Depois que o AE andou no March 1.0S e no Versa SL, faltava ver que tal é o March de motor maior para fechar o círculo de avaliação desse pequeno japonês bem-recebido no mercado brasileiro aasim que chegou em setembro do ano passado. Primeiro veio o 1,0 e dois meses depois, o 1,6.
A versão testada é a SV, intermediária da lnha, antecedida da S e sucedida pela topo SR. Em relação a esta, só falta à SV o conjunto aerodinâmico (os tradicionais defletores de pára-choque dianteiro e traseiro, de teto traseiro e minissaias), ponteira de escapamento cromada, retrovisores personalizados da versão e rodas de alumínio em cor titanium, mais escuras que na cor natural do material.
A versão testada é a SV, intermediária da lnha, antecedida da S e sucedida pela topo SR. Em relação a esta, só falta à SV o conjunto aerodinâmico (os tradicionais defletores de pára-choque dianteiro e traseiro, de teto traseiro e minissaias), ponteira de escapamento cromada, retrovisores personalizados da versão e rodas de alumínio em cor titanium, mais escuras que na cor natural do material.
O 1.6SV custa R$ 37.390,00, R$ 2 mil menos do que a SR e R$ 2.100,00 mais que a básica 1.6S. Para a SV o único opcional é a pintura metálica, R$ 720,00, cnco cores disponíveis.
Tudo o que foi dito sobre o hatckback 1.0S e o sedã Versa SL está nos textos marcados com atalho. Mas há algumas diferenças, a principal delas o desempenho, combinação do peso de um e motor de outro. Os dados de fábrica mostram aceleração 0-100 km/h em 9,5 segundos com álcool e 9,9 segundos, com gasolina. Ou seja, decididamente esperto e, graças ao porte pequeno, apenas 3.780 mm de comprimento, ágil no trânsito. É leve, 964 kg.
A velocidade máxima é expressiva, 191 km/h com qualquer combustível. Aliás, a potência de 111 cv a 5.600 rpm e o torque de 15,1 m·kgf a 4.000 rpm são com álcool ou gasolina, é indiferente. São 8,68 kg/cv, relação peso-potência atraente. Mas foi dirigindo-o que encontrei o inesperado: a 120 km/h (reais, pelo GPS) o motor está a 3.800~3.900 rpm. A 124 km/h, 4.000 rpm. Tal como no 1.0S!.
Analisando relações de marcha e diferencial, é tudo igual ao Versa, que a essa velocidade está a 3.450 rpm, como, aliás, a maioria dos carros de motor 1,6-litro. A única diferença é a medida dos pneus, 185/65R15 no sedã e 175/60R15 no hatchback. Por si só o pneu de diâmetro 5% menor seria responsável por elevar o giro para 3.600 rpm, mas resta uma diferença inexplicável, a menos que o conta-giros estivesse marcando a mais, o que é pouco provável. A rotação elevada confere ao se notar o motor "ardendo", combinado com uma invasão de ruído bem grande, como observado no 1.0S.
De qualquer maneira, ambas as questões – giro muito alto em velocidade de autoestrada e pouco isolamento acústico – são simples de resolver pela Nissan, e esperamos que o faça, pois o carro tem qualidades. E se a fábrica for mexer no carro, por favor, espelho plano na esquerda, não: motorista não tem nada que afastar as costas do encosto para poder ver toda a retaguarda à esquerda. Aproveitar o ensejo e raspar, por favor, o patrulheiro aviso no da direita de que "os objetos estão mais perto do que parecem". Se quiserem adicionar repetidoras dos indicadores de direção nas laterais, a segurança do tráfego agradecerá. E uma faixa degradê no topo do pára-brisa vai bem no Brasil (e no México, onde o carro é fabricado, ensolarado como o Brasil).
Entre as qualidade, o motor Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente e 16 válvulas e variador de fase na admissão que é dos mais suaves, mal se nota seu funcionamento quando em marcha-lenta e é bem liso em alta rotação. Tem grande elasticidade, é bem agradável. O câmbio tem engates leves e fáceis, mas a primeira marcha "canta" quase como se fosse um par de engrenagens de dentes retos (notado bastante no 1.0S e pouco no Versa). Não afeta durabilidade, mas desagrada; corrigir é fácil.
A agilidade no trânsito mencionada resulta também do incrível diâmetro mínimo de curva: apenas 9 metros. Como isso facilita vida do motorista na hora de manobrar para uma vaga num estacionamento de centro de compras, por exemplo! Outro grande auxílio é o da direção, elétrico, com uma regressividade de assistência perfeita. O volante de 370 mm de diâmetro e três raios é bom de pega, embora pudesse melhorar em estilo.
A suspensão, com subchassi na dianteira, concilia bem estabilidade e conforto de rodagem. O March é bom e previsível de curva e apresenta subesterço discreto, mínimo; o mesmo para a rolagem em curva.
O computador de bordo, embora difícil de operar por se precisar apertar um botão no quadro de instrumentos passando a mão por dentro do aro do volante, é outro auxílio precioso ao indicar quilometragem total, duas parciais, dois tempos de trecho, dois consumos no trecho, velocidades instantânea e média, e autonomia. Por falar em consumo, pelo computador é de 1 litro por 10,5 km em autoestrada e 1 L/9 km na cidade, com álcool. Pena mesmo é o tanque de apenas 41 litros, especialmente ao rodar com álcool.
Resolvidos todos os pequenos problemas – todos fáceis, repito – o March 1,6 será mais bem-vindo ainda e poderá conquistar uma legião de admiradores bem maior.
BS
Visão do interior do March sem as portas e sem a coluna central (já existiu carro assim, como o Fiat 1100 e o Simca 8, do final dos anos 1940), mostrando o espaço interno |
Resolvidos todos os pequenos problemas – todos fáceis, repito – o March 1,6 será mais bem-vindo ainda e poderá conquistar uma legião de admiradores bem maior.
