De tanto ouvir a mentira "excesso de veículos" nos noticiários de trânsito acabamos achando que é verdade. No entanto, é uma deslavada mentira.
A grande prova de que essa mentira corre solta foi a inauguração do trecho sul (em azul escuro) do Rodoanel Mário Covas, na região da Grande São Paulo, dia primeiro último, que tornou a problemática avenida dos Bandeirantes uma via para se passear despreocupadamente. Era tanto caminhão e carreta que mais parecia uma enorme composição ferroviária. Duas composições, lado a lado.
Quantos anos a população sofreu com os engarramentos-monstros causados pelo transporte de carga que tinha de passar pelo meio da cidade para chegar ao porto de Santos ou dele sair para distribuir as mercadorias! Tudo por inépcia de governantes.
A lentidão da obra é impressionente. O primeiro trecho (em amarelo) a ficar pronto foi o oeste, de 32 quilômetros, inaugurado em 11 de outubro de 2002. Seriam necessários pouco mais de sete anos para termos o segundo, o sul, de 61 quilômetros. O próximo trecho a ficar pronto é o leste (azul claro), de 45 km, que proporcionará ligação da Baixada Santista com as rodovias Dutra e Ayrton Senna, desafogando o trânsito da zona leste. Sua inaguração é prevista para fevereiro de 2011.
E o quarto e último trecho, o norte, em vermelho no mapa, de 44 km? Nem tem data nem para começar a ser construído. A quem devemos "agradecer"? Ao ambientalistas, ou ecochatos, seu nome mais apropriado, que temem a degradação da Mata Atlântica e têm feito de tudo para impedir que o trecho seja feito.
Somos mesmo um povo sui-generis ou não? Os ecochatos anteveem um adensamento populacional na região, como a que houve com a represa Billings. Pergunto: polícia existe para quê? Invadiu, tira, e ponto final.
Aliás, o mesmo medo de adensamento levou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo a proibir posto de abastecimento no rodoanel. Fim do mundo! É a falência da capacidade do poder executivo de manter a ordem. No trecho sul são 61 km sem nenhum tipo de apoio, loucura total.
Mas pode esperar o leitor que o trecho sul seja a mais nova filial da fábrica de dinheiro chamada Multa S.A.: a velocidade máxima é de 100 km/h. Como pode? Ainda não há controle de velocidade, mas conhecendo a turminha é certo que não demorarão a aparecer por lá os radares e detectores.
Outra coisa foi afirmarem que ainda não será cobrado pedágio no trecho, mas para acessá-lo a partir da rodovia dos Imigrantes, "plin-plin", pedágio na saída: 4 reais. Esse pessoal perdeu mesmo o resquício de vergonha que tinha na cara.
Mas o que importa é que não existe essa coisa chamada excesso de veículos. O que há é falta de vias. Falta de hospitais? Tolice, é excesso de doentes...O metrô anda superlotado? Que é isso, gente, é excesso de passageiros!
BS