google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Sei que alguns leitores não apreciam, mas este que vos escreve apareceu em uma das reportagens do programa Auto Esporte, da TV Globo, neste último domingo.

Para a produção do programa havia a necessidade de um motorista que tivesse o hábito de carregar uma mini-oficina no porta-malas do carro. Para mim, foi uma oportunidade e um prazer em participar.


Foto: Autor

Estava na SP-270 Rodovia Raposo Tavares ontem, voltando da Granja Viana, ainda antes do pôr do sol, quando vi, pelo espelho inteno, um carro se aproximando com os benditos faróis de neblina ligados, e só eles (mais um que acha que o carro fica lindão assim?). Logo notei que o esquerdo estava bem desresgulado, alto. Peguei o celular e fiz a foto.



Areia fofa é um dos piores terrenos para se trafegar com um veículo com tração convencional, sem ser do tipo das esteiras dos tratores e tanques de guerra. Por ser fina e não compactada, a areia fofa é uma armadilha para os pneus e dor de cabeça certa para desatolar. A menos que se esteja em um bugue.

O reduzido peso, aliado com pneus largos, conjugado com o conjunto motopropusor atrás, sobre as rodas motrizes, fazem com que o bugue passe sem sofrimento pelos barrancos, dunas de areia, asfalto e até mesmo pequenos trechos alagados. Sua simplicidade mecânica é outro ponto positivo, com a boa e velha plataforma do Fusca e o valente motor arrefecido a ar.

Foto: www.diariomotorsport.com.br

Piero Gancia nos deixou hoje e estou muito triste. Nascido em Turim, Itália, fez 88 anos em 30 de agosto. Tinha a saúde debilitada pelo Mal de Alzheimer, do que eu estava a par pelo filho e também amigo, Carlo.

Muitos não sabem que Piero Gancia foi um expoente do automobilismo brasileiro, quando no comando da equipe Jolly-Gancia deu muitas vitórias à Alfa Romeo no Brasil, ora como piloto, ora como chefe de equipe. Ele sagrou-se campeão brasileiro em 1966.