Já falei um pouco sobre Dubai em posts anteriores, mas agora tenho um bom material ilustrativo sobre os carros que vi por lá (veja as fotos no final).
Nessa região do Oriente Médio há muita riqueza e um bom jeito de ostentá-la por onde quer que se vá é através dos carros. Não tenho dados, mas posso apostar que o Oriente Médio é um dos maiores mercados da Rolls-Royce, Bentley, Porsche, Ferrari e outras marcas de luxo e de esportivos.
Nas ruas se vê muitos Mercedes-Benz e BMW, mas quase todos Classe S AMG ou Série 7, respectivamente. Não é difícil ver Rolls-Royces Phantom e Ghost, Ferraris, e até Mercedes-Benz SLR e SLS. Porsches Panamera, criticados por muitos, fazem muito sentido por lá, assim como o Aston Martin Rapide. O novíssimo Ferrari FF será uma figura frequente, tenho certeza.
Os utilitários esportivos dominam o mercado: Cayenne Turbo, X6 M, Range Rover Sport são frequentes. Muitos deles em versões mais apimentadas e com kits aerodinâmicos. Entre os preferidos também está o velho Mercedes-Benz Classe G.
Há muitos Hummer, algumas picapes americanas, Mustangs e Camaros. Os Camaros SS amarelos se destacam com facilidade. Há também Holdens Commodore – Omega para nós – que lá se chamam Chevrolet SS.
Um detalhe interessante é que as placas de licença com numeração mais baixa tem um alto valor. Lá se paga pela placa e se pode mantê-la de um carro para outro, como nos Estados Unidos. A numeração de 1 a 99 é da família do xeique. As de 100 a 199 podem valer mais de um milhão de dólares de acordo com um dos guias. Portanto, mais que muitos carros. Pela placa pode-se identificar o naipe do dono do carro. Vê se pode!
Quse todos os táxis são Toyota Camry quatro-cilindros e os carros de polícia, Toyota SW4 (lá chamada de Fortuner), alguns Nissan X-Terra e nas estradas, BMW Série 5. Nada mau!
Enfim, as ruas de Dubai são um prato cheio para observação de carros bacanas. E tem fotógrafo que prefere fazer bird watching – observação de pássaros...
A Toyota tem mais de 50% do mercado. Isso graças aos Land Cruiser 100 e 200 (substituto dos 100), FJ Cruiser, Prado e Hilux, que domina o segmento de comerciais (para trabalho). Fiz um passeio pelo deserto a bordo de um Land Cruiser 200 e notei que todos os carros utilizasos nesse tipo de passeio – existem empresas especializadas nisso – são Land Cruiser. Perguntei ao motorista por que não usam os também populares Nissan Patrol ou Land Rovers. A resposta foi que todos os outros, que não Toyota, apresentam superaquecimento no verão. O desempenho dos Land Cruiser, que andam com pneus com pressão mais baixa e o tempo todo em aceleração e em 4x4 é realmente fantástico. Andam no areião e não atolam de jeito nenhum.
Eu poderia ter alugado um Ferrari. Um 599 estava apenas 1.400 dólares por dia. Mas eu achei que um Tiida era mais legal!
Achei que nesse post valia a pena sair do tamanho padrão das fotos e postá-las em tamanho grande. Ficou um post pesado, mas também não quis dividí-lo considerando que se trata de um post bem visual.
UFA ! ACHEI QUE ESSE PAPO DE COMBUSTÍVEL NÃO IRIA ACABAR NUNCA . . .
ResponderExcluirMaravilha de carros, e de fotos, PK !!!! Estou indo para la em Maio, direto para o Autodrome, andar com o Subaru WRX STI e com o Audi R8 V10 !!!!
ResponderExcluirDepois eu conto...
Quer dizer que p/ guentar o tranco no deserto um Land Cruiser é melhor que uma Hilux?
ResponderExcluirOlhando as fotos e lendo o post, eu imagino que uma pessoa que se dedique a observar pássaros num ambiente tão inóspito, artificial e fútil como este é uma pessoa digna de aplausos. Aplausos verdadeiros.
