A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) 
apresentou na 5ª feira da semana passada, em São Paulo, o desempenho da indústria 
automobilística em maio. Os dados apontam estabilidade no licenciamento: a 
diferença entre os 293,4 mil autoveículos comercializados no quinto mês de 2014 
e os 293,2 mil de abril do mesmo ano não chegou a 200 
unidades.
Na comparação 
com os 316,2 mil autoveículos de maio do ano passado houve retração de 7,2%. No 
acumulado do ano, com 1,40 milhão de produtos negociados em 2014 contra 1,48 
milhão no ano passado, a redução é de 5,5%.
A produção de 
autoveículos dos cinco primeiros meses do ano mostra declínio de 13,3% ao se 
comparar as 1,35 milhões de unidades fabricadas neste ano com as 1,56 milhões de 
2013. Só no mês de maio deixaram as linhas de montagem 282,5 mil veículos: alta 
de 1,9% com relação as 277,1 mil unidades fabricadas em abril e queda de 18% no 
comparativo com maio do ano passado, que registrou 344,5 mil 
veículos.
Já as 
exportações em maio ficaram 0,6% abaixo do registrado em abril — foram 35,2 mil 
contra 35,4 mil — e 27,7% menor ante o resultado de maio de 2013, quando 
deixaram o País 48,6 mil produtos. As 145,7 mil unidades exportadas nos cinco 
primeiros meses deste ano representam 31,6% de recuo se comparadas com as 212,9 
mil de igual período do ano passado.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
Resumo dos licenciamentos:
 
 
Licenciamento
  total de veículos leves - maio 2014 
 | 
  |||||||
Fabricante 
 | 
  
