Araçatuba, Barueri, Bauru, Campinas, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Segundo a Nissan, essa é a sua pequena rede de concessionários no Estado de São Paulo, o que explica em parte a discreta consolidação do fabricante japonês no Brasil.
Ocorre que hoje eu estava redigindo um texto sobre um automóvel fabricado pela Nissan e de repente me me vi tomado por uma dúvida que só poderia ser esclarecida com uma breve análise visual deste modelo.
Eu já conhecia o modelo em questão (comercializado há alguns anos) e esse detalhe pode até parecer insignificante diante do espectro de informações reunidas pelo trabalho. Mas ainda assim, acredito que seja de suma importância para o leitor: para alguns, é um detalhe que define a escolha ou rejeição por esse modelo, então é sim uma informação muito importante.
Decidi então visitar um concessionário Nissan em São Bernardo no Campo, medida que se mostrou acertada, como veremos a seguir. Liguei para um famoso distribuidor Renault/Nissan que trabalha na região do ABC paulista e perguntei se havia uma unidade do referido automóvel para uma rápida análise. Responderam que não, pois em São Bernardo comercializavam apenas Renaults: os Nissans eram apenas recebidos ali e rapidamente encaminhados para a loja de Santo André.
Voltei ao Google e descobri que havia sim um concessionário Nissan em São Bernardo do Campo, no bairro Rudge Ramos, pouca coisa distante do centro. Concessionário novo é verdade, mas nada justifica sua ausência no rol de concessionários elencados pela Nissan em seu site: é verdadeira falta de respeito com o empreendedor que dedica tempo e (muito) dinheiro para representar a marca.
Curiosamente, a mesma coisa ocorre em Piracicaba, cidade na qual estou prestes a fixar residência: desde dezembro do ano passado um concessionário Nissan trabalha a pleno vapor na avenida Cássio Paschoal Padovani (palco de aproximadamente 10 fabricantes na cidade), mas misteriosamente a "cidade onde o peixe para" não aparece na lista fornecida acima pela Nissan.
O mesmo ocorre com outro concessionário da mesma região, localizado em Limeira: dá a impressão que a Nissan não está muito preocupada em vender ali pelas bandas da cana de açúcar. De nada adiantam ótima qualidade e bons preços sem uma divulgação adequada, que deveria começar pelo próprio site.
Mas a Nissan não é a única a pecar em seu website: tentem configurar qualquer automóvel da General Motors ou da Volkswagen em um navegador que não seja o Internet Explorer. Com o Firefox, esse é o resultado:
Tentem usar o Opera: a coisa não melhora nem um pouco...
Os fabricantes precisam dedicar mais atenção a seus sites. Não basta a preocupação com o visual, é preciso tomar o cuidado de informar de maneira clara, direta e objetiva, levando em consideração que boa parte dos internautas faz questão absoluta de utilizar navegadores alternativos.
O que se vê é a falta de interesse puro e simples. Assim fica difícil...
FB
Eu detesto o IE. Prefiro Firefox e Chrome, muito mais práticos e seguros. Todos que constróem sites deveriam saber que quem entende o mínimo de segurança usa o Firefox.
ResponderExcluirConcordo plenamente. Vivemos na era digital. Como podem empresas como VW, GM, Renaul-Nissan não darem atenção a seus sites.
ResponderExcluirImagino que hoje em dia, mais de 90% dos compradores de carros, antes de comprar, avaliam pela internet os modelos que estão planejando colocar em suas garagens.
Sempre achei ruim os sites da VW, GM e Ford que não funcionam no meu navegador favorito, o Chrome, além de serem muito lentos e um tanto confusos na interface com o usuário. Essas montadoras deveriam rever isso.
Neste assunto, justiça seja feita, a Fiat vem fazendo um belo trabalho. Tem um site ágil, rápido, simples de usar e bem completo e com informações confiáveis sobre os produtos.
