google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Divulgação Citroën

Andei quinze dias com um Citroën C3 Exclusive automático, chamado de BVA (boîte de vitesses automatique) pela fábrica, que se revelou bem agradável. O C3, fabricado em Porto Real, RJ e lançado em 2003, carecia da "fórmula Brasil" na suspensão, que era áspera e ruidosa. Mas quando o ano-modelo 2009 foi apresentado, em agosto de 2008, era um carro completamente diferente nesse aspecto. A qualidade em absorção de irregularidades e baixa rumorosidade da suspensão logo se fez notar. Na ocasião foi também apresentada, para uma primeira impressão, a versão automática, experimentada num trajeto bem curto em torno da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Por isso resolvi andar com o C3 BVA.



Voltinha de final de semana para esticar as pernas. Aproveitei a bela reta sem movimento para encher terceira marcha. Reparem como a pressão do turbo enche de repente.

A reta onde acelerei, quase 1 km sem nada em volta. Movimento mínimo, dá para acelerar um pouco mais sem colocar nada em risco.

O carrinho nervoso, belo exemplar dos pocket rockets que já tivemos aqui. Menos de 1.000 kg e mais (algo mais) de 100 cv.

Mudei de casa recentemente e por isso o tempo anda mais escasso do que de costume. Mas em breve postarei algo mais consistente sobre esse carrinho e outros bem legais. Promessa é dívida !

AC
Foto: randomfactsthailand.com

Se há coisa estranha para nós é dirigir carro com volante à direita. Não sei quem dos leitores já teve essa experiência, mas é esquisito. Não que não se consiga, pois nos países que adotam a mão esquerda, onde 33% das pessoas dirigem no banco da direita, tudo fica de acordo, de modo que em pouco tempo nos acostumamos. Dando uma entonação típica de provérbio chinês, "Mão direita, volante na esquerda, mão esquerda, volante na direita."

Para mim a maior dificuldade é o cálculo do espaço à esquerda do carro. Uma vez, na Inglaterra, dirigia um Range Rover numa estrada secundária quando vi um ciclista à frente, na minha esquerda. O quanto afastar para passar por ele com distância segura foi-me dífícil. Aqui é fácil, temos esse cálculo feito de maneira automática.


Como curiosidade, a tabela acima mostra dados e resultados de um câmbio falado no post Over...o quê? de hoje à tarde, o do Corvette C4 com caixa manual de quatro marchas e overdrive. As características referem-se a um veículo ano-modelo 1985. A última coluna da direita é a queda de rotação nas trocas de marcha a 4.000 rpm, a rotação de potência máxima do motor. Clique na imagem para ampliar.

BS