
Tive um Uno 1.6R 1991, comprado em 1993, que me deixou boas lembranças. Em 1989, se não me falha a memória, faltou álcool nos postos de abastecimento, e a partir daí o abastecimento com esse combustível começou a ser olhado com desconfiança, mudando de uma hora para outra o mix de produção de nossa indústria. Acho que até o episódio, uns 90% dos carros nacionais 0-km eram movidos a álcool, dois anos depois a coisa se inverteu, com o carro movido a álcool praticamente morrendo. Só me lembro de ter faltado álcool essa vez, mas nunca mais o carro a álcool atingiu volumes significativos. Uma pena, pois agora nos empurram goela abaixo os carros flex e nenhum aproveita para valer as vantagens do combustível de cana.
Só que o tal Unozinho, apesar de 1991, era a álcool. Quando vi ele entrando num concessionário Fiat, dado como troca por um 0-km, fui logo querer saber dele. Era meu número. Branco, a álcool, já com o sistema de ar-condicionado Denso, muito melhor do que o usado anteriormente. Me virei em grana e fechei negócio naquela tarde mesmo. Esse carrinho foi meu companheiro de lenhas memoráveis, ainda mais porque na irracionalidade dos meus 23 anos, me achava quase invencível com ele.
Nessa época tive uma namorada em Minas, e por conta disso, quase todos meus fins de semana eram a bordo do carrinho, na ótima BR-040, trecho entre Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG). Numa dessas viagens, próximo a Areal, aparece outro Uno 1.6R, já com faróis mais largos e baixos, e ainda com piscas nos para-lamas dianteiros, provavelmente do mesmo ano que o meu. Era vermelho o oponente, e na mesma hora aumentamos o ritmo. Começamos a andar forte, forte mesmo. Aí reparei que a coisa não estava tão parelha como poderíamos supor. Passei a deixar o "companheiro de armas" emparelhar antes de acelerarmos com vontade e era nítido como, a partir de um certo ponto, o branquinho começava a abrir. Fiz isso pelo menos uma meia dúzia de vezes, para desespero do dono do Uno vermelho. O mais legal é que eram carros aparentemente idênticos, não se tratava de nenhum veneno radical, pois se assim fosse, a despachada seria imediata. Credito essa diferença, sem ter certeza, ao fato do meu carro ser a álcool e o dele, a gasolina. E teve todo o gostinho de carta na manga, porque meu carro era absolutamente original, mas na hora da verdade, os cavalinhos a mais escondidos na ficha técnica provaram fazer a diferença.
Só que o tal Unozinho, apesar de 1991, era a álcool. Quando vi ele entrando num concessionário Fiat, dado como troca por um 0-km, fui logo querer saber dele. Era meu número. Branco, a álcool, já com o sistema de ar-condicionado Denso, muito melhor do que o usado anteriormente. Me virei em grana e fechei negócio naquela tarde mesmo. Esse carrinho foi meu companheiro de lenhas memoráveis, ainda mais porque na irracionalidade dos meus 23 anos, me achava quase invencível com ele.
Nessa época tive uma namorada em Minas, e por conta disso, quase todos meus fins de semana eram a bordo do carrinho, na ótima BR-040, trecho entre Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG). Numa dessas viagens, próximo a Areal, aparece outro Uno 1.6R, já com faróis mais largos e baixos, e ainda com piscas nos para-lamas dianteiros, provavelmente do mesmo ano que o meu. Era vermelho o oponente, e na mesma hora aumentamos o ritmo. Começamos a andar forte, forte mesmo. Aí reparei que a coisa não estava tão parelha como poderíamos supor. Passei a deixar o "companheiro de armas" emparelhar antes de acelerarmos com vontade e era nítido como, a partir de um certo ponto, o branquinho começava a abrir. Fiz isso pelo menos uma meia dúzia de vezes, para desespero do dono do Uno vermelho. O mais legal é que eram carros aparentemente idênticos, não se tratava de nenhum veneno radical, pois se assim fosse, a despachada seria imediata. Credito essa diferença, sem ter certeza, ao fato do meu carro ser a álcool e o dele, a gasolina. E teve todo o gostinho de carta na manga, porque meu carro era absolutamente original, mas na hora da verdade, os cavalinhos a mais escondidos na ficha técnica provaram fazer a diferença.


