
Fonte: Automotive News
Carro do ano. Vencedor: Hyundai Genesis
DETROIT -- Um júri formado por 50 dos maiores jornalistas do ramo automobilístico americano elegeu hoje o Hyundai Genesis "Carro do Ano" nos Estados Unidos. Este ano foi a primeira vez que dois veículos equipados com motores a diesel, Jetta TDI e Mercedes ML320 Bluetec, fizeram parte dos finalistas e além disso, foi a primeira vez que um veículo coreano, o Genesis, compareceu à lista dos finalistas.
Nem americanos, nem alemães, nem japoneses. Chegou a hora dos sul-coreanos. Há dez anos atrás quem arriscaria dizer que os americanos chegariam a este ponto?
Carro do ano. Vencedor: Hyundai Genesis
DETROIT -- Um júri formado por 50 dos maiores jornalistas do ramo automobilístico americano elegeu hoje o Hyundai Genesis "Carro do Ano" nos Estados Unidos. Este ano foi a primeira vez que dois veículos equipados com motores a diesel, Jetta TDI e Mercedes ML320 Bluetec, fizeram parte dos finalistas e além disso, foi a primeira vez que um veículo coreano, o Genesis, compareceu à lista dos finalistas.
Nem americanos, nem alemães, nem japoneses. Chegou a hora dos sul-coreanos. Há dez anos atrás quem arriscaria dizer que os americanos chegariam a este ponto?
Os primeiros Hyundai Pony que vi nos Estados Unidos, em 1989, me davam a impressão de que estavam sendo vendidos carros que haviam batido e feito funilaria. Cheguei a entrar numa concessionária e perguntar se a porta de saída da fábrica era mais estreita do que a largura do carro. As laterais apresentavam ondulações na chapa, decorrentes de falta de estiramento suficiente. Coisa horrorosa !!!
Podem ter certeza que os chineses irão pelo mesmo caminho, só que em tempo mais curto. Quem já viu o Effa ficou espantado com a qualidade, ou melhor, a falta de qualidade com que são fabricados. Em menos de cinco anos estarão fabricando Effas e Cherrys de alta qualidade.
Isso é que me deixa indignado. Tínhamos tudo para chegar lá, só que perdemos o bonde. Jamais tivemos uma indústria automobilística genuinamente brasileira de grande volume de produção.
Rezo todos os dias aos santos protetores dos bons automóveis para que os executivos das "nossas" indústrias não permitam a importação dos funcionários americanos excedentes de lá, que geralmente trazem em sua bagagens sua ineficiente metodologia de trabalho e sua arrogância com os devidos os erros que os levaram à agonia de hoje.