Fotos: Paulo Keller
Muita animação e divertimento nos ralis do Jan Balder |
Mais uma vez autoentusiastas se reuniram em Interlagos para uma boa diversão na pista. Foi neste domingo, dia 26 de agosto. A largada ocorreu às 16h30, com 45 carros competindo no Tormeio Interlagos de Regularidade, organizado pelo veterano piloto holandês naturalizado brasileiro, Jan Balder, evento que está no seu terceiro ano e se populariza cada vez mais.
Para lembrar, Jan Balder e seu amigo de infância Emerson Fittipaldi por muito pouco não venceram a Mil Milhas Brasileiras de 1966, com GT Malzoni de 981 cm³. Eram dois garotos então, Emerson com 19 anos e Jan, 20, ambos nascidos em 1946. Um pequeno defeito de ignição a poucas voltas do final tirou-lhes a vitória certa, que acabou ficando com Camillo Christófaro/Eduardo Celidônio, com carretera Chevrolet motor Corvette, em segundo o GT Malzoni de Marinho/Eduardo Scuracchio. Emerson e Jan ainda chegaram em terceiro.
Para lembrar, Jan Balder e seu amigo de infância Emerson Fittipaldi por muito pouco não venceram a Mil Milhas Brasileiras de 1966, com GT Malzoni de 981 cm³. Eram dois garotos então, Emerson com 19 anos e Jan, 20, ambos nascidos em 1946. Um pequeno defeito de ignição a poucas voltas do final tirou-lhes a vitória certa, que acabou ficando com Camillo Christófaro/Eduardo Celidônio, com carretera Chevrolet motor Corvette, em segundo o GT Malzoni de Marinho/Eduardo Scuracchio. Emerson e Jan ainda chegaram em terceiro.
No dia anterior houve o mesmo, mas só com carros antigos participando, e também encheu a pista. Ótimo!
Rali de regularidade para alguns e track-day para outros. Cada um andando no ritmo escolhido, desde que não abusasse, pois quem o fizesse tomaria bandeira preta e teria que cair fora. Segurança em primeiro lugar.
Foi muito divertido ver os amigos autoentusiastas pilotando muito bem; rápidos e com traçados limpos, pilotagem suave, muito bom mesmo, muito bacana. Não é preciso mais que um Uno Mille para se divertir na pista e, além do mais, o Uno branco do João Schmitt ralou um monte de carros muito mais potentes e, o mais importante, fizendo isso sem se meter em enrascadas e sem incomodar ninguém, ou melhor, incomodando só com a belas e sucessivas papadas.
O Uno branco de João Schmitt ultrapassa um Ferrari 348 na curva do Laranjinha |
O Milton Rubinho, com seu Celta 1-litro azul andando forte e também limpo, tratou de perturbar a vida de outros tantos, que não devem estar conformados até agora em tomar ralo de um Celta com motor 1-L (se bem que não era prova de velocidade pura).
Milton Rubinho e seu Celta |
Resultados
A classificação dos seis primeiros em Individual e Dupla ficou assim:
Individuais
Class.
|
Nome
|
Carro
|
Tempo esc.
|
Pts. perd.
|
1º
|
Rodrigo
Dapra
|
Opala
Diplomata1991
|
02:55
|
46
|
2º
|
Fulvio
Oriola
|
Fiat
Stilo 2009
|
02:26
|
83
|
3º
|
Marcelo
R. S. Câmara
|
VW
Golf 2012
|
02:39
|
139
|
4º
|
Antônio
C. Geraldo
|
Alfa
Romeo 2300 1986
|
02:26
|
169
|
5º
|
Rogério
Cardinale
|
BMW 2000
|
02:55
|
220
|
6º
|
André da
Silva
|
VW Gol 2010
|
02:39
|
272
|
Duplas
Class.
|
Nome
|
Carro
|
Tempo esc.
|
Pts. perd.
|
1º
|
Giuliano
M.Sciul/Paola Pie
|
VW New
Beetle 2009
|
02:26
|
107
|
2º
|
Nicolas
Fenzl/Guilherme Cabral
|
Renault
Sandero 2009
|
02:26
|
230
|
3º
|
Mauro B,
Gomes/Fabíola Pinheiro
|
VW Gol
1993
|
02:55
|
232
|
4º
|
João
Scmitt/Marcel Bandeira
|
Fiat Uno
2009
|
02:39
|
254
|
5º
|
Helvécio
Ostini N./Helena Cabral
|
BMW M5
1995
|
02:39
|
258
|
6º
|
Mayone F.
Alves/Marcelo Pretti
|
VW Gol
2011
|
02:39
|
522
|
A filmagem (abaixo) e as fotos do Paulo em seguida contam mais dos amigos autoentusiastas e dessa boa tarde que tivemos.
AE
AE
Belas imagens.
ResponderExcluirAinda irei, de Omega, ainda irei....
Muito Bonitas as Fotos..
ResponderExcluirFiquei com vontade de colocar meu March 1.6 lá pra ver o que virava. Acho que ao menos eu ia me divertir rs.
