FF (Ferrari Four), meu Ferrari preferido dentre os atuais |
Tenho esse post na cabeça desde sempre. Nem mesmo existia o AUTOentusiastas e já havia a lista de Ferraris preferidos rondando minhas idéias. Mas ela vai se modificando, carros novos são apresentados e o todo vai se moldando.
Finalmente resolvi reunir
aqui, para mim e para os leitores, os meus carros preferidos dessa marca. Mas como os “dez mais” são algo muito
pasteurizado, fui escolhendo sem contar e cheguei a uma dúzia. O Marco Antônio
Oliveira me lembrou do texto onde ele listava os dez melhores Ferraris na visão
dele, e dei uma olhada. Tem algumas coisas horrendas lá, notavelmente bons do ponto de vista técnico
mas que simplesmente são intragáveis para
meus olhos. E isso é assunto para outro post mais à frente, onde colocarei os
Ferraris mais indesejados e indignos do emblema do cavalo empinado sob meu ponto
de vista.
Vamos hoje aos meus
preferidos, sem ordem de prioridade. Essa é a situação atual, pode mudar assim
que mais algum modelo novo for lançado. Tanto pode entrar para essa lista como
ser relegado à condição de mais um carro potente que eu não teria nem se
pudesse pagar.
1- 250 GT Berlinetta
A denominação 250 é muito comum e abrange uma infinidade de modelos Ferrari. Vem de 250 cm³ por cilindro, e essa carroceria do GT Berlinetta existe em apenas 176 exemplares, incluindo os de rua, batizados de Lusso. É chamado na língua inglesa de SWB, short wheelbase, entreeixos curto, pois há também o carro com entreeixos longo, embora bem diferente. Potencias de 237 cv a 276 cv, a partir de 1959, variando devido a melhorias normais em fábricas totalmente artesanais como era a Ferrari. Foi nesse modelo que começou o freio a disco na marca, depois do sucesso do Jaguar em Le Mans 1953 .
Esse carro foi feito basicamente por três pessoas, Giotto Bizzarrini, Carlo Chiti e Mauro Forghieri, os mesmos que depois fariam o famosíssimo 250 GTO. Foi
campeão mundial da categoria de carros GT em 1961.
Mas nada disso
interessa, o carro é lindíssimo, e por isso pode estar na minha garagem. De
miniaturas, bem entendido.
2 - 250 LM
LM de “LeMans”. Pequeno, leve e ligeiro. Lindo. Foi feito a partir do 250 P prototipo, com modificações
mínimas, surgiu em 1963 para ser um carro de corrida vendido normalmente a
clientes, mas a FIA não homologou o modelo, pois acreditavam que a Ferrari não
chegaria às cem unidades necessárias para o carro ser considerado de produção
normal, e ele teve que correr contra protótipos mais potentes, não tendo todo o sucesso que deveria.
Depois de muito
tempo as regras foram alteradas, e qualquer tipo de homologação só pode ser
feita após o número necessário de carros ser construído. A FIA estava certa, e apenas trinta e dois carros foram feitos.
Tinha motor de 3,3
litros, V-12 de 60° entre bancadas, projeto de Gioacchino Colombo (1903-1987),
um só comando de válvulas, com 325 cv .
Apesar de ter 275 cm³ por cilindro, foi mantido o nome 250 para não se alterar
o marketing e a homologação desses modelos, algo já solidificado. Tem uma
vitória em LeMans em 1965 pela equipe americana NART, e antes, em 1964, dez
vitórias em trinta e cinco corridas em que participou.
Numa típica confusão
italiana, réplicas foram construídas e, sabe-se lá por qual motivo, têm número
de série continuando na seqüência do último feito pela Ferrari.
3 - FXX
Se o Ferrari Enzo já
era extremo para o ano do lançamento, 2002, a Ferrari partiu para o radicalismo
fazendo o FXX em trinta unidades. Um
modelo daqueles que são incríveis como carro, mas mercadologicamente se
destinam apenas a serem exclusivos e muito caros, para agradar a clientes
colecionadores ou muito pior, especuladores. Ou para presentear alguém de grande
relevância para a marca, como o multicampeão Michael Schumacher em 2006,
quando ele deixou a equipe onde foi campeão. É o único na cor preta, e com
decoração diferente dos outros 29.
Mas esse tipo de
exclusividade foi além nesse caso, pois saber que você poderia usar o carro, mas ele
não seria seu, deixa qualquer pessoa com um mínimo de senso de posse
profundamente afetada.
