Assisti no Jornal da Globo notícia de novo recorde na venda de veículos em nosso país. Já estamos conseguindo comprar, e muito! Cada vez mais. Mas falta aprendermos a comprar. Enquanto isso, os fabricantes nos oferecem carros defasados a preços indecentemente altos. Mas é a tal da lei de mercado, se tem quem compre...
Fiz uma listinha com carros próximos a R$ 50 mil, notem como ela é eclética. Tem carros bem antigos, outros de projeto mais recente. Alguns bem equipados até.
Volkswagen
Listei três carros, Polo, Crossfox e Kombi. O primeiro, na versão Sportline, me chamou a atenção, pois quando fiz uma relação de carros na faixa de R$ 40 mil, ele aparecia numa versão mais simples. Cinquenta mil reais em um hatch pequeno é salgado, ainda que o carro seja, segundo amigos que já andaram, muito bom.
O Crossfox é do time dos que pagam por plásticos e estepe pendurado do lado de fora. Sim, existe uma turma numerosa que paga mais por esses carros, a ponto de a Citroën ter pego o interessante C3 Picasso, piorado ele e remarcado o preço para cima. O Crossfox começa em R$ 48.600, na minha avaliação mais caro ainda do que o Fox.
Para fechar a listinha do fabricante alemão, a Kombi. R$ 47.670 na versão passageiros, e me abstenho de qualquer descrição do tal veículo, pois todos aqui sabem muito bem como é uma Kombi. Não sai da minha cabeça a imagem de alguns alemães dentro de uma sala em Wolfsburg dando gargalhadas ao olhar o preço da Kombi aqui no Brasil. A gente ri também, para não chorar.
Fiat
Primeiro veio o Siena Sporting, com versão Dualogic, a módicos R$ 48.980. Acho o Siena honesto, apesar da família Palio ter debutado em 1996 e termos acabado de entrar no ano de 2011, mas nas versões mais baratinhas, com ar-condicionado e direção assistida a 30 e poucos mil reais. A quase 50 mil reais me soa como brincadeira de mau gosto.
Mas parece que a receita deu certo, pois na esteira dele apareceu a Strada Sporting, essa com o potente E-torQ de 1,8 litro e custando a partir de R$ 46.270. Juro que ainda não entendi o Palio não ter mais a versão R e a Strada, com um eixo rígido lá na traseira, ter ganho essa versão com o motor de 132 cv.
Ford
O New Fiesta oferece uma relação custo-benefício das melhores da lista. É um Fiesta crescido, com bom espaço, projeto moderno e bem-acabado. Peguei uma carona com o Mahar em um desses, éramos quatro sujeitos pesados e mesmo assim o carro mostrava boa desenvoltura. Por R$ 49.900 não é nenhuma pechincha, mas perto dos outros passa a ser barato.
Chevrolet
Entre outros veículos nessa faixa de preço, oferece o Astra Hatch a R$ 48.022, com rodas aro 16 polegadas, ar-condicionado com comando digital e um motor 2-litros que produz 140 cv e promete bom desempenho. Não é novidade faz tempo, mas o desenho não envelheceu muito e está uma categoria acima dos menores, o que se traduz em mais espaço e melhor isolamento de ruídos.
Peugeot
207 Escapade a R$ 46.990, mais uma para o clube dos aventureiros. A SW é simpática, mas o resultado com os apliques plásticos não foi dos mais felizes. Vem oferecendo o 307 Presence a R$ 49.900, mas seu preço de tabela começa em R$ 52.900. Do porte do Astra, oferece as mesmas vantagens e um acabamento mais caprichado, mas motor 1,6-litro.
Renault
Aqui a maior disparidade, pois tem na gama o Sandero Stepway a R$ 45.690 e a SW Mégane Grand Tour a R$ 48.490. Ambos compartilham o mesmo motor, mas as semelhanças acabam aí. O primeiro é uma versão maquiada do carro que começa na casa dos R$ 30 mil, e que foi feito pensando em mercados ditos emergentes. Plásticos mais rudes, rodar mais ruidoso e apenas o kit essencial, ar-condicionado, direção assistida e vidros com acionamento elétrico. A favor o fato de ser um dos poucos aventureiros que ficou com o visual mais simpático do que a versão comum.
Já a Grand Tour é de segmento superior, tem um design ainda muito atraente e vem com um recheio mais interessante, com bolsas infláveis e freios ABS, além dos itens citados no Sandero. Sem contar o interior com revestimentos mais caprichados e o isolamento acústico muito mais eficiente. Uma das melhores compras dessa lista.
Não tenho os números em mãos, mas não erraria dizendo que os carros que colocaríamos no final da lista são os que vendem mais aqui no Brasil. A Grand Tour vende uma micharia. E o Astra também anda esquecido.
Recordes de quantidade já batemos algumas vezes, agora precisamos bater outro recorde, o de qualidade. Ainda temos um longo caminho pela frente.
AC
Fiz uma listinha com carros próximos a R$ 50 mil, notem como ela é eclética. Tem carros bem antigos, outros de projeto mais recente. Alguns bem equipados até.
Volkswagen
Listei três carros, Polo, Crossfox e Kombi. O primeiro, na versão Sportline, me chamou a atenção, pois quando fiz uma relação de carros na faixa de R$ 40 mil, ele aparecia numa versão mais simples. Cinquenta mil reais em um hatch pequeno é salgado, ainda que o carro seja, segundo amigos que já andaram, muito bom.
O Crossfox é do time dos que pagam por plásticos e estepe pendurado do lado de fora. Sim, existe uma turma numerosa que paga mais por esses carros, a ponto de a Citroën ter pego o interessante C3 Picasso, piorado ele e remarcado o preço para cima. O Crossfox começa em R$ 48.600, na minha avaliação mais caro ainda do que o Fox.
