Fiquei com um Renault Symbol Expression por uma semana. O AUTOentusiastas já o testou anteriormente, com o Bob Sharp e eu, mas os modelos testados foram do Privilège, que tinham o motor 1600 com 4 válv/cil. Agora veio um Expression que tem motor 1600 de 2 válv/cil.
O motor flex 16V rende 115 cv (álcool) e o 8V, 95 cv (álcool), portanto, 20 cv a menos. Mas mesmo faltando esses 20 cv ele também é plenamente satisfatório para o sedã no uso urbano diário, isso porque os torques quase se igualam, pois de 15,5 mkgf cai para 14,1 mkgf – uma diferença mínima.
O torque máximo do 8V vem a 2.850 rpm, quando no 16V vem a 3.750 rpm, ou seja, a 900 rpm acima do 8v. Mas, atenção, o torque do 16V a 2.850 rpm ainda é maior que o do 8V a essa mesma rotação, daí que o 16V sempre reage melhor à aceleração, mesmo em baixa.
Mas para o uso urbano do dia a dia não faz muita diferença, e o 16V só tem aquela estilingadinha mais gostosa em giro alto, já que esse cabeçote ganha 500 rpm no giro máximo.
O motor 8V é suave, esperto, elástico, e fica bem animado quando provocado. Uma beleza de motorzinho, só que me pareceu um pouco gastão quando usando álcool. Isso certamente é porque ele tem uma taxa de compressão incrivelmente baixa para um motor flex que pode queimar álcool: 9,5:1, quando ela deveria ser de no mínimo 11 ou 12:1 para que aproveitasse melhor a resistência à detonação do álcool, mantendo sua característica flex. Se fosse só a álcool a taxa poderia ser bem maior, tipo 15:1 e, aí sim, seria foguetinho e econômico.
A 5ª marcha achei um pouco curta, pois a 120 km/h o giro está a 3.800 rpm. Esse motor a 3.300 rpm já produz ao redor de 60 cv, o que é mais que suficiente para manter esse pequeno sedan a 120 km/h e com sobra de torque para reagir rápido a uma aceleração e vencer fácil as rampas sem que seja necessário reduzir marchas. Portanto, essa 5ª é desperdício de combustível etc, além de com o giro mais baixo o rodar ser mais confortável.
Não que ele seja desconfortável a 120 km/h. Viaja perfeitamente bem a essa velocidade e até um pouco acima, sempre silencioso. Gostosinho pra viajar. É estável tanto nas retas quanto nas curvas, por sinal, muito gostoso de curva. E é só na estrada livre que o 16V faz mesmo diferença, pois ele é tão espertinho que torna a coisa esportiva.
O Symbol, pelo seu tamanho, nos conforta além das expectativas. Muito macio, nos isola bem quando pega buraqueira, ou seja, nos trata muito bem. Fui com ele pra praia, Cambury, Litoral Norte de São Paulo, e lá, em busca de ondas peguei uma estradinha de terra cheia de costelas de vaca. E não é que ele se portou muito bem? Estou acostumado a pegar essa estradinha com vários carros e até agora o Symbol foi o que melhor me isolou da buraqueira. Suspensão boa pacas.
Ergonomia excelente para os que vão na frente e ruim para adultos que vão atrás. Teto baixo e banco de assento duro e de encosto muito vertical, para os de trás.
O trambulador não é muito prazeroso. Os engates são um pouco duros. É a varão e deveria ser a cabos de aço.
Devido à minha impressão dele estar gastando muito quando usava álcool, passei a abastecer com gasolina, e fui viajar. Com ela, ele fez ao redor de 10 ou 11 km/l, o que acho elevado para um motor 1600 na estrada, já que andei dentro da lei e quase sem bagagem.
Se o Symbol tivesse câmbio automático creio que para muita gente ele seria um dos carros ideais para uso urbano, pois ele é muito confortável e tem um grande porta-malas (a parruda cadela dá noção dessa grandeza – ela é a Honey, uma vira-latas metida a Pinscher).
As diferenças mais importantes entre o Expression (8V) e o Privilège (16V), além dos motores terem as diferenças citadas, são:
1- o Privilège tem ar-condicionado digital, enquanto o do Expression tem controle manual. Pra mim, tanto faz, pois ambos dão conta do recado.
2- O Privilège tem vidros elétricos atrás e o outro é na manivela. Pra mim, também, tanto faz.
3- O Privilège tem rodas de liga leve e as do outro são de ferro. Tudo bem, imperceptível pra guiar, pois o peso delas é quase o mesmo.
Portanto, para mim, a única diferença que fala está no motor, onde o 16V é superior na estrada.
E vêm os preços sugeridos:
Privilège: R$ 43.300,00
Expression: R$ 39.700,00
Diferença de R$ 3.600,00
Bom, com essa diferença dá pra eu comprar mais umas quatro ou cinco pranchas de surf e juntar com as nove que já tenho.
AK