06/04/2009

ENERGIA REUTILIZADA

Nos últimos dias me deparei com duas ideias que utilizam uma energia perdida enquanto veículos trafegam sobre ruas e estradas. Uma visando a produção de energia elétrica e outra, mais divertida, produzindo música!

No primeiro caso uma empresa israelense, a Innowattech, diz possuir tecnologia para instalar geradores piezoelétricos em ruas e estradas, estradas de ferro, pistas de pouso e decolagem e até em locais de trânsito intenso de pedestres. Esses geradores captam energia da deformação do piso pela pressão causada sobre eles pelo tráfego. Segundo a empresa, o custo por kW.h é similar ao custo de captação de energia eólica. Uma interessante maneira de se aproveitar alguma coisa do trânsito cada vez pior das grandes cidades. Resta saber se esse projeto será de fato implementado.

Para saber mais: INNOWATTECH


No segundo caso, a Honda está recuperando a energia perdida no contato com o asfalto produzindo sons através de ranhuras feitas na pista com espaçamentos calculados para produzir notas musicais ordenadas. Ao trafegar pela via na velocidade indicada, os ocupantes dos veículos ouvem música. Sem dúvida uma maneira interessante de divertir os viajantes.
Para saber mais: GROOVES




Como é que nunca ninguém pensou nisso antes?

5 comentários:

  1. adoro ouvir música enquanto dirijo, e adoro dirigir enquanto escuto música, pra que energia renovavel e os cambau, se temos toda essa música para escutar?

    ResponderExcluir
  2. Clésio Luiz07/04/2009, 09:34

    Esse projeto da onda é coisa de quem não tem o que fazer...

    Já o primeiro projeto parece ser muito interessante. Espero que ele renda frutos num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  3. Estragar asfalto pra tocar música pode ser engraçado entre adolescentes, brincando em alguma rua de um subúrbio americano. Fazer um comercial em cima disso é idiotice. Sinal que o isolamento é ruim, será que não pensaram nisso?

    MM

    ResponderExcluir
  4. ah! eu até que gostei da músiquinha!

    ResponderExcluir
  5. A geração de energia elétrica por cristais piezoelétricos especiais parece bonita no papel, resta ver se é possível na prática. Já participei de uma empresa nas chamadas "incubadoras" de empresas de alta tecnologia, onde percebi que são poucos os projetos que se mostram viáveis, por diversas razões. Esse cristal IPEG parece-me este caso, pois toda a apresentação se baseia em desenhos, sem demonstração prática. Gerar 0,5 MWh por quilômetro (ou 500 kWh, mais que o dobro do que gasto em meu apartamento por mês) de energia numa autoestrada soa muito milagroso para mim... Provavelmente a empresa está à procura de parceria para produção do dispositivo. Vamos esperar para ver, pois se for viável, é uma tremenda invenção.

    Já fazer música com ranhuras no asfalto é interessante do ponto de vista do trabalho envolvido, como definir a distância correta para se obter as variadas notas musicais. Porém, com o tempo isso tende a incomodar. Já imaginou andar o tempo todo ouvindo uma musiquinha que não pode ser desligada?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.