Para fechar a listinha do fabricante alemão, a Kombi. R$ 47.670 na versão passageiros, e me abstenho de qualquer descrição do tal veículo, pois todos aqui sabem muito bem como é uma Kombi. Não sai da minha cabeça a imagem de alguns alemães dentro de uma sala em Wolfsburg dando gargalhadas ao olhar o preço da Kombi aqui no Brasil. A gente ri também, para não chorar.
Fiat
Primeiro veio o Siena Sporting, com versão Dualogic, a módicos R$ 48.980. Acho o Siena honesto, apesar da família Palio ter debutado em 1996 e termos acabado de entrar no ano de 2011, mas nas versões mais baratinhas, com ar-condicionado e direção assistida a 30 e poucos mil reais. A quase 50 mil reais me soa como brincadeira de mau gosto.
Mas parece que a receita deu certo, pois na esteira dele apareceu a Strada Sporting, essa com o potente E-torQ de 1,8 litro e custando a partir de R$ 46.270. Juro que ainda não entendi o Palio não ter mais a versão R e a Strada, com um eixo rígido lá na traseira, ter ganho essa versão com o motor de 132 cv.
Ford
O New Fiesta oferece uma relação custo-benefício das melhores da lista. É um Fiesta crescido, com bom espaço, projeto moderno e bem-acabado. Peguei uma carona com o Mahar em um desses, éramos quatro sujeitos pesados e mesmo assim o carro mostrava boa desenvoltura. Por R$ 49.900 não é nenhuma pechincha, mas perto dos outros passa a ser barato.
Chevrolet
Entre outros veículos nessa faixa de preço, oferece o Astra Hatch a R$ 48.022, com rodas aro 16 polegadas, ar-condicionado com comando digital e um motor 2-litros que produz 140 cv e promete bom desempenho. Não é novidade faz tempo, mas o desenho não envelheceu muito e está uma categoria acima dos menores, o que se traduz em mais espaço e melhor isolamento de ruídos.
Peugeot
207 Escapade a R$ 46.990, mais uma para o clube dos aventureiros. A SW é simpática, mas o resultado com os apliques plásticos não foi dos mais felizes. Vem oferecendo o 307 Presence a R$ 49.900, mas seu preço de tabela começa em R$ 52.900. Do porte do Astra, oferece as mesmas vantagens e um acabamento mais caprichado, mas motor 1,6-litro.
Renault
Aqui a maior disparidade, pois tem na gama o Sandero Stepway a R$ 45.690 e a SW Mégane Grand Tour a R$ 48.490. Ambos compartilham o mesmo motor, mas as semelhanças acabam aí. O primeiro é uma versão maquiada do carro que começa na casa dos R$ 30 mil, e que foi feito pensando em mercados ditos emergentes. Plásticos mais rudes, rodar mais ruidoso e apenas o kit essencial, ar-condicionado, direção assistida e vidros com acionamento elétrico. A favor o fato de ser um dos poucos aventureiros que ficou com o visual mais simpático do que a versão comum.
Já a Grand Tour é de segmento superior, tem um design ainda muito atraente e vem com um recheio mais interessante, com bolsas infláveis e freios ABS, além dos itens citados no Sandero. Sem contar o interior com revestimentos mais caprichados e o isolamento acústico muito mais eficiente. Uma das melhores compras dessa lista.
Não tenho os números em mãos, mas não erraria dizendo que os carros que colocaríamos no final da lista são os que vendem mais aqui no Brasil. A Grand Tour vende uma micharia. E o Astra também anda esquecido.
Recordes de quantidade já batemos algumas vezes, agora precisamos bater outro recorde, o de qualidade. Ainda temos um longo caminho pela frente.
AC
Boa lista, Alexandre. Fiz a mesma coisa em 2009 antes de me decidir pela compra. Fiquei com um 307, e não me arrependo. Aliás, é meu segundo Peugeot. Rodei quase 100 mil quilômetros com o anterior, um 206 também comprado zero. Não fiquei com o Astra por conta do acabamento e da posição de dirigir do 307, que me cativaram.
ResponderExcluirVoltando à lista, as disparidades chocam - ainda mais com a VW vendendo Kombi a mais de R$ 47 mil. Praticamente uma piada pronta p/ os alemães de Wolfsburg! Aliás, a situação de venda do Renault Mégane Grand Tour serve para comprovar que o brasileiro não gosta mesmo de carro. Pelo menos, temos o Fiesta (de Primeiro Mundo) como o melhor custo-benefício do mercado atualmente, para nos consolar. Abraços!
Alexandre,
ResponderExcluirEu não compraria o novo Fiesta só por um detalhe: espaço traseiro muito apertado devido ao entre-eixos de 2.489 mm para 4.410 mm de comprimento.
05/01/11 13:25
Excluir
US$ 29.000 se pegarmos essa quantia e irmos para os EUA ou europa ,mandariamos parar tudo , rever planilhas de custo, carga tributaria, processos de fabricação , enfim porque nossos carros custam tão caro pelo que oferecem?
ResponderExcluirA Grand Tour é, de longe, a melhor opção da lista... mesmo com motorização 1.6
ResponderExcluirPelo design, espaço interno e, principalmente, pelo custo-benefício, meu próximo carro será uma Gran Tour. Não dá para entender carros como Sandero, Siena e Kombi, estarem na mesma faixa de preço de um carrão desses. Outra coisa que não entra na minha cabeça é o fato de a Renault conseguir baixar seu preço em R$11.000,00 sem problemas. Porque já não custava isso desde o seu lançamento?
