google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Fonte: Automotive News
Carro do ano. Vencedor: Hyundai Genesis

DETROIT -- Um júri formado por 50 dos maiores jornalistas do ramo automobilístico americano elegeu hoje o Hyundai Genesis "Carro do Ano" nos Estados Unidos. Este ano foi a primeira vez que dois veículos equipados com motores a diesel, Jetta TDI e Mercedes ML320 Bluetec, fizeram parte dos finalistas e além disso, foi a primeira vez que um veículo coreano, o Genesis, compareceu à lista dos finalistas.

Nem americanos, nem alemães, nem japoneses. Chegou a hora dos sul-coreanos. Há dez anos atrás quem arriscaria dizer que os americanos chegariam a este ponto?

Os primeiros Hyundai Pony que vi nos Estados Unidos, em 1989, me davam a impressão de que estavam sendo vendidos carros que haviam batido e feito funilaria. Cheguei a entrar numa concessionária e perguntar se a porta de saída da fábrica era mais estreita do que a largura do carro. As laterais apresentavam ondulações na chapa, decorrentes de falta de estiramento suficiente. Coisa horrorosa !!!

Podem ter certeza que os chineses irão pelo mesmo caminho, só que em tempo mais curto. Quem já viu o Effa ficou espantado com a qualidade, ou melhor, a falta de qualidade com que são fabricados. Em menos de cinco anos estarão fabricando Effas e Cherrys de alta qualidade.

Isso é que me deixa indignado. Tínhamos tudo para chegar lá, só que perdemos o bonde. Jamais tivemos uma indústria automobilística genuinamente brasileira de grande volume de produção.

Rezo todos os dias aos santos protetores dos bons automóveis para que os executivos das "nossas" indústrias não permitam a importação dos funcionários americanos excedentes de lá, que geralmente trazem em sua bagagens sua ineficiente metodologia de trabalho e sua arrogância com os devidos os erros que os levaram à agonia de hoje.


Já falamos um pouco sobre o Panamera aqui no blog em outros 2 posts: Panamera, no thanks e Está com tempo? veja o hotsite.

Mas não resisti em falar de novo quando me dei conta que a VW já quase teve o seu Panamera, o Concept D, de 1999, que se tornara o Phaeton. A semelhança é notória. Acabei de lembrar que esse Concept D esteve no Brasil no Salão de 2002, se não me engano

O design do Panamera é no mínimo controverso. Muitos admiram a preservação da identidade da Porsche (na verdade do 911), enquanto outros gostariam de ver alguma coisa nova. Estou nesse segundo grupo, uma vez que achei o Panamera um dos carros mais sem graça dos últimos tempos. Porém essa não é minha opinião definitiva. Aprendi na prática que não se deve julgar a aparência de um modelo apenas por fotos (a menos que seja um Doblò ou um Pontiac Aztek...)

Confesso que ao assistir o vídeo abaixo e ver a explicação do que representa um design Porsche, comecei a me interessar um pouco mais pelo carro. O vídeo explica quais os elementos de design que o tornam um Porsche e mostra alguns exemplos de como o design integra a funcionalidade (como o aerofólio traseiro retrátil). O Panamera também manteve a chave de ignição do lado esquerdo e o conta-giros ao centro do painel, duas marcas registradas da marca.

Aí vai mais uma dica de leitura no ciberespaço, o site Techtalk, do jornalista e engenheiro José Luiz Vieira, nome já citado pelo Juvenal Jorge quando do lançamento de seu livro. Tem muita coisa legal lá, vale a visita.


http://www.techtalk.com.br/
Juntei algumas e coloquei as fotos na barra lateral para refrescar nossas lembranças.

Chevette 4 portas com interior vermelho
Chevette Jeans 1979
Chevette SR 1.6 1981
Chevette Targa Envemo 1977
Corcel Conversível Sonnervig interior 1978
Corcel GT 1977
Corcel GT 1979
Corcel II Hatch Souza Ramos 1980
Corcel II Targa Caltabiano1980
Del Rey automático 1983
Del Rey Conversível Cia. Sto Amaro 1982
Escort JPS Turbo Souza Ramos 1984
Formigão Renha
Gol Cabriolet Dacon 1981
Monza Conversível Envemo 1985
Fiat Rallye Fittipaldi 1980
Passat LSE Paddock 1983
Perua Passat Dacon 1977
Perua Passat Dacon 1981
Uno Cabriolet Sultan 1985
Voyage SR 1982