ResponderExcluirOnde está a graça em "babar ovo pras posses" de um bando de endinheirados que não fazem nada de bom pra ninguém, e ainda atropelam seus irmãos com suas fortunas gordas e brilhosas?
Aliás, a foto do carrão alemão maravilhosamente instalado sobre a calçada é perfeita. Terrivelmente oportuna e emblemática...parabéns à raça humana por sua criatura dominadora e onipresente.
Caramba, deve ser o paraíso para quem gosta de fotografar carros!
ResponderExcluirBelas fotos, a segunda, do porsche branco em movimento, ficou muito linda!
Se a VW vendesse por lá, só ia dar Amarok! rs
ResponderExcluirque paraíso um lugar sem celta e gol caixa
ResponderExcluirVW não vende lá pq lá o pessoal compra carro, entendeu?? ahuahauaha....
ResponderExcluirPronto, brincadeira feita, que venham os sem senso de humor!!!
AK, ótimas fotos, parabéns.
Samuca,
ResponderExcluirEu tinha visto esse programa no site do autódromo. Pensei que até seria um motivo para um post bacana. Mas acabei preferindo uma viagem até Jabel Hafeet. Verifique antes de ir que tipo de habilitação é necessária para dirigir no autódromo. Para alugar um carro nas locadoras conhecidas é necessária a carteira internacional.
Boa Viagem!
PK
Anônimo das 16:40,
ResponderExcluirComo eu disse, lá a Hilux é apenas para trabalho. Quase todas cabine simpes com suspensão mais baixa e movidas a gasolina.
Nesses passeios pelo deserto o pessoal quer conforto e aí o Land Cruiser 100 ou 200 está num outro nível se comparado com a Hilux ou SW4.
PK
Anônimo 16:40,
ResponderExcluirA linha Hilux é muito resistente - quem duvidar, pergunte ao pessoal do Top Gear -, mas o verdadeiro cavalo-de-batalha da Toyota é a família Land Cruiser. Que o diga sua versão brasileira, nosso bom, velho, indestrutível Bandeirante.
Idem 18:33,
Vai ver, é por isso que lá se vende tanto Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti...
Observador,
ResponderExcluirNão sei se entendi seu comentário. Mas a razão da existência desse blog são os automóveis, e não os pássaros.
PK
Corsário Viajante!
ResponderExcluirQue bom que gostou.
Abraço,
PK
Anônimo,
ResponderExcluirRealmente quase não vi VWs por lá. Acho que que ví um Tuaregs, um Tiguan, um EOS e um Corrado!
PK
Aexandre Zamariolli,
ResponderExcluirIsso mesmo. O interessante é que lá ainda é vendido o Land Cruiser 70 picape. Está em uma das fotos. Vi muitos desses que devem ser usados para trabalho para quem precisa sair das estradas pavimentadas. Mas não para levar carga ou equipamentos. A Hilux está ainda um degrau abaixo, para trabalho puro mesmo.
PK
Otimas fotos! É incrivel uns terem tanto e outros tão pouco, esse é um lugar que queria conhecer.
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirBelíssimas fotos, você capta uns ângulos muito interessantes. Você utiliza algum filtro especial, lentes, faz algum tratamento de imagem?
Curiosidade: alguns motoristas/proprietários acabaram saindo nas fotos. O povo lá reage numa boa?
E não é que os pássaros compuseram algumas fotos? A turma eco-chata não pode reclamar mais!
Grande abraço
Nice pictures! Mas o que há para se fazer por lá além de ver carros, prédios e muita areia? :-)
ResponderExcluirShow de imagens. Lugar estranho com gente esquisita, mas os carros...
ResponderExcluirMorraméd,
ResponderExcluirDe quem é esse carro?
- Dubai!
Morraméd,
ResponderExcluirDe quem é esse carro?
- Dubai!
PK, precisa ter a PID,que ja providenciei ( e tambem nao pode dirigir de sandalias, de dedos de fora...).E vou tambem a Jabel Hafeet, por sua indicacao, eh claro !! Soh estou em duvida ainda sobre qual carro alugar, jah que voce disse que a rigida fiscalizacao de velocidade eh um freio para qualquer autoentusiasta !