ResponderExcluirBoa Lista. Realmente 50 K é muita grana! Mas infelizmente acho que o problema não está nos fabricantes, mas sim na outra ponta: quem compra.
ResponderExcluirNada mais natural e difícil de revogar do que a boa e velha lei da oferta e da procura: para o bem ou para o mal.
Este valor (50k) é um dos mais ingratos... Vale a pena pagar um pouco mais, mesmo que seja financiando.
ResponderExcluirEu tenho um Polo, paguei astronômicos 48k nele em set/09, completo. Gosto bastante do carro, mas comparar com uma Gran Tour... Pena que este carro com motor 1.6, ao menos pra mim, não dá! O 307 presence, também presente na minha garagem nitidamente já pede mais motor, magina a perua!
Para quem a pickupinha é opção, esta Strada deve ter ficado um capeta pra andar!
O Astra também é um bom carro, mas... não dá! O interior do Astra é de tirar o tesão de qualquer um, esqueça aquela sensação de tirar um carro 0km, no Astra este item não existe nem como opcional.
Médio, 140cv interessam... mas não tenho coragem de comprar um Astra. Sorry, Geriatric Motors!
A Ford que merece ser reconhecida como melhor opção, apesar de não ter curtido muito "as proporções" deste carro, ao menos está alinhado com o que há lá fora e isto tem que ser valorizado pelo brasileiro.
Não defendo os coreanos, na verdade contrário disso, mas será que o Cerato, não mereceria ser citado???
Agora, falando a real, único carro que me apetece no momento, seria um Focus GLX 2.0, manual é óóóbvio. Quanto mais, 5~6 paus???
Abs
Anônimo
ResponderExcluirPorque a maioria é trouxa e compra. Simples assim.
Qualquer outro lugar o pessoal chia, não compra, reclama... aqui no lizarB não.
Meu cunhado comprou um Corsa Sedan 1.4 no valor de 35 mil. Vendeu o Tipo 1.6 por 7 mil, pegou mais 7 mil com o banco e financiou 60 x 560 irreais.
O Banco do Brasil e a GMB agradecem...
Vou dizer uma coisa: Eu acho esses aventureiros "falsos" muito práticos! E pelos seguintes motivos particulares:
ResponderExcluir1) Depois de ficar no meio de uma estrada a noite, na Bahia, quando, ao passar por uma lombada, raspar o fundo do carro e cortar a alimentação de combustível (um Kadett), senti falta de uns 2 cm a mais de altura.
2) Depois de retocar algumas vezes o capô do Peugeot, devido a pequenos arranhões e batidinhas. Me pareceu pertinente voltar no tempo e ter um carro com parachoque sem pintura.
3) Geralmente são modelos com posição de dirigir que me agradam mais (e com 115kg, faz uma boa diferença também na hora de sair do carro!)
A única coisa que acho realmente ruim é o estepe pra fora! O que não é comum a todos.
Por essas e outras, estou com um novo Uno Way. Não se perde tanto em estabilidade quanto em um SUV, não tem o pneu pra fora e é uma delícia de guiar. Sem precisar fazer malabarismos ao passar por essas inglórias lombadas baianas!
E por menos de 40K...
AC,
ResponderExcluirInteressantes as comparações.
O Nissan Tiida Sedan a R$ 44.500,00
merece estar nesta lista.
Pode não ser bonito, tampouco entusiasta, mas sem dúvida é um sedã honesto e custa o mesmo que um carro pequeno completo.
Abraços,
Fernando Silva
Gosto muito do seu blog! Ha possibilidades de sermos parceiros?
ResponderExcluirfersilvajr,
ResponderExcluirMuito bem lembrado, o Tiida!
Sem dúvida deveria estar listado, apesar das linhas, que fazem de tudo pra não gostarmos do carro, o carro é o top como escolha racional (IMHO).
Sds
Claro que é uma faixa de preço que, por ser mais alta, inclui muita coisa.
ResponderExcluirMas não dá pra deixar de fora o Focus Ghia 2009 (modelo novo), que pode ser encontrado a 49k cheio de itens de série.
Seria a minha pedida, facinho facinho.
Estamos na m**** mesmo.
ResponderExcluirMas com um pouquinho mais comprou Focus 1.6.
Mas gostei da presenca do Astra e Grand Tour.
A boa surpresa que eu li recentemente é que a renault não está mais dando conta da demanda da Grand Tour depois do reposicionamento. Devem estar pensando, porque não fizemos isso antes?
ResponderExcluirE Fabio, meu pai acabou de pegar um Focus GLX 2.0, pagou 58 mil... realmente a faixa até 50 mil é triste mesmo.
Da Fiat não merecia estar um punto 1.8 nessa lista?
Punto, outro bem lembrado Fla3D!
ResponderExcluir58? quando estava 56 eu queria pagar 54... agora é que a coisa não sai mesmo. De qualquer forma, bela compra, sem dúvida.
Acho que a briga vai ficar interessante quando os modelos 2012 aparecerem, promessas não faltam...
Carro no Brasil é muito caro! Mas infelizmente a culpa é nossa mesmo!
ResponderExcluirSerá que a Grand Tour anda bem com esse motor? A relação peso/potência é quase a mesma da weekend 1,4. Eu ia comprar um carro pequeno esses dias, mas depois dessa da Renault eu começei a pensar 2 vezes e ter uns sonhos eróticos com a Grand Tour. Acho que nessa faixa de preço é mesmo a melhor escolha. Será que o pessoal do AE não conseguia uma pra testar e nos passar as impressões? Fui em uma concessionaria testar uma mas não tinha pra teste. Acho que foi porque eu apareci de bermuda e camiseta...
Sempre que sai para comprar um carro novo, fiz questão de ir de bermuda, camiseta regata (se o tempo permitisse) e chinelo...
