Neil Armstrong (5.08.1930–25.08.2012) |
Neil Armstrong, o primeiro homem a pôr os pés na Lua, em 20 de julho de 1969, morreu hoje aos 82 anos, em razão de complicações após cirurgia para colocação de pontes para revascularização do coração.
Além da admiração que muitos de nós temos por este astronauta, há uma história dele em relação ao automóvel que merece ser compartilhada.
Em 1993, numa viagem à Alemanha para conhecer a fábrica da Daimler-Benz, em Stuttgart, a convite da filial brasileira, eu e um grupo de jornalistas pudemos ver e saber dos detalhes do A Vision, o conceito que viria a ser o Mercedes-Benz Classe A. Fez parte do programa passar algumas horas no campo de provas da fabricante, ocasião em que fomos conduzidos na pista em alguns carros (não nos deixaram dirigir).
Numas das voltas que dei, passamos por uma curva superelevada em cuja borda externa a superelevação era de quase 90 graus (não era 90%). A velocidade não era tão alta porque o raio da curva não era grande o suficiente, coisa de apenas 140 km/h. Mas a aceleração vertical era muito alta, próximo a 3 g. Senti o sangue sair da cabeça, tudo ficou meio escuro por segundos.
Comentei com o motorista o efeito, ele disse que estava acostumado, mas que um dia o Neil Armostrong, em visita ao campo, após ouvir do mesmo motorista qual era a aceleração àquela velocidade, disse-lhe: "Comigo você pode entrar a quanto quiser, sou astronauta, lembre-se".
O motorista contou-me que entrou muito mais forte, tipo 160 km/h, quase desmaiou, e depois, feito o cálculo, a aceleração vertical havia chegado a 6,5 g. "E o Neil Armstrong, nem era com ele" – disse, rindo.
Por aí se vê o condicionamento físico de um astronauta, agüentar acelerações que não imaginamos possíveis para nós.
As homenagens do AUTOentusiastas a essa grande pessoa que nos deixa.
R.I.P., Neil Armostrong
Morre o primeiro homem q posou em Marte.
ResponderExcluirMenos, Astronauta, menos...
ExcluirDaqui 1000mil anos não vai aparecer outro a neil armstrong o que revolusionou a humanidade de todos os tempos
ExcluirE mesmo assim, ele acaba morrendo por causa de um problema de saúde como este.
ResponderExcluirSe bem que, pra ter 5 veias estreitadas, aos 82 anos e ainda sim estar bem, não é pra qualquer um.
R.I.P. !
Eu diria que se foi mais uma lenda,dentro do seu contexto é claro assim como Carroll shelby , Ferdinand Porsche e Sérgio Pininfarina.2012 esta um ano bem estranho , ou eu que estou paranoico ,sei lá.
ResponderExcluirOs companheiros dele dessa primeira viagem à lua ainda estão vivos?
ResponderExcluirRômulo
ExcluirSim, os dois estão vivos, Edwin Aldrin e Michael Collins. Curiosidade: os três nasceram em 1930.
E Collins ficou na nave mãe.
ExcluirBob, na época, contei essa história a um amigo instrutor de vôo da Academia da Força Aérea, pois eu a lera havia pouco, e o que eu lera é que o Neil Armstrong foi assobiando na boa...
ResponderExcluirNessas o instrutor me disse que é uma técnica essa de assobiar, pois o sujeito está contraindo fortemente o abdômen, e com isso ele evita que o sangue se esvaia do cérebro.
O Neil tirou um sarro do motorista, não contando o segredo...
Arnaldo
ExcluirAcho que quem tirou sarro foi o seu amigo instrutor – de você...Contrair abdômen para assobiar??? Se a turminha da I Guerra Mundial soubesse disso não precisava da incômoda echarpe para apertar as carótidas e segurar o sangue na cabeça!
Essa dos 90 graus para mim é novidade.
ExcluirValeu pelo aprendizado.
Bob,
ExcluirO instrutor falou sério e era amigo meu. Não que essa técnica resolva de tudo, mas ajuda.
Boa essa da echarpe. Eu não sabia. Eu pensava que era só por causa do frio desgraçado que eles passavam.
A palavra escrita passa como verdade bem mais facilmente que a falada.