Pensei a msm coisa.. hehe
ExcluirO que será que passa na cabeça de um cara que pega um Ferrari, vai até Interlagos e... Anda como se estivesse levando a vó pra missa?
ResponderExcluirFaltou uma aparição no vídeo ou mesmo uma mísera fotinho do Diplomata que ganhou no individuais...
Quero ver quem vai assistir ao Celta e ao Mille andando desse jeito e ainda afirmar que carro de um litro não anda...
E essa cara da Alfa-Romeo, que também era dono do Kadett GSI, já sabe qual outro carro fantasticamente lindo levará ano que vem?
Exatamente, com carro 1-litro dá para se divertir bastante em Interlagos. No miolo, o que vale é o traçado o mais perfeito possível, a potência não faz grande diferença. Esse Uninho branco me deu um suador danado para passar...
ExcluirConcordo com vc Road Runner, e pergunto: com que carro vc participou?
ExcluirBraulio,
ExcluirO sujeito do Alfa 156 prata continua dono do Kadett GSi. Não o vendeu, não. Seja com que carro ele for, vai andar muito bem. O cara tem a manha, dá gosto vê-lo pilotar, assim como dá gosto ver o Schmitt e o Rubinho.
Não vi Diplomata 1991 nenhum lá. Tinha esse cupê mais antigo das fotos, o prata, que, por sinal, tinha 3 Weber duplos.
Corsário Viajante,
ExcluirEu estava com o Focus azul, número 73. Como o motor é o 1,8-litro, na subida dos boxes faltam uns potrinhos para deixar a escalada mais emocionante. No miolo, gruda que é uma beleza, só falta o pocotó aqui pegar mais as manhas do traçado! kkkkk...
O Rodrigo Dapra será o campeão aqui e nos antigos também, Ele domina o traçado e a velocidade necessária com extrema competência. Que o diga o Saloma que cola na bunda dele, ooops,,, e sempre chega alí ó. he he.
ExcluirOs parceiros do "sub" vão me crucificar depois dessa.
Pessoal, a ultrapassagem na 348 gerou um enorme atrito político. Após inúmeros telefonemas fervorosos entre Turim, Maranello e Betim, a 348 recebeu a ordem pelo rádio: "Geladeira is faster than you". Eu só cumpri ordens! Tá no contrato.
ExcluirDeixando a brincadeira de lado, é a 3a vez que participo, mas a 1a vez com pista seca. Foi sensacional. Quem fica em dúvida não tem que pensar muito. Eu rodo 650km pra chegar em Interlagos (o Mille que se vire nisso também) e é algo que dá enorme prazer.
O carro é absolutamente original, à exceção dos discos e pinças, que são de Palio/Siena Fire (disco ventilado de 240mm). Na minha primeira participação o disco ainda era sólido e na 4a ou 5a volta ele não me passou muita confiança no fim da Reta Oposta.
Pena a próxima etapa ser no dia 23 de dezembro. Para quem mora longe vai ficar difícil.
Pro Milton Rubinho: na próxima a gente anda junto pra ir abrindo caminho pro GT3! rs
E não poderia deixar em branco: Paulo, muitíssimo obrigado pelas fotos. Essas vão para o arquivo. Arnaldo, os teus comentários e a narração do vídeo não tem preço. Já se discutiu aqui se carro tinha alma. Não vou entrar no mérito. Só sei que o Mille tá feliz da vida aqui na garagem.
ExcluirJoão,
ExcluirAlgum tão idiota quanto eu me falou que você se chamava Fabio pinho e eu, tonto, narrei como "Pinho": -- Olha o Uno do Pinho lá papando o Porsche, etc"...
Tenho um desvio cerebral que não me deixa gravar nome de ninguém. Demora pacas pra eu gravar, mesmo. Portanto, por favor, me desculpe. Garanto que narrarei suas próximas belas ultrapassagens dando o nome certo. Só não vou narrar: "Olha aí o João me passando com o Uninho branco dele" Essa eu calarei.
Arnaldo,
ExcluirPelo visto já estou mais conhecido que nota de R$2, hein? kkkk...
Esquenta não que esse negócio de não guardar nomes eu também tenho. Pior mesmo foi o meu caso, quando você apresentou o Paulo Keller quando estávamos vendo o DS3 e eu nem me toquei na hora que era o PK aqui do AUTOentusiastas... Isso sim é ser lesado!!!
João, Boa! Geladeira Rulez!
ExcluirAgora, o Celta dando por fora num Gol GTI, no laranja, deve ter feito algumas "viuvas dos gol caxa" terem surtos epiléticos e necessitarem de reforço no Gardenal.
Bom... que posso fazer???
Será que acostumo com o capacete?
ResponderExcluirTem coisa bem pior com que temos que nos acostumar na vida
ExcluirAff!
Não entendo pra quê capacete, muito patrulhamento pra uma prova de regularidade, ficar igual tapa-olho de cavalo. Mas dá pra usar um capacete coquinho.
ExcluirMANDA SERRAR A GALHADA Q VC ACOSTUMA!