ResponderExcluirparafraseando..."Cadê o chinéééloooo?"
Acho que com ou sem test drive, a Renault está vendendo bem este carro... Por que eles não disponibilizam 2.0 com precinho manero, heim? Não pensaria duas vezes!
Wallysson
ResponderExcluirEstá na nossa agenda avaliar a Grand Tour atual.
Segundo andei lendo na internet, a Renault não fabrica mais de 25 Grand Tour por dia. Se está a demanda maior que a produção, não há como ela ofertar um 2.0 com preço bom... nem a atual 1.6 tem à pronta entrega.
ResponderExcluirO carro deve ser realmente bom, nada AutoEntusiasta demais, por causa do motor mais fraco, mas um carro honesto, e que em virtude do custo benefício do nosso contexto atual, é campeão.
Sugeri a um amigo a compra do Grand Tour, ele foi até o concessionário, e lá soube que a espera seria de 45 dias. Daí ele desistiu e está para pegar um Linea (arrghhh) de um outro amigo que trabalha na FIAT e vai passar o Absolute pra ele por 54k.
Fabio, e olha que foi difícil conseguir o Focus GLX 2.0 por 58k que é o preço de tabela, as poucas concessionárias que tinham o carro estavam vendendo com agio enre 61k e 62k pelo mesmo carro! Meu pai conseguiu pelo preço de tabela porque um amigo dele que trabalha com carro fez o meio de campo...
ResponderExcluirAgora não entendo a Renault, eles devem ser cautelosos porque também li recentemente que a fabrica do paraná estava com 60% de capacidade ociosa, eles bem que podia dar um gás na produção da grand tour.
Realmente o 1.6 16v é fraco pra ela, mas creio que a maioria que não é entusiasta não liga, por isso está vendendo muito bem. E realmente eles não tem o carro nem pra teste, não creio ser preconceito mas falta do carro mesmo!
Carro brasileiro realmente é ridiculamente caro pelo que oferece, você acertou em cheio ao dizer que compramos muito mas compramos mal. Aliás, Cruvinel, suas análises de mercado são ótimas. Continue nos brindando com sua visão especial para esse tema.
ResponderExcluirComo foi comentado aí em cima, essa faixa de 50k é ingrata. Ela contempla carros simples absurdamente superfaturados por conta de meia dúzia de banalidades junto com opções ruins de mercado (caso da Gran Tour) e ao mesmo tempo, se você subir um pouquinho esse valor consegue comprar coisas muito melhores. Mas também não são muitas opções e depois dos 55-60k você começa a ter muito poucas opções muito distantes em preços.
No fim de 2009 peguei um Focus Duratec por 54k... Não sei quanto está esse modelo 0km hoje mas se estiver numa faixa de preço parecida acho que se torna opção interessante ao Novo Fiesta que, por melhor que seja, não chega nem perto do Focus. Da mesma forma o C4 supera o C3, 307 espanca o 207 enfeitadinho e por aí vai...
50 rex. Vamos lá.
ResponderExcluir1) Gosto do Vectra GT, apesar de ser Astra.
2) Tiida sedan. Já encontrei zero a 42 paus. Anda bem prádaná. Bom de dar uns sustos em carrinhos ditos esportivos, hehehe.
3) Dá prá interar 2 paus e pegar um I30? Bala e bem equipado.
Isso prá ficar nos zero. se for usado a imaginação vai longe...
Abraço
Lucas crf
Hj andei num gol, modelo novo, trend 1.6.
ResponderExcluirDesculpem aqueles que o possuem, mas vi um carro simplificado demais. Ora, é um carro de quase 40 paus! 40.000!
reparei também um retrocesso em relaçao ao acabamento que eu via na parati turbo 2002 que tive por alguns anos...
respeito o gol pela proposta, mas é carro para ser barato, independente da versão.
A verdade seja dita: nós brasileiros nos achamos espertos demais, mas acabamos assinando o cheque na hora da compra...
abs!
Já tive uma scénic 1.6 16V, e se o motor for o mesmo, posso dizer que foi uma surpresa ver o quanto esse motor era valente e robusto. Muito elástico e muito bom de estrada.
ResponderExcluirHá um tempo atrás pensei em pegar uma megane Grand Tour 2.0 usada, completa.
No entanto, ao consultar algumas oficinas bastante conhecidas daqui de sp sobre a idéia, só ouvi reclamações.
Alegaram que a suspensão, apesar de boa de andar, é extremamente frágil e que a manutenção geral do carro é caríssima.
Fora isso, que o motor é beberrão, o cambio é "lento" e o motor é "amarrado".
Alguém aqui tem mais informaçoes? Isso confere?
A recomendação de todos foi a Fielder.
abs
Já tive uma scénic 1.6 16V, e se o motor for o mesmo, posso dizer que foi uma surpresa ver o quanto esse motor era valente e robusto. Muito elástico e muito bom de estrada.
ResponderExcluirHá um tempo atrás pensei em pegar uma megane Grand Tour 2.0 usada, completa.
No entanto, ao consultar algumas oficinas bastante conhecidas daqui de sp sobre a idéia, só ouvi reclamações.
Alegaram que a suspensão, apesar de boa de andar, é extremamente frágil e que a manutenção geral do carro é caríssima.
Fora isso, que o motor é beberrão, o cambio é "lento" e o motor é "amarrado".
Alguém aqui tem mais informaçoes? Isso confere?
A recomendação de todos foi a Fielder.
abs
Cruvinel,
ResponderExcluirAgora senta porque o que vou falar é triste.
Meu primo, no mes passado, percorreu algumas concessionárias Ford de Guarulhos em busca de um Focus.
