google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Hoje passei por um quarteirão e todos os carros estacionados em ambos os lados da rua eram prata ou preto.
Me lembrei então de um pequeno folheto que tenho em minha cada vez mais bagunçada biblioteca, que chamo de "espalhoteca" pois há itens em vários cantos de casa. Escaneei as cores, tetos de vinil, calotas e rodas para ajudar nossos leitores a imaginar o que é a possibilidade de escolher como seu carro deve ser.
Os itens são da linha Buick de 1987.
Abaixo, as cores disponíveis:

Aqui, os padrões de tetos de vinil:

E as duas imagens abaixo mostram as calotas e rodas para cada modelo:

Uma grande confusão poderia se formar na cabeça do cliente pouco decidido.
Hoje, mesmo com as crises locais e internacionais, ainda há muitas fábricas que disponibilizam uma quantidade muito grande de padrões de acabamento para seus modelos, certos de que é o único modo de agradar a clientes exigentes.
Exceto pelos tetos de vinil, que são dispensáveis em carros modernos, a possibilidade de escolher mais cores é desejável, e espero que aqui no Brasil cheguemos próximos disso, um dia.
JJ
Foto: Vemag S.A.
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Pedro Max Droese: foi esse o nome que o Euclides Denadai (último à direita, seta sobre a cabeça) me informou ser o do sujeito do meio da foto, também com um seta indicativa. O Euclides era o instrutor-chefe da Escola Mecânica Vemag, na fábrica, no bairro do Ipiranga, subdistrito Vila Carioca. Como a Volkswagen absorveu a Vemag em agosto de 1967 (na realidade, o negócio foi feito um ano antes), muitos funcionários da Vemag passaram a ser da VW. O Euclides foi um deles e até hoje está no treinamento mecânico da VW, já nos seus 80 anos. Grande amigo!
E já era amigo quando fiz o curso de mecânica Vemag no final de 1964, tanto que ficávamos de papo após as aulas, trocando ideias, era muito bom. Foi numa dessas conversas que ele me deu a foto acima depois de dizer que um tal sujeito fora o melhor que já tinha aparecido por ali. Um gaúcho de Pelotas. Guardei  seu nome na cabeça imediatamente, fui abençoado com uma boa memória: Pedro Max Droese.
Início de 1965. Estava no meu posto de trabalho de subchefe de oficina na Auto Central, concessionária Vemag no Rio de Janeiro, em Botafogo, quando me aparece pela frente um sujeito perguntando se tinha vaga para mecânico. Olhei para ele e disse, "Tem sim, Pedro Max Droese, quando quer começar?"
O coitado ficou vermelho tipo branquela insolado, não sabia se falava alguma coisa ou se ficava quieto, deixei-o realmente embaraçado. Para aliviá-lo contei a história do curso, do Euclides, da foto. Começou a trabalhar imediatamente e ali começou uma grande amizade.
Que competência! Que seriedade! Que profissional! Hoje está com 77 anos, mais dez que eu, e aniversaria em 12 de novembro, dois dias antes de mim. Por que me lembrei dele? Por causa da Copa do Mundo de Futebol. Apaixonado, fanático? Nada disso
O Pedro não dava a menor atenção a futebol. Quando, anos depois, ele era chefe de oficina na concessionária VW onde eu era sócio, a Cota, durante os jogos à tarde (como na Copa de 1974, na Alemanha) ela aproveitava e ficava mexendo na sua velha e fiel Norton 500.
Vim morar em São Paulo em agosto de 1978 e perdi todo contato com ele. Só o veria de novo no dia 12 de março de 2005, quando ele apareceu para o funeral de minha mãe, no Rio. Tinha vindo de longe, de Tubarão, SC. Mas estava no Rio por outros motivos, não foi para o enterro.
Mas semana passada me telefonou alguém que se identificou como Pedro Max. Voz de jovem, uns 30,  40 anos no máximo. Duvidei que fosse ele, mas à medida que o papo se estendia, mais pontos iam batendo. E não é que era ele mesmo? Ficamos de papo quase uma hora. Foi tão bom!
Ele tem um galpão em Tubarão e mexe nos carros de uma pequena clientela -- mais amigos do que clientes. Mais que amigos, felizardos de poder contar com uma mão de obra e um caráter desse quilate.
BS

Com relação ao post sobre espelho esquerdo convexo de 11 de maio último, informo a quem mora em São Paulo e redondezas que a Auto Vidros Bandeira, Alameda dos Maracatins, 726, em Moema, também faz a mudança de espelho plano para convexo. Preços começam em R$ 50,00. O telefone é 5055-0999.
Permitam-me mais uma vez recomendar o uso de espelho convexo no lado do motorista, o que contribui enormemente para a segurança ao eliminar o ponto cego no lado esquerdo.
BS








O Clemente, meu amigo de infância, há anos que mora em Londres, onde trabalha como consultor de artes plásticas, crítico, marchand etc. Enquanto lá ele manja pra burro de arte, eu aqui continuo arteiro. Então, como nesta 4a.-feira ele voou de volta a Londres, eu aqui mostro um pouco dos passeios que demos no sábado passado, como despedida, quando fomos à Americar Veículos brincar com duas das réplicas que eles fabricam.
Nas boas puxadas do GT40 o Clemente gritava gargalhando: "Isso aqui é melhor que um passeio no Louvre!" Melhor não sei se é, mas que a emoção é diferente, é. Os filminhos – fajutos, como sempre são os meus – estão aí porque sei que o amigo leitor gosta de boas puxadas, e essas estão até que mais ou menos.