ExcluirAnônimo das 15:37
ExcluirÉ regra do autódromo. Se você estivesse lá e visse um ou outro fazendo as besteiras que fizeram, muito pouco deles, dois, para ser exato -- tipo o sujeito do Polo preto, que abusou, pois quando o carro desgarrava ele não sabia consertar, contra-esterçava demais e muito abrupto, fazendo o carro entrar em pêndulo -- você concordaria com a regra. Não atrapalha a visão, não, desde que com o capacete certo.
AK, qual é o certo? qd eu for pro torneio não vou querer algo me incomodando... Abs e parabéns pelo post!
ExcluirFabio,
ExcluirMete o capacete e ajuste a tira para ficar justinha, sem que atrapalhe o gogó.
Foi muito bom mesmo esse domingão! Dá para se divertir muito, com toda segurança.
ResponderExcluirNOTA 10 pra:
ResponderExcluir- Motorista do Mille Branco que tocou MUITO sem fazer fiasco/perder o controle do carro e ralou mt "gente grande";
- Motorista do celtinha azul, idem, segurando alfa, inclusive (!!!)
- Ronco daquele fuscão... o que é aquilo? Mt bom!!!
Nota ZERO pra:
- Motorista da fezza 348 que não só foi pra passear como passou vergonha e nem deu uma esticadinha pra alegrar os ouvidos do pessoal...
- Motorista do polo preto que não pegou o espírito de brincadeira e abusou diversas vezes, colocando mt gente em risco;
Gargalhadas pra:
A fezza 348 sendo ultrapassada pelo mille;
O cara que foi de Suve.
Pois é, gostaria de participar de track day / regularidade e fico me perguntando, qual a medida de andar forte ou de abusar e colocar os outros em risco?
ExcluirCorsário,
Excluirna hora você saberá qual a medida. Vá na sua que não tem problema. É só usar o bom senso.
É, vendo o vídeo deu para notar quando o cara está na iminência de perder o controle.
ExcluirQUem sabe mais pra frente quando o orçamento estiver mais folgado eu me arrisque com o meu Polo (Que não é preto... rs)
brauliostafora, o Diplomata não apareceu porque o Rodrigo desta vez foi de Focus.
ResponderExcluirPra variar surgiu outro compromisso, na verdade eu nem sabia deste evento desta vez. Pelo menos fui em algo essencialmente igual, um torneio de regularidade lá no Vellocitá. Linda pista, muito técnica, muitas curvas com "tangência tardia", mas não era o templo... Quando será o próximo?
ResponderExcluirE aqui no Rio não tem mais autódromo.
ResponderExcluirAcho mesmo que nunca mais.
Que coisa!
Acosta
Dizem que a area prevista para construcao do novo autodromo no RJ era um campo de provas do exercito!?
ExcluirE que esse campo está todo minado!
Verdade?
Mentira. Não tem nada de mina no terreno!
ExcluirNâo tem mina, só mano mesmo! AFinal é do exército.
ExcluirGalo véio o cabra do Alfa 2300, escolheu um tempo lá embaixo; teve que andar forte com o carro que já deveria estar meio cansadinho!
ResponderExcluirMe chama a atenção as "navegadas" ali, o co-piloto só veio de zequinha mesmo, devem ter atrapalhado mais do que ajudado na manutenção dos tempos e traçado, nesse tipo de prova - com trajeto conhecido - o melhor mesmo é conversar com o próprio capacete, e concentração total...
Cacete, como esses Econnomy inclinam nas curvas (também tenho um igual ao do post); eu já sabia que o caixote entortava, mas as fotos ilustram melhor o drama. Faço coro em relação ao bom desempenho do carro: sua relação correta de câmbio e motor esperto desde baixas rotações, ajudam bastante em uma tocada suave, mas rápida. O celtinha também têm tudo para fazer bonito (em relação a cilindrada, evidentemente).
De resto é um belo programa, menos agressivo que um track day, e deve divertir bastante também, ajuda o motorista a polir a sua condução em uma pista de verdade; na próxima, com certeza andarão ainda mais redondo.
MFF
Beleza, turma! "Cêis tão" de parabéns!
ResponderExcluirÉ isso aí, Milton e João! Mostrem pra turma dos "4500 rpm" como é que se toca 1 litro. Mandaram muito bem.
PK
Show de fotos.
PS. Acho que vi uma câmera no teto do Ágile. Vamos ver se aparece o vídeo no Youtube.
A turma do Autoentusiastas nao estava para brincadeiras.
ResponderExcluirBM M5, Porsche , Alfas e Ferrari... Só diretoria!
Mas aqui vai meu voto para os que se destacaram na pista : Trofeu "O CAPETA"
Uno Branco
Alfa 145
Fusca Prata
Jorjao__________________________
O Alfa 145 vermelho estava com pressão baixa nos pneus. dava pra ver eles dobrarem além do normal. Depois fui perguntar e ele falou que estavam com 32 libras/pol2. Tem que colocar coisa de 38 ou 40 na frente, por aí, e uns 36 atrás, no Alfa 145.
