google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Dirigi hoje o chinês Chery Cielo – A3 na China – e gostei. Muito. Por R$ 41.900 têm-se um médio desenhado por Pininfarina com motor DOHC de 1.597 cm³, 81 x 77,5 mm. O motor foi projetado pela AVL, da Áustria e por 0,1 mm no curso não é exatamente igual em dimensões básicas ao VW AP 1600 (81 x 77,4 mm, 1.596 cm³). Só que respira melhor e sua potênca é de 119 cv a 6.150 rpm, com 15 m·kgf de torque de 4.300 a 4.500 rpm. A taxa de compressão é razoável para gasolina, 10,5:1.

Acabamento ainda pode melhorar, mas estão quase lá. Os bancos abraçam bem, mas infelizmente não há regulamgem de altura para o do motorista e nem ajuste distância do volante.  Quem tem menos de 1,75 m não se ajeita bem no Cielo

No conveniente preço está incluído o que a maioria quer hoje: bolsas infláveis frontais, ABS, ar-condicinado e direção assistida hidráulica. Os freios sao a disco na quatro rodas e o tanque acomoda 57 litros.
Foto: maxicar.com.br

...exatamente em 26 de maio, ano de 1938, era lançada a Pedra Fundamental -- Grundstein -- da fábrica do Carro do Povo (Volkswagen), na vila de Fallersleben, no centro da Alemanha.
Diante do palco reservado a autoridades e personalidades, e do pedestal para Hitler discursar, três versões do carro que conquistaria o mundo, mas só depois da Segunda Guerra Mundial: sedã, sedã com teto solar de lona e conversível:
Antes de passar a fábrica para o controle inglês, ainda em maio de 1945, os americanos rebatizaram a vila com o nome de Wolfsburg, o Castelo do Lobo, hoje sede mundial da Volkswagen.
BS
Foto: topspeed.com
A história do Audi Quattro é relativamente simples. Quando Ferdinand Piëch, neto do Professor Ferdinand Porsche, era diretor de engenharia da Audi, passou um fim de semana com um jipe VW Iltis, que era a evolução do jipe DKW que chegou a ser fabricado no Brasil, e gostou do esquema de tração integral. De volta à fábrica na segunda-feira, mandou aplicar o conceito do Iltis em um Audi 80. Pouco depois nascia  o Audi Quattro.
Mas houve um momento no desenvolvimento que deixou todos da engenharia da Audi perplexos. Num dia qualquer estavam medindo velocidade máxima em Ehra-Liessen, com suas duas retas de 10 km, quando um engenheiro teve curiosidade em saber quanto aumentava a velocidade com tração só nas rodas dianteiras.
Retiraram as duas semi-árvores traseiras e foram medir o carro. A velocidade máxima piorou! Ninguém entendeu nada e mandaram os cronômetros de volta para o fabricante para verificação, pois era a única explicação plausível naquele momento, problema nos cronômetros, já eletrônicos.
Alguns dias depois, receberam os cronômetros de volta com a informação de que estavam perfeitos. E lá foram para a pista. Primeiro mediram máxima com a tração integral e depois repetiram a operação de remover as duas semi-árvores traseiras. Piorou...
Os engenheiros foram embora naquele dia com a sensação de impotência diante de um problema. E assim ficaram um ou dois meses até que um deles leu por acaso um estudo da Goodyear que mostrava a influência da tração sobre a resistência ao rolamento do pneu. Sob tração o pneu apresentava resistência ao rolamento menor do que sendo apenas impulsionado. Eureka!
Estava explicado por que o carro andava menos com tração dianteira apenas do que com as quatro rodas em tração. Só faltava comprovar tudo isso na pista de teste e logo o carro foi  ansiosamente levado para medição. Teoria confirmada! Deste vez pondo de volta as semi-árvores e a velocidade crescendo de novo.
BS

Só um lembrete: a Carreata da Solidariedade de Moema e neste domingo, dia 30 de maio.
Como vocês podem ver abaixo, a concentração é na Al. Jauaperi, esquina com a Av. dos Eucaliptos, em frente à Igreja Nossa Senhora da Esperança, de onde os carros partem para duas carreatas distintas pelo bairro, uma seguindo pelo lado conhecido como "Pássaros", a outra, pelo lado conhecido como "Índios", tomando a Av. Ibirapuera como divisor.
Os carros e os voluntários seguem pelas ruas colhendo doações, sejam entregues pelas pessoas nas ruas, pelos porteiros de prédios que já separaram suas doações, ou até mesmo jogadas pelas janela.
Se você tem um carro antigo, ou simplesmente quer ajudar, encontre-nos lá na concentração, a partir das 9h da manhã do dia 30 de maio. Se quiser fazer sua doação de roupas ou de alimentos não perecíveis, vá à concentração, ou nos aguarde pelas ruas do bairro. As entidades ajudadas agradecem.
Os AUTOentusiastas estarão presentes, e esperamos vocês lá!
MAO