Sabe o que TODAS responderam? Não há Focus Ghia sedan.
Poutz! Essa é de amargar hein? Nem as próprias concessionárias conhecem o produto que vendem.
Pro meu primo (e pra mim também) carro TEM que ser sedan (ok, pra mim wagon seria aceitavel). Fora que o Focus sedan tem um design muito mais agradável que o hatch.
Mandei-o visitar as concessionárias Ford de SP para verificar se tamanho disparate se repete.
Camarada, gosto muito dessas listas. São o retrato de nossa realidade.
ResponderExcluirPoxa, mais uma vez parabéns pelo festejado post!
Hein Alexandre, R$ 50K é muita coisa para se pagar num carro cheio de plásticos, com motor 1.6 meramente razoável, com um banho de loja.
Essa também de financiar carro em 48x ou mais é loucura! Ora!
Eu sou favorável investir o valor num carro de 2007 pra cá. Um Azera 07/08, pechinchando, entra na lista.
Desta lista que vc sugeriu eu iria de Astra, certamente. A confiança no carro é uma das principais razões. Eu sei que o pessoal critica o projeto ultrapassado; mas, antes de tudo, é carro forte e empolgante.
Olha, pelo que li toda a linha Palio vai mudar em 2012...
A Mégane Grand Tour é cativante.
Outra coisa: não sei porque a demanda por esses carros maquiados, tipo adventure, sporting... que enganação!
Merecia entrar na lista a Nissan Livina e o Punto 1,8 L.
Agora, numa análise mais racional, eu ficaria com um Sandero 1.6, versão de entrada. O custo-benefício anima!
bussoranga, é claro que não tem Focus Sedan Ghia...agora é Titanium.
ResponderExcluirE qual o problema com carros estilo "adventure"? Quem compra sabe que não é para fazer trilha, é opção de estilo. É a mesma coisa que muito cara que compra um carro comum, cola no chão, coloca rodas 2", 4" polegadas maiores com pneus que mais parecem uma fita isolante e acha que está em um super-esportivo. E digasse de passagem para as condições de nossas ruas e constantes alagamentos os "pseudo-aventureiros" são bem melhores.
Corrigindo:...E diga-se...
ResponderExcluirJuntem dinheiro e aprendam a barganhar, pagamento a vista é outro esquema.
ResponderExcluirDinheiro na mão é calcinha no chão.
Anônimo, (19:34)
ResponderExcluirFielder? Com certeza é um bom meio de transporte.
Anônimo, (19:11)
Eu tb fui fã desta Parati, era da minha namorada, mas era minha rs*, oras eu que tirei na VW pra ela, inclusive eu que cuidava, o que tinha de Astra freguês não foi brincadeira.
Lucas, i30? ahhh não! Aqueles aros cromados... arrrrrgh!
"Adoro o AE",
E no final de 2009 que queimaram os Focus gasolina por 50 paus... Quem comprou ali se deu muito bem! o Flex já veio a 56!!!
Fla3D, eu nunca pagaria ágio... o cara que se sujeita a uma negociação dessa, nasceu pra ser trouxa mesmo! Eu quero ver a Dna. Ford cobrar ágio depois que chegar o VW MK6!
Sds
Filipe, só se for opção pra falta de estilo...
ResponderExcluirMarcelo, do jeito que estão vendendo é capaz da gente encher o peito pra falar: "É no tacão! Nota em cima de nota!" e o vendedor responder "E?"...
A coisa vai melhorar com estas novas regras que restringem os financiamentos... Eu estou achando ÓTIMO!!!
Desses daí eu ia na Gran Tour. O perua (SW é besteira, sempre foi perua. Igual a besteria de new pra cá new pra lá) estilosa. Ou o Fiesta.
ResponderExcluirDizer do Focus, com 50 só dá pra pegar um usado e se formos analisar estes a lista fica imensa.
Quanto ao pagamento, o vendedor prefere que voce financie o carro, pois assim ele ganha comissão da financeira.
Marco
Parabens pelo post, deu voz aos meus pensamentos. Quando vou comprar carros, não vou atrás de modelos, mas analiso principalmente a relação custo/benefio.
ResponderExcluirFábio...esta é tua opinião, e pelo visto bem diferente do desempenho que este tipo de veículo tem no mercado...
ResponderExcluirAinda bem né... Isto mostra que eu não sigo o rebanho, ao menos para escolher meu carro.
ResponderExcluirpior é ver a impren$$a especializada colocando essas "coisas" absurdamente caras no altar, afirmando que vale o quanto custa.
ResponderExcluirOs carros da VW sempre foram os mais caros do país pelo q oferecem.
ResponderExcluirE isso nunca vai mudar.
Alexandre;
ResponderExcluirCom todo o respeito, a Fiat ta aprendendo a linha certinha da VW e colocando preços nos carros. Trocando em miúdos, fazendo um monte de plásticos de gosto duvidoso e vendendo a preço de Ouro.
Sou do tempo que Palio 1,6L e 16 Valvulas custava quase que o mesmo que um Gol CL 1.6Mi completo e a Weekend.
Com relação ao preço dos carros...Eu choro só de pensar que a F-250 Superduty V8 diesel, nos Estados Unidos custa 25 mil dolares, ou seja a mesma coisa que esse monte de plasticos chamados carros custam aqui no Brasil
Fábio, eu também não gosto dos raios cromados do i30, mas uma latinha de tinta prata e um pincel resolvem bem o problema, hehehe. Mas o carro em si é muito bom. Difícil defender um astra, carro que gosto demais, por somente 6 mil a menos, correto?
ResponderExcluirAbraço
Lucas crf
Olha, o incrível na hora de comprar um carro é saber que daqui a poucos meses haverá um novo modelo na categoria que vc pretende comprar...