ExcluirÉ possível utilizar máquina tipo "totem" nesta prova? Se não, como faz para se manter a velocidade média? Apenas na intuição do piloto?
ResponderExcluirNo mais, belo evento, espero um dia participar!
Oi, dá para usar GPS ou smartphone com algum aplicativo que registre a velocidade média. Também tem alguns aplicativos que medem aceleração.
ExcluirAliás, uma beleza de evento... espero que um dia eu possa participar de um!
Abs.
Você pode participar com um co-piloto que monitore seus tempos através de cronometros. Se sozinho, é apenas sua intuição e lembrar de marcar a volta no seu cronometro.
ExcluirAcredito que o regulamento não permita utilização de aparelhos auxiliados por gps.
Pô, fiquei chateado...não sabia do evento. Onde foi divulgado?
ResponderExcluirVisite a página do evento:http://regularidade-interlagos.webnode.com/ .
ExcluirE fique sempre de olho para a confirmação das datas de provas, sendo que os clássicos (até 1987) rodam no sábado e modernos (a partir de 1987) rodam no domingo.
Alguém aí saberia informar o setup de pneus, freios e suspensão desse uno e desse celta que participaram? Ou era tudo original?
ResponderExcluirAs rodas, vi que eram de liga pelas fotos, mas não dá pra saber se é aro 13 ou 14...
Dúvida:
ResponderExcluirQual a pressao correta nos pneus para se andar numa pista?
Quanto a mais eu devo por em relacao ao uso normal??
Você pode usar entre 25% a 30% a mais de pressão em relação à calibragem para uso normal, sem carga. Por exemplo, meu Focus usa 31 psi na frente e 29 psi atrás. Nesta etapa do domingo (26/08) usei 40 psi na frente e 36 psi atrás. Ficou bom.
ExcluirNota: psi = libra por polegada quadrada em inglês (lb/pol²)
Anônimo das 19:24
ExcluirO Road Runner tirou as palavras do meu teclado.
Esse é o ponto de partida. Daí vc vai mudando para um pouco mais ou um pouco menos.
Muito legal o post! Fiquei sabendo de última hora (no sábado) e além de um casamento no sábado, eu já tinha programação fechada pro domingo também.
ResponderExcluirAhh... Eu tenho Polo preto, mas não sou esse cara aí não, viu Finesse... Pelamor! hehehehe Bom, ao menos o cara tava lá né...
Fábio, seu moleque! Entrando em sobresterço com o pobre polo na curva....bandeira preta pra ti!
ExcluirCamarada, amacie o Focus, e o coloque na pista. Sorte que vocês têm de poder dar umas voltas em Interlagos...
Será que a Kombi vira (sem virar com as perninhas para o ar?) no maior tempo estabelecido ali? Acho que 3 minutinhos por volta dá para manter (devaneios, devaneios!)
MFF
MFF,
ExcluirNão te conheço pessoalmente mas se for levar a Kombi e você topar eu pago a inscrição para ir de Zequinha com você! Minha sugestão: uns dois sacos de batata entre os bancos para assentar um pouco a suspensão!
Saudações HM, obrigado pela oferta, mas moro muito longe de Sampa!
ExcluirNão iria macular o templo me equilibrando em uma Kombi, imagino o quanto ela iria pedir de pista no miolo para manter a frente no lugar, e quando essa é corrigida, vêm a inércia do peso do motor lá atrás para recomeçar tudo de novo....ou seja, eu seria muito lento e teria que lutar muito para buscar um mínimo de tempo, com suspensão original (mesmo com calibragem de carga total), seria bem perigoso.
Mas também não deixaria de ser divertido....quando eu for, eu vou com um carro um pouco mais decente, aí eu aviso ao comparsa!
MFF
Está certo MFF, uma Kombi pilotada (ou equilibrada) no miolo exigiria uma "exclusividade de pista", acredito que ela ficaria de lado e não permitiria a ultrapassagem de outros carros! (devaneios, devaneios!!). Li o seu post tempo atrás "NAVEGANDO NA CÁPSULA DO TEMPO", tenho certeza que estaria em boas mãos. Por ora não tenho uma viatura que possa utilizar no evento (Montana), mas talvez compareça ao próximo, de Zequinha ou só para assistir mesmo.
Excluirhehehehe... tá maluco! Coisa de alemão doido né...
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=0MLCuaPdPew&feature=related
kkkkkkk... Dale Komboza! Sinistra!
MFF, não vejo a hora cara, acho que sai na sexta-feira! :)
Verrückt Kombi kkkkkk
ExcluirAnônimo28/08/12 14:48
ResponderExcluirIndigitado Celta:
Pneus: Yokohama A Drive 165/70R13.
Rodas de liga 13x5.5'.
Resto da suspensão OEM mesmo, com amortecedores Turbogás Cofap e barra estabilizadora dianteira do Corsa/Classic.
