google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Mal o Paulo Keller postou sobre o Cayenne e a discussão sobre um SUV ser ou não entusiasta ressurgiu.

Discussões à parte, eis um SUV que eu gostaria de ter.



FB
"Melhor custo-benefício da categoria."

Qualquer argumento de vendas que seja seguido de "melhor da categoria" já me transmite fraqueza. O que me interessa é o conjunto. E no final, se tudo for pior, mas eu gostar do carro, é o que vale.

Outra coisa que me irrita muito é que a categoria ou concorrentes nunca é explícita. Embora os consumidores possam imaginar, mas nem sempre bate com a ideia do fabricante. Sem contar que na cabeça dos consumidores a segmentação de mercado praticamente se define por preço e não por critérios mais específicos.

Mas o pior mesmo é ver a Porsche entrando nessa. Outro dia me deparei com o anúncio abaixo. O Cayenne deve realmente dar muito dinheiro para a Porsche, mas faz a marca cair na vala comum.

Ainda sobre o anuncio abaixo, a chamada "experimente a sensação de ter um Porsche" é algo realmente incompatível com um Cayenne. Os ítens de destaque - achei todos péssimos - também refletem uma falta de entusiasmo, pra não dizer pobreza de espírito, de quem vende e do tipo de pessoa que querem atingir. Painel exclusivo monocromático, mais harmonia ao conjunto estético do carro, interface universal para MP3... argh! Estão vendendo o quê? Hyundais!

Pra mim isso é anti-propaganda.

a sobriedade e elegância de um sedã,
a versatilidade e "esportividade" de uma perua,
a robustez e utilidade de um crossover/SUV (mesmo que ninguém os compre por isso).

BMW GT 5, agora na versão final de produção

Para quem não se lembra já falamos brevemente sobre esse BMW em outros dois posts: BMW PAS concept e BMW PAS continuação.

O novo Mclaren na sede do fabricante

O MP4-12C ao lado de seus irmãos mais velhos e campeões

Irmãos de sangue, são tão parecidos porque foram criados com o mesmo propósito: para oferecerem a melhor performance e integração com o piloto

Portas tipo tesoura (ou "dihedral doors", como chamadas pela McLaren), sem esquadrias nos vidros e pivotadas em apenas uma dobradiça de cada lado para redução de peso (no F1 haviam esquadrias e duas dobradiças por porta), nesse projeto a McLaren usou a regra dos 5%: depois de cada componente ser projetado de acordo coma sua funcionalidade os engenheiros tiveram que reduzir 5% no peso de cada componente, assim foram eliminados 70 kg do peso total do carro

interior despojado, direto, "drivers oriented", não há comandos no volante, não há alavanca de transmissão (só borboletas) para redução de peso, botão de partida do motor no console central, porta copos escondidos atrás do console, freio de mão deve ser com acionamento elétrico, mínimo espaço entre os bancos deixando os ocupantes mais próximos da linha de centro do carro para melhorar o comportamento dinâmico, base do para-brisa bem baixa, na foto é possível obervar que a visibilidade para curvas a direita é excelente

freio a ar, herança do F1 (também usado no SLR), o seu acionamento é feito também pela pressão do ar, isso diminuiu o peso do mecanismo de acionamento

saídas de escapamento bem altas e luzes traseiras com LEDs e camufladas nos elementos horizontais que ajudam a fazer o carro parecer mais largo


vista explodida, o tamanho do motor impressiona, não dá pra ver onde é fixado, zonas de deformação em alunínio fixadas na célula de sobrevivência na frente e nos suportes da transmissão e atrás, refino técnico conforme esperado, uma pena não ter essa foto em tamanho grande.

o MonoCell, célula de sobrevivência e elemento central da estrutura, alta rigidez torcional, o braço superior da suspensão dianteira (de duplo A) é fixado diretamente nessa peça, parede corta-fogo com orifício para árvore de direção em ambos os lados, peça única em fibra de carbono, pesa 80 kg e leva 4 horas para ser fabricada, é a primeira vez que essa construção - que é similar a um carro de Fórmula 1 - é usada num "road car"


O compacto e leve motor V-8 a 90 graus (centro de gravidade mais baixo) de 3,8 litros, bi-turbo que gera 619 cv e 66,3 mkgf, desenvolvido exclusivamente para esse carro

A também compacta transmissão de dupla embreagem e 7 marchas que é montada atrás do motor mas fica depois do eixo traseiro, segundo a McLaren seu comprimento é 200 mm menor que uma transmissão convencional; nessa foto a frente do carro está à direita



Algumas animações



todas as imagens e animações são de propriedade da McLaren