Se um site não abre no Firefox eu nem visito ele. Se for de fabricante de automóveis, não comprarei seu carro, simples assim.
ResponderExcluirGraças a Deus deixei de comprar um Punto pelo simples motivo do site da FIAT não abrir utilizando o Opera.
ResponderExcluirObrigado Tux.
alta tecnologia já começa pelo site
ResponderExcluirConcordo que as empresas devam dar mais atenção aos seus sites, agora deixar de comprar um carro porque o site não abriu em seu navegador favorito é coisa de internautusiasta. Penso que um pós-venda ACEITÁVEL tem muito mais peso na decisão de compra.
ResponderExcluirSds
Puuuts... E isto é justificativa? Do tipo... Ahhh! O recall aconteceu devido a um lote de peças com problemas, "passando a responsabilidade para o terceiro"... Isto é ridículo! A empresa deve no mínimo ter alguém dentro da área de marketing responsável por manter o site atualizado.
ResponderExcluirUma pergunta, existe uma associação dos distribuidores da Nissan?
Cidadão até excluiu a bobagem que falou.
ResponderExcluirBitu,
ResponderExcluirum colega nosso que trabalha em industria automotiva japonesa, se encontrou com executivos da Nissan do Japão. Perguntaram para ele qual a imagem da Nissan no Brasil, ao que ele, sabiamente, respondeu:
" A Nissan não tem imagem no Brasil ".
No site da Ford também não da pra configurar pelo Chrome
ResponderExcluirO internet explorer é um lixo. Ele nem atende as corretas especificações dos protocolos padrões da web!!! Por isso, às vezes os desenvolvedores tem que escolher entre fazer um site funcionar no internet explorer ou em todos os outros...
ResponderExcluirAgora finalmente, depois de muito choro, a microsoft vai matar o internet explorer 6. Fizeram até um site com contagem regressiva pra isso - vai ver que é para a hora da comemoração, \o/ \o/ \o/ haushasuahsuahsusas
As aberrações não param por aí: o site da Nissan é tão amador que a galeria de fotos é hospedada no Picasa. Inaceitável. A Nissan realmente não consegue ter boa imagem no Brasil por agir de forma amadora no relacionamento com o cliente.
ResponderExcluirJá o site da Renault te obriga a escolher cidade numa lista enorme que não permite procura rápida, isso a cada carro que vá configurar. Um saco.
Site da VW é lento e confuso nos opcionais, especialmente naqueles que se excluem ou obrigam a comprar outro.
O da Ford é razoável.
O melhor realmente é o da Fiat, funciona no Firefox perfeitamente, é rápido e dinâmico.
Em todos eles, sempre com Firefox.
Já que o assunto é esse - as websites - não custava nada os caras mostrarem as cores dos carros como elas são, de fato. Nesse quesito o site da GM parece uma piada, até minha filha de tres anos consegue fazer uma pintura melhor com seus giz de cera. O site da Fiat está muito melhor nesse aspecto. De maneira geral, minha humilde opinião reside em que as vendas estão tão boas que esses cabeças de pudim nem se dão ao trabalho de investir no setor.
ResponderExcluirMelhor momento para se poupar $$$!
ResponderExcluirE os outros sites brasileiros de carros, o que vocês acham?
ResponderExcluirCaro Sr., esta é uma preocupação desnecessária para os fabricantes..TUDO QUE SE PRODUZ ESTÁ VENDIDO, PORTANTO ESTE É UM ASSUNTO SECUNDÁRIO PARA ELES...
ResponderExcluirEsse é o problema de boa parte dos sites em geral no Brasil. Raramente funcionam a contento, têm conteúdo desatualizado e adoram enfiar um monte de filminhos em "Frash Prayer", só para levar uma semana para carregar a página inicial, mesmo que você tenha conexão de um zilhão de Mbps...