ResponderExcluirBelas fotos, Paulo!! Lá o pessoal não estressa de alguém ficar fotografando os carros na rua não? Aquí na Bananalândia ia dar rolo...
ResponderExcluirAbraço!
Interessante e peculiar a cultura e os meios de ostentar a riqueza de cada povo. Quem iria imaginar que tem um lugar onde uma que chegasse dirigindo um Panda com placa 101 iria "tirar mais onda" que outra pessoa que chegasse dirigindo um Rolls-Royces Phantom com placa 1001. Inimaginável.
ResponderExcluirPara ostentação, os europeus. Para confiabilidade, os Toyotas...
ResponderExcluirSimplesmete incrível !!!!
ResponderExcluirBelas maquinas aliadas a fotos maravilhosas! Alguns enquadramentos fazem parecer que as fotos pertencem a alguma peça publicitária, das quais vou citar algumas:
Infinity Fx35/50: igualzinho a peças publicitárias, só faltando o logo da marca (foto 8)
Mercedes-Benz SLK: essa foto com as crianças ao lado me fez lembrar de quando era pequeno, onde vira e mexe eu subia no Passat L 78 branco que nossa familia teve.(foto 10 e 27)
Mercedes-Benz SLR McLaren: ssó faltou o logo da Mercedes pra ficar igual a uma propaganda de tão perfeira!(foto 18)
Já sobre os Toyota Land Cruiser, nem precisa comentar né? mais resistente que eles só aquele que resistiu as "torturas" dos apresentadores do Top Gear.
Abraços e parabens pela excelente matéria :D
ass
Kiko Molinari - http://carrosrarosbr.blogspot.com
Mas também tem pobre de montão por lá. Viram a quantidade de Toyotas?
ResponderExcluirOs homens e seus bezerros de ouro...
ResponderExcluirVou fazer uma segunda parte desse post.
ResponderExcluirPk
O povão de lá deve cuidar muito bem dos carros mesmo. Interessante que mesmo sendo um país cheio de areia e tals, todos os carrps estão impecáveis, limpinhos! Nem o meu que malemal tiro da garagem fica tão límpido.
ResponderExcluirExcelente post.
Trabalho de um verdadeiro artista! Parece até coisa combinada - em relação a movimento, poses e paisagens - com os carros....só essa impressão, denuncia o quão bom ficou as fotos na minha opinião.
ResponderExcluirParece fotos das revistas inglesas de carros, com paisagem e carro, em perfeita harmonia.
Mister Fórmula Finesse
Frota linda, cara e coerente com as manifestações da "rua árabe" buscando liberdade e melhores condições de vida.
ResponderExcluirFotos muito boas!
ResponderExcluirNão desconsiderando o foco do post. Mas a grande dúvida que eu tenho é: o que um cidadão médio de Dubai dirige? E a população mais pobre?
Quer dizer que o Xeique só pode ter 99 carros? Que chato... rsrs
ResponderExcluirE esse macaco (quem faz macaquices) que colocou o BMW em cima do passeio? Só porque tem uma placa A 414 ele pode fazer isso? O que aconteceria se eu, pedestre, fodesse o carro desse cidadão? rsrsr... Dinheiro é muito bom mesmo.
ResponderExcluirPK,
Belíssimas fotos. As que mais gostei foram a foto do Bentley Continental preto, com o fundo envidadraçado e a mercedinha servindo de playground para os dois meninos. Essa mostra o total desgarramento (em relação ao custo) com o carro.
Obrigado!
Uma foto melhor que a outra ! Congrat´s !!!
ResponderExcluirPodem me chamar de antiquado, mas na minha opinião não há utilitário esportivo de luxo melhor que o bom e velho Mercedes-Benz Classe G. A unidade exposta no Salão do Automóvel era simplesmente sensacional.
ResponderExcluirCara enquanto vc estava la ..