ResponderExcluirTodo mundo quer sair ganhando...
Acho q as compras seguras seriam do Punto e do Sandero. Não se perde dinheiro nestes carros...
Ainda bem que existem pessoas como o Bob. Pouca gente da mídia notou que o New Fiesta é uma piada em termos de espaço interno. Como pode uma nova geração piorar com espaço perante pior que o anterior e todo mundo ficar quieto?
ResponderExcluirOutro exemplo de apenas tamanho e safadeza é o Astra/Vectra. O banco traseito fica num buraco, os joelhos vão ao peito, um idoso mal entra ali, se entrar não sai mais. Mas por fora é gigante, e isso é o que importa pra maioria.
Cada vez mais acho que nosso mercado só compra carro por metro, mal entra dentro pra ver como é. É mais ou menos assim: com X em dinheiro, qual o carro mais longo que possó comprar pra aparecer por meu vizinho?
Tamanho externo, entre eixos em números não significa nada. Pelo menos entrem dentro do carro antes de comprar.
Marcelo Augusto,
ResponderExcluircuriosamente o único desses que andei recentemente foi no Fiesta, e no banco de trás. De fato não é uma sala de estar como o Logan, mas não achei dos piores não. Meço 1,88 e fiquei um pouco apertado, como na maioria dos carros. O problema é que ele é esticado por fora, e sugere mais espaço do que realmente tem.
Alexandre
ResponderExcluirUma pessoa de 1,70 e pouco colocou o banco pra ele, fui sentar atrás e havia apenas o vão de passar uma canela entre o encosto dianteiro e o assento traseiro. Fizemos o mesmo no "old" Fiesta: espaço de sobra, e facilidade de entrar e sair muito melhor, assim como o espaço pra cabeça.
E outra, um carro que vai a 55 mil reais que não tem nenhuma alça de teto? Os executivos americanos e mexicanos devem ter pensado: "vai assim mesmo, aqueles macaquitos aceitam qualquer coisa".
Se a VW do Brasil retomasse a produção de Fusca, teria comprador.
ResponderExcluirMelhor custo beneficio que um Logan 1.6 com AR e DH por 35.990,00 sera impossivel de achar!
ResponderExcluirMotor anda bem, espeço interno e porta-malas nao preciso nem comentar, 3 anos de garantia, fora que esse modelo novo(nao tao novo) ficou melhorzinho!
abs
Rafael,
ResponderExcluirRealmente esta reestilizada, deu um ar bem mais simpático pro Logan.
Lucas,
O Astra, apesar dos bons números (preço baixo vs bom desempenho)... Bom, eu não compraria jamais!
Até achei estranho que o Bussoranga ainda não defendeu o bom e velho Astra...
Agora, estes carros da Hyundai... eu mal sei explicar, inclusive já fui mal compreendido por um amigo que havia acabado de adquirir um i30 e eu estava lá descendo a lenha no carro sem saber... baita mico!
Entrei no carro e falta algo que eu não sei, acho que é o tal do pedigree mesmo! Engraçado, que não se ouve falar sobre os números deste carro, somente que é 2.0 cvvt, mas posso apostar que leva surra de concorrentes sem o recurso... Para achar números, tive que pesquisar num site "gringo"... hehehe... eu sabia! tem menos torque que o novo 1.8 da Fiat.
Abs
Vai esperando que o 1.8 da Fiat seja melhor de dirigir que o i30. Um Bravo toma uma lenha brava de um i30
ExcluirÉ bom mesmo as pessoas, ao invés de reclamar e exigir pavimentação descente nas cidades, comprar carros "jipinhos"... logo estaremos todos andando de jegue, se for assim, pq jegue chega em qualquer lugar.
ResponderExcluirSobre os carros, os que mais me agradam da lista são o Megane e o Astra, mas o Astra está bem defasado e perdeu muita qualidade no acabamento se comparado às nobres versões anteriores...
Troquei amortecedor e batentes do meu Gol ha 1 ano, fui fazer alinhamento essa semana e o cara me falou e mostrou que os batentes e amortecedores estao bichados e que nao poderia fazer alinhamento.
ResponderExcluirEh uma vergonha esse asfalto, pelo menos aqui no RJ eh um absurdo. Na Tijuca as ruas parecem lua, vc esquiva de um buraco e cai em tres!
e a merda do IPVA soh aumentando
Citei a chegada do Golf VI, mas li agora especulações desanimadoras e que me pareceram bem reais, tendo em vista as decisões dos fabricantes em geral perante o mercado brasileiro.
ResponderExcluirGolf VI - em 2012 só o GTI alemão a 90 paus
Golf VII - só em 2013 (já ferrando quem comprou o GTI um ano antes), fabricado no MÉXICO, mesma motorização que temos na versão mais acessível (2.0 de 120cv)... aaaaafff!
E!!!!! Ocorrerá mais uma reestilização do 4,5... "versão 4,75"... arrrrgh!
Duvido que o Gol GTI seja lançado, mesmo custando 60k.
Aaahhh VW e eu que costumava te defender, que M..... heim!!!
Rafael, cuidado com a empurroterapia!
ResponderExcluirDo jeito que o cara falou, parece que é o caso, às vezes um simples reaperto resolve o problema.
Sds
Fábio,
ResponderExcluirse eu continuar defendendo o i30 já já algum anônimo vai falar que eu trabalho na Hyundai...
Na 4R deste mês tem um teste de 60 mil km dele, e foi bastante elogiado.
E na seguinte tem um comparativo com o punto e o focus, com a vitória deste último. Mas a vitória foi basicamente por ser flex, o que discordo totalmente. É muita mendicância o cara pagar 50 paus num carro e ficar economizando uns trocados na bomba do posto!