ResponderExcluirQUEM NÃO GOSTA DO IE, É DURO! EXPLICO:OU É PIRATEIRO DE S.O. E NÃO TEM DINHEIRO PARA COMPRAR O WINDOWS ORIGINAL OU COMPRO UM MICROCÔ NA CASAS BAHIA EM 48 PRESTAÇÕES E ESSE MICROCÔ VEM COM O LIXUX!!! DETALHE ESSE LIXUX SERÁ SUBSTITUÍDO POR UM XP PIRATA DEPOIS QUE SEU INFELIZ PROPRIETÁRIO DESCOBRIR QUE NENHUM JOGUINHO DE BANCA DE JORNAL VAI RODAR...
ResponderExcluirHE!
HE!
HE!
B.Gates
Achei um absurdo que a agência que fez o site utilizar o Facebook pra prover o conteúdo. Se ter algum problema no Facebook, o site fica fora do ar. Informação estratégica não pode ficar a mercê de redes sociais. Modinha que só atrapalha.
ResponderExcluirQuanto ao IE, quem usa é porque não conhece outros navegadores.
Internet Explorer é um lixo de browser, fato.
ResponderExcluirAgora, a pior foi essa da Nissan hospedar as fotos no site oficial no Picasa, muito bisonho. Além disso, na maioria das empresas o acesso a sites de relacionamento e afins é bloqueado, logo você não consegue ver o conteúdo... me dei conta dessa maneira, quando tentei acessar do trampo o site da Nissan.
Porque o pessoal quando toca em assunto envolvendo informatica alguns sao totalmente xiitas?
ResponderExcluirApenas para pensar, porque a maioria, senao todos os bancos que dispoem de servicos via internet possuem somente o IE como navegador homologado?
Vai aparecer algum fanatico dizendo que e porque a microsoft paga eles...ahhaah
Mancada eles não terem atualizado o site, logo agora que eles estão comemorando a marca de 100 concessionárias em várias matérias de jornal... E agora o site nem está entrando aqui.
ResponderExcluirTalvez estejam mexendo... alguém lá lê AE... hihihi
ResponderExcluirAgora, quanto ao browser, uso o IE8 porque não tenho paciência pra ficar acessando duas vezes, mesmo que seja mais pesado abre tudo perfeitamente.
Caros,
ResponderExcluirEu uso o bom e velho chrome e mantenho pelo menos o IE8 para imprimir algum site quando preciso, nisso ele é imbatível.
Outro problema de se fazer um site é que é difícil para um webmaster fazer uma página que fique bonita no IE, Firefox, Chrome e Ópera ao mesmo tempo. Se você perceber que um site consegue isso sem bug, mande um e-mail parabenizando o desenvolvedor.
Quanto aos xiitas, sempre existiram. Lembro uma vez que fui hostilizado porque fiz a besteira de perguntar se o Gimp consegue substituir o Photoshop. Foi uma saraivada de xingamentos dos quais o mais leve foi "escravo do sistema pago". Final da história, ganhei um photoshop antigo e não consigo me acostumar com outro editor de imagens. E só agora que os pinguizeiros começaram a se preocupar em fazer interfaces mais amigáveis para o usuário comum, coisa que antes era desprezada porque "analfabetos digitais" não mereciam a atenção de um monte de projetos de hackers. Hoje esses babacas devem estar programando servidores windows em algum host perdido no interior, fazendo ataques DDos porque é a única forma de hackeamento que conseguem fazer já que até uma criança de 5 anos consegue fazer isso copiando os "scripts" em sites "hackers" ou chupinhando senha de banco usando spam com engenharia social.
C'est La Vie...
"Bando de Hackers"? Depois dessa, quem é xiita?
ResponderExcluirA comunidade open-source é coisa muito séria, a IBM e a Oracle estão aí para comprovar.
Se vc clicar em sao paulo, aparece piracicaba na relacao abaixo, mas nao no dropdown, nao sei se atualizaram depois, ou ja estava com esta falha. deve estar todas as cidades ali, mas aparece por nome da concessionaria, e nao pelo nome da cidade.
ResponderExcluir