ResponderExcluirVoce não viu drift arab não :D
http://www.youtube.com/watch?v=bGmfw3-VNiQ&feature=related
No ano passado estive nos lençóis maranhenses e, na esmagadora maioria das vezes, os carros utilizados para o famoso "transfer", pelas dunas, era o Toyota Hilux. Nos trechos mais pedreira utiliza-se ainda as Bandeirantes, mas para passeios mais longos pela areia é só Hilux. Ao perguntar para um guia/motorista o motivo o mesmo me informou que os demais carros "ferviam" com maior facilidade se exigidos, não aguentavam, e que era comum precisarem de retifica. Segundo ele alguns toyotas rodam 1 milhão de quilômetros, para só então virem a ser trocadas.
ResponderExcluirAlém disso ele diz que o custo benefício, leia-se, dinheiro que se faz trabalhando com transporte versus o dinheiro gasto com manutenção, pagam o valor do carro com folga.
Interessante essa história dos números de placa. E, tanto lá como cá, alguns endinheirados não dão muita bola para o bem comum (caso do BMW sobre a calçada, cuja placa era 414 - aliás, um carro relativamente simples para o dindin que a placa faz supor o dono ter).
ResponderExcluirGente, vocês estão lendo post do PK, que além de Autoentusiasta é Fotógrafo com maiúscula, especializado em automóveis. Querendo conhecer o trabalho dele, visitem http://paulokellercasual.blogspot.com/ e deleitem-se !!!
ResponderExcluirUma foto melhor que a outra ! Porsches, então....
Zebende, Dubai quase não tem petróleo hoje em dia. Quando o xeique de lá percebeu que o petróleo acabaria um dia ele tratou de fazer Dubai algo diferente na região. Além de um porto importante a cidade se tornou um polo turístico e de negócios. Está a poucas horas da Europa que é muito gelada no inverno. Fou tudo planejado a partir da visão de uma pessoa que tinha muito mas pensou no seu país e no seu povo. É uma história interessante.
ResponderExcluirPK
Caio Cavalcante
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Faço correções nas fotos. Veja aqui o que uso: http://paulokellercasual.blogspot.com/2010/01/softwares-que-uso.html
Eu tinha receio de que pudesse ter problemas em fotografar as pessoas. Abusei e ninguém nem olhou feio. Mas posso ter corrido algum risco. Como tenho uma tele 18-200 a maioria fiz de longe.
Eu adoro fotografar pássaros também. O meu comentário foi mais para ressaltar que o ambiente estava bem bacana para fotografar carros.
Grande abraço
PK
Kantynho,
ResponderExcluirComo em qualquer destino turístico tem muitas coisas para se fazer. Tem museus, parques, passeios pelo deserto, passeios de barco, conhecer o centro antigo, almoçar em restaurantes bacanas, etc.
PK
Samuca,
ResponderExcluirComo eu tive que fazer uma viagem econômica optei por um carro simples. De fato não dá para aproveitar muito o desempenho de um carro mais interessante, mas poder andar por uns dias em um carro diferente e bacana também é legal.
Obrigado pelo link!
Abraço.
Bianchini,
ResponderExcluirNinguém reclamou. Eu acho que estava muito na cara que eu era um turista!
Abraço.
PK
Kiko Molinari,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário!
Abraço.
PK
Caverna,
ResponderExcluirLá é muito seco, não tem poças e não chove. Portanto o problema é a poeira. Em vários lugares onde fui me ofereceram uma espanada para tirar a poeira. E em todos os postos de combustivel há um lava-rápido. E também suponho que o dono desses carros que fotografei deve ter alguns serviçais.
PK
MFF,
ResponderExcluirVocê matou! Desde sempre prestei muita atenção nas revistas ingesas, principalmente a CAR, que compro apenas pelas fotos. De tanto admirar acabei incorporando o estilo.
Valeu pelo comentário.
Abraço,
PK
Eduardo Leal,
ResponderExcluirPelo que pude perceber no Emirados a situação é diferente dos outros países árabes. Não há um ditador e o governo pensa no povo. Toda essa movimentação na construção civil gera empregos.
PK
Motoyuki,
ResponderExcluirEu fiz uma seleção da nata. Tem carros de outros níveis. Logo faço outro post com exemplos.
PK
Guilherme Costa,
ResponderExcluirEssa foto do BMW foi feita na parte antiga da cidade. Tipo centrão. Não havia muitos lugares para estacionar e tinha carros da Polícia circulando com frequência.
