google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Como sugerido pelo Juvenal, e aproveitando o começo de um novo ano, aqui vai uma pequena listinha de livros interessantes sobre alguns carros de corrida conhecidos e admirados por muitos. Uma boa leitura para 2010.

- Porsche 917: Estes dois livros são bem interessantes, contam a história do projeto e relatos dos pilotos sobre grandes corridas e vitórias da equipe.



- Esporte Protótipos: O livro "Spyders & Silhoettes: The World Manufacturers and Sports Car Championships in Photographs" é um grande livro com ótimas fotos sobre os principais carros da categoria principal do mundial de endurance dos anos 70.


O "Scarlet Passion" mostra os carros da Ferrari desenvolvidos para o campeonato mundial de Esporte Protótipo, o top da categoria nos anos 70, como o clássico 312PB.



- McLaren Can-Am: O "McLaren Sports Racing Cars" conta a história com muitas fotos dos carros que desafiaram e venceram os Porsche e Ferrari no campeonato norte-americano conhecido como Can-Am (Canadian-American), vale a pena ler.



- Chaparral: Um dos melhores livros sobre a história e os carros feitos por Jim Hall para desafiar os Porsche e os McLaren nos campeonatos de Can-Am.



- Motores: "Classic Racing Engines", escrito por Karl Ludvigsen, mostra mais de cinquenta grandes motores desde os primeiros carros de corrida no começo do século XX. Leitura obrigatória para os fanáticos.

Todos estes livros podem ser encontrados na Amazon e na Motorbooks. Mas cuidado, o prejuízo pode ser grande se muito tempo for gasto nestes sites.

