a flanelinhas ou cuidadores de carro em geral. Acione a guarda municipal em caso de dúvidas. Fone 4131-1635
Foto: aen.pr.gov.br


Post sobre este assunto foi publicado no AE por volta de 13h30, mas com os problemas do blogger blogspot.com que começaram ontem à tarde e que parecem terminados hoje às 14 horas, ficou o saldo de este post ter sido apagado por completo. Por acaso foi o único que desapareceu. Muito estranho. Inclusive, eu havia enviado o link da página para um amigo, via Skype, ainda está lá, mas ao clicar entra a mensagem de página não encontrada. Experimente em http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/05/extra-barreira-branca-as-importacoes-de.html

Voltando, então, ao tema, e já com um pouco mais de informação decorrido um dia, o que aconteceu foi que o governo retirou a licença automática para importação de veículos, mudando a sistemática que vinha sendo adotada até então. Isso vale dizer que entra uma componente nova no processo de importação, sendo que a referida licença pode ser dada em até sessenta dias, que é o prazo máximo definido pela Organização Mundial do Comércio (OMC).