ExcluirPois é, me parece que para aguentar forças G altas, o cara tem que não só contrair o abdomem, mas tudo que é músculo que tiver do pescoço pra baixo, hehehe. E ainda tem que controlar a respiração... E devia ser uma droga andar de echarpe apertando o pescoço.
ExcluirA expressão " com a faca entre os dentes " e a " cerrar os dentes " vale bem nesse caso.
ExcluirEm forças G altas e inconstantes tem que forçar bem a mandíbula no maxilar senão é corte de língua na certa.
Outro cuidado é não ocorrer a " é de babar " pois baba mesmo.
E a " de boca aberta " o Arnaldo viu bem lá no Vello Città, no chimpanzé das placas de metragem prá curva.
faleceu com 82 anos calando a boca de muitos conspiratórios que criticavam a forma de treinamento, as exposições e tudo mais, até mesmo a veracidade do fato, tanta bobagem que já vi e li, quem dera eu chegar aos 82.
ResponderExcluirE pensar que era tido como certeza que o módulo não regressaria, que eles seriam mártires desse feito. Conseguiu superar a morte quase certa de 1969 e partiu apenas hoje, após uns bons anos de vida.
ResponderExcluirDescanse em paz.
Quando Armstrong e Aldrin pousaram na lua, eu era adolescente, mas posso dizer que foi o ato mais emocionante que assisti na tv em todos os tempos de minha existência.
ExcluirEle foi um ser humano admirável, li que ele nem se considerava um herói, pois acreditava estar apenas cumprindo o seu dever. Ser humano iluminado, deixa um grande exemplo. A frase dita por ele quando pisou na Lua, sem dúvida fica na memória como um dos momentos mais marcantes da humanidade. A nossa passagem por essa vida é breve, mas algumas almas deixam um rastro de esperança que serve de inspiração para as futuras gerações.
ResponderExcluirops...ele não deixou um rastro...deixou 'um pequeno passo'!
Excluir(...)
Astronauta para que é coisa do seculo passado hoje...tanto que a ultima viagem do Spáce S. nem causou estardalhaço!... no nosso contexto...paulista, digamos que teve o mesmo impacto do que a retirado dos bondes...ou desativação de algumas linhas de trolebus.
Ao surgirem... suas viagens foram comparadas aos navegadores expedicionarios das caravelas...que saiam para não sabiam onde, quando ainda achavam que a terra era chata... e não sabiam se voltariam.
Janela de reentrada? computador de bordo? computador? imagino a capacidade que teriam... telemetria?...pow..a motorola estava lá! alias...se hoje estamos trocando essas condolencias devemos boa parte disso aos projetos espaciais da NASA.
De fato quem assistir Tropico de Capricornio, Hangar 18, Assassinato do presidente (decada de 70), e ver as fotos com duas sombras, sem reflexo no capacete, reflexo errado, sem estrelas no fundo... vai ficar sem dormir ruminando... rs... isso é America. Acredite mas duvide. Duvide mas acredite.
Neil entrou para historia sem duvida. Mas quem chegou a lua foram os astronautas do projeto mercury e do projeto apollo. Li o livro Salto para o Infinito, de Grisson (morreu em teste da capsula... incêndio). Na verdade Neil entrou para a história pela impetuosidade e determinação, visto que Aldrin é quem deveria pisar na lua...mas recebeu um empurrão do primeiro em que afirmou mais ou menos assim: 'cara! Isso é histórico e não posso deixar para outro'.
ResponderExcluirLembro até hoje do dia do lançamento da apollo, lembro das transmissóes em tv pb...valvulada...que esperavamos uma eternidade para ligarem. Lembro do merchand em vários produtos de meu consumo a época...como Toddy e Nescau que tinha um album fabuloso...que não consegui fazer.
O Brasil teve seus Neil´s... alguns que até hoje ainda permanecem obscuros na história... Não foram para outro planeta, mas que sem duvida fizeram esse pais decolar. Mas isso é outra história.
Neil. descanse em paz. O céu que explorou ganha agora mais uma estrela.
PS:Bob, com devidos créditos e links para o original vou reproduzir seu ótimo post em meu espaço.
Não tem esse papo de que o Homem nunca pisou na Lua, e foi tudo encenação?