Por cerca de 2 milhões
de dólares, a fábrica mantém o carro sempre perfeito e atualizado tecnicamente,
e convida os “donos” a eventos onde queira aparecer com o FXX. Dessa forma,
pode-se pilotar em pistas, aparecer em exposições e qualquer outro evento, mas
não se leva o carro para casa. Um toque de socialismo num item egoísta como é
um carro exclusivo e caríssimo.
Dos 661 cv originais do
Enzo, o motor ampliado de 6 para 6,3 litros e mais diversas modificações
resultam em 809 cv, o mais potente Ferrari de todos os tempos, até a
apresentação do modelo de nome mais medíocre de toda a história, o LaFerrari
(não posso deixar de rir, me perdoem).
4 - 365 GT4 2+2 / 400 /
412
Nosso amigo Bill Egan, com seu típico bom humor, diz que parece um Del Rey. Não dá para discordar totalmente, vejam a coluna C e a inclinação da tampa do porta-malas, e considerem as linhas com cantos vivos nessa região. Para mim, uma definição engraçada e sentimental, pois já tivemos vários em casa. Del Reys, não Ferraris.
Uma carroceria para
viajar, com um estilo muito agradável, o clássico V-12 dianteiro de vários
tipos, evoluções mais ou menos simples de quando se tinha mais artesãos do que
engenheiros de manufatura focados em custos tomando conta . De 1972 a 1989 foram
produzidos, com câmbio manual e automático (o primeiro em Ferraris), e com
evoluções de motor e melhorias mecânicas e de carroceria.
Foi o último modelo com
motor dianteiro até a chegada do 456GT em 1992.
5 - 456GT
Foi lendo sobre esse carro, num texto de Peter Robinson na Autocar, que aprendi que esportivo é uma coisa e grã-turismo é outra. O 456 é o grã-turismo por definição. Espaço confortável e porta-malas para ao menos duas pessoas colocarem malas grandes e motor para cobrir grandes distâncias em pouco tempo. Ah, e o motor está no lugar certo.
Sem contar a beleza, e
a cor clássica do carro, um azul-escuro perfeito para esse estilo. Em vermelho
fica horrível. Não é por pouco que não resisti quando vi a primeira miniatura
dele, nos bons tempos de Burago, e está comigo até hoje.
6 - 288GTO / 208 / 308 / 328
Esses modelos tem
basicamente a mesma carroceria de Pininfarina, conhecidas popularmente por quem
é mais antigo como “o carro do Magnum”.
Os 208/308/328 diferiam em
motor basicamente, e o 288GTO foi a prévia do F-40 com a mecânica
conceitualmente igual mas a carroceria sendo uma versão "esquentada" do
208/308/328.
Tudo que poderia
parecer puro no desenho original foi extrapolado para o 288, e como gosto de
alguns tipos de exageros, esse me atinge como um dos preferidos.
7 - F40 – Não vou me estender sobre algo que já
falei demais, veja aqui no post.
8 - P4/5
A Pininfarina desenhou
esse carro único para o ex-diretor de cinema semi-desconhecido e atual milionário
das ações James Glickenhaus. Esse camarada tem uma coleção de carros de corrida históricos de fazer
sair lágrimas dos olhos, entre eles um Ford
GT40, e queria algo exclusivo porém moderno. Com chassis e mecânica do Enzo,
foi batizado em homenagem ao P3, como se fosse a evolução deste, outro carro magnífico da marca italiana.
O P4/5 foi apresentado
em 2006 e teve garantia de raridade absoluta, pelo qual Glickenhaus pagou US$ 4
milhões.
9 - FF
Quatro lugares, espaço para bagagem e tração nas quatro rodas. Desenho muito particular e com motor no lugar correto e com doze cilindros, para ser melhor ainda. Para ser perfeito, só falta o câmbio manual. Se considerarmos apenas modelos em produção, esse seria o meu Ferrari.
10 - 500 Superfast
Não há realmente muito o que dizer sobre algo com essa aparência, mas só de olhar e saber que tem um V-12 de 400 cv e cinco litros debaixo do capô, e essa traseira aerodinâmica, já está bom para mim. Tão liso ao penetrar o ar que chegava a 280 km/h, imagine isso. Em 1964!
Foram apenas trinta e seis unidades fabricadas de 1964 a 1966.
11- 250 " Tour De
France"
Uma coisa incrível de se ver.
Mais conhecido pelo nome da corrida francesa de dez dias de
duração, o 250 Granturismo Berlinetta de
entreeixos longo é absolutamente magnífico.
Existiram apenas setenta e sete unidades construídas e vendidas de 1956 a 1959. Mais uma vez foi um desenho de Pininfarina e construção de Scaglietti. Teve potências de 240 cv a 260 cv, sendo bastante lento para um Ferrari, com 0 a 100 km/h em sete segundos. Mas isso não interessa, de verdade, com o som maravilhoso do V-12 e esse estilo.