Freios: Traseiro original, dianteiro com discos originais(e que nunca troquei desde que comprei o carro há 1,5 ano atrás) e um jogo de pastilhas Cobreq duras igual um pau, fluido Varga DOT 5.1 .
Pressão de pneu: 40 psi nos 4. Desgasta bem pouco e vem na mão a pista toda.
Ah, com esse conjunto, da para frear depois dos 50m na freada do S do Senna e depois dos 100 m na freada do Lago numa boa, só vir junto o punta de 5ª/4ª/3ª.
Corsário Viajante
A medida é simplesmente guiar forte mas sempre lembrar de que, no fim do dia, esse mesmo veículo irá te levar de volta para casa e irá te levar a semana toda ao trabalho/escola/feira para comer pastel/sair no sabado a noite. Lembra do "bring the baby home"da Formula 1? então...
MAS, obvio, sendo uma pista de corrida, tu abusa um pouco mais, afinal, não tem criança correndo atrás de bola ou pipa, motoboy, ponto de onibus, guia...
Uma coisa que eu SEMPRE faço antes de andar é ja vir 1 semana antes da prova verificando o que preciso fazer no Celta, desde balanceamento e alinhamento a coisas mais sérias no motor. E, no fim das contas, tu terá um carro pronto para a pista... e que não te deixará na mão no dia-dia.
E agradeço a todos os elogios sobre o Celta!
Abraços!
Valeu pelas dicas, e parabéns pela participação!
ExcluirParabéns cara! Tocada irrepreensível!
ExcluirShow Milton!!! Meus parabéns , pelo que vi, já faz parte dos show man....hahahahaha
ExcluirAbracao
Eric Viagrinha 64
Eric, depois do elogio, ai que fiquei mais feliz ainda! E te falo que o Celta fez o dever de casa certinho... mas não com o mesmo brilho que o viagrinha, que é MITICO.
ExcluirE ao Jan, AK e PK, só posso agradecer por tudo o que aconteceu! As fotos ficaram ótimas, a filmagem peganso meus melhores momentos ficou excelente também e, para mim, andar no Templo é uma realização de um sonho de criança!
Aquela foto dos dois "Fuscas" ficou o máximo!
ResponderExcluirOTIMA MATERIA SOBRE O FINAL DE SEMANA. NOSSA EQUIPE AGRADECE O APOIO E APROVEITAMOS QUE A PROXIMA SERÁ 22 e 23 DE DEZEMBRO. ATÉ LÁ PESSOAL.
ResponderExcluirJAN BALDER
Jan Balder
ExcluirSão mesmo eventos muito interessantes. Você encontrou a receita para autoentusiastas se divertirem muito gastando (e se arriscando) pouco. Receba os parabéns do AUTOentusiastas.
Jan Balder,
ExcluirNós é que agradecemos. Se você visse a cara de felicidade da turma que participou...
Obrigado pela oportunidade.
Parabéns!
Jan Balder,
ExcluirFaço coro ao Bob e ao Arnaldo: obrigado pela oportunidade de podermos andar em Interlagos! É bem como o Arnaldo escreveu: ao final de cada etapa, é sorriso de orelha a orelha, além de muito combustível para altos papos ao longo a semana.
Baita evento e belíssimas imagens!!
ResponderExcluirPergunta: aquele Polo saindo de traseira o tempo todo tava com algum problema ou era puro abuso do "piloto"??
Puro abuso do piloto. Fazia todas as curvas fazendo os pneus chorarem, coitados. Ele deve ter faltado na aula de física sobre atrito dinâmico e atrito estático.
ExcluirAcho que ele estava tentando fazer drift...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo evento, pessoal bacana participando (tirando alguns poucos como o pessoal já disse). Fiquei na vontade de ver o AK ter colocado o DS3 para fazer mais voltas. Eu não consegui vê-lo na pista.
ResponderExcluirParabéns a organização por esse tipo de evento!
Espero poder rever o AK na 4 etapa pilotando!
Rafael,
ExcluirEu é que quero ter ver pilotando. Isso sim. Na próxima quero levar minha filha caçula pra ela aprender umas manhas. Essa leva jeito. Vai ralar tudo que é marmanjo aí e sem gastar pneu.
Veja se dá um jeito e vem pra guiar.
Com certeza irei! Só espero não passar vergonha. Nos vemos lá então!
ExcluirRafael,
Excluirvergonha só se correr mais do que sabe. Vai na boa a pegando o jeito. Guiar na estrada cheia é muito mais aflitivo. Mas logo passa a aflição e você relaxa e passa a curtir a pilotada, a sentir o carro, etc.
Na próxima , vou com o meu Corcel!!
ResponderExcluirBelíssimas fotos!
ResponderExcluirO que é indicado para um track day em relação aos pneus? É interessante comprar alguns meia-vida?
Rafael,
Excluirfique tranquilo que não rala pneu. Precisa barbarizar muito para ralar. Coloque os melhores que puder e coloque coisa de 25% a mais de pressão que o recomendado. Se estiver chovendo, use pressão recomendada normal pelo fabricante.
Maravilha!!
ExcluirValeu AK!
