Entusiasmo na testeira do blog |
Como a maioria de todos por aqui já deve obviamente saber, a força motriz desse blog é o entusiasmo.
Mas o que é o entusiasmo? Recentemente recebi dois e-mails interessantes que falam sobre isso sem a necessidade de maiores explicações.
No primeiro e-mail veio um texto que explica a origem da palavra entusiasmo e como ele se manifesta em nós. Infelizmente não tenho a referência de que escreveu isso. Por isso não há o autor dessas palavras.
"A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada, era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana), você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si"!
Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
O entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo."
No segundo e-mail veio um vídeo que mostra como o entusiasmo pode ser um combustível para a vida.
Portanto, se você é do tipo paradão, mexa-se, procure seu deus interior, produza algo, bata na mesa com força e conquiste seu sucesso, sem se preocupar se ele será grande ou pequeno. O seu entusiasmo gera mais entusiasmo.
E pegando carona nesse post, aproveito para revelar a foto utilizada na testeira do blog mostrando apenas uma insinuação da carroceria de um carro cheio de entusiasmo. Para quem ainda não percebeu - acho isso difícil considerando o conhecimento dos leitores - trata-se de um Corvette Stingray C3. A foto foi feita no encontro de antigos de Águas de Lindóia de 2008. Infelizmente não tenho uma fotos do carro inteiro.
Corvette Stingray C3 |
Corvette Stingray C2, não?
ResponderExcluirO C4 era a geração à partir de 84.
Entusiasmo é um "eufemismo" para desejo. O velho Freud não cria bolor.
ResponderExcluirBelo tema PK!
ResponderExcluirNão sei onde li que entusiasmo é o mesmo que sopro divino; ou o momento quando a musa nos visita (Produtor do The Door quando da gravação de "The End", com o estúdio a luz de velas);
Sendo sopro, musa ou centelha vital; a verdade é que o entusiasmo nos eleva a uma dimensão mais elevada do que a de simples "animal racional", e nos faz um pouco mais parecidos com o Criador. Falemos do entusiasmo bom, não de sadismos por poder ou busca irracional por riquezas...
Ah, se o entusiasmo sempre estivesse alinhavado com as oportunidades e interesses profissionais de cada um, viveríamos o paraíso terreno. Mas, como o exemplificado no vídeo - fora do que orbita nossos interesses digamos mais práticos - existe a questão dos que desistem da vida, e que acham que a próxima porta sempre esconde um mal por de trás dela. Mas o que ainda move essas pessoas? a inércia natural em continuar vivendo? Têm que existir algo que ainda dê sentido: o entusiasmo por algo...os velhinhos do vídeo resgataram isso, que exemplo!
O entusiasmo pelos carros é o que direciona nossa atenção para o blog por exemplo; o afã de aprender e de compartilhar. De alimentar com alta octanagem esse sopro (pressurizado é melhor)que se não nos torna mais ricos ou realizados profissionalmente no dia a dia, nos faz mais VIVOS e ativos, animados e receptivos sempre para abrir a próxima porta...sem medos.
Pequeno exemplo: comprei um uno econnomy; simplório e econômico. Uma mera ferramenta para a grande maioria, mas a sua integridade de carro zero, seus comandos macios, e o econômetro no painel que parecia um manômetro de turbo varrendo a escala, me levaram a um passeio totalmente desnecessário de 50km noite adentro em circuito urbano. Dirigir por prazer, por entusiasmo; uma fórmula que deveriamos aplicar em todos os quadrantes da nossa vida, se formos o suficiente sábios para isso...
Exelente post.
ResponderExcluirEntusiasmo= Tesão, ereção, prazer, apreciação, motivação, sonho, etc.
Talvez uma das mais belas expressões de vida.
Autoentusiasta= alcance supremo da liberdade.
valeu, PK
RR
O carro é maravilhoso e essa foto foi muito feliz em captar isso, com a água em pequenas poças refletindo tudo metálico... isso é mais que um meio de transporte, isso é entusiasmo visual também !
ResponderExcluirLindo post PK!!!
ResponderExcluirE é essa força íntima que nos dá força para continuarmos, mesmo com todos os obstáculos que naturalmente aparecem, concluirmos nossos sonhos!!!
E quem é um AutoEntusiasta, sabe que obstáculos sempre surgem, mas nada que uma puxadinha para o lado e pé embaixo, não deixamos o probleminha 'comendo poeira'. E quando nos damos conta ele sumiu na primeira curva!
Abração
Alvaro
www.gasolinanosangue.blogspot.com
Acordar e ler um post como esse traz um pouco de vida pra este corpo decandente, inerte e perdido no espaço e tempo.
ResponderExcluirObrigado, PK...
Excelentes, foto, texto, video! Que somente uma pessoa entusiasmada consegue realizar.
ResponderExcluirSou um cara emocionalmente instável, ao menos às vezes eu curto "os altos" pra valer! hehehe
Abs
Bem legal mesmo Sr. Keller.
ResponderExcluirO filme é mesmo bem bacana e inspirador.
Vou ver se por acaso tenho uma foto do Corvette inteiro. Eu estava lá.
Este blog é entusiasmante.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMFF,
ResponderExcluirComo esperado, captou bem o espírito da coisa!
Abraço, PK
RR,
ResponderExcluir"Talvez uma das mais belas expressões de vida."
Isso mesmo!
Obrigado pelo comentário.
PK
Xracer,
ResponderExcluirGostei do entusiasmo visual!
Vou guardar essa.
PK
Alvaro,
ResponderExcluirO que seria de nós sem as curvas?!
Logo coloco seu blog na barra lateral.
Quase fui no encotro da Luz nesse domingo. Quando for de novo me avise.
Abraço
Alvaro,
ResponderExcluirO que seria de nós sem as curvas?!
Logo coloco seu blog na barra lateral.
Quase fui no encotro da Luz nesse domingo. Quando for de novo me avise.
Abraço
Anônimo das 10:59,
ResponderExcluirSempre há tempo para nos encontrarmos.
PK
Anônimo das 10:59,
ResponderExcluirSempre há tempo para nos encontrarmos.
PK
Anônimo das 10:59,
ResponderExcluirSempre há tempo para nos encontrarmos.
PK
Anônimo das 10:59,
ResponderExcluirSempre há tempo para nos encontrarmos.
PK
Fabio, dá para curtir os baixos também! Pode ser refletindo ou simplesmente carregando as baterias.
ResponderExcluirAbraço. PK
JJ, te desafio a fazer um post com essa foto do Corvette de corpo inteiro. PK
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJesiel, nos esforçamos para isso. Abraço, PK.
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirÓtimo tema. Combinado às suas belas fotos produz efeito balsâmico. Obrigado.
O vídeo também é fantástico, já o conhecia. Sobre o “Vettão”, é de 1972? Belíssimo!
Anônimo,
ResponderExcluirdesculpe meu engano. Na verdade é C3.
PK