BS
FICHA TÉCNICA NISSAN MARCH 1.6SV
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CARROCERIA
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Arquitetura
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Hatchback,
4 portas, 5 lugares
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Coeficiente aerodinâmico (Cx)
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0,33
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Área frontal (estimada)
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2.30 m²
|
MOTOR
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Tipo
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Dianteiro,
transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando por corrente, 16 válvulas,
variador de fase na admissão, flexível em combustível (gasolina e álcool)
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Diâmetro e curso
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78
x 83,6 mm
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Cilindrada
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1.598
cm³
|
Potência (ISO 1585)
|
111
cv a 5.600 rpm (gasolina ou álcool)
|
Torque (ISO 1585)
|
15,1
m·kgf a 4.000 rpm (gasolina ou álcool)
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Taxa de Compressão
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10,7:1
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Sistema de injeção
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Eletrônica
multiponto seqüencial,acelerador eletrônico
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TRANSMISSÃO
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Tipo
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Transeixo
manual, 5 marchas, tração dianteira
|
Relações das marchas
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1ª
3,721:1; 2ª 2,048:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,821:1; ré 3,545:1
|
Relação do diferencial
|
4,067
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente, tipo McPherson com
subchassi, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e
barra estabilizadora
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Traseira
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Eixo
de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
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DIREÇÃO
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|
Tipo
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Pinhão
e cremalheira com assistência elétrica variável
|
Diâmetro mínimo de curva
|
9 m
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
Disco
ventilado (260 mm
de diâmetro)
|
Traseiros
|
Tambor
(203 mm
de diâmetro)
|
RODAS/PNEUS
|
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Rodas
|
Alumínio,
15 pol.
|
Pneus
|
175/60
R15H
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DIMENSÕES
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Comprimento
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3.780 mm
|
Largura
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1.665 mm
|
Altura
|
1.528 mm
|
Distância entre eixos
|
2.450 mm
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Bitola dianteira/traseira
|
1.470
/ 1.475 mm
|
CAPACIDADES/PESOS
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|
Porta-malas
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265 litros
(VDA)
|
Tanque de combustível
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41 litros
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Tanque auxiliar de partida a frio
|
0,5 litro
|
Peso em ordem de marcha
|
964 kg
|
DESEMPENHO/CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
|
|
Velocidade máxima
|
191 km/h
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Aceleração 0-100 km/h
|
9,9
s (gasolina)/9,5 s (álcool)
|
Consumo cidade (NBR 7024)
|
13,3
km/l (gasolina)/8,8 km/l (álcool)
|
Consumo estrada (NBR 7024)
|
18,8
km/l (gasolina)/13,3 km/l (álcool)
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS
|
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Intervalo de revisão
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10.000 km
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Garantia
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3
anos, sem limite de quilometragem
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EQUIPAMENTOS DO NISSAN MARCH 1.6SV
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CONFORTO E COMODIDADE
|
Abertura e fechamento das portas,
abertura do porta-malas através de controle remoto
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Acabamento dos bancos em tecido
|
Acelerador eletrônico
|
Acionamento do alarme através de
controle remoto
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Ar quente
|
Ar-condicionado
|
Banco do motorista com regulagem de
altura
|
Computador de bordo
|
Console central com 3 porta-copos e
porta-objetos
|
Conta-giros
|
Desembaçador do vidro traseiro com
temporizador
|
Direção com assistência elétrica
variável
|
Mostrador digital de quilometragem
total e parcial
|
Pára-sóis com espelho de cortesia
|
Porta-luvas com tampa
|
Porta-malas com iluminação
|
Portas dianteiras com porta-objetos e
suporte para garrafa
|
Retrovisores externos de regulagem
elétrica
|
Tampa de combustível com abertura
interna
|
Tomada de 12 V integrada ao console
central
|
Travas elétricas das portas e
porta-malas
|
Vidros dianteiros e traseiros com
acionamento elétrico
|
Volante de três raios com regulagem de
altura
|
APARÊNCIA
|
Grade frontal com acabamento cromado
|
Retrovisores externos na cor da
carroceria
|
Retrovisores externos rebatíveis
|
Revestimento das portas dianteiras em
tecido
|
Rodas de liga leve de 15” e pneus 175/60R15H
|
SEGURANÇA
|
Alarme de advertência sonoro para chave
no contato e lanternas acesas
|
Alarme perimétrico
|
Alça de teto para o passageiro
|
Apoios de cabeça dianteiros com
regulagem de altura (2)
|
Apoios de cabeça traseiros com
regulagem de altura (2)
|
Bloqueio de ignição através de
imobilizador do motor
|
Bolsas infláveis frontais para
motorista e passageiro
|
Cintos de segurança dianteiros com
pré-tensionadores
|
Cintos de segurança traseiros laterais
de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
|
Limpador de pára-brisa com 9
velocidades (com controle intermitente ajustável)
|
Limpador traseiro com controle
intermitente
|
Maçanetas internas de abertura das
portas cromadas
|
Travamento automático das portas e do
porta-malas com o veículo em movimento
|
SISTEMA DE 'ÁUDIO
|
4 alto-falantes
|
Rádio CD Player com função MP3 e
entrada auxiliar
|
CORES
|
Sólidas: branco Aspen, preto Premium
|
Metálicas (opcionais): prata Classic,
cinza Magnetic, vermelho Fuji, laranja Califórnia, azul Egeu
|
Acho o conjunto deste carro muito atraente, me lembra o falecido - e ótimo - Clio 1.6 16v. Teria um destes facilmente se oferecesse câmbio automático ou automatizado de pelo menos 5 marchas. O nosso trânsito exige isto, infelizmente.