Se meu '72 tiver pronto, na próxima estou lá!
Estarei no próximo, com meu Gol GT 1.8, vermelhinho... E vou andar bem na "mainha", porque serei marinheiro de primeira viagem (ou seria motorista) em Interlagos, então, hei de pegar leve. Mas estarei lá... Me aguardem!
ResponderExcluirEvento muito bacana, nada mais entusiasta que encontrar os amigos pra dar umas puxadas num autódromo, ainda mais em Interlagos.
ResponderExcluirParabéns aos organizadores e a galera que participou.
A mim só resta lamentar de novo morar na floresta e afogar as mágoas sábado no kart indoor...rsrsr
O evento foi maravilhoso ! Poder conhecer, conversar e andar com outros entusiastas então, d+ ! Valeu cada minuto !
ResponderExcluirAlguém podia bolar uma logo Autoentusiastas / regularidade e os leitores daqui irem adesivados pros eventos ... que tal ??
[ ]´s , #8
Assis,
ExcluirProposta anotada. Boa idéia.
Andar no templo é mesmo maravilhoso. Já participei das provas de regularidade com Peugeot 206, I30 e com a minha Puma GTI 80 amarela, toda normal de fábrica ( 1600 com dupla 32, pneus radiais e rodas de liga leve ). Foi o carro que andou mais lento e o que me deu mais prazer. Alguns cuidados com VW a ar: colocar meio litro de óleo a mais no cárter, senão fica sem pressão no miolo; 10 libras a mais na traseira e 8 na dianteira. Um bom cinto de segurança ajuda muito. E logo você se acostuma com o capacete. É guardar o circuito na memória e pisar no da direita. Obrigado Jan Balder pelos ótimos momentos de alegria.
ResponderExcluirBoa noite a todos,
ResponderExcluirSou de Brasília e corro nos Track days que aqui ocorrem com um Uno Fire 1.0 de 66cv, e gravo as voltas com uma GoPro, quem quiser conferir é só clicar abaixo:
https://www.youtube.com/user/FlavioFraga?feature=mhee
Pena que só aceitam carros....
ResponderExcluirSe aceitassem caminhonetes ia me inscrever.
Putz que legal.....eu nao pude ir, quem me conhece sabe que o 64 azul faz milagres...hehehehe...
ResponderExcluirTive que estar no Velo Città trabalhando.....e enfiando 2 segundos de Evo original nos STI fuçados....que dó.
911
ExcluirJá vi as filmagem do Cadu e estão ótimas. Obrigado.
Ótima matéria, evento sensacional, só faltou mesmo uma coisa para ficar perfeita: Umas fotos de meu BMW M3 Evo, fui completamente excluído das lentes, rss...
ResponderExcluirIbrahim,
ExcluirPassa mais devagar pra dar tempo da gente fotografar, caramba! No filme apareceu.
Estou muito interessado em ir com meu Voyage 1.8T na próxima edição... talvez consiga arrastar mais um Voyage 1.8T e um Vectra 2.2T 8v...
ResponderExcluirE o Fusca prata com rodas de Porsche, é o Fusca da Crestana? Se é, este carro é a nata!!!
Abraços!
Não amigo, esse Fusca 94 é de um amigo meu, ele é associado ao Fusca Clube do Brasil. Não sei se posso contar detalhes do motor, mas tem uma coisinha ou outra fora do original, mas é bem simples pelo que anda. Abs.
ExcluirP500<<
Legal, bacana de qualquer forma! Abraços!
ExcluirEssa de regularidade num autódromo é uma ótima idéia. Gostei muito de ver carros diversos se "pegando" numa pista sem compromisso. Esta idéia bem que poderia ser levada para outros autódromos...
ResponderExcluirMuito legal o que aconteceu nesse torneio e que foi muito bem descrito aqui. Uma das coisas que dá muita satisfação é andar com um carro inferior, melhor que muitos de carro bom.
ResponderExcluirFicou demonstrado que não é falta de senso ter carros 1.0, ou outros tipos de carros que muitos julgam ter comportamento dinâmico ruim. Falta de senso é ter um esportivo, ou um carro com boa potência e andar lesmando.
Escrevi uma coisa meio fora do assunto, mas vi nessa postagem a oportunidade de dizer, na minha opinião, que o melhor carro para si é aquele que se consegue utilizar tudo que o carro te oferece.
Os caras do uno e do celta devem estar mais felizes que o Sr. da Ferrari.
Será que essa "Ferrari" não era réplica não? Me pareceu que a lanterna era do Santana...
ResponderExcluirÉ um Ferrari 348 mesmo.
ExcluirSensacional, ao ler a reportagem bateu um arrependimento enorme de não ter participado, preciso colocar meu Voyage para esticar as pernas novamente em Interlagos e rever os amigos que ganhei na última edição que participei, vou começar a me programar para dezembro. Obrigado por compartilhar este momento mágico AE :)
ResponderExcluirVocês de São Paulo deveriam se reunir mais sob a chancela Autoentusiastas: uma camisa ali, um bonézinho acolá...uma coisa de amigos mesmo, tipo um pequeno consulado desse espaço virtual que tanto apreciamos.