Eu acho que devia ser de algum comerciante que estava descarregando/carregando. Sem crise.
PK
Assis,
ResponderExcluirObrigado!
PK
Eurico,
ResponderExcluirSem dúvida que o G é bacana. Lá há muitos, V-9, com escapamento pela lateral. São elegantes e com excelente capacidade fora-de-estrada. São clássicos.
PK
Eurico,
ResponderExcluirSem dúvida que o G é bacana. Lá há muitos, V-9, com escapamento pela lateral. São elegantes e com excelente capacidade fora-de-estrada. São clássicos.
PK
Geraldão, não vi o Drift, mas um dia antes de eu visitar o Ferrari World teve um festival de arrancadas no circuito de Yas Marine.
ResponderExcluirPK
Rafael Castelo,
ResponderExcluirDe fato a fama dos Toyotas é fundamentada, não é lenda.
Obrigado pelo comentário.
Road Runner,
ResponderExcluirOs caras ligam sim para a aparência. A placa do BMW na calçada não faz muito sentido. Deve ser exceção!
PK
Lindíssimas fotos, parabéns.
ResponderExcluirA da SLK de perfil está incrível.
Gostei muito também da 599 com o carrinho de malas em primeiro plano.
E o resultado da imagem com a Daihatsu amarela ficou muito interessante.
Agora, com algumas exceções, na minha opinião, eles tem um gosto muito duvidoso para automóveis.
Esses kits aerodinâmicos e de preparação (Zender, Hammann, etc.) tornam monstros, como a X6, ainda mais feios.
Parece mesmo que a ostentação vem em primeiro lugar e o que importa é a exclusividade.
Díficil também encontrar palavras para descrever a feiura daquela Infiniti branca.
Claro que há bastantes interessantes, que além de belos exemplares da engenharia, são belíssimos e já nasceram clássicos, como o Rapide e o 911.
Sem comentários para as fotos perfeitas.
ResponderExcluirAgora, o cabeçudo que emperequetou a X6 M branca merecia um ano de chibatadas!!!
Que os Land Cruiser são sensacionais ninguém duvida. Só não usem o Top Gear como referenciar pois o desafio pela América do Sul que eles fizeram acabou com o Toyota, várias vezes, e pior, o Suzuki Samurai e o Range Rover da década de 70 duraram a viagem toda...
Ostentação à parte, podem falar o que quiser, mas..... TOYOTA é TOYOTA.... o resto, é resto...
ResponderExcluirCaríssimo PK, que coisa linda essas fotos!! Freqüento sempre que posso encontro de carros antigos. E gosto muito de fotografar. Você é um artista!!
ResponderExcluirQue o lugar é um paraíso da ostentação não há dúvida. Mas se esses ostentadores não fossem atraídos para lá, quando o petróleo acabar de que o país viveria. Acho que as pérolas de lá já acabaram. Esses ricaços foram atraídos para lá pela localização; infraestrutura; e incentivos... ou melhor paraíso fiscal.
A maioria da população não é nativa. Sequer árabe.
Além do mais, eu trabalho com construção civil, o paraíso é lá neste segmento. Prédios de luxo são onde mais se lucra, óbvio. E esse dinheiro movimenta a economia seja lá ou aqui, quem não sonha ostentar um pouco? Somente é necessário que cada um valorize o que é realmente importante: a vida; a família; os amigos; o trabalho, como o muito bem feito aqui pelo PK.
Abs, Roberto Dallabarba.
PK, sou seu fã! Puts... que fotos maravilhosas! Parabéns companheiro!
ResponderExcluirPara você que pensa em viajar para Dubai e não sabe com quem solicitar o visto, nós temos a solução!
ResponderExcluirCentro de Solicitação de Visto para Dubai (CSVD)
Informações no site: www.dubaivisa.net/brasil/portuguese/
Ou mande-nos um e-mail: dvpcinfosao@dubaivisa.net
Rua Major Sertório, 128, 7° andar - conj. 74
São Paulo - SP
CEP: 01222-000
Telefone: (11) 3257 7217
E-mail: dvpcinfosao@dubaivisa.net