A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) 
apresentou na 5ª feira da semana passada, em São Paulo, o desempenho da indústria 
automobilística em maio. Os dados apontam estabilidade no licenciamento: a 
diferença entre os 293,4 mil autoveículos comercializados no quinto mês de 2014 
e os 293,2 mil de abril do mesmo ano não chegou a 200 
unidades.
Na comparação 
com os 316,2 mil autoveículos de maio do ano passado houve retração de 7,2%. No 
acumulado do ano, com 1,40 milhão de produtos negociados em 2014 contra 1,48 
milhão no ano passado, a redução é de 5,5%.
A produção de 
autoveículos dos cinco primeiros meses do ano mostra declínio de 13,3% ao se 
comparar as 1,35 milhões de unidades fabricadas neste ano com as 1,56 milhões de 
2013. Só no mês de maio deixaram as linhas de montagem 282,5 mil veículos: alta 
de 1,9% com relação as 277,1 mil unidades fabricadas em abril e queda de 18% no 
comparativo com maio do ano passado, que registrou 344,5 mil 
veículos.
Já as 
exportações em maio ficaram 0,6% abaixo do registrado em abril — foram 35,2 mil 
contra 35,4 mil — e 27,7% menor ante o resultado de maio de 2013, quando 
deixaram o País 48,6 mil produtos. As 145,7 mil unidades exportadas nos cinco 
primeiros meses deste ano representam 31,6% de recuo se comparadas com as 212,9 
mil de igual período do ano passado.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
Resumo dos licenciamentos:
 
 
                      
                    | 
Licenciamento
  total de veículos leves - maio 2014 | |||||||
| 
Fabricante | 
Autos | 
Com. leves | 
Total | 
% | |||
| 
Posição | |||||||
| 
1º | 
Fiat | 
39548 | 
16393 | 
55941 | 
20,09 | ||
| 
2º | 
VW | 
40524 | 
9607 | 
50131 | 
18,01 | ||
| 
3º | 
GM | 
39802 | 
9109 | 
48911 | 
17,57 | ||
| 
4º | 
Ford | 
17374 | 
7004 | 
24378 | 
8,76 | 
64,424 | 
4
  grandes | 
| 
5º | 
Renault | 
16082 | 
5625 | 
21707 | 
7,80 | ||
| 
6º | 
Toyota | 
10970 | 
5667 | 
16637 | 
5,98 | ||
| 
7º | 
Hyundai
  BR | 
14709 | 
0 | 
14709 | 
5,28 | ||
| 
8º | 
Honda | 
10178 | 
543 | 
10721 | 
3,85 | ||
| 
9º | 
Outras | 
2935 | 
4904 | 
7839 | 
2,82 | ||
| 
10° | 
Nissan | 
4495 | 
857 | 
5352 | 
1,92 | ||
| 
11º | 
Mitsubishi | 
353 | 
4737 | 
5090 | 
1,83 | ||
| 
12° | 
Hyundai
  Imp | 
915 | 
3993 | 
4908 | 
1,76 | ||
| 
13º | 
Citroën | 
4739 | 
142 | 
4881 | 
1,75 | ||
| 
14º | 
Peugeot | 
3407 | 
234 | 
3641 | 
1,31 | ||
| 
15º | 
Mercedes | 
882 | 
904 | 
1786 | 
0,64 | ||
| 
16º | 
Audi | 
763 | 
546 | 
1309 | 
0,47 | ||
| 
17º | 
Iveco | 
0 | 
327 | 
327 | 
0,12 | ||
| 
18º | 
Mahindra | 
0 | 
77 | 
77 | 
0,03 | ||
| 
19º | 
Subaru | 
12 | 
51 | 
63 | 
0,02 | ||
| 
20º | 
Agrale | 
0 | 
0 | 
0 | 
0,00 | ||
| 
207688 | 
70720 | 
278408 | 
100,00 | ||||
| 
Fonte:
  Anfavea 
Ae 
Redação  | |||||||
 
                             
                