ResponderExcluirJá pensaram em um chat incluso no blog para os participantes baterem aquele papo de bar? O nível dos comentários - com poucas excessões - é realmente diferenciado, tanto ao vivo com reuniões (sem a necessidade dos autores/redatores) informais, como em uma espécie de chat, considero que muitas histórias e conhecimentos seriam compartilhados.
É uma pequena irmandade, pensem vocês ali, que estão geograficamente mais pertos...aproveitem a oportunidade para conviverem mais e falarem sobre nossa paixão em comum: carros!
Uma copinha de kart autoentusiastas, não seria bacana? Filmagens de autoentusiastas (respeitando leis de trânsito evidentemente), o "teste do autoentusiasta" ...etc, etc; um espaço para os seguidores exercerem uma opnião mais ativa (e educada!).
MFF
Perfeito. Apenas discordo de que a coisa se restrinja a São Paulo.
ExcluirPodemos, por exemplo, ter correspondentes no RS, RJ, GO e PA, isso para citar alguns amigos que eu fiz por aqui.
O de RS você sabe quem é, né?
Quem seria caro FVG?
ExcluirEu acho que aqui do RS temos poucos representantes mais ativos no blog!
MFF
P.s: tendo gente, vamos fazer uma copinha Autoentusiastas no Velopark, na maior pista de kart da América do Sul.
Se for no Velopark to dentro.
ExcluirOu em outra pista aqui no RS mesmo.
O autódromo se transformou em parque de diversões para os endinheirados brincarem de ser pilotos. Faz sentido, afinal, o automobilismo brasileiro acabou. Os fabricantes não querem confronto e adoram um campeonatinho monomarca, a imprensa especializada coitada, está na UTI e o público... bem, o público nem consciência da própria existência tem.
ResponderExcluirSó não concordo com a parte do "endinheirados". Dá pra perceber que muitos ali não assim endinheirados com você diz à julgar pelos carros ali presentes. No resto estou de inteiro acordo.
ExcluirAh vá!
ExcluirEsse menino é revoltado
Ter um Uno e pagar uma prestação de carro popular de inscrição agora é ser endinheirado. Esse aí é um babacão mesmo, reclama que o automobilismo está falido e acha ruim iniciativas que deixem mais acesso a ele por pessoas de fora que são entusiastas
ExcluirMais acesso a ele? Mas estas pessoas não são automobilistas.
ExcluirA quem se interessar, segue o link do vídeo onboard do Fusca Prata Lunar 1994. Detalhe, video praticamente na íntegra da corrida, vale a pena pra quem curte. Abraços.
ResponderExcluir/watch?v=hgWmwdZDVAE&feature=player_detailpage
P500<<<
Dica: comecem a assistir a partir dos 5:00.
ExcluirDick Dica
ExcluirPor favor, coloque o link melhor. Não deu para acessar desse jeito. Quero ver esse Fusca de dentro. Tenho tara por Fusca brabo.
Isso mesmo. Tá faltando coisa nesse link. Arruma logo essa joça que eu quero ver a fuqueta.
ExcluirDica: é do youtube.
ExcluirComo sou bonzinho vou passar o link pra vcs: youtube.com//watch?v=hgWmwdZDVAE&feature=player_detailpage
Eu já vi tudo, muito bacana. Mas até uns 5 minutos é só alinhando os carros.
Este é o link correto
Excluiryoutube.com/watch?v=f6rMEJl5dZ8
youtube.com/watch?v=hgWmwdZDVAE
ExcluirDono do Fusca-bala prata,
ExcluirPasse aqui a preparação. Soa muito bem e está com bom chão. Rodas Fucks de Porsche. Parece ter diferencial longo.
Conta aí pra gente, por favor.
Pelamor... Fucks não. Fuchs! Vou escrever de novo para tu nunca mais errar; Fuchs!
ExcluirObrigado, Anônimo,
ExcluirFuchs, me desculpe. Fuchs...
Meu Fusca está assim...
ExcluirMotor com preparação leve inspirada nos kits Pumas, Comando Engle TCS-10, balanceiros e molas scat com relação 1:1,25, Dupla Solex EIS 40 trabalhada, dutos polidos, taxa de 9,5, 1.680 cc, escape 4x1 dimensionado,embreagem de cerâmica, câmbio SP2, tudo balanceado...
Barra estabilizadora 3/4" e amortecedores com maior carga na dianteira, amortecedores traseiros de pick-up D-20.
É bem gostoso de guiar, só faltou um pouco mais de torque, para a subida da reta dos boxs.
Ficou ótimo! Tirou bastante potência dos 1.680 cm3.
ExcluirQuanto aos amortecedores traseiros, são os dianteiros da D20, não é? Essa fórmula é das antigas e funciona certinho. O Bob é quem me ensinou essa.
Obrigado. E obrigado pelo ronco também...
Eu andei pela primeira vez em um evento inteiro. Achei demais!!!!
