Fabio. feliz, autografando um dos seus vários livros sobre automóveis |
Esse é um post que nunca esperei escrever. Faleceu nesse início de noite o meu grande amigo (e de muitos) Fabio Steinbruch, uma personalidade marcante no meio automobilístico, tanto o de competições quanto o do antigomobilismo.
Foi um tombo de motocicleta na marginal do Tietê causado, segundo a perícia, por estouro do pneu dianteiro. A moto era antiga, uma Moto Guzzi 250, da coleção do Fabio. Foi ele mesmo que telefonou para o resgate do Corpo de Bombeiros, sendo levado para o Hospital São Luiz.
Apresentava bem poucas escoriações, mas uma clavícula havia se quebrado, provavelmente pelo guidão, disse a perícia, que acabou perfurando uma artéria torácica superior, levando a uma forte hemorragia interna e ao falecimento do Fabio. As informações são da família.
Se houve falta de cuidado no transporte do Fabio ao hospital, provovando a lesão na artéria, nunca se saberá, mas acredita-se mais numa fatalidade.
Apresentava bem poucas escoriações, mas uma clavícula havia se quebrado, provavelmente pelo guidão, disse a perícia, que acabou perfurando uma artéria torácica superior, levando a uma forte hemorragia interna e ao falecimento do Fabio. As informações são da família.
Se houve falta de cuidado no transporte do Fabio ao hospital, provovando a lesão na artéria, nunca se saberá, mas acredita-se mais numa fatalidade.
Fabio, um grande autoentusiasta, completaria 52 anos em 12 de março próximo e deixa a esposa Fabiane e seu irmão Leo, aos quais o AUTOentusiastas expressa as mais profundas condolências.
O velório foi nesta segunda-feira no Cemitério Israelita do Butantã, onde ocorreu o sepultamento às 14 horas.
BS
(Atualizado em 4/12/2012 às 11h43, novos fatos)
(Atualizado em 4/12/2012 às 11h43, novos fatos)
Uma pena! Tinha colocado a noticia no post anterior para avisa-los...
ResponderExcluirRIP...
Guilherme
Guilherme
ResponderExcluirMuito obrigado por avisar, eu ainda não havia visto o seu comentário. Era um grande amigo, fizemos vários trabalhos literários juntos desde 2005. Uma pena. Novamente, os bons se vão.
esse é o agradecimento que eu preferiria nunca ter recebido... a vida continua.... um pouco mais triste mas fazer o que....pela forma que foi, tenho certeza que chegou a hora dele !!
ExcluirEstamos todos muito tristes, uma perda irreparável, um grande amigo.
ResponderExcluirMeus sentimentos a familia
E uma Grande perda meus sentimentos a familia. Aqui quem fala e o Alan funcionario da oficina.
ResponderExcluirInfelizmente mais uma perda irreparavel. Perdemos um amigo, um grande companheiro do automobilismo e do antigomobilismo.
ResponderExcluirMeus sentimentos a familia.
Romeu
Um grande personagem que adorava automóveis e especialmente sua história. Vai fazer muita falta ao heroico antigomobilismo brasileiro. Meus pêsames a sua família.
ResponderExcluirFernando Calmon
Amizade de muitos anos...gde perda pra todos! A saudade que fica, dói muito!! Meus sentimentos a Fabiane e família...
ResponderExcluirInacreditável Bob!
ResponderExcluirEstive com ele hoje à tarde no galpão dele, ficamos batendo papo sobre as Alfas e outros modelos do acervo.
Não caiu a ficha ainda.
FB
Puxa, Bitu, hoje??? Que coisa maluca!
ExcluirMeus pêsames a esposa e familiares.
ExcluirGenesio A. Pretto.
Nosso querido amigo Fabio se foi,,,fato lamentavel,,,,,um apaixonado pelo automobilismo,, uma pessoa educada e amiga de todos nós,, convidava seus amigos automobulistas para as festas de seus aniversarios,,,, e comomorava muito,,,meus sentimentos a toda familia,,
ResponderExcluirO privilegio foi nosso em te-lo como amigo e companheiro.
