google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
A expressão "pé de boi" veio para batizar o Fusca mais simples da linha, que era ainda mais espartano que o já básico Fusquinha. Acabou sendo sinônimo de carro básico, com somente o essencial.

Essa propaganda da linha Uno 86 mostra que o atual Mille é até melhor acabado, se comparado com o Uno S aí de cima, o modelo mais barato à época. Um amigo teve um S 85 igual ao da foto, só que branco, andei um par de vezes nele. Bancos de vinil, ausência de tampa de porta-luvas, rodas sem calotas, retrovisor externo só do lado esquerdo. A 5a. marcha era opcional e, se não me falha a memória, os encostos de cabeça dianteiros também.

Sinceramente? Se me arrumassem um igualzinho ao da foto, mas com ar-condicionado para não tostar nos bancos de vinil e com motor Fire, mais possante que o de 1,3 litro de então, eu ia curtir.

AC

Fotos: Autor

Foi o oitavo Blue Cloud. Uma ideia do jornalista, blogueiro, autoentusiasta e, principalmente, apreciador de DKW & derivados Flávio Gomes, e de Paulo Renato Arantes, que organizaram o primeiro em 2003, em Caxambu,  a conhecida estância hidromineral no sul do Estado de Minas Gerais.

Este ano, como todos os Blue Cloud, o encontro também foi em Minas Gerais, na aprazível Poços de Caldas. O palco escolhido pelos organizadores - o Flávio, o médico niteroiense Hélio Marques e o apaixonado pela marca Ayrton Amaral Jr. - foi o clássico Palace Hotel, inaugurado em 1929 e recentemente restaurado pelo grupo Carlton Plaza.

Os carros, num total de 63, um recorde, ocuparam a área de estacionamento na parte de trás do majestoso hotel, onde a foto acima foi tirada.



Há dez anos, em 2000, a Saab utilizava em uma propaganda de revista a imagem de uma das invenções mais interessantes e irreais jamais pensadas, o pneu iluminado. A marca sueca é conhecida pelas inovações que foi trazendo a seus carros desde 1947, e há uma lista delas  nesse texto.

Essa semana um dos nossos amigos nos mostrou fotos de um Brasinca 4200 GT que ele deseja adquirir e uma breve discussão se iniciou. Aquela conversa típica entusiasta, com o amigo interessado mencionando o quanto gosta do carro e o alguns amigos tentando dissuadi-lo da idéia, por "n" motivos.

Conversa vai, conversa vem, lembrei que foi o primeiro automóvel no Brasil a ser submetido a testes de análise aerodinâmica no túnel de vento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, em São José dos Campos, SP. O teste apontou, entre outras alterações, a necessidade de alongar o cano do escapamento em 30 cm, para fugir da zona de turbulência que se formava atrás do carro e não haver risco de entrada de gases no interior do veículo.