Existiram apenas setenta e sete unidades construídas e vendidas de 1956 a 1959. Mais uma vez foi um desenho de Pininfarina e construção de Scaglietti. Teve potências de 240 cv a 260 cv, sendo bastante lento para um Ferrari, com 0 a 100 km/h em sete segundos. Mas isso não interessa, de verdade, com o som maravilhoso do V-12 e esse estilo.
12 – 350/340 Mexico
Lembra um AWB — altered wheelbase — aqueles dragsters dos anos 1960 nos Estados Unidos, extremamente desproporcionais devido a modificação do entreeixos e da carroceria visando colocar o máximo de peso sobre as rodas traseiras. Aqui, com desenho de carroceria liso, simples, pureza completa, parecendo mais um carro velho modificado, como se fosse um hot rod italiano. Um sonho.
Esse carro foi
feito na empolgação da vitória de 1951 da Carrera Panamericana, no México. Existem
apenas três unidades fechadas e um aberto, spyder, todos fabricados para a corrida de 1952.
O desenho é
impressionante, obra por Giovanni Michelotti, e fabricado por Alfredo Vignale.
Motor V-12 4,1-litros, com 280 cv, cinco marchas. O único carro a finalizar a corrida nesse ano, acabou em terceiro, depois de dois Mercedes 300
SL.
JJ
Fotos: ferrarilife.com;
ultimate car page; bolido.com; netcarshow.com; supercars.net; carinpictures.com; sportscardigest.com; topspeed.com
Belíssima postagem!!!!
ResponderExcluirDos atuais, o FF também é o que eu compraria... Eu teria também a série 365GT4/400/412... e a 208 GTO é especial! Bem, na lista faltou uma das mais belas de todas, em minha opinião, a 250 GTO.
Harerton,
Excluiro 250 GTO é lindo sim, mas eu prefiro esses que listei.
Obrigado pela leitura.
Bela lista, JJ. Muitos modelos coincidem com minhas escolhas pessoais.
ResponderExcluirContudo, na minha opinião não existem Ferraris "horrendas". Nem mesmo a 1,0l 4 cilindros que nem batizada como Ferrari era, como nos contou o Nasser um dia desses.
Marcos Alvarenga,
Excluirentendo seu ponto, mas não gosto de alguns e os acho horrendos. Mas é apenas minha opinião.
Excelente!!
ResponderExcluirEu particularmente gosto muito do F40, foi talvez o supercarro mais importante da história.
abs
MB,
Excluiré por aí mesmo. O F40 é meu preferido dentre os "modernos mas não mais fabricados".
Eu que não sou fã de Ferraris, prefiro Porsches, concordo com sua lista com exceção da FXX. A Ferrari foi ficando sem graça e depois da F40, só a F50 e a FF foram interessantes na minha opinião. Abraços
ResponderExcluirLuiz,
Excluiré verdade, perdeu muito mesmo depois do F40.
De vez em quando acontece daquela mulher que todo mundo deseja, a gente achar que não é "isso tudo". Com carro é a mesma coisa. Talvez eu ficasse com a 456GT e a 365GT4. O resto trocaria metade por sedãs de alto luxo atuais, e metade por aquelas sensacionais, espetaculares, magníficas, estupendas, e maravilhosas barcas norte-americanas dos anos 50, escolhidas a dedo. E digo uma coisa: escolher só quatro ou cinco delas, ia ser um drama do tipo "A escolha de Sofia".
ResponderExcluirMas voce nao gosta de correr com carros?
ExcluirAs barcas americanas sao muito ruins de curva!
Mr. Car,
Excluiros sedãs modernos fazem muitas coisas melhor que muitos Ferrari, vide meu post sobre BMW M5 versus 360 Modena.
Pô, Mr. Car...
ExcluirNem mesmo o magnífico ronco dos Ferrari V12 antigos balançam o seu coraçãozinho? rssss... Aquilo é sinfonia pura!!!
Juvenal, sua lista está impecável. Parabéns!
ResponderExcluirFábio Vicente,
Excluirobrigado !
Bonita essa "Del Rey", hein? Não conhecia, fiquei positivamente surpreendido.
ResponderExcluirEssa FF me lembra as sapatilhas que minha filha usa nas aulas de jazz...
Leonardo Brito,
Excluiro Del Rey dos Ferraris é mesmo fantástico. Precisa ver de perto.
Não é considerada bem uma Ferrari legítima, mas o Dino 246, 246 GT e GTS também são marcantes.