O André Dantas escreveu sobre a resolução do CONAMA, dos espertos fazedores de leis de nossa pobre Nação, que dá o pontapé final na absoluta inviabilização do uso do carro particular na cidade de São Paulo. O ótimo texto dele está aqui.
Essa inviabilização, entendam bem, é da liberdade de ir e vir em qualquer dia, hora e por qualquer caminho que o cidadão deseje, já aniquilada em parte pelo decreto do rodízio municipal de placas, uma pequena ditadura com a qual convivemos há muitos anos.
Há muito tempo venho observando tudo que me cerca, e as crescentes dificuldades em ser cidadão honesto e que faz tudo dentro dos ditos "conformes": condominio pago em dia, taxas e impostos sem problemas, carros com manutenção decente, filho em escola particular, compras pagas quase sempre à vista, limitando muito o que temos em casa, já que parcelas e financiamentos, além de discursos de gerentes de bancos, me dão arrepios.
Contra essa minha corrente, minoritária eu sei, está a maioria que troca seus bens a qualquer momento e por qualquer motivo. Carros mais novos, com novas cores e emblemas mais coloridos, a "vantagem" do motor flexível em combustível, a televisão de plasma, de LCD, de LED, o celular que fala, escuta, fotografa, filma, manda e-mail, faz o almoço, etc. e um sem número de etceteras.
Voltamos à inspeção veicular de emissões de poluentes.
Os números mostrados pelo André dizem muita coisa, e o advento do carro velho que anda de qualquer jeito já pode ser verificado há muitos anos na periferia da capital paulista. Há uma migração de carros usados que vão ficando baratos, para os bairros e cidades da Grande São Paulo. Um exemplo que tenho bem claro é Ferraz de Vasconcellos, local onde visitava frequentemente. Há cerca de 10 anos, contei num trecho de 8 km entre a casa de um familiar e a rodovia Ayrton Senna, mais de 60 Fuscas, carro que já era minoria em São Paulo. As lojas de usados eram um espetáculo a parte, com todos os modelos que usávamos na década de 80 e 90 à disposição, em vários estados de conservação.
O Plano Macabro.
Pela observação e conversa com pessoas de vários níveis econômicos e culturais, eu enxergo um plano dos governos (municipais, estaduais e federais), obviamente não divulgado, que tem os seguintes tópicos :
1- pão e circo ao povo, para que se alimente e se divirta o máximo possível, e não tenha vontade de se informar nem de estudar.
2- sem informação, permanece-se ignorante, e gera-se descendentes igualmente marginalizados na informação, e sem gosto para o estudo.
3- facilidade para financiamentos de qualquer produto, e temos os planos de dezenas de meses para se comprar um carro novo. Os governos lucram em todas as extremidades dessa cadeia de produção e vendas de carros, passando pelos licenciamentos, inspeções, seguros, multas e tudo mais. Sabe-se que o carro novo é o maior desejo imediato da mairoria das pessoas.
4- facilidade para se conseguir a Carteira Nacional de Habilitação sem saber dirigir, como todos aqui sabemos.
5- insegurança total para a população, através de polícias pequenas em tamanho e equipamento, o que gera mais lucros através de contratação de serviços de segurança para casa, para a rua em que se mora, para o local de trabalho, seguro para casa, para carros, para tudo que se imaginar. Mais lucros para os governos, já que todos esses serviços recolhem impostos.
6- falta de fiscalização completa de preços de serviços como estacionamento, oficinas e similares onde o dono do estabelecimento fatura o quanto quer, sem que ninguém controle ou limite o valor a ser pago.
7- propaganda massiva de aparência de carros, sem fundos de verdade ou explicações técnicas. Faz-se de tudo para despertar a ansiedade da compra baseada em botõezinhos e acessórios muitas vezes inúteis, além de posição de dirigir elevada, e nada é dito sobre qualidade de peças de desgaste, procedência de pneus, amortecedores, ou outros componentes que fazem a alma e a qualidade de um carro.
8- somado a todas essas desgraças, as já comentadas multas e impostos, além dos rastreadores obrigatórios por lei, que no futuro, deverão medir a sua velocidade média em trechos, acabando de vez com o gosto e necessidade de uma maior velocidade do que a imposta pela sinalização. Seja por prazer, ou por motivo de saúde.
O quadro que temos é de cidades grandes cada vez mais entulhadas de carros novos, que pouco poluem, dirigidos por pessoas que mal sabem andar a pé, de motos barulhentas e irresponsavelmente conduzidas, de caminhões fumacentos que não tem caminhos melhores do que cortar essas cidades, de ônibus que entram em espaços onde cabe apenas um carro, de corredores de ônibus que atravancam o deslocamento dos carros, e por aí vai o quadro de infelicidades.
E o povo, se diverte com o circo e come o pão, com seu carro novo na garagem para o vizinho invejar e seu carnezinho na gaveta para pagar.
O panorama do futuro é macabro para quem gosta de carro.
Ou você entra para o rebanho escravo, ou será pregado na cruz dos fiéis ao entusiasmo automotivo.
Que a luz se faça.
JJ
Foto: Tiago Queiroz/AE

A foto acima, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, é de novembro do ano passado. Nas últimas semanas de dezembro o litro do álcool deu outra disparada e agora beira os R$ 2,00.
Duvido muito que esse último aumento tenha algo a ver com entressafra, com chuvas ou com a disparada do preço do açúcar no mercado internacional. Duvido de qualquer fator que não a ganância: em época de festas, quase todo mundo pega o carro para viajar e os donos de postos resolveram garantir seus panetones em cima do consumidor.
É a velha Lei de Gérson, já que ainda é possível encontrar álcool a preços decentes em alguns postos confiáveis da capital. Como ninguém trabalha para ter prejuízo, não resta outra alternativa senão concluir que alguns postos quiseram mesmo ganhar um extra.
Os consumidores donos de carros flex, também adeptos da Lei de Gérson, com certeza nem perceberam que o álcool deixou de ser vantajoso frente à gasolina aqui em São Paulo. Para eles, basta tomar ciência e completar o tanque de seus onívoros com gasolina na volta do feriado. Na próxima semana tudo se normaliza e logo terão a falsa impressão de que tudo vai bem nesse país.
Para os donos de carros movidos apenas a álcool (como eu), resta apenas aceitar o fato de que somos uma espécie em extinção. Ainda que nossos carros sejam mais eficientes, a indústria caminha sem volta para a produção de "onívoros" com taxa de compressão baixa demais para o máximo aproveitamento do álcool.
Afinal de contas, o que importa é levar vantagem.

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Post bem mixuruca para ser o primeiro do ano!