Bom, mas os números de desempenho do coreano são muito bons, como o 0 a 100 em menos de 10s, o 0 a 1000 m em 31.
Esqueci de falar mas outro que gosto é o 307. Sei que o 2.0 manual anda bem, nem sei se ainda é vendido. O pessoal do BCWS gostou muito do 307 1.6, com o qual passaram um mes. Aliás, o automático que a 4R testou foi um zebra danada. Será que a Peugeot já resolveu isso?
Abraço
Lucas
Lucas,
ResponderExcluirTenho um 307 1.6, o carro é bom, mas não entusiasma devido à rel. peso x pot.. Ahhh e tem um porém, achei que a suspensão sentiu o peso de seus quase 70k. O carro está bem durinho, pro solo tupiniquim, eu diria que já está sofrível. Talvez também porque eu tenha colocado pneus com índice de velocidade superior ao original.
A versão 2.0 é a mais forte do segmento, são 220 Nm de torque, o carro é um cavalo!
Agora, i30? Eu não vou pela 4R, não dirigi, mas andei no carro e não gostei. Pior agora, que sei os números do carro. Ahhh, e os 0-100 abaixo de 10s... Eu só acredito...
Sds
O motor da Grand Tour é um dos melhores nacionais. Talvez o Sigma chegue perto. Ele dá banho no tritec da FIAT e no 8 válvulas da Volks. Este carro anda direitinho, sim.
ResponderExcluirCompraria facilmente um.
Não acredito em milagre, se o TU5JP4 não faz milagre no 307. Creio que o K4M também não entusiasme a maioria de nós numa GT.
ResponderExcluirFaltou a Livina ai Alexandre.
ResponderExcluirEm junho comprei uma, 1.8 de comando variavel de 126 cv AT ABS AB Duplo, ve, te, dir eletrica, rodas liga em 15, interior em veludo e outras coisitas mais...
qto? 49.990
hj ta um pouco mais, mas não muito disparate disso...
eu recomendo!
1.6 na GT só com uma turbininha...
ResponderExcluirMarcio Musciacchio,
ResponderExcluirMeu primo comprou tb um Livina 1.8 AT SL completao igual ao seu ... comprou em Março ... pagou 51 mil la na San Diego, concessionaria Nissan aqui no Rio! Atualmente fiquei sabendo que eles estao vendendo a versao SL com banco de couro de fabrica! A do meu primo eh veludo igual ao seu, ele adora, mas acho que quem comprou e quiser botar couro, eles devem dar um belo desconto!
E outra coisa, seu parasol ta meio mole e fica meio solto ou ele eh rigido e preso no teto?
Rafael,
ResponderExcluirEu soube de histórias de clientes que foram nas concessionárias reclamar que o veludo manchava e não saia e acabaram trocando pelo couro.
Particularmente eu não gosto. Acho lindo, cheiro muito bacana, mas talvez me incomodaria um pouco no calor, na combinação carro fechado+bermuda. Mas acho que vou tentar um esquema de couro com eles pq minha filha ta crescendo e ai começa a fazer lambança dentro do carro...
Então, esse lance do para-sol, qdo mandei para a revisão dos 10 mil eles disseram que trocaram e agora ele fica paradinho.
Pergunte ao seu primo se a coluna de direção da dele tem um grilinho. No meu tinha, reclamei e o cara me disse que trocaram. Mês passado saiu na 4R uma reportagem de problemas na direção do Tiida, que compartilha tudo com o Livina.
Em relacao ao couro, no verao realmente eh um inferno ... qd bate sol no meu carro, preciso botar uma toalha par nao assar as pernas!
ResponderExcluirVerei com ele sobre esse grilo, ele reclamou mt cmg de um barulho que parecia vir de dentro do porta-luvas, isso incomodava tanto que ele foi na Nissan antes da revisao de 10 mil, ai disseram que eram uns fios soltos proximo ao airbag. Outra reclamação é que a caixa de som do lado carona nao foi ligado na linha de montagem ... ai sim na revisao de 10 mil eles viram que nunca fora plugado e ligaram na hora. Em relacao ao parasol, eles estao fazendo um recall branco, qual o cliente vai levar o carro eles avisam que vao trocar. No caso dele a peça ta em falta e vao chama-lo assim que a peça chegar.
Assim que ele falar sobre o grilo na coluna eu te passo!
abs
Rafael Machado
ResponderExcluirVc tá falando do Focus usado, né?
Tenho um Ghia Sedan 2009 que custou
75K em Novembro 2.008, no lançamento.
Sabe quanto a Ford paga nele? 48K
É demais, né?
Bob
Queria muito ver um teste da Grand Tour.
Apenas para refrescar a memória dos AutoEntusiastas de plantão.
ResponderExcluirQuando comprei minha Ranger, em 2006, ela custava em torno de R$86 mil enquanto uma Toyota Hilux custava R$95 mil mecanica e R$100 mil com cambio automático.
Hoje a mesma Ranger XLT custa 84 mil (se procurar bem procurado) e a mesma Toyota Hilux custa R$120 mil...........E até um ano atrás quem quisesse uma Hilux que se submetesse a fila de espera de 60 dias....
Dois comentários:
ResponderExcluir- 50 mil numa Strada? Não, prefiro uma S10, jurássica, mas picape de verdade, com tração traseira. Ainda mais que encontra ela nas concessionárias na versão completa pelos 50 mil, com protetor de caçamba de tudo mais. Lembrando que todas agora vem com ABS de fábrica.
