google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Areia fofa é um dos piores terrenos para se trafegar com um veículo com tração convencional, sem ser do tipo das esteiras dos tratores e tanques de guerra. Por ser fina e não compactada, a areia fofa é uma armadilha para os pneus e dor de cabeça certa para desatolar. A menos que se esteja em um bugue.

O reduzido peso, aliado com pneus largos, conjugado com o conjunto motopropusor atrás, sobre as rodas motrizes, fazem com que o bugue passe sem sofrimento pelos barrancos, dunas de areia, asfalto e até mesmo pequenos trechos alagados. Sua simplicidade mecânica é outro ponto positivo, com a boa e velha plataforma do Fusca e o valente motor arrefecido a ar.

Foto: www.diariomotorsport.com.br

Piero Gancia nos deixou hoje e estou muito triste. Nascido em Turim, Itália, fez 88 anos em 30 de agosto. Tinha a saúde debilitada pelo Mal de Alzheimer, do que eu estava a par pelo filho e também amigo, Carlo.

Muitos não sabem que Piero Gancia foi um expoente do automobilismo brasileiro, quando no comando da equipe Jolly-Gancia deu muitas vitórias à Alfa Romeo no Brasil, ora como piloto, ora como chefe de equipe. Ele sagrou-se campeão brasileiro em 1966.




Uma bela imagem de um Escort Mk (Mark) 2 inglês, em um rali para antigos.

Um salto arrepiante de um carro produzido de 1975 a 1980, o último modelo antes do que tivemos no Brasil.
Interessante como os ingleses usam o termo "Mark" para marcar uma grande alteração nos carros e outras máquinas. Muito mais bonito do que "geração", já que um carro não é gerado como um ser vivo, mas sim, desenvolvido.
Coisas da cultura americana, acompanhada pela brasileira. Ou da falta dela.

JJ
A expressão "pé de boi" veio para batizar o Fusca mais simples da linha, que era ainda mais espartano que o já básico Fusquinha. Acabou sendo sinônimo de carro básico, com somente o essencial.

Essa propaganda da linha Uno 86 mostra que o atual Mille é até melhor acabado, se comparado com o Uno S aí de cima, o modelo mais barato à época. Um amigo teve um S 85 igual ao da foto, só que branco, andei um par de vezes nele. Bancos de vinil, ausência de tampa de porta-luvas, rodas sem calotas, retrovisor externo só do lado esquerdo. A 5a. marcha era opcional e, se não me falha a memória, os encostos de cabeça dianteiros também.

Sinceramente? Se me arrumassem um igualzinho ao da foto, mas com ar-condicionado para não tostar nos bancos de vinil e com motor Fire, mais possante que o de 1,3 litro de então, eu ia curtir.

AC