ResponderExcluirDizem as más línguas que o Clio 1.6 16v não faleceu, apenas fez uma plástica radical e trocou de identidade. Agora se chama Symbol, he, he, he! E concordo: o Clio 1.6 16v era ótimo.
ExcluirEsse motor não é Renault não?
ResponderExcluirNão, esse motor é mais moderno do que os 1,6 usados nos Renaults e até na nissan Livina, mais potente e feito de alumínio, com corrente, ao invés de correia dentada dos 1,6 da reanult!
ExcluirAnônimo 01/07/12 12:49
ResponderExcluirÉ Nissan mesmo. Renault só o 1,0.
Ummm...
ExcluirInteressante, morria e não sabia.
Obrigado!
Mas não é esse 1.6 16V que está no Symbol?
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAntes de chamar os outros de otário, vá primeiro aprender a escrever...
ExcluirLiberou a furia do caps lock!
ExcluirNissan marca duvidosa, essa foi boa... lol
ExcluirOutro lixo de comentário, me admiro "essa" pessoas que escrevem, antes "deveria" saber ler e escrever direito, ou é bobagem sem limite. Está cheio desses ótarios duvidosos pra comentar.
ExcluirQuem acha esse carro um lixo, merece mesmo é andar de gol...
ExcluirO March 1.6 é otimo. Troquei o meu gol por um March 1.6 e estou encantado. E olha que tive 4 gols... (pra nunca mais).
Melhor ainda é que a fábica do Rio já deve entrar em funcionamento por esses dias.
Lembrando que, em breve, teremos outras belas opções, como o HB.
As enganadoras VW, Ford, GM e Fiat, vão continuar perdendo espaço no mercado, e pior, na admiração dos novos e conscientes condumidores.
Demorei, mas acordei.
Anônimo02/07/12 10:54 não fale assim do gol ele é um carro com outra proposta ,por isso o march é melhor do que ele .
ExcluirFabio .
Gostei bastante deste Nissan, mas para mim ficou devendo um quadro de instrumentos mais completo e o ABS, se bem que já li em algum lugar que o ABS virá em breve. Só que por mais R$2.000,00, mesmo tendo espaço traseiro menor (que no meu caso, não é importante) e motorização inferior mas perfeitamente adequada ao uso que faço do carro, não teria a menor dúvida: pegaria um Fiat 500 Cult em vez de um March.
ResponderExcluirPra quê ABS, Mr. Roda-Presa, se tu nunca passas de 30km/h? Na faixa esquerda, atrasando até caminhões.
ExcluirPelo jeito, a fuga do jardim-da-infância foi em massa: a turma toda escapou, he, he!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirPena vir sem ABS e o chash test no latin cap ter sido tão ruim, bem diferente do vendido no mercado europeu.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirEm relação ao desempenho, e muito arisco mesmo? O conforto de marcha e bom? E a sonoridade do motor nas esticadas, há algum toque esportivo e estimulante?
Abraço!
Thiago
ExcluirSim para tudo o que você perguntou.
Acho que deve lembrar o Corsa GSI
ExcluirSou mais o meu poderoso Chevette S/R
ExcluirA versão SR agora tem um pacote extra, chamado "SR Premium", que contempla o ABS.
ResponderExcluirMelhor seria se fosse ao menos opcional em todas as versões, mas já é um começo. Em 2014 vai ter.. rs
Essa caixa bastante curta deve fazer dele um carro bem divertido nos track days, mas na estrada deve ser meio cansativo o motor girando alto o tempo todo.
Thales Sobral
ExcluirPara pista é perfeito – ou como quinta de um seis-marchas...
corte sujo ou limpo?
ResponderExcluirCorte sujo, a cerca de 7000 rpm. Percebi isso ontem pela primeira, ao dar uma super esticada na 3ª. Não sei a rotação precisa. Pode ser os mesmos 6750 declarados do 1.0.
ExcluirNão acho que tudo isso seja pequenos problemas para uma marca tradicional como a Nissan. Nem os chineses estão dando essas mancadas, todos tem lente convexa esquerda, repetidores das setas e faróis com regulagem de altura. E essa do quase cantar em primeira marcha é o fim do mundo.
ResponderExcluirAntônio Mattins
ExcluirEu não disse que são pequenos problemas, mas que são fáceis de resolver, e são mesmo.
Colado da última frase do post:
Excluir"Resolvidos todos os PEQUENOS problemas – todos fáceis, repito – o March 1,6 será mais bem-vindo ainda e poderá conquistar uma legião de admiradores bem maior".
Bob Sharp na última frase de seu post sobre o nissan march 1.6
Reiter
ExcluirOK
João Celidônio
ResponderExcluirSujo, porém discreto, que dá para perceber mas não incomoda. Ocorre a 6.500 rpm.
Meu cálculo deu 33,36 em quinta. 120 reais a 3.597 rpm. Os 3.6000 que vc falou. Tá muito estrando isso, conta-giros "roubando" pra mais igual velocímetro eu nunca vi. Tô falando, nem chinês dá dessas mancadas, e começaram a fazer carros ontem...
ResponderExcluirAntônio Martins
ResponderExcluirPois é, com o câmbio igual ao do Versa, que está a 3.450 rpm a 120 km/h. Como os pneus do March 1,6 são menores 5% que os do Versa, a rotação iria para 3.600 rpm, mas nunca 3800~3.900 rpm. Obviamente, há algo errado, mais provável o diferencial ser mais curto do que o informado. Vou apurar com a Nissan.
Olhei no site do méxico e o diferencial tá igual.
ExcluirBob, eu tenho um Vectra que é a mesma coisa. A rotação que leio no painel não bate com o calculo da transmissão. Não sei, mas o mais provável é que o diferencial não seja o que veio informado no manual. Calculando com outro diferencial, que inclusive ja foi utilizado pela marca, o calculo da exato.