ResponderExcluirRecentemente a Nasa calou a boca de quem assim falava e tirou fotos da lua onde os astronautas aterrissaram.
ExcluirEm fins do ano passado, a Rússia também confirmou o pouso, chegando até a ver o jipe lunar.
Sempre tive uma teoria de que podem ter perdido parte das filmagens, ou as imagens devem ter ficado muito ruins, e por isso reencenaram parte delas por aqui.
ExcluirTodo mundo sabe que essa viajem à Lua foi encenação!
Excluir'Russos confirmaram o pouso'??? Baita 171!!! O Yuri Gagarin também nunca foi pro espaço, apenas deu uma volta a nível de estratosfera.
'Provas da NASA'??? Com a atual tecnologia de efeitos especiais se consegue produzir imagem de qualquer coisa. Ou alguém acredita que aquilo que aparece no cinema é real?!
Por que tanto astronauta enlouqueceu ou se matou? Porque não aguentou o peso da mentira. O próprio Nixon quase enlouqueceu e ficou viciado em calmantes pra dormir, pelo temor que a farsa fosse descoberta.
Tenho dúvidas. Como pode uma transmissão de rádio a uma distância incrível como a da Terra à Lua vir sem "lag"? ou seja, falavam daqui e o astronauta respondia pouco tempo depois como se fosse uma ligação telefônica São Paulo - Santos? até pra ver um jogo na última Copa (África do Sul) existia lag se você comparasse a TV e o rádio...
ExcluirRicardoBF
O sinal leva 1.28 segundos.
Excluirhttp://www.aerospaceweb.org/question/astronomy/q0254.shtml
As vezes tem lag devido ao processamento do sinal, não tem nada a ver com a distância.
ExcluirNunca li tanta asneira junta! Francamente, vocês acham que a finada URSS perderia essa oportunidade de humilhar os americanos perante o mundo, caso fosse mesmo uma farsa? Teriam vencido a Guerra Fria com um peido!
ExcluirNeil Armstrong, juntamente com Edwin Aldrin e Michael Collins, foram realmente homens de grande coragem. Como já comentado acima, não havia certeza alguma de que o pouso e a partida na lua naquele longínquo 1969 eram coisas garantidas. Depois do pouso bem sucedido do módulo lunar, restava ainda a dúvida da partida...
ResponderExcluirPara quem gosta do assunto, recomendo assistir o documentário "In The Shadow Of The Moon" (Na Sombra Da Lua), creio que tal filme já foi comentado aqui no AE tempos atrás.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos desse grande astronauta.
Os astronautas mais falados do épico foram Armstrong e Aldrin, mas a importância de Collins foi fundamental para que tudo desse certo. Se ele, que estava no comando da nave mãe cometesse o mínimo erro, hoje Aldrin e Armstrong ainda estariam na lua.
Excluir1993... O cara ainda tinha preparo aos 60 e poucos.
ResponderExcluirAqui tem uma entrevista (raramente ele dava entrevista) que ele deu há coisa de 2 anos:
ResponderExcluirhttp://thebottomline.cpaaustralia.com.au/
Ali ele diz que ele achava que tinha 90% de chance de voltar pra casa e 50% de chance de pousar na Lua.
Esse Collins foi macho pacas. Ficar horas lá sozinho, numa cápsula minúscula, sendo que por longos momentos do outro lado da Lua, incomunicável total, o ser humano mais solitário e distante da história. Macho pacas.
Outro que acho muito corajoso é o Joseph Kittinger, o único homem até hoje a ultrapassar a barreira do som sem auxílio de uma máquina motorizada. É outro tipo de façanha, como tantos outros exemplos no século XX.
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=l2JYklqLpEc&feature=related
Não consigo acessar youtube daqui. Você pode me descrever como?
ExcluirNão consigo acessar youtube daqui. Você pode me descrever como?
ExcluirQuase igual ao "nosso" astronauta, que depois dos milhões gastos para plantar feijõezinhos no espaço, ele chutou a FAB e foi fazer propaganda de travesseiros viscoelásticos com "tecnologia da NASA".
ResponderExcluirCada país tem os heróis que merece. Rest in peace, Neil!