ResponderExcluirParece um pesadelo.Prazer conviver com vc. Fábio
Estamos extremamentes chocados. Saudades nossas .
Abraços a Fabiane e irmaos
Hernon Rosa , Suzana e familia...
R.I.P. Fabio, não sei o que dizer.
ResponderExcluirGrande perda para o antigomobilismo. Cruzei com ele uma vez quando estava ao volante de seu Fúria GT único. Foi muito simpático. Meus sentimentos à família. Renato Ferri.
ResponderExcluirNotícia chocante e profundamente lamentável. Meus sentimentos à família.
ResponderExcluirEsse ano de 2012 levou muita gente boa relacionada a automóveis.... Que Deus conforte a família....
ExcluirNão consigo acreditar. Meus sentimentos a Fabiane e família.
ResponderExcluirNotícia terrível. Meus sentimentos à família.
ResponderExcluirTriste noticia!Pelo pouco que o conheci,era uma pessoa diferenciada.Lamentavel.Mas o legado que ele nos deixa,Já e' mais que importante para todos os Alfistas.
ResponderExcluirGrande perda mesmo. Sentimentos à família.
ExcluirMuito triste, que fatalidade!!!
ResponderExcluirPessoa do bem.
Nossos sentimentos a Fabiane e família.
Família Della Barba
Noticia muito triste... uma grande perda...
ResponderExcluirMeus sentimentos a toda familia.
Roberto De Toma
Que grande perda. Daqui, um anônimo, também entusiasta e que continuará saboreando as deliciosas paginas por ele editada, e que elas o eternizem merecidamente, semeando hoje, amanhã e sempre essa paixão fantástica, formando novos entusiastas.
ResponderExcluirMeus sentimentos a família.
R.I.P. Fábio.
Bob, te conheci no aniversário do Fábio.
ResponderExcluirAinda não consegui acreditar... Uma perda sem tamanho.
Está com meu pai dividindo o volante em alguma Mil Milhas pelo céu.
Descanse em paz.
Um grande antigomobilista, uma excepcional pessoa, vai fazer muita falta...
ResponderExcluirA família Chrysler Clube esta muito triste...
Nossos sentimentos a Fabiane e toda família...
Noticia muito triste. Meus sentimentos a família.
ResponderExcluirFabio, Tenha uma boa corrida e disfrute muito da sua liberdade. Ate o dia que nos encontremos de novo vou lembrar de voce do mesmo jeito como quando nos encontramos nos eventoos de carros, nas provas no autodromo, a ultima foi no salao do automovel antigo, conversa simpatica compartilhando a paixao pela ferrugem. Um grande abraco para voce, sua familia e seus amigos. Nao tenham saudades pois o Fabio nao foi a lugar nenhum, ele esta conosco so' que ele esta mais livre que a gente.
ResponderExcluirDiego Inzaurraga
Notícia muito triste para os autoentusiastas, principalmente os alfistas.
ResponderExcluirFicam aqui meu pêsames aos familiares.
Que Deus o receba com amor.
Abs
Paolo2300,
Associado do Alfa Romeo Clube Minas Gerais.
Tenho e li todos os seus livros que considero os melhores do ramo no Brasil. Vai fazer muiiiita falta aos antigomobilistas. Mesu sinceros pêsames à família.
ResponderExcluirUma perda muito grande para todos, e para nos da familia Finotti .