ExcluirAcho muito sinistro não se poder mais confiar no manual do fabricante. Não sei o que está acontecendo no mundo. A relação de transmissão pra mim é fundamental, influindo fortemente na decisão de compra de um automovel.
Abraço
Rafael S.
Rafael
ExcluirDe fato, isso é muito chato e, como você diz, relação de transmissão é um ponto forte de decisào para quem conhece automóvel. Vou apurar o que acontece com o March 1,6 e depois informo.
Bob Sharp, a Nissan deu algum retorno a respeito da transmissão?
ExcluirSerá que há esperanças de uma 5a. marcha mais longa nos March 2013/2013?
Alexandre
ExcluirMudou o assessor de imprensa de lá, o novo é um amigo que estava na JAC e fiz de novo a pergunta, agora a ele, isso no dia 9/10. Até agora nada. Mas a Fukuda Motorcenter está para desmontar o carro de 60.000 km de Quatro Rodas e pedi ao Fabio Fukuda para que veja o detalhe do par de primeira, se é de dentes retos ou helicoidais. Aí mata-se a charada./ Alteração de câmbio atualmente, com esse fantasma de custos apavorando a industria, não vejo chance de alterarem a relação da 5ª.
Legal! Talvez esse seja meu próximo carro! :)
ResponderExcluirTá aí um carrinho que deve encantar quando dirigido, mas visualmente não me agrada. Uma pena, pois gosto da marca.
ResponderExcluirAbraço
Lucas CRF
Ficaria melhor com turbo, nitro e supercharger. Tudo junto!! Envelopado de preto FOSCO e com vidros lacrados no insulfilm. Perfeito!!
ResponderExcluirPreto fosco lacrado de insulfilm... Manolo detected!
ExcluirAh esqueci: Rodas PRETAS Aro 24 (ou maiores) com pneus perfil ZERO!!
ExcluirAro 24??? Ah, sei...
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ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEsse carrinho é muito divertido. Anda mais que o Veloster!
ResponderExcluirQuanto ao desempenho, os dados estão corretos? Para mim que ele tinha velocidade máxima menor e aceleração maior, não?
Anda mais não... anda muito mais!!
ExcluirVeloster perde até de Uno 1.4
Até Chevette ganha do Veloxter
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirMas que surpresa agradável, um motor com corrente de comando.
ResponderExcluirPensei que tal qual o 1.0, este também fosse equipado com motor Renault. É um carro que me interessa, talvez não tenha todos os mimos do Fiat 500 mas pelo menos é 5 portas e o desempenho deve ser mais interessante.
Bob, o que você acha do acabamento interno deste March? É um pouco mias aceitável? O 1.0 me passou uma sensação de pobreza similar à do Celta (sim, ele de novo!).
Acredito que seria interessante a Nissan lançar uma versão esportiva do March e pelo jeito não precisaria de muitas mudanças: uma suspensão mais rígida e talvez uns 20mm mais baixa. Nunca dirigi um March, mas sempre tive a impressão de ser um carrinho bem arisco mesmo. Os pedais permitem um punta-tacco com ergonomia? Como é a latência do acelerador eletrônico neste 1.6?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBob, inclua na lista aquele quadro de instrumentos do Versa SL, por favor.
ResponderExcluirÉ uma coisa tão simples e que muda bastante a percepção do veículo pelo condutor, não creio que custa muito mais caro pra empresa equipar todos os veículos com ele.
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ResponderExcluirDefinitivamente não gosto desse carro... é feio demais (como todo Nissan, salvo a Frontier), têm uma relação de câmbio ridícula para o belo motor que têm e para piorar, foi horrível no Latin N Cap....
ResponderExcluirO Nissan Z, e o 300 ZX (fora de linha) não tem nada de feios!! Pena que não trazem p/ cá.
ExcluirEsse carro não me encanta visualmente não, mas de fato só falta uma relação de marchas mais longa, p/ se caracterizar como uma grande opção p/ mim. Motor e peso estão mais do que bem casados p/ assegurar um bom desempenho de qualquer forma, desnecessária relação tão curta...
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNao sou Admin. aqui ,porem com certeza removeria comentarios como seu se o Bob permitisse, por que ninguem e Obrigado a ler esse tipo de falta de educacao que voce postou.
ExcluirAnônimo 01/07/12 19:03
ExcluirIh, a boneca ficou nervosa! Aprendeu até a falar palavrão!
A grosseria da boneca vai ficar mais alguns minutos para que todos entendam por que o comentário dessa besta foi removido.
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ExcluirNervosinha
ExcluirLiberdade de expressão é para cidadão, o que você decididamente não é.
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ExcluirBob vc poderia criar uma área de FORUM aqui, onde pra comentar tinha q ser CADASTRADO. Que tal?
ExcluirÉ ISSO AÍ BOB, PAU NAS BONECAS!!!!!!!!!!
ExcluirBOX66601/07/12 19:44 ,Box ,não é só os anônimos que falam coisas de baixo calão no blog .abrcs ,Fabio.
ExcluirÉ incrível como as coisas avançam: um carro de 964 kg de peso com um disco dianteiro de freio de 260 mm. O Santana de 1994 em diante tem 256 mm, o anterior tem 239 mm. E o Calibra 16V de 150 cv, capaz de 220 km/h, também tem 256 mm! Tanto que no meu fiz um "upgrade" para 288 mm, pois a medida original é ridícula.
ResponderExcluirAh! E minha Grand Caravan 1997, com suas quase 2 toneladas, só tem 276 mm, freios por sinal patéticos.
