google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Helio Torchi/Futura Press
Eis uma cena no mínimo deprimente: duas vidas ceifadas a bordo de um dos maiores ícones da indústria automobilística. E a notícia torna-se ainda mais deprimente quando se descobre que as vítimas são pai e filho. Segundo a CET, o acidente ocorreu na Moóca e foi causado por uma.... ultrapassagem!

E aí eu pergunto, que impaciência é essa? Já estive ao volante de automóveis tão ou mais potentes e a primeira sensação é a de frustração total, já que dentro de um bairro residencial (como a Moóca) é impossível ir além da primeira marcha. Acredito que o motorista literalmente se matou ao explorar os limites do carro sem observar os limites da via e também seus próprios limites.

Impaciência ou despreparo, eis o triste desfecho da irresponsabilidade. Que Deus amenize o sofrimento da família.

FB


Sei que alguns leitores não apreciam, mas este que vos escreve apareceu em uma das reportagens do programa Auto Esporte, da TV Globo, neste último domingo.

Para a produção do programa havia a necessidade de um motorista que tivesse o hábito de carregar uma mini-oficina no porta-malas do carro. Para mim, foi uma oportunidade e um prazer em participar.


Foto: Autor

Estava na SP-270 Rodovia Raposo Tavares ontem, voltando da Granja Viana, ainda antes do pôr do sol, quando vi, pelo espelho inteno, um carro se aproximando com os benditos faróis de neblina ligados, e só eles (mais um que acha que o carro fica lindão assim?). Logo notei que o esquerdo estava bem desresgulado, alto. Peguei o celular e fiz a foto.



Areia fofa é um dos piores terrenos para se trafegar com um veículo com tração convencional, sem ser do tipo das esteiras dos tratores e tanques de guerra. Por ser fina e não compactada, a areia fofa é uma armadilha para os pneus e dor de cabeça certa para desatolar. A menos que se esteja em um bugue.

O reduzido peso, aliado com pneus largos, conjugado com o conjunto motopropusor atrás, sobre as rodas motrizes, fazem com que o bugue passe sem sofrimento pelos barrancos, dunas de areia, asfalto e até mesmo pequenos trechos alagados. Sua simplicidade mecânica é outro ponto positivo, com a boa e velha plataforma do Fusca e o valente motor arrefecido a ar.