Eurico Jr.
ExcluirE o nosso "astronauta" ainda deu aquele vexame de tentar exibir o pavilhão nacional em ambiente de gravidade zero, resultando num pano amarfanhado!
Dessa eu não lembrava, Bob! Que vexame!
ExcluirMas fazer o quê, né? Enquanto uns têm John Glenn, "Buzz" Aldrin e Neil Armstrong, nós temos Marcos Pontes... o plantador de feijões cósmicos!
Não existe "Programa Espacial Brasileiro" por isso o Pontes resolveu chutar a FAB. No lugar dele eu faria o mesmo.
ExcluirÉ fácil ser herói com os feitos dos outros, mais fácil ainda é criticar. Quero ver ir lá e fazer melhor.
ExcluirBrasileiro reclama do astronauta, reclama do número de medalhas na olimpíada, reclama de tudo, mas fica com o traseiro sentado numa poltrona bebendo cerveja e assistindo big brother ao invés de dar a cara ao tapa.
A propósito, levar feijõezinhos foi marketing para incentivar as ciências para as crianças. Junte a imagem de um astronauta com a imagem de ciências e terá uma geração melhor, os norte-americanos sempre praticaram isso por lá, porém lá o povo não enche tanto o saco.
Caro Anônimo, a plantação de feijõezinhos cósmicos é o de menos.
ExcluirNão consta que nenhum astrounata americano tenha chutado a USAF imediatamente após voltar do espaço e virado garoto-propaganda de travesseiros "com tecnologia da NASA". Belo tapa na cara de quem investiu milhões para levá-lo ao espaço.
Como diz o Juca Chaves: sou patriota, mas não sou idiota.
Correção: "astronauta".
ExcluirMuito boa essa Bob, obrigado por compartilhar aqui.
ResponderExcluirOs astronautas eram mesmo seres humanos com características e habilidades bem acima do normal. Por DNA e por treinamento, claro. E ele acelerou o motor mais possante já utilizado, o conjunto de 5 motores da Saturno.
Reza a lenda que certa vez Aírton Senna fez uns exames nos laboratórios nos USA e num dos ítens ele ficou em uma surpreendente/fantástico segundo lugar entre os já testados, e foi atrás de um astronauta.
Outra história bem legal é aquela do Comandante que aterrisssou o Boeing já sem motores no Rio Hudson, sem feridos, foi perfeito. Era um ex-astronauta.
Lendo essas coisas tenho a sensação que se Von Brown fizesse carros, estaríamos muito melhores hoje.
Astronautas não são super heróis. Menos, bem menos... Prova disso é que muitos morreram em missão, como os onibus espaciais que explodiram.
ExcluirFoi-se um dos homens mais corajosos da história; o céu não será para ele, pois em vida ele o ultrapassou em muito....
ResponderExcluirMFF
Nada, mas nada mesmo, vai me fazer acreditar nessa viagem.
ResponderExcluirÉ tudo papo furado!
Engraçado, ninguém nunca viu Deus, e a maioria acredita... (com diversos nomes, mas com as mesmíssimas características)
ResponderExcluirNenhum de nós existia ainda no tempo de Jesus, e muitos de nós acreditamos...
Será puro marketing?
Acabou o seu Rivotril?
ExcluirAo anonimo das 19:56:
ResponderExcluirNada mais adequado que seu comentário.
Voce junta muita ignorancia,
Fanatismo,
A mania ridicula de criar e cultivar teorias conspiratórias como prova de inteligencia,
A mania besta de ser antiamericano cultivada a muito pelas nossas elites intelectualóides terceiromundistas
E está aí o circo formado. Mas tudo bem, ainda tem gente mantendo paginas e mais paginas sobre teorias conspiratorias que versam até sobre a terra ser redonda.
Eu não sei como ainda não disseram ou começaram a conspirar contra a energia atomica e a dizer que bomba atomica não existe. É tudo truque de hollywood.
Unknown,
ResponderExcluirDisse tudo.
Parte para a sua nova missão o astronauta Neil Armstrong, primeiro de três grandes pioneiros a tocar o solo de outro astro celeste. Aos céticos que duvidam do feito destes bravos homens eu desaprovo o que dizem, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.
ResponderExcluir