ResponderExcluirBlueGopher,
Excluirconcordo, em alguns dias, teremos outro post onde falo sobre isso e porque o Dino não ser um dos meus preferidos.
Excelente lista. 456 GT, 400 GT e 250 GT SWB também estão entre as minhas favoritas.
ResponderExcluirSobre a FXX, o cliente podia levar o carro para casa se quisesse, alguns o fizeram.
E existiu outra unidade preta, que foi apresentada antes, porém ela tinha uma faixa branca no capô com as cores da bandeira italiana no centro.
Delfino Mattos,
Excluirparece que é verdade, depois de alguns anos isso poderia acontecer, mas foi tratado como exceção, e não encontrei informação firme sobre isso. Você sabe alguma fonte ?
Um trecho do press release, que deixa a entender que o cliente tinha a opção de levar o carro para casa
Excluir"In addition to these truly unique official events, Clients will also be able to take their cars out on the track independently during private sessions. Clients wishing to leave their car at Maranello will be glad to know that the vehicles will be transported directly by Ferrari to the various European circuits for the scheduled events."
Com enfase na frase: "Clients wishing to leave their car at Maranello" - "Os clientes que desejarem deixar seus carros em Maranello"
Fonte: http://www.cargurus.com/Cars/Ferrari-FXX-Overview-d960
FXX com placa, foto de 2006 (durante o primeiro ano do progama FXX)
http://www.fotolog.com.br/enzo_ferrari/10187442/
Nota sobre outra unidade que ficava com o dono, (Essa é de 2008, o programa FXX tinha acabado, mas a Ferrari lançou pacote de melhoria para os carros, chamado Evoluzione, a maioria dos participantes fez a mudança, inclusive a pessoa citada na nota, e o programa continuou, por mais algum tempo.
http://www.fotolog.com.br/enzo_ferrari/25916705/
Apesar dessas notas não serem uma site respeitado, o pessoal que fazia esse fotolog, era muito entusiasta e pesquisavam a fundo sobre Enzo e FXX.
humm 612 scaglietti (não sei se a grafia é esta), um carro muito interessante
ResponderExcluirAnônimo,
Excluirnão gosto não.
Sempre soube dessa história do FXX ter que ficar na fábrica, mas esses dias vi uma notícia que o único preto do Schumacher estava ou tinha sido vendido.
ResponderExcluirFabio Alexandre,
Excluirse lembra de onde viu essa noticia ?
JJ,
ExcluirSaiu uma notícia no Jalopnik Brasil: http://www.jalopnik.com.br/a-ferrari-fxx-de-schumacher-pode-ser-sua/
Aproveitando o momento, foto da outra FXX preta: http://www.fotolog.com.br/enzo_ferrari/13591238/ http://www.fotolog.com.br/ferrari_masters/26754852/
A mesma , com o pacote Evoluzione: http://1.bp.blogspot.com/-LI0_avGrCF4/T6wGvmoAQUI/AAAAAAAADqs/X61oWKE2YV0/s640/MC12_r386_01.jpg
Das antigas, fora a F-40, a 288 GTO é outra fora de série, musculosa, ignorante, bruta e permanentemente prota pro abate. E, claro, a maioria absoluta das Ferraris dos anos 50/60 são ridiculamente lindas. Obras de arte automotivas. E ainda por cima vinham com um V12! Como uma 250 SWB deve ser arisca! Afinal são quase 300cv num entreeixos inferior a 2,40m. Deve ser difícil andar reto.
ResponderExcluirLucas Franco
Lucas Franco,
Excluireu gostaria demais de verificar se é arisco mesmo. Como gostaria....
Uns quantos modelos prá lá de esquisitos... mas se você me desse uma carona num deles talvez conseguisse me convencer do contrário. Risos...
ResponderExcluirPerneta,
Excluireu sou meio esquisito segundo amigos e familiares, então, estou em casa !
Que carona que nada, ele vai te oferecer as miniaturas para que dês umas voltinhas!
ExcluirPrepara o cordão... :)
Sua lista é impecável, não se tem o que comentar.
ResponderExcluir12 obras de pura arte.
A 500 Superfast, chega a ser pornográfica!
E a F-40 é a F-40!
Parabens.
Romeu Nardini,
Excluirconcordo. Superfast é demais.
Lista de favoritos indiscutível! Mas na minha lista eu incluiria uma Dino e uma 330 GT, não teria coragem de deixa-las de fora...
ResponderExcluirMinha favorita também é a 456 GT, da qual possuo não uma, mas duas miniaturas. Assim, posso vê-la em casa ou no trabalho...
