Dias atrás, nosso amigo sueco Hans Jartoft escreveu sobre a influência do alce no projeto dos carros suecos, notadamente nos Saab, que ele conhece muito bem.
Mais alguns dias, o Waldemar Colucci, que anda um pouco sumido aqui do blog, mas que deve retornar em breve, me enviou umas imagens muito úteis, desenhos em corte, ou vistas-fantasma, de vários modelos de Saab.
Eu selecionei duas imagens e coloco aqui para mostrar o reforço que existe dentro da coluna "A", a do para-brisa, que foi adicionada à antiga carroceria dos 99 e 900.
Reparem na imagem do 99 hatch branco, a peça em vermelho, que sai de dentro da coluna, e é fixada na caixa de roda, a parte interior do para-lama. Mesma coisa no sedã vermelho, onde o reforço aparece em azul.
Esse reforço funciona distribuindo a carga de uma batida na coluna de forma mais eficaz, dissipando-a também na caixa de roda, e não apenas no teto, como seria se não houvesse essa ancoragem inferior.
Muito bem bolado, e melhor: solução simples, como toda boa engenharia que se preza.
Nos carros mais atuais da Saab, as colunas já são dimensionadas de forma a não ser necessário o reforço adicional. Isso ocorria nos modelos citados, que nasceram na década de 60, e depois foram melhorados com esse reforço.
Mais um detalhe dessa carroceria, a curvatura horizontal do para-brisa, que também atua como um bom absorvedor em caso de impacto, e a pequena dimensão vertical do mesmo, fazendo que a área por onde o alce poderia invadir o habitáculo fosse pequena, muito menor que nos carros mais modernos, com vidros enormes, que mais lembram telas de cinema.
JJ
Óbvio que isso foi uma adaptação. Mas uma adaptação simples, sem nada mirabolante extensivamente caro e de manutenção complicada.
ResponderExcluirBoa sacada da engenharia sueca.
Simplicidade é o que mais precisamos, creio eu.
E bem bacana essas visões dos carros!
Outra coisa que esqueceram de comentar é que o para-brisa mais em pé também colabora para que o habitáculo possa ser mais bem aproveitado, uma vez que o painel fica menos fundo e os bancos dianteiros podem ser posicionados mais à frente do que ficariam em carros com para-brisa mais inclinado. Perde-se alguns porta-objetos, mas nada que um projeto racional não consiga substituir.
ResponderExcluirTudo bem que um carro mais moderno teria mais entre-eixos que esses Saabs, mas também dá para imaginar que quem sentasse atrás também poderia ter mais espaço mesmo que fosse uma medida mais curta.
Fora isso, para-brisas menos inclinados oferecem vantagens quando o assunto é lidar com o sol. Não é à toa que o degradê se tornou tão comum, pois com para-brisas cada vez mais inclinados, fica muito difícil que a luz do astro-rei seja coberta pelo teto, uma vez que esse fica mais para trás. Fora que com a extremidade dianteira do teto cada vez mais para trás, em lugar cada vez mais impróprio ficam os quebra-sóis, que acabam oferecendo cobertura apenas simbólica mesmo que o sol não esteja baixo no horizonte.
Se eles irão voltar? Não sei, mas vemos alguns sinais isolados dessa tendência, como são os casos de Mini, Kia Soul e o protótipo Bionic Car da Mercedes.
Excelente, essa solução da Saab para dar maior rigidez à coluna A.
ResponderExcluirPena que tantos carros modernos (principalmente os monovolumes) tenham colunas A tão espessas. Em muitos casos, elas prejudicam a visão do motorista a ponto de se tornarem um risco. É um dos raros aspectos em que a segurança automotiva piorou em vez de melhorar.
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ResponderExcluirFoi citado o problema do Alce, mas aqui no Brasil existe o problema dos caminhões altos, e até alguns onibus. Vejo muitos assim por ai e logo procuro não andar atrás, já que uma colisão nesse caso poderia ter consequências desastrosas, ou ser fatal.
ResponderExcluirVendo o desenho da coluna me lembrei que o Santa Matilde carregava a antena do radio dentro dessa coluna no lugar do passageiro e funcionava muito bem. só lembrança, nada a ver com segurança. Queria aproveitar tambem para sugerir uma materia com os SM's 4.1 que deixou tanta saudade
ResponderExcluirBoa sacada esse reforço na coluna A dos modelos Saab 99 e 900. Tornou os carros mais seguros sem alterar em nada o desenho da carroceria. Pode parecer estranho, mas sempre gostei do estilo quadradão dos Saab antigos... O 900 é um dos meus modelos Saab preferidos, em especial a versão Turbo.
ResponderExcluirRoad Runner: nada estranho gostar de Saab. Isso para mim é sinal de sensibilidade e bom-gosto. Parabéns.
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