google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
O nosso grande amigo José Mahar Rezende nos enviou um texto muito interessante com uma breve história sobre o nascimento da indústria automobilística no Brasil.

Aproveitando a oportunidade, o Mahar faz um convite para que todos visitem o seu blog, o Maharpress


Como nasceu a indústria nacional
Por José Mahar Rezende
fotos: blog FNM-ALFA

Getúlio Vargas, personagem controvertido, teve muito a ver com a evolução do automóvel no Brasil. Em 1930, quando depôs Washington Luís, inaugurou uma nova era apropriadamente chamada de Estado Novo, onde foi criada uma nova elite, de origem industrial. Essa elite substituiu as classes dominantes de grandes proprietários de terra, que completavam a política do café com leite, por uma nova elite, que já existia, mas não dispunha do poder real em suas mãos.

A nova aristocracia era composta por industriais e sua ascensão significava uma diretriz de Vargas, que desejava caminhar em direção à industrialização. Ou seja, fazer um país capaz de produzir bens de consumo e não só produtos agrícolas ou extrativos. Criar uma nova riqueza.
Helio Torchi/Futura Press
Eis uma cena no mínimo deprimente: duas vidas ceifadas a bordo de um dos maiores ícones da indústria automobilística. E a notícia torna-se ainda mais deprimente quando se descobre que as vítimas são pai e filho. Segundo a CET, o acidente ocorreu na Moóca e foi causado por uma.... ultrapassagem!

E aí eu pergunto, que impaciência é essa? Já estive ao volante de automóveis tão ou mais potentes e a primeira sensação é a de frustração total, já que dentro de um bairro residencial (como a Moóca) é impossível ir além da primeira marcha. Acredito que o motorista literalmente se matou ao explorar os limites do carro sem observar os limites da via e também seus próprios limites.

Impaciência ou despreparo, eis o triste desfecho da irresponsabilidade. Que Deus amenize o sofrimento da família.

FB


Sei que alguns leitores não apreciam, mas este que vos escreve apareceu em uma das reportagens do programa Auto Esporte, da TV Globo, neste último domingo.

Para a produção do programa havia a necessidade de um motorista que tivesse o hábito de carregar uma mini-oficina no porta-malas do carro. Para mim, foi uma oportunidade e um prazer em participar.


Foto: Autor

Estava na SP-270 Rodovia Raposo Tavares ontem, voltando da Granja Viana, ainda antes do pôr do sol, quando vi, pelo espelho inteno, um carro se aproximando com os benditos faróis de neblina ligados, e só eles (mais um que acha que o carro fica lindão assim?). Logo notei que o esquerdo estava bem desresgulado, alto. Peguei o celular e fiz a foto.