Agora, dada a relação peso/potência do carro, esse diferencial merecia um alongamento para, tranquilamente, uns 3,30:1, talvez até 3,2:1. Aumentaria absurdamente o conforto de marcha.
Esses freios eram adequados para a época.
ExcluirAlém disso, minivan não foi feita pra correr!!
Box, não tem nada a ver com correr. Não se freia só em alta velocidade; às vezes o trânsito na estrada está fluindo e pára de repente. Carro pesado tem que ser bom de freio.
ExcluirMeu Charger R/T também tem discos (originais) de 276 mm, pesando quase 500 kg a menos. E já não é lá essas coisas para frear.
GOSTO MAIS DO FORD KH 1.6
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAnônimo
ExcluirNo AE se respeita carro de qualquer marca e não se admite termos de baixo calão. Você também será excluído, em seguida.
Se a Nissan resolver esses probleminhas, talvez eu adquira um no futuro.
ResponderExcluirParece pouco, mas penso que a faixa degradê no topo do pára-brisa e vidros verdes, são necessários em qualquer carro.
Este Nissan, me faz lembrar do Clio 1,6 16V hatch que tive. Hoje eu sei que nunca deveria tê-lo vendido.
O March não tem vidros verdes???
ExcluirAlexandre,
ExcluirA indústria toda adota vidros verdes faz um bom tempo. Se não fossem nos March que andei eu teria notado.
Uma das melhores relações preço-desempenho-consumo do nosso mercado (talvez a melhor...)
ResponderExcluirA Nissan pode fazer carros ótimos de mecânica e tals. Mas todos são horríveis, exceto o Z. Das picapes aos SUVs, sedãs (cruz credo!), minivans e hatches, parece que eles se esforçam para ter o design mais esquisito e feio do mercado.
ResponderExcluirTenho saudades do cambio do Alfa 2300, aquilo era uma quinta marcha overdrive. Alguém lembra?
ResponderExcluirReynaldo
ExcluirFisicamente era overdrive, a quarta era direta (1:1), mas o efeito era quinta plena, máxima nela.
Obrigado Bob, desconhecia!
ExcluirMancada mesmo essa transmissão tão curta... já que um dos motivos para alguém comprar o 1.6 em vez do 1.0 seria exatamente por um maior conforto de marcha na estrada...
ResponderExcluirAgora, sobre os retrovisores, eu pelo menos ainda prefiro o esquerdo plano, desde que seja grande o suficiente. Mas talvez seja só uma questão de acostumar com o convexo.
Apesar dos números iguais, dá para sentir alguma diferença dependendo do tipo de combustível (por exemplo, se fica mais áspero no alcool)? E, como perguntaram acima, e o acelerador eletrônico, tem algum "lag" que chegue a incomodar?
Alexandre
ExcluirEspero que a Nissan resolva esse problema de giro em velocidades de viagem rapidamente, pois alguma coisa errada tem. /Depois qe você se acostumar com o convexo vai ficar perdido quando dirigir um carro com espelho plano no seu lado. /O carro estava com álcool e o motor é bem suave. Não senti diferença no Veras, mesmo motor, mas abasteci com gasolina. /Acelerador, tudo como deve ser.
Hoje em dia tem muito carro com pouco motor para o seu peso.
ResponderExcluirA Nissan têm motores adequados para todos os seus carros, e na Fiat, por exemplo, falta motor, deveriam providenciar um 2 litros. Esquisito é o que a Citroen vai fazer com o c3 picasso, vão dar outra opção de motor, mas o novo motor vai ser menor, piorando ainda mais a relação peso-potência.
Bob,
ResponderExcluirEstou usando o March 1.0 da minha mãe por uns dias. Estou surpreso com o carro. Mesmo usando o D4D Renault a calibração que a Nissan aplicou no motor é muito diferente da original, com um funcionamento mais suave e progressivo.
O carro transmite uma solidez e conforto bem superior aos outros compactos da categoria.
Sem contar a economia. Como gasta pouca gasolina!
Concordo com a sua opinião de que falta espelho convexo no esquerdo. E diria mais, deviam mudar a localização da tomada de força do interior, praticamente no pé do carona; toda hora o passageiro esbarra a perna e desliga o aparelho sem querer. Não gostei dos pneus Maxxis, chineses que equipam o carro. Sua borracha é muito mole e gritam a toa. Imagino como deve ficar mais firme que já é com bom jogo de Firestone.
De resto, fiquei fã do carrinho!
O pessoal reclama só porque é pneu chinês. Se fizer um teste cego vão chamar urubu de meu loro.
ExcluirAnônimo, você tem um Nissan? Não parece. Eu tenho e achei exatamente a mesma coisa que o Aléssio Marinho. E no forum do Nissan Clube todo mundo reclama o mesmo.
ExcluirAnônimo 02/07/12 03:41
ExcluirUso pneus chineses no meu Logan, da marca Nankang e eles são bem melhores que os Maxxis, são muito silenciosos, comparáveis a um Firestone, marca que gosto muito, mas com assistência muito ruim na minha cidade. Por isso o meu comentário.
Escolhi essa marca pelo índice de desgaste, 540 e temperatura e tração A, valores que considero importantes para trafegar no estado que moro, Pará. Os Goodyear originais chegaram os 50.000 km em petição de miséria. Espero que os Nankang chegem a esta quilometragem num estado melhor que o jogo anterior uma vez que enfrentamos temperaturas superiores a 35º no verão amazônico, inverno no resto do país.
Eu uso pneus Maxxis em meu Gol, tava com goodyear antes. Gostei do preço e fui de Maxxis, quando posso esperimento novas marcas. Gostei e voltarei a usar quando tiver que trocar. Esta marca não é muito conhecida mas tem bons produtos com menores preços que as tradicionais.
