google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Para quem ainda não viu (existe um post antigo sobre o Mr. V8), aí está a Caravan "CADEIRA ELÉTRICA" 350 do AG.

Como ele mesmo descreveu:

"Eu tenho uma Caravan, com cerca de 320/330 cv, que usa um comando antigo, bem old school, um Isky Z25 mecânico, com tuchos sólidos de 278° de duração teórica, 248° a .050" com pistões forjados, Holley quadrijet mecânico de 700 cfm, eixo 3,07:1 e câmbio com apenas 4 marchas e faço tranquilamente 5,5 km/l no trânsito normal aqui em Brasilia e durante muito tempo aqui usei ela todo dia. Refaça suas contas. Esse mesmo carro faz 0 a 100 em 6 segundos ou pouco mais que isso, mas sempre abaixo de 7 segundos nos 1.000/1.100 metros de altitude que temos aqui sem dificuldade. Para que vou esquentar a cabeça com motor pequeno que, se a álcool, nem 9 por litro vai fazer? E para ficar em carros normais, acabei de viajar com a Ram, que é apenas 8,0-L e fiz com folga pouco mais de 5 quilômetros por litro com ela em média por toda a viagem."

Em minha próxima visita ao AG pretendo fazer umas fotos da Cadeira Elétrica em ação, se possível com um belo burnout.

Depois de ver as aberrações feitas com Omegas aqui por esses dias, recebi hoje as fotos abaixo de um carro que um amigo meu está fazendo. Ao invés de molestar um Omega com a instalação de um motor japa, adaptando portas de Lamborghini ou outras coisas inúteis e ridículas, o cara simplesmente está trazendo uma penca de coisas de fora, originais dos Opel Lotus Omega e fazendo um clone aqui. Quando escrevi sobre o Uno Turbo, que não se consegue mais mas ainda é possível clonar um em cima de um Uno comum, era exatamente isso o que pensava.

Está aí prova de que quando queremos mesmo alguma coisa, tudo é possível. Muito provavelmente este carro termina com um bom e forte small block Chevy debaixo do capô, rendendo praticamente os mesmos 377 cv do Opel original biturbo 3600.



Observando outros carros que o amigo tem, fica fácil de entender o mundo de diferença que cultura automotiva e bom gosto fazem na hora de prepararmos um carro, com modificações estéticas e mecânicas que tornam nossas máquinas muito mais agradáveis aos olhos e nos proporcionam muito mais prazer ao dirigir.


Moderno? Sim. Tunadinho? Sim. De mau gosto? Absolutamente. Conseguiu fazer algo bem diferente do que é normalmente feito, bem fora do lugar comum, sem descaracterizar os carros e, de quebra, muito bacana. E ainda tem outros carros igualmente legais, mas é para outro post.

AG


Parte da Zona Sul de São Paulo viveu horas de trânsito praticamente parado ontem devido a um problema no controle dos semáforos. Segundo a autoridade de trânsito da cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) -- uma autarquia municipal, portanto não ligada à Secretaria de Segurança do Estado -- explicou o problema como decorrente da "queima de uma peça do sistema de controle", que deixou os semáforos descontrolados.
Explicação mais lacônica, impossível. Deveriam ser dados detalhes. Cadê a transparência dos tempos modernos? O fato é que foram seis horas de ruas entupidas e aproveito esse lamentável fato para uma ponderação.
Com o que ocorreu ontem, fica mais do que evidente que é possível criar congestionamentos onde não existem. Como a Prefeitura de São Paulo não abre mão do rodízio de veículos pelo final da placa, uma operação vergonhosa que este ano completa 12 anos -- que lhe dá um bela fonte de renda com as multas por desrespeito ao rodízio -- permito-me especular se não estaria havendo sabotagem sistemática da fluidez para justificar a medida que reputo a mais completa aberração.
Os paulistanos mais atentos sabem que há alguns dias em que, sem explicação, o trânsito está normal, fluido, chegando-se mesmo a estranhar. Todos sabem que uma frota de seis milhões de veículos não some de um dia para outro. Por isso, quem garante que não estamos sendo alvo de uma "amarração" intencional do trânsito?
Tem coisa aí.
BS

A categoria Trans-Am colocava nas pistas americanas os pony cars, que eram os muscle cars pequenos para alguns, ou apenas pony, sem serem considerados muscle.
Isso pouco importa, já que eram todos V-8 e muito legais. Camaro, Mustang, Javelin, diversão pura.
Vejam mais lá no site do Top Gear, de onde puxei essa foto.
JJ