google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Acabei de assistir ao comercial do Novo CrossFox. Uma gracinha. Minha filha adorou os tigrinhos e minha mulher passou a gostar mais ainda do carrinho.

Algumas coisas me vieram a cabeça. Vou comentá-las depois que você ver o comercial: "Novo CrossFox, o mais selvagem dos compactos".





Novo CrossFox
Detesto quando os fabricantes colocam a palavra novo na frente do nome como se esse adjetivo fizesse parte do nome do carro. Bastaria dizer CrossFox 2010. Pois o carro continua sendo um CrossFox. No site da VW na seleção dos modelos tem Novo Gol (que já não é mais tão novo), Novo Fox, Novo CrossFox e Nova Saveiro. Quando lançarem novos modelos desses carros serão chamados de que? Novo Novo CrossFox! Coisa boba, mas não gosto. 

Novas cores
Gostei muito do laranja Atacama, esse do filme, e do amarelo Ímola (apesar de Ímola não combinar com cross qualquer que seja). Ma aplaudo a VW que ousa oferecer essas cores. Já vi ambos rodando nas ruas. Quando vi o laranja no CrossFox imediatamente lembrei o Hemi orange. E em seguida pensei que essas cores "novas" não são tão novas. Só para ficar nos Mopar, algumas das mais bacanas eram: Sublime, Top Banana, Plum Crazy, Go-Mango e a fantástica Hemi Orange que datam dos anos 70. O Challenger moderno tem uma chamada Detonator yellow! 

Novos tempos
Ao lembrar das cores antigas e do entusiasmo ao redor delas não pude deixar de pensar nos muscle cars. E esse pensamento me fez lembrar que existe pelo menos uma propaganda de muscle cars com um tigre. Mais especificamente a propaganda do Pontiac GTO 1965.

Os tempos mudaram muito mesmo.

Na propaganda impressa do GTO o tigre, hoje quase em extinção, aparece morto, só a sua pele. Mas ele simboliza força bruta, potência. Um animal poderoso, pronto para dar o bote e engolir que estiver na frente.

Na propaganda do CrossFox, os tigrinhos são animaizinhos fofinhos, que vivem em harmonia com a natureza, e que representam o lado aventureiro do CrossFox. Inofensivos, mas politicamente corretos!

A necessidade por esportividade se transfigurou na necessidade por aventura. Ao menos para nós brasileiros.

There is a live one under the hood, .tem um vivo dentro do capô.
Inimaginável nos dias de hoje!

Concluo o seguinte: muscle rules, cross sucks!
Seis minutos, cinquenta e oito segundos e "uns quebrados".

Diz a Ferrari que este é o tempo que o seu modelo 599XX leva para dar uma volta completa no Nordschleife, estabelecendo um novo recorde: a primeira volta abaixo de 7 minutos em um carro de competição derivado de um carro de produção.

Carro de competição ou carro de rua, pouco importa. Conseguiram chamar a nossa atenção:

O meu amigo Milton Belli que me desculpe, mas passei a mão no titulo do post dele de ontem por ser o que melhor se encaixa no que quero comentar com o leitor.
A Ford acabou de soltar informação, via e-mail, sobre o novo Fiesta, apresentado à imprensa ontem e hoje na Argentina.
Dei a costumeira lida rápida em busca de algo realmente novo e ao verificar a ficha técnica notei não haver nada sobre desempenho e consumo. Incompetência? Palhaçada? Ou seriam as duas coisas? Sou mais por essa última hipótese.
Sempre me pergunto o que se passa na cabeça de um alto dirigente de vendas e marketing ou de comunicação, ou mesmo jurídico, para omitir dados tão básicos. Disse Lee Iacocca em sua autobiografia ("Iacocca, uma autobiografia", Livraria Cultura,1985) que a cadeira que mais apreciou na Universidade de Lehigh foi Psicologia, a que lhe foi mais útil por "ajudar a entender os malucos da indústria automobilística".
Como pode um fabricante como a Ford -- e ela não está sozinha nisso -- não informar desempenho básico e consumo normatizado? Se fosse montadora, até que seria compreensível, pois não tem engenharia, só monta  o que chega desmontado.
Lamentável sob todos os aspectos. É evidência também de governo frouxo; basta uma penada do Contran/Denatran/Ministério das Cidades e assunto liquidado. Aposto: somos os únicos a não contar com essa informação.
Coisa de país "abençoado por Deus", como diz o Jorge Ben (Jor)? Não parece.
BS

Só pode ser um destes dois casos, ou os dois juntos.

Não fazem nem dez dias que a Rua Maestro Chiaffarelli (continuação da Rua Pamplona, após o cruzamento com a Rua Estados Unidos, SP) foi reasfaltada no trecho antes do cruzamento com a Avenida Brasil. Esta rua precisava mesmo de uma reforma, pois o asfalto estava péssimo, como boa parte das ruas da região. O resultado após a obra estava ótimo, com o piso bem liso e sem mais buracos.

Hoje cedo, ao passar por lá, surpresa! Haviam "lixado" o asfalto novinho em folha tudo de novo. Qual o motivo disso? Erro na primeira vez? Pouco provável, pois não havia marca nenhuma de defeito ou rachadura no piso. Até que me provem o contrário, eu aposto que é para alguém encher o bolso de grana, com mais uma obra superfaturada no mesmo lugar. É uma rua de pouco movimento, comparada com as demais do bairro, então será que ninguém iria reparar se arrancassem todo o asfalto novinho e colocassem de novo?

Fala sério...

Outra palhaçada, essa sim com certeza é incompetência, é o recapeamento da faixa reversível de ônibus da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, entre a Avenida Brasil e a Rua Groenlândia.

Esta faixa foi reasfaltada pelo menos três vezes nos últimos seis meses, pois a cada mês, buracos que mais se parecem com trincheiras da Segunda Guerra, surgem próximos à calçada. Os ônibus precisam desviar quase que entrando por completo na faixa vindo no sentido oposto, pois se caírem no buraco podem inclinar e bater com o topo da carroceria nos postes.

O que fazem agora? Provavelmente a mesma coisa que fizeram das últimas vezes, encher o buraco de terra batida e pedrinhas e mandar asfalto novo em cima. Claro, depois de vinte dias, volta o buraco no mesmo lugar. E quem para a conta? Nós...

É uma palhaçada sem tamanho. 

MB