ResponderExcluirUso o Maxxis AR550 na minha 190E 2.3 16v e funcionam muito bem,na Scenic tb,cheque a calibragem e o alinhamento...Bob, vc esqueceu de dizer que o carro tb não tem marcador de temperatura,somente a luzinha sem vergonha....
ResponderExcluirMaluhy
ExcluirCaramba que carrao que vc tem hein.
Adoro esse modelo de Mercedez ..
Lembra-se da vitoria do Senna em 84 numa dessas
Concordo com você Maluhy pra mim economia porca ,não compraria o carro por causa disso.
ExcluirFabio .
No Celta tinha essa luz e colocaram de volta o ponteiro ,isso é coisa da nissan que fez o mesmo no livina ,o Ka tambem é assim ,irrita quem gosta de interação dos controles do carro com o motorista.
ExcluirDepois falam mal do painel do gol g4!
ExcluirColoca logo um painel de honda Biz no carro! pronto .
ExcluirNão dá, a GM já está fazendo isso antes com o Sonic e Cobalt!
ExcluirMaluhy
ResponderExcluirNem BMW tem termômetro de água, há tempo. Não considero demérito ter só luz, por isso nem comento mais existência ou não.
Mas Bob ,e se a luz tiver mal contato,pode acontecer ,no caso do marcador por ponteiro se ele não se movimentar saberá que algo está errado ,já a luz...
ExcluirAbraço a todos ,Fabio .
Essa é fácil, é só conferir se todas as luzes-espia acendem quando liga a ignição.
ExcluirMas de qualquer forma é importante essa luz ter um "limiar de acendimento" adequado. Não como em alguns carros em que quando a luz acende é porque a junta do cabeçote já queimou...
Anônimo 02/07/2012 13:22
ExcluirHoje não se usa mais lâmpada incandescente como luz espia. Somente led.
Dificilmente essa indicação vai falhar um dia.
Mesmo assim não gosto de luzes no lugar de ponteiros ,fico imaginando uma Ferrari ou um Porsche com painel totalmente digital , monótono.
ExcluirFabio.
Fabio
ExcluirCaso a lâmpada queime, outro instrumento assume a função, passando a piscar. Além disso, os termômetros de hoje são feitos para ficar estabilizados em 90 °C. Só mexem quando for haver superaquecimento, da mesma maneira que a lâmpada ao se acender. Os termômetros como os conhecemos não existem mais.
Obrigado pela explicação ,um abraço até a próxima .
ExcluirFabio.
É verdade o nome correto é termômetro não me lembrava ,me fez lembrar meu pai ficar bravo com a Variant II dele por não ter um termômetro ,muito engraçado !obrigado a todos pelas informações e explicações ,abraço a todos a até a próxima .
ExcluirFabio .
Bob, uma das coisas que me intrigava na documentação técnica do March, no site da Nissan, é que o motor é o mesmo (HR16DE) e tinha as mesmas especificações que o do Versa, no tocante aos números.
ResponderExcluirMas, no Versa, consta que este teria o CVVTCS, e o March não.
O que não faz sentido, dado que o variador de fase faria diferença na performance do motor, no tocante à potência, em tese. Ou não?
E aqui no seu artigo você diz que o motor do March tem variador de fase na admissão. O do Versa tem na admissão e na escape?
Esclaresça melhor por favor se há diferença ou não entre o HR16DE do March e do Versa.
Luis Santos
ExcluirÉ o mesmo motor nos dois. Variador só na admissão.
Então porque diabos a própria Nissan especifica o Versa com CVVTCS e o March não?!?
ExcluirVersa:
Cilindrada e Cilindros:
1,598 cm³, 1.6L, 4 cilindros e acelerador eletrônico
Válvulas:
16 válvulas, CVVTCS*
March:
Cilindrada e Cilindros:
1.598 cm³, 4 cilindros e acelerador eletrônico
Válvulas:
16 válvulas
Luís Santos
ExcluirErro de ficha técnica. Os motores são iguais.
Bob, desculpe retomar este assunto antigo. No forum do March do Nissan Clube (http://nissanclube.invisionzone.com/index.php?/forum/13-march) um participante afirma, categoricamente, que houve um upgrade não creditado no motor 1.6 16v do March "nacional". Segundo ele, nas primeiras versões vindas do México, o motor tinha variação de comando de válvulas somente na admissão. É o que o seu texto informa. Mas, posteriormente, o motor passou a ter variação no comando de válvulas tanto na admissão quanto no escape!
ExcluirSabe alguma coisa sobre isso? Tem como confirmar com algum contato na Nissan?
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ResponderExcluiro que vc ta fazendo aqui?
Excluirperdendo seu tempo?
sei pai sabe que vc tá na internet?
vá perder a hora da escola...
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ExcluirAnonimo 02;07-12 10:30hs
ExcluirCara
Para voce uma boa dose de Lexotan, Camisa de Forca e internacao num Hospicio.
Bob, com este post sobre o 1,6 agora falta apenas um na minha lista de desejos, teste de um Cruze, para deixar vosso blog ainda mais completo.
ResponderExcluirA conclusão resume a Nissan do Brasil: tem ótimos carros, mas todos sempre tem alguns "poréns" que acabam enchendo o saco e afastando clientes.
ResponderExcluirBom exemplo é a Livina, que inexplicavelmente AINDA não tem regulagem de altura do banco.
Não dá para entender como a Nissan acerta no "atacado" e erra tanto no "varejo"...
O espaço interno deste carro é bom ,porque parece meio apertado,me fez lembrar da minha antiga ipanema que quando ia engatar a quinta marcha, se não tomasse cuidado ,batia a mão na perna do passageiro ,assim como do corcel .
ResponderExcluirabraços ,Fabio .
Não gostei me lembra o "novo" uno ,pocket rocket chama-se Golf.
