google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Os 10 primeiros carros que considero mais bonitos foram listados há alguns dias. Veja-os aqui.

Seguem mais 10, pois limitar as escolhas é algo torturante que não desejo a ninguém. Assim, esta é a primeira lista de 10 melhores com 30 na verdade.


11- Koenigsegg CC.
Um supercarro nascido na Suécia, país pequeno, com pouca gente e grandes realizações. Se os brasileiros fossem por esse caminho, seríamos o melhor País do mundo em todos os sentidos. Belíssimo e sem exageros na aparência, um carro para andar, e depois, ficar apreciando da sala de estar.



12- Ford Focus RS.
Um grande quantidade de características ótimas, reunidas em um hatch com preço normal, e que muita gente ainda não entendeu que é o melhor da categoria, desde 1999 quando foi lançado na Europa. Melhor assim. Vende pouco por aqui e é sempre um belo acontecimento dirigir um desses. Na versão RS, nasceu um esportivo de preço baixo e comportamento elogiável. Teria um preparado para rali, como o da foto, modelo antigo.




13- Saab 9-3 SportWagon (ou SportCombi).
As peruas têm um apelo difícil de ser obtido pelos sedãs, que é a maior possibilidade de criatividade no desenho na parte traseira. Esta é minha preferida, por tudo que a marca representa, e por um estilo irrepreensível.



14- Pontiac Grand Prix 1966.
Especificar o ano exato é importante, pois os americanos mudavam os carros todos os anos. Este é um aglomerado de detalhes muito bem pensados, em uma carroceria enorme no tamanho e no charme, sem esquecer a veia esportiva da Pontiac, considerando a filosofia americana, sempre agradável e muitas vezes incompreendida.


15- Porsche 911 Turbo S (de 1994 a 1998).
Mesmo que os Carreras fossem feios, o som desse motor refrigerado a ar já bastaria para manter um legião de apreciadores. Melhor ainda imaginar que é um conceito errado na ótica da dinâmica veicular, e que fica ainda mais incrível quando se busca o histórico de corridas da linhagem de motor traseiro. Poucos carros tem mais história incrustrada nas suas peças. Mas como estamos falando de beleza sob meu ponto de vista, poderia não ter nada disso, e ainda seria lindíssimo.


16- Mercedes-Benz SEC.
Do tempo em que os MB eram desenhados dentro de casa sem olhar muito para fora, e com os engenheiros comandando muitas coisas. Um desenho puro e imponente, carregando toda a classe que a marca sempre teve. Um clássico sem nenhuma dúvida.


17- Ford Coupe 1933.
Mais um marco na história automotiva. Apenas a grade do radiador já é digna de ser imortalizada nos museus de arte e design de qualquer planeta. Mas ainda há um carro por trás dessa grade, e que beleza de carro ! Os modificados ficam também incríveis, como o da banda ZZ Top, batizado "Eliminator".


18- Lamborghini Reventón.
Um Murciélago alterado para combate aéreo. Para os milionários que gostam de aviões de guerra, com pintura fosca de tuneiro, e mais detalhes de querer passar dias a fio descobrindo e se divertindo. Até uma miniatura Hot Wheels com poucos detalhes impressiona. Preciso vê-lo ao vivo. Preciso dirigi-lo. Preciso de um agora.


19- Chevrolet Corvette 1963.
Notável pelo estilo nascido da maior empresa de carros do mundo, teve uma importância maior que a do atual Camaro para levar a GM no topo das fábricas que criam designs históricos e inconfundíveis. Vindo após os Bel Air 55 a 57, dá para imaginar o furor. Este 63 é um dos mais belos de todos os tempos, e eu concordo com todo mundo que sente palpitações no coração na presença deste carro.


20- Lancia Delta Integrale.
Mais um dos carros de se ficar sentado numa poltrona, conversando com amigos entusiastas e olhando para ele. Inimaginável que um simples hatch médio possa ser tão impressionante, em qualquer cor inclusive. Bagagem de ralis também adiciona beleza a essa caixa invocada.

JJ
Quase todos os carros de desenho moderno têm faróis monstruosos, no sentido de tamanho. A maioria absoluta destes é dotada de falta de harmonia, de equilíbrio visual. Já foi pior até uns dois anos atrás, e alguns designers estão acordando para a vida e diminuindo o tamanho desse importante componente de qualquer veículo. Um bom exemplo é o Gol, que tem belos faróis, ainda um pouco grandes mas já melhores do que os concorrentes.

Um exemplo de desequilíbrio é o Agile. Reparem como o farol parece ocupar mais espaço do que o conjunto roda-pneu, pelo motivo principal de serem muito grandes em altura. No mínimo é muito estranho. Critica-se muito o tamanho da grade, mas acredito que o pior seja o conjunto ótico.

Mas interessante mesmo é o Oldsmobile Cutlass Supreme de 1996, com faróis minúsculos. Foi um carro que me atraiu em fotos, e mais ainda quando vi o primeiro pessoalmente, no mesmo ano.

Nunca vi pesquisa sobre tamanho de faróis. Gostaria de ler seus comentários sobre a preferência dos entusiastas.
JJ


O Plymouth Cricket foi vendido de 1971 a 1973 nos Estados Unidos, fabricado na Inglaterra. Era o Hillman Avenger na origem, no Brasil Dodge 1800, depois Polara.
Foi mais um carro que poderia ter outro destino na América do Norte, pois deixou de ser vendido antes da crise do petróleo de 1973 atingir seu auge. Como era muito mais econômico que um carro americano normal da época, seria sem dúvida mais vendido em anos posteriores.
Para os americanos, até mesmo a perua foi oferecida, coisa que não aconteceu no Brasil.
Nesta propaganda abaixo, um exemplar preparado para rali, altamente atraente.


O motivo principal de deixar o mercado americano foi o mesmo que afligiu os primeiros anos do 1800 no Brasil: qualidade que deixava a desejar.
Carro simpático, como tivemos a oportunidade rara de presenciar por alguns anos, pois utilizamos um ano 1975 em casa. Dava problemas sim, mas tinha personalidade.
Hoje são raríssimos, infelizmente.

Abaixo, fotos recentes de um modelo 1972 como gostamos de ver, super-conservado.


JJ
"OS CORAÇÕES SEGUEM EMPOBRECIDOS"

Impressionante como "a propaganda é a alma do negócio".

Aposto que se você abrir todos os jornais, os grandes, que encontrar na sua frente, mais a Veja, a Exame e a Época, vai achar propagandas da Hyundai.

De marca coreana de segunda, agora virou símbolo de status para a classe média emergente.

Tá certo que a qualidade dos carros melhorou muito, o design também e os preços são atraentes. Mas daí para construir uma boa imagem tem um caminho enorme, traçado por milhões de reais gastos em publicidade nos últimos anos.

Por isso esse fenômeno da Hyundai, que também ocorre nos Estados Unidos, é impressionante. Nos Estados Unidos fazem comparativos de Hyundai Genesis Coupe com Camaro!

Certo ou errado tem um campo enorme entre um e outro. O titular da Caoa - importador e representante da marca no Brasil - sabe bem disso. E os consumidores "Gérson, adoro levar vantagem em tudo" aproveitam. Tudo um grande teatro!

Continua valendo o alerta do Bob: Mentira contínua. Até quando?


Nota: Fotógrafos - pelo menos eu - observam o mundo ao seu redor o tempo todo; andar com uma câmera compacta na mão é uma tentação enorme a clicar tudo que nos causa alguma emoção ou indagação e assim acabam aparecendo posts como esse.