ResponderExcluirMe diverti muito e recomendo a qualquer um que me perguntar. No próximo com certeza estarei na pista novamente e levo pelo menos uns 4 ou 5 comigo..
Sobre a motorização de alguns carros.. o fato de ser 1.0 só fazia diferença nas retas, pq nas curvas basta saber fazer que compensa bastante a perda nas retas.
Eu mesmo fiquei "brigando" com o Milton Rubinho quase o tempo inteiro de pista aberta. Eu de 1.4 e ele de 1.0. Eu freava bem antes dele e várias vezes ele passava justamente nas freadas...
Rodrigão, e foi mesmo uma briga de foice hein?rsrsrs
ExcluirMais legal é que, depois de cada ultrapassagem, cada um olhava pro outro e ria igual criança besta! Foi ótimo!
Bela matéria, pessoal. Cada vez mais este evento muito bem organizado pelo Jan Balder vem atraindo entusiastas.
ResponderExcluirParticipo desde os primeiros, em 2009, e afirmo que o que mais vale é esta oportunidade de andar em Interlagos, a um custo relativamente baixo, com seu carro de rua, por 1 hora (mais tempo do que em qualquer outra categoria) e virar "piloto" amador 4 vezes por ano.
Além disto, o ambiente de cordialidade entre os participantes propicia novas amizades entre pessoas que tem em comum essa paixão pelo automóvel. O clima é de festa em todas as etapas de clássicos (aos sábados) e modernos (aos domingos).
Recomendo a todos!
Um abraço,
Marcelo
Passat TS #80 (clássicos) e Golf #80 (modernos)
Inveja!!!
ResponderExcluirComo piloto, o cara do Polo preto é um ótimo editor de vídeo:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=x0IScDGJPRE
Com a palavra, os entendidos!
ExcluirAnônimo das 22:44
ExcluirA filmagem não foi feita neste evento último e pode não ser o mesmo carro. Além do mais, o Polo preto não levava carona neste último.
Também acho que não é nem este evento nem este piloto, pois por mais que ele dê umas fininhas e umas coladas não vi o cara barbarizar tanto.
ExcluirÉ o próprio.
ExcluirA organização deveria ter parado o sujeito e banido ele por ser a 2ª vez que faz isso e ainda filma pra todo mundo ver. Um babaca que estraga track days e coloca os outros em risco
Excluiranonimo 30/08/12, 23:03
ExcluirConcordo, deveriam mandar esse imbecil pra casa. Mas ele deve achar legal fazer isso, um monte de babacas aplaudem e o tonto ainda passa por piloto. Isso até o dia em que ele tomar um balaço na testa.
cara bem me dizem que a inveja eh uma merda hein
Excluirmeu poleta mandou muito bem, despacho varios carros muuuuuito mais bala entao o pessoal acha que tem que proibir
ve no meu canal que jah participei de varios, nunca tive problemas (tah, so alguns koaksoaksoaksoks
vo no proximo com meu poleta preto (black bullet) e quero ver quem tah criticando fazer melhor
Inveja do quê, mané? Faça-me o favor...
Excluirvc deve ser um dos zé arruelas que levou coro do meu black bullet e agora tah de mimimi
Excluirsoh pra dar um gostinho da preparaçao em cima da minha poleta:
- filtro de ar "k and n" tipo sport
- chip de potência
- contas giro até 90000 RPM
- mola tipo sport
ate o cara da ferrarry amarelou...
Faltou falar do adesivo "É nois na Fita" colado no parabrisas...
ExcluirSó ele garante mais 10 km/h de final!
Vai pensanu que é boy vai...
ExcluirQue lixo.
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ResponderExcluirApesar de ser devaneio, adoraria dar umas voltas com a minha Kombi 95 no autônomo. Já andei a anos atras com um monza 86 do meu pai e foi uma delicia. Sei que a Kombi nao tem estabilidade nenhuma mas pelo fato d ser um carro histórico acho que seria bem interessante. Uso ela regularmente para transportar músicos para tocar em casamentos em SP e moro ao lado do autódromo. Já fizemos alguns eventos no litoral e fomos tranqüilamente a 100/120km/h na Imigrantes. Na subida é engraçado empurrarmos os carros 1.0, porque o cambio dela é bem cursinho, então ela tem bastante torque. A minha esta com o motor original 1.6 a gasolina com 91000km. Dêem uma olhada:
ResponderExcluirDesculpem os erros ortográficos, mas estou digitando do celular. Depois posto o link com uma foto dela.
ResponderExcluirhttp://www.facebook.com/photo.php?fbid=227530794018235&set=a.227530730684908.39863.115142441923738&type agora sim!!!
ResponderExcluirDá pra virar com um carro 1.0 em 2 min e 39 segundos?
ResponderExcluirDificil dizer de sopetão. Depende do modelo do carro, versão, estado geral do veículo, mas posso garantir que com meu Escort 1.6 1985 numeral 15 cravei 4 voltas seguidas em 2 min e 45 seg em 2010 e se andasser no limite extremo conseguiria vira em 2,42.
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