ResponderExcluirnão há novo uno que pegue esse foguetinho do march 1.6
Excluirseja por potencia.
seja por peso.
uno fail.
Golf brasileiro é um grande pocket rocket mesmo, melhor ainda se for o 1.6
ExcluirTae um carro q irei comprar p/ minha esposa...mas c/ motor 1.0
ResponderExcluirA Nissan tem um portfolio interessantíssimo de motores aki no Brasil.
Bob Sharp (ou demais colegas)...
ResponderExcluirQual a melhor opção para o March, 1.0 S + Pacote Roda 2013 ou 1.6 S 2013? Diferença de R$ 2.600).
Apenas para informação, estarei saíndo de um gol 99 1.0 Special (bom carro para as propostas da época)..rsrsr.
Um abraço, grato pela atenção.
Golzinho é pau pra toda obra...
ExcluirEu ficaria com 1.6.
Abraço Ed
To pegando o 1.6 SV... recebo proxima semana. A diferença é mto pouca em valores, e o carro se comporta completamente diferente com o motor mais esperto.
ExcluirValeu...
ExcluirDivirta-se com o novo carro..
Abraços..
Anônimo 02/07/12 19:21
ResponderExcluirEm princípio, o 1.6 S é um carro mais rápido, mas o 1.0 S anda muito bem também. Porém, se você puder suportar este gasto a mais, pegue o 1.6.
eu comprei o sv, depois que testei os dois (1.0 e 1.6).
Excluirestou muito satisfeito.
achei a suspensao do 1.6 mais durinha.
sera que foi impressao minha?
Valeu bob....
Excluirgrande abraço..
Faltou uma sexta marcha ai...
ResponderExcluirUma sexta que mantesse 2500rpm a 120km/h
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircomprei um march 1.6.
ResponderExcluirestou muito satisfeito.
lamento apenas a falta do abs.
espero que este item seja disponibilizado nas "css" para instalacao, a um preco praticavel, visto que nao e' luxo e sim seguranca...
embora, por ser leve, o freio segura muito bem (mas, pode travar, naturalmente)
Sei que esta postagem é sobre o March 1.6SV, mas, para quem já teve contato com o 1.0S e o 1.6S, por favor me ajudem com uma dúvida: é verdade que esses carros não possuem nenhum tipo de alarme, estando esse só presente da versão 1.6SV para cima?
ResponderExcluirPois, se for isso mesmo, mancada da Nissan, pelo menos na minha opinião...
Essa diferença na rotação não pode ser devido a diferença de qualidade, ou mesmo do tipo de combustível ? (alcool/gasolina)
ResponderExcluirAnonimo 09/07/12 01:23
ResponderExcluirO combustível não interfere nessa questão. Já consultei a Nissan a esse respeito e aguardo resposta.
Oi Bob,
ExcluirVocê teria alguma notícia dessa rotação de carro 1000 num veículo 1600?
Sobre o 1.6 SV nas concessionárias será que o cliente pode optar por pneus mais largos tipo 185 pra o bichinho colar no chão sem uma diferença de preço absurda ou tem que engolir os pneus chineses estreitos deles? 185 vai aumentar um pouco o consumo né? mais é o preço por mais segurança.
ResponderExcluirO negócio é o seguinte, eu quero comprar esse carro, estou apaixonado pelo modelo MARCH SR, e vou pegar um para mim, (vou dar na troca meu Polo 1.6 sedan 2003), mas cedo ou, acredito eu, pouco mais tarde.
ResponderExcluirSó tem um problema, fui na NISSAN hoje, aqui no Rio (cidade maravilhosa), e o vendedor me disse que não há nenhum modelo march para vender, nem previsão de entrega. Vocês não tem ideia de como eu me senti frustado.
o vendedor me disse que tinham carros retidos no Porto.
Alguem pode me responder o que está acontecendo, de fato ?
É alguma jogada de mercado ? É pressão da concorrência ?
Infelizmente é verdade. Minha prima está há 50 dias aguardando e o carro já está no porto de Paranaguá, retido, esperando que a Dilma resolva as novas taxas do acordo de bilateralidade entre Brasil e México (onde é produzido). Corre até o risco do carro chegar com valor maior que o contrato.
ExcluirEu tenho um Nissan 1.6 SV desde abril e realmente este é o melhor carro da categoria. Já tive outros 1.6 mas nenhum foi igual ou mesmo se aproximou do Nissan 1.6.
ResponderExcluirPossuo um March 1.6 SV com 5000 quilometros, acho a relacao de marcha perfeita para a estrada, por volta de 3600 rpm a 120km/h, importante lembrar que trata-se de um motor com 16 valvulas, que gosta de girar alto, sendo inclusive arisco a partir dos 3500 rpm...
ResponderExcluirbob, alguma atualização no March para os anos seguintes ou vai continuar do jeito que está?
ResponderExcluirJoão Celidônio Ayres
ResponderExcluirAinda não se fala em atualização no March. A última foi na primavera do hemisféro norte de 2010, portanto são dois anos e meio apenas.
Tenho um 1.6 SV e fiz a troca dos pneus originais e horríveis da Maxxis 175/60 por pneus 185/60, mais altos que os de fábrica e um pouco mais baixos que os do Versa (185/65). A dirigibilidade ficou 100% melhor, com mais estabilidade, conforto e silêncio de rodagem.
ResponderExcluirAlém disso, talvez pelo pequeno "alongamento" das marchas, o carro também parece estar mais quieto.
Tenho um. Não vou aguentar nem um ano com ele. Suspensão dianteira muito mule, tornando o carro até perigoso. Qualquer irregularidade na pista bate no final do curso. Tive dois Clios: melhor estabilidade só em esportivos. Pena não ter airbag, que fosse opcional. Abs., Augusto
ResponderExcluirEu peguei um SR Premium. no Dia 07/12/2012, o carro está com quase 1000 km rodados.