Autos 
 | 
  
Com. leves 
 | 
  
Total 
 | 
  
% 
 | 
  |||
Posição 
 | 
  |||||||
1º 
 | 
  
Fiat 
 | 
  
39548 
 | 
  
16393 
 | 
  
55941 
 | 
  
20,09 
 | 
  ||
2º 
 | 
  
VW 
 | 
  
40524 
 | 
  
9607 
 | 
  
50131 
 | 
  
18,01 
 | 
  ||
3º 
 | 
  
GM 
 | 
  
39802 
 | 
  
9109 
 | 
  
48911 
 | 
  
17,57 
 | 
  ||
4º 
 | 
  
Ford 
 | 
  
17374 
 | 
  
7004 
 | 
  
24378 
 | 
  
8,76 
 | 
  
64,424 
 | 
  
4
  grandes 
 | 
 
5º 
 | 
  
Renault 
 | 
  
16082 
 | 
  
5625 
 | 
  
21707 
 | 
  
7,80 
 | 
  ||
6º 
 | 
  
Toyota 
 | 
  
10970 
 | 
  
5667 
 | 
  
16637 
 | 
  
5,98 
 | 
  ||
7º 
 | 
  
Hyundai
  BR 
 | 
  
14709 
 | 
  
0 
 | 
  
14709 
 | 
  
5,28 
 | 
  ||
8º 
 | 
  
Honda 
 | 
  
10178 
 | 
  
543 
 | 
  
10721 
 | 
  
3,85 
 | 
  ||
9º 
 | 
  
Outras 
 | 
  
2935 
 | 
  
4904 
 | 
  
7839 
 | 
  
2,82 
 | 
  ||
10° 
 | 
  
Nissan 
 | 
  
4495 
 | 
  
857 
 | 
  
5352 
 | 
  
1,92 
 | 
  ||
11º 
 | 
  
Mitsubishi 
 | 
  
353 
 | 
  
4737 
 | 
  
5090 
 | 
  
1,83 
 | 
  ||
12° 
 | 
  
Hyundai
  Imp 
 | 
  
915 
 | 
  
3993 
 | 
  
4908 
 | 
  
1,76 
 | 
  ||
13º 
 | 
  
Citroën 
 | 
  
4739 
 | 
  
142 
 | 
  
4881 
 | 
  
1,75 
 | 
  ||
14º 
 | 
  
Peugeot 
 | 
  
3407 
 | 
  
234 
 | 
  
3641 
 | 
  
1,31 
 | 
  ||
15º 
 | 
  
Mercedes 
 | 
  
882 
 | 
  
904 
 | 
  
1786 
 | 
  
0,64 
 | 
  ||
16º 
 | 
  
Audi 
 | 
  
763 
 | 
  
546 
 | 
  
1309 
 | 
  
0,47 
 | 
  ||
17º 
 | 
  
Iveco 
 | 
  
0 
 | 
  
327 
 | 
  
327 
 | 
  
0,12 
 | 
  ||
18º 
 | 
  
Mahindra 
 | 
  
0 
 | 
  
77 
 | 
  
77 
 | 
  
0,03 
 | 
  ||
19º 
 | 
  
Subaru 
 | 
  
12 
 | 
  
51 
 | 
  
63 
 | 
  
0,02 
 | 
  ||
20º 
 | 
  
Agrale 
 | 
  
0 
 | 
  
0 
 | 
  
0 
 | 
  
0,00 
 | 
  ||
207688 
 | 
  
70720 
 | 
  
278408 
 | 
  
100,00 
 | 
  ||||
Fonte:
  Anfavea 
Ae 
Redação  
 | 
  |||||||
Comerciais leves são veículos tipo picape e furgão, certo? Penso, por exemplo, em VW Saveiro e Fiat Fiorino, estou certo? Vi que Honda e Subaru venderam 543 e 51 comerciais leves, respectivamente. Quais os carros dos portfólios das marcas japonesas são considerados comerciais leves?
ResponderExcluirSUV´s também são considerados comerciais leves na classificação da Anfavea.
ExcluirObrigado, agora faz sentido. Achei que os CR-Vs vendessem mais na linha HOnda...
ExcluirImpressão sua. É que um SUV na rua incomoda muita gente hahaha.
ExcluirBruno Hoelz
ExcluirSão comerciais leves:
Honda: CR-V
Toyota: Hilux, Hilux SW4 e Lexus Rx350.
A informação é da Anfavea.
ORra, os SUVs não incomodam ninguém, mas alguns motoristas (motociclistas, ciclistas, pedestres...) sim!
ExcluirObrigado Bob, acredito que, segundo a lógica da Anfavea, as unidades comerciais leves da Subaru sejam todos Forester.
Gosto de reparar na tabela de vendas observando um critério que escolhi que é de carros com preço acima de 50 mil reais, que é uma faixa que atualmente separa os populares. Acho que pouca gente tem o hábito de olhar por outros prismas.
ResponderExcluirNo acumulado 2014 está dando 1o Honda Civic, 2o Ecosport, 3o Toyota Corolla, 4o Renault Duster e 5o Honda Fit.
No ano 2013 o mais vendido foi Ecosport em 1o e Civic em 2o.
Entre montadoras a marca mais vendida nesse "segmento" é a Honda. A Ford vai bem nessa lista vendendo Focus e Ecosport. Obs. Excluo caminhonetes porque muitas são 2 lugares e portanto esses considero como outro uso.
Roberto Mazza
50 mil ta fora da minha faixa
ExcluirPara mim no Max 35 mil
Fico nos 1.0 da vida , mas saio de carro 0km
Como disse o Bob :
O melhor carro e o carro 0km
Impressionante o declínio da Ford..., a diferença entre ela e a Ranault já baixou de 1% (isso sem o novo Sandero, que se não vier com um aumento exagerado deverá vender tal qual pão quente, haja visto que a versão antiga ainda consegue se manter bem vendida) e olha que a Renault comete erros primários como não disponibilizar a opção do motor 1.6 16v para Logan e Sandero (na contramão do mercado) e se ignorarmos os comerciais leves a vantagem será menor ainda. Pra mim, deste ano não passa a queda da Ford pra 5.a colocação (no mínimo), ou alguém lá dentro acorda, ou a coisa vai ficar (ainda mais) complicada... Seus carros antigos não tem preço suficientemente competitivos e os modernos são caros, assim fica difícil...
ResponderExcluirRealmente uma pena. A Ford parece estar letárgica há anos.
ExcluirE será que em algum momento no Brasil a Ford deixou de ser letárgica ?
ExcluirSempre na lanterninha das grandes .
Durante anos se agarrou ao varetado CHT que se bobeasse iria equipar ate o Galaxie/Landau
Hoje considero que a Ford tem ótimos produtos , modernos e alinhados a nível global. Estão ai o Fiesta e o Focus Mk3 sempre muito elogiados pela imprensa especializada e por seus donos
Mas a Ford faz forca para estragar o que e bom!
Pôs venda péssimo e manutenção muito mais cara que a concorrência.
Eu se fosse funcionário Ford taria muito preocupado com meu emprego!
Acho que vocês esqueceram que a Ford está em mudança de linha. Com a chegada do novo Ka, os numeros se normalizarao.
ResponderExcluirNao deixa de ser verdade
ExcluirMas a meu ver , por toda a vida , eles sempre tem uma desculpa
Depende muito do preço..., o antigo Ka nunca foi um "campeão de vendas", e eu acho que o novo Ka vai chegar nivelado por cima..., ou seja a preço de HB20, aí não tem como "salvar" as vendas do resto da linha... e quanto a mudança de linha, honestamente ouço isso desde que os novos Fiesta surgiram (também nivelados por cima em termos de preço). Concordo que a Ford é letárgica..., mas no que se refere aos seus produtos eu, pessoalmente, gosto...
ExcluirSe considerarmos o grupo Renault+Nissan, a Ford ja ficou para trás, Bem como a PSA vai para 9º
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