google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: Autor

O que se vê na foto são os carros finalistas do 12° Prêmio Imprensa Automotiva, alinhados e prontos para serem avaliados pelos 67 jornalistas especializados que desejassem fazê-lo, neste domingo (24/10).  Os carros são da próprias fabricantes e a pista é a do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, às margens da SP-304, que sai da SP-348 Rodovia dos Banderantes, distante 135 quilômetros da capital do Estado de São Paulo, recém-inagurada. Tudo obra do piloto e autoentusiasta Benedito "Dito" Gianetti Jr , um amiigo. Vale a pena conhecer



Cena triste ver carro tão importante nesse estado. O Omega descansa não tão em paz em uma rua do bairro de Moema, em São Paulo.

Sempre achei que lugar de carro que não anda mais é em museus. Se não é carro em estado para museu, deveria ter, no mínimo, suas peças doadas para quem  precisa. Mas nunca largado, sem uso, se deteriorando.

Seria como largar uma pessoa falecida na rua, para que o tempo se encarregasse de eliminar os despojos. Não dá para eu concordar com o puro e simples abandono.

JJ

Corria o ano de 2005, e eu era ávido leitor da revista semanal inglesa Autocar, a mais antiga do mundo. Um belo dia, coloco as mãos no exemplar que está acima, pago no caixa e vou olhando para a foto, com dois carros maravilhosos, e já imaginado o que os ingleses malucos haviam inventado dessa vez, comparando um BMW com um Ferrari.

Ferrari F430, sucessor do fabuloso 360 Modena e BMW M5 com o recurso M-Sport haviam sido lançados há poucos meses e dividiam, junto com outros carros potentíssimos, os sonhos de entusiastas mundo afora.



Esse é o Super Fusca alemão 1302 (1200) ou 1302 S (1600). Adoraria tê-lo tido, por algums razões importantes. Para começar, a carroceria já é a quem tem vidros bem maiores. É facilmente identicada de relance pelo quebra-ventos com a moldura traseira inclinada. O para-brisa tem ligeira curvatura. Essa carroceria começou na Alemanha em 1965 e ninca a tivemos aqui.

Nos detalhes técnicos, a suspensão dianteira é McPhersonn com molas helicoidais e a traseira, braço semi-arrastado com a mesma barra de torção. Com um pouco de esforço e abrindo o desenho veem-se as semiárvores de tração com juntas homocinéticas. Coisa de Porsche 911. Notem o estepe colocado deitado na dianteira. E entre-eixos aumentou 20 mm, para 2.420 mm.

Foi produzido de 1971 a 1973, quando evoluiu para modelo 1303 e foi até 1975. Mas o conversível teve uma sobrevida e resistiu até 1980.

Pena que nunca tenha sido feito aqui. Nós merecíamos.

BS