google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Porsche 918, ajuste sua imaginação para o Nordschleife de Nürburgring (foto Car and Driver)

Foi o que pensei quando dirigia o BMW 528i pela primeira vez, naquele dia saíramos o Bob, o Arnaldo Keller, o Paulo Keller e eu para alguns quilômetros de impressões desse sedã alemão e do Fiat Punto T-Jet, cujos posts saíram aqui, mas falo evidentemente do primeiro.

Enquanto trafegávamos na Rodovia dos Bandeirantes, eu assumira a direção poucos quilômetros antes e apenas ajustara o meu banco, volante e espelhos, o Arnaldo começou a mexer no botão de ajustes, varria as opções principais me perguntando se eu sentira mudanças na direção, no motor, se a suspensão se tornara mais firme, enfim.

Naquele instante eu mal conseguia responder, ele acionava o modo Eco, Sport, sinceramente tinha alguma dificuldade em identificar as diferenças nas minhas sensações e naquelas circunstâncias, mas tudo o que eu era capaz de dizer era o que eu lia no quadro de instrumentos. "Olhe, AK, agora ele foi para a oitava marcha, agora desceu uma marcha, desceu duas, veja o consumo pra mim". Meu pé no acelerador procurava se manter sempre na mesma posição, velocidade variando um pouco em função de cada ajuste que o Arnaldo fazia. Mas se esse carro tem trocas imperceptíveis no câmbio, pouco me cabia fazer mesmo.

BMW Serie 5: mouse, teclas e isso num desenho minimalista e muito bem executado

Foto: G1/Reprodução/TV Vanguarda



O leitor Bruno Rezende nos mandou link de matéria do portal G1 que bem mostra o descaso e o desrespeito da autoridade de trânsito de Caçapava, interior de São Paulo.

A Prefeitura mandou pintar faixa de pedestres defronte a duas residências e o moradores, ao tirarem/colocarem seus carros na garagem, parando sobre a faixa para fechar/abrir o portão, um agente da lei, a postos, taca-lhes multa grave, 5 pontos na CNH e R$ 127,69 para a caixinha da Prefeitura. Já aconteceu três vezes com o técnico de qualidade Edson da Cruz.

A Prefeitura, pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Wilson Greppi, alega que as faixas estão posicionadas corretamente, mas diz que após as reclamações dos moradores  se comprometeu "a avaliar possíveis alterações". Disse que levará seu pessoal de engenharia ao local para remanejar a faixa, para o que problema não ocorra mais.

Mas sobre devolver o dinheiro das multas ao munícipe, nada disse.

Aposto que o agente de trânsito que aplicou as multas é telespectador assíduo do Big Bosta Brasil. Falta-lhe inteligência.

Ae
Bob Sharp
Editor-chefe





O Mustang na praia (foto imcdb.org)

Quase uma suíte do post do Arnaldo de anteontem, a respeito de um bom esportivo não precisar ser caro, me veio a questão de brincar com carros. Embora eu sempre tenha ensinado aos meus filhos (e continue a ensinar) que automóvel não é brinquedo em um sentido genérico, fato é que se pode brincar com o automóvel. Afinal, há o velho ditado de que "A diferença entre entre homens e meninos é o preço dos seus brinquedos" — que até dá rima em inglês, "The difference between men and boys is the price of their toys".

Um bom exemplo de brincadeira é a antológica seqüência de "Um homem, uma mulher" ("Un homme et une femme", filme francês de 1966, quando o piloto Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) leva seu Mustang cupê de rali à areia de uma praia (foto de abertura) na Riviera Francesa e executa um verdadeiro balé com sucessivos cavalos-de-pau, explodindo de felicidade com sua nova e recente namorada Anne Gauthier (Anouk Aimée). Naquela momento evidencia-se o lado mais puro da diversão com automóvel, expressão da felicidade do piloto, viúvo, em ver sua vida amorosa prestes a se reiniciar — resultado de uma carona para Paris para a também viúva Anne, que havia perdido o último trem. O enredo do recomendável filme é tão envolvente que gravei na memória o endereço da Anne em Paris, Montmartre 1540. À recomendação junta-se a bela trilha musical de Francis Lai, entremeada com canções de Vinicius de Moraes e Baden Powell. Filme sublime para autoentusiastas.

Uma brincadeira que gosto muito (ainda faço, de vez em quando) e "acender" os discos de freio. Quando eu tinha a concessionária Volkswagen no Rio de Janeiro, um percurso de teste habitual era pegar uma subida chamada Ladeira Mundo Novo, em Botafogo, sair em Laranjeiras e daí rumar para o Corcovado até o Hotel Paineiras e voltar. No início do retorno, pavimentação de concreto e curvas de média e baixa, descer como em competição e aí, haja freio. Quando percebia o fading definido, parava o carro e saltava só para ver os discos rubros. O ápice dessa diversão era fazer isso com o Porsche 911 Carrera de um grande amigo, carro (e marca) que notoriamente têm freios excelentes. Ou então, quando estava na Fiat e usava um 147, fazer os discos "acenderem" na descida da Serra das Araras.

Discos "acesos" (foto carsinaction.net)



Petrobrás renova parceria com a equipe Williams de F-1
 
Provas de classificação poderão mudar para melhorar o show; equipes poderão ter orçamento anual limitado a US$ 200 milhões em 2015

 

 

Novo Williams FW36 Mercedes leva o logo da Petrobrás no capô (foto Williams)
Equipe inglesa ainda não definiu patrocinador principal (foto Williams)

Ainda sem um patrocinador principal — aquele que aparece junto ao nome oficial da equipe nas folhas de resultados — a Williams fechou contrato com a Petrobrás para usar combustíveis e lubrificantes desenvolvidos pela empresa brasileira. Embora a Mercedes-Benz,  fabricante do motor instalado nos novos monopostos FW36,. tenha contrato semelhante com a Petronas (empresa malasiana), o acordo foi possível porque a exclusividade é restrita à equipe oficial da marca alemã. 

Capacete de Bottas leva marca Petrobrás em vermelho (foto Williams)