Comerciais leves são veículos tipo picape e furgão, certo? Penso, por exemplo, em VW Saveiro e Fiat Fiorino, estou certo? Vi que Honda e Subaru venderam 543 e 51 comerciais leves, respectivamente. Quais os carros dos portfólios das marcas japonesas são considerados comerciais leves?
ResponderExcluirSUV´s também são considerados comerciais leves na classificação da Anfavea.
ExcluirObrigado, agora faz sentido. Achei que os CR-Vs vendessem mais na linha HOnda...
ExcluirImpressão sua. É que um SUV na rua incomoda muita gente hahaha.
ExcluirBruno Hoelz
ExcluirSão comerciais leves:
Honda: CR-V
Toyota: Hilux, Hilux SW4 e Lexus Rx350.
A informação é da Anfavea.
ORra, os SUVs não incomodam ninguém, mas alguns motoristas (motociclistas, ciclistas, pedestres...) sim!
ExcluirObrigado Bob, acredito que, segundo a lógica da Anfavea, as unidades comerciais leves da Subaru sejam todos Forester.
Gosto de reparar na tabela de vendas observando um critério que escolhi que é de carros com preço acima de 50 mil reais, que é uma faixa que atualmente separa os populares. Acho que pouca gente tem o hábito de olhar por outros prismas.
ResponderExcluirNo acumulado 2014 está dando 1o Honda Civic, 2o Ecosport, 3o Toyota Corolla, 4o Renault Duster e 5o Honda Fit.
No ano 2013 o mais vendido foi Ecosport em 1o e Civic em 2o.
Entre montadoras a marca mais vendida nesse "segmento" é a Honda. A Ford vai bem nessa lista vendendo Focus e Ecosport. Obs. Excluo caminhonetes porque muitas são 2 lugares e portanto esses considero como outro uso.
Roberto Mazza
50 mil ta fora da minha faixa
ExcluirPara mim no Max 35 mil
Fico nos 1.0 da vida , mas saio de carro 0km
Como disse o Bob :
O melhor carro e o carro 0km
Impressionante o declínio da Ford..., a diferença entre ela e a Ranault já baixou de 1% (isso sem o novo Sandero, que se não vier com um aumento exagerado deverá vender tal qual pão quente, haja visto que a versão antiga ainda consegue se manter bem vendida) e olha que a Renault comete erros primários como não disponibilizar a opção do motor 1.6 16v para Logan e Sandero (na contramão do mercado) e se ignorarmos os comerciais leves a vantagem será menor ainda. Pra mim, deste ano não passa a queda da Ford pra 5.a colocação (no mínimo), ou alguém lá dentro acorda, ou a coisa vai ficar (ainda mais) complicada... Seus carros antigos não tem preço suficientemente competitivos e os modernos são caros, assim fica difícil...
ResponderExcluirRealmente uma pena. A Ford parece estar letárgica há anos.
ExcluirE será que em algum momento no Brasil a Ford deixou de ser letárgica ?
ExcluirSempre na lanterninha das grandes .
Durante anos se agarrou ao varetado CHT que se bobeasse iria equipar ate o Galaxie/Landau
Hoje considero que a Ford tem ótimos produtos , modernos e alinhados a nível global. Estão ai o Fiesta e o Focus Mk3 sempre muito elogiados pela imprensa especializada e por seus donos
Mas a Ford faz forca para estragar o que e bom!
Pôs venda péssimo e manutenção muito mais cara que a concorrência.
Eu se fosse funcionário Ford taria muito preocupado com meu emprego!
Acho que vocês esqueceram que a Ford está em mudança de linha. Com a chegada do novo Ka, os numeros se normalizarao.
ResponderExcluirNao deixa de ser verdade
ExcluirMas a meu ver , por toda a vida , eles sempre tem uma desculpa
Depende muito do preço..., o antigo Ka nunca foi um "campeão de vendas", e eu acho que o novo Ka vai chegar nivelado por cima..., ou seja a preço de HB20, aí não tem como "salvar" as vendas do resto da linha... e quanto a mudança de linha, honestamente ouço isso desde que os novos Fiesta surgiram (também nivelados por cima em termos de preço). Concordo que a Ford é letárgica..., mas no que se refere aos seus produtos eu, pessoalmente, gosto...
ExcluirSe considerarmos o grupo Renault+Nissan, a Ford ja ficou para trás, Bem como a PSA vai para 9º
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