ResponderExcluirUma loucura, o carro é um foguete, até na subida, aqui no Rio de Janeiro - Estrada das Canoas (vai de São Conrado até o alto da Boa Vista, ela é bem íngrime, eu dei quase 80 km/h na ladeira de terceira marcha, (só não fui além por causa das curvas muito fechadas). O carro tem muita força. É até meio perigoso (se vc não for cuidadoso) pois ele alcança uma velocidade esperada em um período de tempo muito menor que os outros 1.6 que eu conheço, até mais que os 1.8 e 2.0.
Agora ! Tem um detalhe que realmente está me incomodando. Este, definitivamente é um carro para asfalto lisinho, pois a suspensão, apesar de macia em alguns momentos, é muito dura para as irregularidades do asfalto. Deve ser por causa daqueles malditos pneus chineses (MAXXIS) parece casco de cavalo, muito duro mesmo. Estou muito afim de troca-los por 195/55 r 15, diferença de perfil de pneu de apenas 2,25 mm, ou seja, metade de 0,5 cm, mais a marca será um Continental "ContiContact 2" de origem alemã, mem mais macios.
Parabéns Bob e seguidores. Vcs falam a verdade.
ResponderExcluirTenho um SV 1.6 , gosto muito. Podia ser mais silencioso a 120km/h e ter relações mais longas.
Acho o pneu muito duro. Posso troca por 195/55 ou 185/60 e mais moles?
Anônimo 14/02/13
ResponderExcluirO alongamento com os pneus 185/60 seria insuficiente para notar alguma melhora, apenas 2,09%. Com os 195/55 seria praticamente nulo, 0,7%, além de piorar um pouco o conforto devido ao perfil 55, mais baixo. Não há muito o que fazer senão mudar a relação de diferencial, mas isso esbarra em problema de haver disponibilidade. Experimente baixar 2 libras nos pneus para melhorar o conforto, desde que o carro seja usado normalmente, sem efetuar curvas em alta velocidade e com até 3 ocupantes.
Gostei da relação 120km/h próximo do torque máximo do motor!!!! ligeiro
ResponderExcluirPara minha filha, comprei em agosto de 2012 um March 1.6S (é o que tinha disponível, ainda paguei R$ 500,00 para trazer de plataforma de Ribeirâo Preto para São Paulo, onde moramos). Com os R$ 2.000,00 que economizei na compra (S versus SV), troquei os pneus Maxxis 165/70 por um jogo de Continental 175/65, sem alterar a relação original e instalei um CD player com Bluetooth. O carrinho é realmente muito bom e muito, muito esperto mesmo. Observei uma coisa, o carro muda bastante o consumo quando abastecido com etanol, passa a gastar muito mais; pelas minhas contas, só é interessante se o álcool custar no máximo 65% do preço da gasolina...
ResponderExcluirConstando que este veículo utiliza a excelente marca de pneus Maxxis porém ambas as medidas no aro 14 e 15 são difíceis de encontrar, sendo elas medidas novas no mercado. Na troca dos 04 pneus, se não encontrada a medida original no aro 14, pode ser utilizada a medida 175/65r14 e no caso do aro 15, pode ser utilizada a 185/60r15. Ambas podem ser utilizadas e por serem mais comuns, são mais baratas.
ResponderExcluirUma dica para quem entende de mecânica: Aumentando o diâmetro das rodas e pneus é o mesmo que aumentar o diferencial, apenas não se esqueçam que ocorrerá erro de velocidade no velocímetro. Isso se o espaço entre a roda e o amortecedor permitir.
ResponderExcluirCuidado com a troca de pneus: nem todo mundo sabe que cada pneu tem uma característica diferente que variam de acordo com o peso e velocidade máxima permitida. Sem contar que pneu mais largo aumenta a aderência em piso seco mais aumenta a aquaplanagem no piso molhado. Aumenta o consumo por maior aderência ao piso. Tudo tem prós e contras.
ResponderExcluirTenho um SR premium que recebi em outubro de 2012, após 4 meses de espera. Só o uso para viagens pois moro no centro de minha cidade, logo perto de tudo. Considerando que só ando em estrada minhas impressões nem sempre batem com as que li no blog. Gosto da firmeza da suspensão, a qual mantém a estabilidade adequada em altas velocidades, gosto do motor apesar de parecer beber mais que o do Versa de um familiar meu, os controles de som e blue toth no volante, bem como o sistema ABS com EBD e BA, são muito eficientes e convenientes, enfim, não vejo no mercado nacional nenhum 1.6L cujo desempenho na pista, faça inveja a esse March, nem mesmo o moderníssimo e ultra equipado New Fiesta Titanium da Ford.
ResponderExcluirSó me desagrada nesse carro o elevado ruído interno em alto giro. Insuportável. Não dá pra ouvir o rádio. Não haveria uma solução fácil pra isso? É no corta-fogo? Se revestir a tampa do motor ajuda alguma coisa?
ResponderExcluirBob, vc consegui as relações corretas desse March? Eu suponho que sejam iguais a do Versa mesmo, mas com diferencial do March 1,0. Não sei se prejudica, mas do modo que está curto estou saindo em segunda na maioria das situações, e também pulando marchas.
ResponderExcluirHelio
ResponderExcluirAs relações são as que estão aí em cima no post.e são as mesmas do Versa. Estou achando estranho você dizer que está curto, pois a primeira alcança 40 km/h, a segunda vai a 73 km/h, a terceira atinge 107 km/h, sempre a 5.600 rpm, rotação de potência máxima.. A 120 km/h em quinta o motor está a 3.700 rpm. Confere com que você observa? Diferencial do 1,0 não pode ser, ficaria curto demais para o motor 1,6.