ResponderExcluirCosternado, não esperava ler esta noticia, que sua Alma nos ilumine, e de forças a sua familia, que tem como exemplo uma pessoa boa, que viveu intensamente sua passagem por este mundo, dividindo suas descobertas e sonhos com todos que conhecia, saudades...Hilton Lerner e familia
ResponderExcluirBob
ResponderExcluirMais uma vez, sinto muito pela perda do seu grande amigo Fábio. Não tenho palavras para expressar, nesses momentos, o chocada que estou com essa notícia. Nenhuma perda é fácil, e menos a de um amigo, feliz, jovem e saudável. Espero que a família, e sobretudo a Fabiane, possam receber o carinho e o conforto de todos as pessoas que tinham tanto carinho por ele como você.
Um abraço, muita força para superar esse momento tão triste e lembre-se de que estamos todos com você, com a Fabiane e toda a sua família.
Beijos,
Karla
Sem palavras, estamos muito tristes com a partida de um amigo tão querido, tão cedo...
ResponderExcluirNós do Banco Fibra estamos muito tristes com a notícia que recebemos a pouco. Nossas condolências a Fabiane e a Família Steinbruch.
ResponderExcluirA gente da Vicunha Textil estamos muito triste tambem com a Noticia. Nossas Condolências a Familia Steinbruch.
ResponderExcluirAtenciosamente.
Realmente chocante. E ele tinha tantos planos para um museu de automóveis com a grande animação e vitalidade que sempre manifestou. Meus sentimentos à família.
ResponderExcluirRogério Machado
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirUma perda para o meio automobilístico nacional. Que Deus conforte a família e seus amigos.
ResponderExcluirMuito triste, havia conversado com ele apenas uma vez, pessoa muito receptiva. Sua literatura um legado, seu conhecimento alfístico uma referência. Minhas condolências.
ResponderExcluirDescanse em paz.
ResponderExcluir=(
Bob
ResponderExcluirAssim como Fábio, e outros grandes amigos do antigomobilismo, eu também sou motociclista e, quando posso, informo a eles que não se deve trafegar de motocicleta nas Marginais e nas grandes avenidas de fluxo rápido. O risco de acidente é 1000% de acontecer. Porque o cidadão comum com carteira de motorista é incompetente para trafegar com um veículo automotor, desrespeitando, principalmente, os motociclistas.
Um Sugestão: Se o Denatran (por uma questão de princípios) elaborar um exame psicotécnico decente em todos os motoristas do Brasil, certamente que 99% deles serão reprovados e eternamente impedidos de dirigir um veículo qualquer!
Ficamos triste com a notícia em função do amigo carismático que nos deixa.
Abraços
Seldio
E os motoqueiros são muito capazes também...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeus sinceros sentimentos à Fabiane e toda família...
ResponderExcluirEduardo Batelli - 03/12/2012
Nossos sinceros sentimentos a familia,infelizente uma perda irreparável.
ResponderExcluirToninho Hernandez (ABPAP - Associação Brasileira dos Proprietários de Automóveis Puma)
Meus sentimentos a familia e que Deus o receba no céu meu caro amigo, Fabio!
ResponderExcluirMeus sinceros sentimentos à Fabiane e toda família...
ResponderExcluirClaudia Schalka 03/12/2012
Triste e lamentavel noticia, sempre presente em todos eventos dos antigos, compartilhamos podiuns e premiações uma recente em Interlagos... sempre figura presente em tudo que envolvia os antigos a grande paixão dele.. nossos sentimentos a toda familia Glicia e Emilio Losada
ResponderExcluirGrande Fábio, um dos últimos mantenedores de FNM JK.
ResponderExcluirUma lástima.
ESTE É O TIPO DE NOTICIA QUE NÃO QUEREMOS RECEBER, MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA!! FÁBIO, JA ESTA DEIXANDO SAUDADES.....
ResponderExcluirROGÉRIO
Aguardamos ansiosos a analise do acidente, circunstancias e apuração das causas possíveis e responsabilidades, como este magnifico blog já fez tantas outras vezes e com muito menos informação do que agora será possível apurar. Vamos revirar este acidente do avesso, expor os envolvidos ao julgamento da opinião publica e leitores como forma de informação e educação no transito. Aguardemos.
