google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: scuderiabrazil.blospot.com

Antônio Castro Prado Neto, "Pradinho" ou "Tom Jet". Nasceu no dia 24 de julho de 1948 em Ribeirão Preto e nos deixou no dia 3 de outrubro de 1981. Tinha 33 anos. Grande amigo. E grande piloto! Pilotava totalmente à vontade, andar num carro de corrida era a coisa mais natural do mundo para ele. Divertia-se, sobretudo. Foi amizade iniciada nos autódromos, tipo um vai com a cara do outro. Nossas mulheres ficaram logo amigas.

De acordo com o blog Sscuderia Brazil, de onde a foto acima foi pinçada no Google, foi seu conterrâneo Paulo Gomes que o incentivou a correr. Nosso primeiro contato foi na I 25 Horas de Interlagos, em agosto de 1973. O Ford Maverick estava sendo lançado e o Pradinho correu num com ninguém menos que Chico Landi, que tinha então 66 anos. Chegaram em terceiro, eu de Opala com Jan Balder e José Carlos Ramos em segundo e o trio Bird e Nilson Clemente, e o gaúcho Clóvis de Moraes, em primeiro.

No ano seguinte passei a correr para equipe oficial Ford, a Mercantil Finasa-Motorcraft, chefiada pelo experiente e astuto Luiz Antônio Greco. Quando cheguei à equipe, em  julho de 1974. o Pradinho já era piloto lá desde o começo da temporada, em dupla com Paulo Gomes. Eu e Marivaldo Fernandes dividiríamos o mesmo Maverick Quadrijet. Nesse ano ele e o Paulo Gomes sagraram-se Campeões Brasileiros de Turismo Divisão 1. Estávamos sempre juntos, quando eu vinha a São Paulo hospedava-me na casa dele.
Foto: Autor

Antes que venham dizer que tenho preconceitos com relação aos jipes, já que vivo criticando esses jipes metidos a donos das ruas e estradas, adianto que tive um Jeep Willys 1962, branco, e com ele viajei de São Paulo ao Espírito Santo. Fomos só pelo litoral, acampando e surfando, e toda a viagem de uns quinze dias foi feita com a capota arriada.

Éramos três amigos cucas-frescas e minha finada e amada cadela vira-latas Laika. Isso foi em 1976, faz tempo, e acho que as coisas eram ou me pareciam mais coloridas que hoje.

Não poderia haver veículo melhor que esse jipe para uma viagem dessas. Tudo nele era ruim para viajar, mas tudo era perfeito e conveniente.



Araçatuba, Barueri, Bauru, Campinas, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Segundo a Nissan, essa é a sua pequena rede de concessionários no Estado de São Paulo, o que explica em parte a discreta consolidação do fabricante japonês no Brasil.

Ocorre que hoje eu estava redigindo um texto sobre um automóvel fabricado pela Nissan e de repente me me vi tomado por uma dúvida que só poderia ser esclarecida com uma breve análise visual deste modelo.

Tiida estacionado na sombra onde almocei um sanduíche monstro
 Olhei o Chevy Tahoe na areia fofa e pensei: queria estar com um 4x4  

Aqui na orla de Dubai não existe uma via costeira beirando a praia. Há uma avenida muito chique, a Av. Jumeirah, a dois quarteirões do mar. Entre essa avenida e a praia existem casas. Mas há vários trechos em que se pode entrar na praia. Nesses trechos pode-se ver a areia do deserto se juntar com a da praia. Ainda há muitos terrenos sem nenhuma construção e nesses terrenos, frequentemente usados como estacionamento, o solo é areia fofa. Saindo da área urbana da cidade logo estamos num deserto aberto.


Área livre usada como estacionamento. Areia do deserto