google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: lancenet.com.br/Ari Ferreira

Muita gente perdeu tempo nesse domingo tentando assistir à prova de Fórmula Indy em São Paulo. Horas a fio de espera, olhando para o céu, torcendo para a chuva, ridiculamente fraca, parar.

Depois de algumas horas, claro que não fiquei grudado na TV, pois não sou trouxa. Desliguei.

Vim a saber apenas depois da 9 horas da  noite, pelo meu pai, que a corrida continua nesta segunda-feira, dia 2 de maio, às 9 horas da manhã.
Foto: gm-volt.com
No painel de informação do sistema de propulsao do Volt, a pilha à esquerda indica bateria quase descarregada

Não adianta: cada vez que vejo o aviso do título no meu telefone celular – em inglês mesmo, escolha minha, prefiro para assuntos técnicos – não posso deixar de pensar nos carros elétricos que estão vindo aí. Já há até dois,  o Peugeot iOn e o Nissan Leaf, fotos abaixo, na ordem (fotos gas2.org e autovic.com)


Imagine estar meio afastado de um lugar onde você normalmente conta com postos de recarga e de repente você vê esse aviso no painel, low battery. Que situação mais incômoda!

Uma vez enguiçado, não dá para pedir carona até um posto para comprar um pouco de combustível. Vai-se ficar ali mesmo, de onde só sairá numa prancha – até uma estação de carga ou sua garagem. Pelo menos enquando não inventarem "socorro elétrico", um carro com motogerador para recarga no local.  O temor de parar com bateria descarregada já tem até nome: ansiedade de autonomia (range anxiety).

Foto: transitoweb.com.br


Antes de começar, quero explicar aos leitores do AE de outras cidades e estados que o texto abaixo é baseado em informação da autoridade de trânsito de São Paulo e se justifica por ser a cidade mais populosa e com maior número de veículos. Fora dados estatísticos, o que será dito a seguir é aplicável ao país todo.

Acabou de sair o número. Em 2010, 478 motociclistas perderam a vida no município de São Paulo. Mais de uma pessoa por dia, 1,3 para ser exato. Sobre 2009, o aumento foi de 11,2 por cento. Motos – 900.000 – representam 11 por cento do total de veículos registrados em São Paulo e motociclistas envolvem-se em 30 por cento dos acidentes fatais.
Foto: atc.org.br

Certos hábitos são difíceis de entender. Comprar carro na feira é um deles..

Até onde minha memória alcança, os chamados feirões começaram perto do fim de década de 1990. Feirão de fábrica nos fins de semana de repente começou a ser a maneira de vender automóvel.

Anúncios na tevê tipo “A GM abre os portões da sua fábrica”, acrescido de “condições especiais” passaram a ser comuns. Estratagemas como “O sucesso do feirão no fim de semana passado foi tão grande que resolvemos continuar no próximo” repetem-se à exaustão.

Dia de feira na GM de São Caetano do Sul (foto maxpressnet.com.br)

Junto com os feirões de fábrica vieram os feirões simplesmente, organizados em grandes áreas como os estacionamentos de shoppings e não demorou para que parte das redes de concessionárias engajassem em feirões de fim de semana.