google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Foto: globo.com
Essa foto é de alguns dias atrás mas serve para ilustrar o que aconteceu hoje e que parece irreversível: São Paulo está parando -- não por "excesso de veículos" (desconheço termo mais imbecil, igual a "excesso de doentes" para explicar hospitais superlotados) ou falta de ruas, mas pelos trombos, ou interrupções.
Hoje enfrentei uma marginal do Pinheiros longa parada por causa de um atropelamento próximo à ponte do Jaguaré e na Bandeirantes, idem, devido a um acidente entre moto e ônibus lá longe, no complexo Maria Maluf.
Aliás, se eu fosse apontar um culpado para essa caos que estamos vivendo, não hesitaria em falar nas motocicletas. Sei que fazem parte do trânsito, que há gente (milhares) que depende dela para ganhar a vida, mas que elas, com os acidentes, estão atrapalhando a vida da cidade, poucos hão de discordar.
Como resolver, não sei, mas tem de haver um jeito sem ferir os direitos fundamentais. Como promover uma mudança de comportamento dos motociclistas pela aplicação rigorosa do Código. Não sei, é só uma ideia. Quem quiser fazer sugestões será bem-vindo.
BS

Foto: O Globo

Outro caso de um imbecil trafegar pela contramão numa autostrada, desta vez na SP-270 Rodovia Raposo Tavares, bem perto da capital paulista. E mais mortes: um casal morreu, e carbonizado.
Ficam perguntas:
- O que teria provocado incêndio dessa proporção em uma colisão frontal entre dois carros com tanque de combustível antes do eixo traseiro? É claro que se pode desconfiar do pequeno reservatório de gasolina, o "tanquinho" do sistema de partida a frio de carros a etanol ou flex. Cofre de motor não é lugar de reservatório de gasolina.
- Por que o policial não tentou extinguir o fogo? Sua viatura certamente tinha extintor de incêndio e havia carros parando, com mais extintores. Aí vem outra questão: se são inservíveis, por que são obrigatórios? Em terra brasilis é fácil saber o motivo.
- Por que nenhuma ação policial foi tomada, como reter o tráfego num ponto bem antes? O evento durou cerca de 10 minutos, tempo mais que suficiente para se agir num caso desses.
- Como é possível se pegar uma via de mão única  pela contramão? Obviamente, algum defeito de engenharia rodoviária. Por exemplo, alguém toma uma avenida de pista dupla pela contramão? Nunca.
- O que fazia o Gol e outros veículos na faixa da esquerda às quatro da manhã? Sou capaz de apostar que o motorista havia "comprado" a faixa da esquerda, um vício no mundo todo mas que aqui ultrapassa o razoável. Se viesse, como se deve, deixando a faixa mais à esquerda somente para ultrapassagem, o Gol não teria sido atingido. Mas se "eu sou o bom, por isso ando na esquerda", não resta muita esperança.
Recado para a autoridade nacional de trânsito: já é tempo de a sinalização de velocidade ser luminosa e variável em função das condições da via, inclusive mandando o tráfego parar se necessário, como neste caso. Garanto que salvar-se-iam muito mais vidas do que a gigantesca população de radares e detectores de velocidade que assola "este país".
BS
"No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."
Nada mais justo que essa reverência e homenagem à mulher  O AUTOentusiastas cumprimenta todas as mulheres, especialmente suas leitoras, nesse seu dia tão especial.
AE
Imagem: tvrealtime.worldpress.com
O título deste post é o nome de um quadro na seção de humor da revista O Cruzeiro, que circulou de novembro de 1928 a julho de 1975 e foi uma das mais importantes publicações semanais nacionais. No quadro em questão havia citações típicas de falsa cultura como, por exemplo, "Os romanos ficaram famosos pela construção de aquedutos, viadutos e oleodutos".
Pois nada melhor que esse título para ilustrar o que foi exibido hoje no programa Auto Esporte, da TV Globo.
Ontem já haviam sido feitas várias chamadas para o programa, mas uma das atrações prometidas chamou minha atenção, o problema de se pular marchas. Assim, e curioso, cuidei de não perder o já tradicional programa dominical que trata de veículos. Parece que eu estava adivinhando que havia besteirol a caminho.
O que foi dito de bobagem, que pular marcha acabava com a embreagem, que forçava o motor, que poderia danificá-lo, impressionou-me. Como pode? Um programa especializado em veículos exibido na principal emissora de tevê do Brasil! Especialistas que supostamente deveriam ter conhecimento da matéria dando explicações e conceitos totalmente furados!
Ainda misturaram estação, com os danos à embreagem por arrancar em segunda marcha, o que fugia inteiramente do assunto.
É inaceitável que desconheçam o fato de o câmbio manual do Corvette Z06 pular automaticamente de primeira para quarta sob determinadas condições, de maneira a reduzir emissões de gases pelo escapamento.
Como assim, pular marcha é prejudicial? A Saab, coisa de dez anos atrás, chegou a criar  e divulgar seu método "1-3-5", pular a segunda e a quarta para economizar combustível, com total embasamento técnico!
Esse tipo de coisa vista hoje me dá um desgosto danado...
BS