Rafael,
Excluiré isso, vamos nos divertindo com miniaturas enquanto Dna. Mega Sena não vem.
Essa ideia dos "dez mais" é sempre divertida. Muito bacana a lista. Quase "purista", sem medo de ser feliz!
ResponderExcluirNícolas,
Excluiré muito divertido mesmo fazer esse tipo de texto.
off-topic: Bob teria como você verificar porque o mecanismo de busca do blog não está funcionando?
ResponderExcluirObrigado pelo aviso, já estamos verificando a causa.
ExcluirAnônimo 02/12/13 20:41
ExcluirO mecanismo de busca já foi restabelecido. Agradeço a colaboração de avisar.
Belíssima lista! O modelo "288" GTO é um dos mais brutos Ferraris de todos os tempos, na minha humilde opinião. Afinal, são 400 cv despejados sem dó nem piedade nos pobres pneus traseiros apenas, tudo isso embalado na tecnologia do início dos anos 80... Por isso mesmo, babo nesse modelo! E o F40 deixou as coisas mais na mão e incrivelmente entusiásticas.
ResponderExcluirOs modelos 250 GT Berlinetta e 500 Superfast são obscenamente lindos! E o ronco dos V12 fartamente alimentados pelos carburadores Weber são musicais ao extremo.
Road Runner,
Excluireu sabia que você iria gostar !
A FF é uma piada de mau gosto.
ResponderExcluirUm superesportivo (e não um gran turismo) de motor dianteiro, salvo excessões, também é uma piada de mau gosto (sem confundir os central-traseiro e os central-dianteiro).
Trouxe algo da cantina para você. Não precisa comprar um Ferrari Shooting-brake. Espero que esteja ao seu gosto:
Excluir2014 Ferrari F12 Berlinetta: Hot Lapping & Testing The Italian Super Tourer
http://www.youtube.com/watch?v=txmTgLFGdRo
Assista inteiro. É de "lamber o prato" - mas não vá lamber!
Anônimo,
Excluirme explique porque um carro como o FF é piada. Essa eu não entendi.
Te explico, JJ: Se quer uma perua, vá de audi avant que lhe será mto satisfatório em termos de desempenho, e não peça à Ferrari macular suas carroceiras com uma concessão dessas aos coxinhas, vide Cayenne (Coxenne), feitos apenas para equilibrar o caixa das montadoras.
ExcluirAgora, essa de não gostar de motor central e traseiro é de doer, hein?
Abç
Juvenal só eu mesmo ou alguém mais acha que a pintura da "Tour de France" prata e vermelha parece com a roupa do Ultraman?
ResponderExcluirAbração
Márcio Santos.
Marcio Santos,
Excluirparace mesmo, KKKKKK
Acho estranho como alguém pode fazer e publicar uma lista de Ferraris preferidas sem incluir a 365 GTB "Daytona". Pelo visto, gosto é uma coisa extremamente individual. Temos que respeitar.
ResponderExcluirLorenzo Frigerio,
Excluiré pessoal mesmo, não dá para criticar sem ser pessoal. Como sempre digo, tecnicamente há pouco a falar de Ferraris que não seja positivo, mas os gostos são pessoais, e o Daytona não está na minha lista de preferidos. Isso não quer dizer que não goste, só não gosto demais como as que coloquei aqui.
Eu tiraria a FF e colocaria a F12 no lugar !!!!! E na minha lista a F40 ficaria em primeiro.
ResponderExcluirPor momentos pareceu privilegiar mais a forma, noutros mais a função...
ResponderExcluirIrei escolher os meus, dentre os teus escolhidos (sem ordem de preferência):
(1) 250 GT Berlinetta;
(6) 288GTO / 208 / 308 / 328 - não pode faltar uma imagem com os faróis levantados!
(11) 250 "Tour De France"
E é isto. Tem para agradar a quase todo mundo. E quem quiser um "ao seu tipo", com alguma conver$a - Ha$$anal Bolkiah (Sultão de Brunei) que o diga! - pode conseguir alguma coisa também.
JJ.
ResponderExcluirDifícil não gostar de algum modelo. Cada um de nós terá suas preferências.
Acho incrível aquele modelo 330 GT 2+2 de 1963, com 4 faróis. Abraço.
Num sai uma listinha com os dez melhores esportivos brasileiros? Será que não temos, mesmo aqueles falsos esportivos que acalentaram nossos sonhos adolescentes? Tá bom, sei que nunca tivemos esportivos por aqui, nem fora-de-estrada, só falsos, tipo cross não sei das quantas e etc., mas solta uma listinha só prá diminuir a humilhação, tá?
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