ResponderExcluirNotícia deveras lamentável. Era participante assíduo do Rali de Regularidade organizado pelo Jan Balder. Não tinha amizade com ele, apenas o vi em uma das etapas e conheço alguns de seus livros sobre automóveis, mas isso é o suficiente para demorarmos a acreditar numa notícia dessas. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos desse grande homem.
ResponderExcluirSentimentos aos familiares do Fabio.
ResponderExcluirabs
Meus sentimentos a todos os amigos e familiares do Fabio.
ResponderExcluirFiquei também chocado com a notícia...
ResponderExcluirMeus sinceros pêsames à familia também !
Gostava muito dos livros do Fábio, dos quais possuo 2, nos quais ele escreveu tão bem, contava as suas experiências pessoais com os carros de sua infância, que depois ele teve a oportunidade de andar novamente e tê-los, e parecia que estávamos juntos, transmitia tão bem aqueles sentimentos que temos com carros desde criança, era mesmo um apaixonado por automóveis !
Vai fazer muita falta em nosso meio...
Meus sentimentos à família. Fábio certamente era uma dessas pessoas que a gente, mesmo sem conhecer pessoalmente, sabe que era especial.
ResponderExcluirTenho um de seus livros e, desde que li uma reportagem sobre sua paixão, muitos anos atrás numa revista de autos antigos, o tinha como referência como um colecionador único, apaixonado. Triste saber que partiu tão jovem, muito antes de realizar tudo o que poderia, mas certamente fez muito até partir.
Sugiro que o AE prepare algo especial em sua homenagem.
Péssimo tomar conhecimento da passagem de um colega de pistas e de paixão. Fábio, vá com Deus. Manteremos a chama acessa aqui.
ResponderExcluirPaulo Sousa. -Classic Cup
Porsche 914 # 7
Puma # 7
quando quis comprar meu primeiro carro já quis um antigo, isso foi em 1991. Fui andar pela região do centro de sp e uma pessoa me atendeu magnificamente numa loja na Alameda Glete. Me mostrou pacientemente um Camaro 67, uma Charger 78, um Cougar 68; na época estava na loja um Gordini V8 e um Itamaraty Limousine. Essa pessoa me mostrou todos com a paixão de quem realmente gosta de carros, falando de detalhes e curiosidades de cada modelo. Levei o cartão dele e não esqueci mais do nome, Fábio Steinbruch. Ficou marcado para mim como alguém realmente amante de automobilismo. Notícia triste.
ResponderExcluirAlameda Glete...
ExcluirMeus pais moravam nessa rua quando eu nasci, muitos anos atrás... nem me lembro porque eles se mudaram pra Goiania quando eu tinha ainda 2 anos...
É uma perda irreparável para nós apaixonados por carros antigos e carros de corrida ! Ficamos até o último momento chocados juntos com seus melhores amigos ,pois ainda tinha muitos projetos ótimos a realizar , inclusive um Museu da história automobilística Nacional
ResponderExcluirNossos sentimentos á familia ...
Márcio Mazzotti e Pascoal Calábria
Está difícil de acreditar que o círculo do automóvel, quer antigo, raro, novo ou de competição, tenha perdido um de seus maiores entusiastas. O Fábio foi um dos poucos em cujo olhar aparecia um brilho apaixonado quando o assunto era carro.
ResponderExcluirÀ família e à Fabiane que Deus lhes dê forças para superar essa dor.
Lydia Mencinger
Muito triste mas pensa bem nada ocorre sem que Deus deixa, então ser isso ocorreu foi por que Deus quis. Sei que foi uma perda muito dificil, pois ele sim era amado por todos, Então que Deus recebe ele de braços Abreto
ResponderExcluirPuxa, que pena. Tenho justamente este livro da foto, com colaboração do Bob.