- Precisei de um carro maior, tinha um Corsa 1.8 SS. Olhei todos os sedans pequenos do mercado, o melhor que achei foi o Fiesta Sedan 1.6 Rocam. No fim peguei um Mégane 1.6 16V Dynamiqué por 46 mil (promoção para vendas diretas). Depois de andar no carro percebi que a maioria das pessoas compra Siena, VOyage de 50 mil pq nunca andou num carro médio de boa construção. Não andei na GT 1.6, mas no Mégane o motor dá conta. CLaro que meu Corsa andava bem mais, carro mais leve, motor 1.8 com muito torque. Mas na estrada o Mégane embala legal. Além do mais, o consumo me surpreendeu. Fiz uma viagem de pouco mais de 3000 km, e consegui médias entre 12,5 e 13,5 km/l de gasolina, sempre em velocidades entre 110 e 14 km/h.
Ah já que falei sobre picapes, vi agora na internet que tem Ranger Sport em promoção por 52 mil. Será que uma picape média, com motor duratec 2.5 é pior que uma Strada? Não entendo mesmo o mercado... muito cruel (focus mk1, mégane II, escort zetec, etc)...
ResponderExcluirInfelizmente os hábitos de cosumo da grande massa não mudam: comprar por aparência, olhar somente a prestação, por sensação de status, achar que está adquirindo um bem durável (é uma máquina!). Os fabricantes, revendedores e financiadores agradecem, e principalmente os governantes que ganham em toda a cadeia.
ResponderExcluirSe nossos automóveis tivessem preços justos, poderíamos adquirir carros melhores e mais seguros, sem nos preocupar com desvalorização, revenda, etc. Seriam usados por um período de vida útil bem definido, e quando começassem a dar maiores problemas seu destino seria a reciclagem. Então compraríamos outro e o ciclo se repetiria, de forma sustentável e bem menos onerosa que o que temos hoje. Mas quem se importa?
Não ia postar nada aqui, mas ontem eu vi o novo Fiesta e cheguei a algumas conclusões:
ResponderExcluirÉ impressionante como os carros estão ficando feios, abanheirados, todos parecidos uns com os outros. O Fiesta entrou pra turma dos bundudos com portas altas e teto redondo. No Vectra, a gente consegue ver o futuro carro de mano. O Corolla novo é quase um Landau, de tão abanheirado. Com relação ao consumo, pelo menos os números são uma piada: um carro novo fazer 7, 8 km/l na cidade é de matar. E tem gente que ainda acha que tá bom. Meu velho Verona com seu velho motor CHT consegue fazer médias de 10 km/l no álcool na cidade.
Eu também sou um dos que acha que os carros novos estão ficando feios. O pessoal quer fazer algo moderno e inovador e acabam exagerando.
ResponderExcluirFaróis muito arrendondados, carro todo arredondado e cheio de frescura no design não é pra mim.
Siena e Strada sporting até dá pra entender. Tá certo que se eu fosse comprar, jamais compraria esportivo automtico. Até video-game é mais esportivo que ver uma máquina trocando de marchas, por melhor que ela faça isso.
ResponderExcluirO eixo rígido tem lá suas vantagens, e o da Strada é levinho, não deve ter ficado ruim, até por que o pneu ultra-estreito vai acabar com a diversão entortando a roda numa pedra ou buraco muito antes de se poder reclamar do comportamento dinâmico. E a picape sempre tem a vantagem de ajudar mais numa eventual mudança do que um esportivo de verdade.
O palio R ter saido de linha é uma pena. O Uno duas portas ser postergado, e não ter uma versão esportiva do carrinho, também. Como não há nenhum concorrente com algo parecido, fãs de carrinhos duas portas com motor maior que mil estão ficando cada vez mais órfãos.
E há algo de muito errado no mercado brasileiro, ou na indústria automobilística: Como assim o Astra é uma das melhores opções? Nem discordo disso, mas será que nos quase 20 anos que o projeto existe não fizeram nada melhor? O pior, constatando que não fizeram muita coisa melhor que ele, o que falta aos engenheiros de hoje que os do início dos anos 90 tinham?
Rafael,
ResponderExcluirPois é cara, por isso ainda reluto em por couro nos bancos do carro. Se bem que tem muito couro ai que passa longe de ser couro mesmo.
O para-sol eu nem falei na revisão dos 10 mil e qdo me entregaram o carro falaram que haviam trocado.
O meu tem dia que faz uns barulhos proximo ao painel, tem dia que não. Pode ser esses fios também. Uma espuma em volta resolve fácil.
Agora essa do alto falante foi dose hein!? Mas coisa bem comum em concessionária...
Cara, fala pra ele ficar de olho mesmo, e como o carro ta na garantia, a substituição é de graça.
abs,
Marcio
Eu iria de Grand Tour. Tem um bom visual e ótimo pacote de série. E o motor K4M da Renault é show de bola. Tinha um Clio com esse motor (tudo bem, é bem mais leve que o Megane) e andava muito e era bastante econômico.
ResponderExcluirAgora $50K nesses carrinhos é o fim. Não sei para onde a gente está caminhando. Daqui a pouco vai dar pra escolher entre uma BMW e um Corolla, o preço vai ser o mesmo.
Sugiro que o AUTOentusiastas fizesse um post sobre esse mercado louco de carros que é o brasileiro (preço de mais, qualidade/segurança de menos). Deve ter alguma teoria que tente explicar porque somos passados pra trás pelas montadoras/importadoras daqui...
Abs,
Vilchez
A Renault GrandTour é lenda, todas as concessionárias do RJ dizem que o carro leva no mínimo 6 meses para chegar.
ResponderExcluirMarcelo Silva
ResponderExcluirNão há nada de lenda nessa espera. Nós e os americanos é que exigimos carro na hora. Para os europeus é normal esperar pacientemente.