ResponderExcluirComo se diz...morte besta! Totalmente besta. Um tombo. Nem foi uma porrada daquelas, mas um tombo! E a julgar pelas poucas escoriações, um tombo não daqueles cinematográficos. Não tem acordo: eu não engulo uma coisa onde a gente faz o papel de pára-choque.
ResponderExcluirR.I.P.
Mr.,
ExcluirPara quem gosta de andar de motocicleta não há necessidade alguma de tentar explicar essa paixão. Já para quem não gosta não adianta mesmo esperar que entenda.
Por isso fui...
Tchau, então, Mr. Pára-choque.
ExcluirMas eu gostaria de entender qual o seu objetivo ao ficar repetindo que motociclista é para-choque de moto.
ExcluirSeria talvez uma necessidade de convencer a si próprio em não tornar-se um deles?
Não. O objetivo é justamente o contrário: convencer vocês a não se tornarem pára-choque.
ExcluirCuida da tua vida e deixa os outros com as suas escolhas, mané.
ExcluirA ingratidão é um dos mais abomináveis sentimentos (ou falta de sentimento, mais apropriadamente dizendo) que pode haver. Eu aqui querendo que o cara não se exponha, que viva mais, e ele grosseiramente me mandando cuidar da minha vida, e me chamando de mané. Vai entender a falível alma humana...Mas eu sou magnânimo, e lhe concedo meu perdão, Mr. Motorcycle. Vá em paz. Mas vá de carro.
ExcluirMr. Car,
ExcluirAcredito que nenhum motociclista tentará explicar-lhe porque insiste em andar em veículo, chamado motocicleta, tão instável, inseguro e exposto às intempéries. E muito menos convence-lo a experimentar.
Eu conheço bem essa raça e sugiro que o senhor não se desgaste, e nem perca mais seu tempo, tentando convencer qualquer motociclista a abrir mão de uma de suas maiores paixões.
ABRAÇO.
Uma pena, sem dúvida.
ResponderExcluirJá ouvi outros relatos de pessoas que caíram de moto e tiveram pulmão perfurado pela costela devido ao mau transporte.
Me sinto honrado de termos participado juntos em corridas na Formula Classic. Será inesquecível toda sua dedicação e carinho que sempre teve com meu pai ao longo desta união de 30 anos.
ResponderExcluirUma grande tristeza, mas lembranças inesquecíveis.
Meus sentimentos à toda Família.
Descanse em paz !
Fernando Barros
Inacreditável. Não há o que dizer. Amigo, pessoa doce, querida, dá uma sensação de impotência, de inutilidade de tudo.
ResponderExcluirQue todos sejam fortes. Ao Leo, irmão, quase parente, toda a força do mundo, e a todos amigos e familiares também.
FG
Um grade cara, uma morte besta...
ResponderExcluirPena.
Estou chocado.. pessoa muito simples e detalhista, tive oportunidade em conhecer através do Pascoal. Fiz parte da equipe de corrida, nos minutos que antecediam a saída do box o ajudava com o cinto ,o capacete e suas luvas..no retorno me contava como o carro tinha se comportado..cansado porém feliz ele gostava do que fazia!
ResponderExcluirVai deixar saudade do seu Dodge branco no box 19 de Interlagos.
Meus sentimentos à família.
Reinaldo Gomes da Silva
Agora que conheci um pouco da história do Fábio descobri uma grande identificação com ele. Além da paixão em comum por carros e motos, ele tinha praticamente a mesma idade que eu. Ou seja, nós crescemos na mesma época, vivemos o mesmo período da história do automóvel no Brasil.
ResponderExcluirSe eu tivesse oportunidade certamente a minha história de vida seria bem semelhante à dele. Foi uma imensa e prematura perda.
Infelizmente eu não tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente, mas quero tranmitir aqui meus mais profundos sentimentos a todos os amigos e familiares.
Fico uns dias sem visitar o blog e me deparo com essa notícia tristíssima. Muito consternado aqui.
ResponderExcluirMeus sentimentos à família.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir