Fotos não creditadas: divulgação
Picapes originalmente foram criadas para serem veículos
de trabalho, comerciais leves. Mas uma olhada nas ofertas disponíveis hoje nos
mostra claramente que este objetivo inicial, embora ainda válido, já ficou em
segundo plano. Já há algum tempo vem tomando a missão de carro de passeio, mesmo
que a capacidade para trabalhar ainda exista.
Mas não é para menos. Picapes são veículos versáteis,
que se prestam a um sem-fim de utilizações. Também podem ser configuradas de
várias maneiras, sendo freqüentemente disponíveis em várias motorizações,
cabines, transmissões...num mundo onde os carros tem cada vez menos variações
possíveis, personalizar o seu veículo como acontece nas picapes é algo muito
interessante.
Os americanos já perceberam isso há muito tempo, e com
isso colocaram suas enormes picapes full-size (leia-se enormemente grandes) no
topo dos gráficos de venda. Faz muito que tempo o carro mais vendido do mundo é a
picape Ford, seguida de perto pelas Chevrolet/GMC. Na verdade, por mais que
digam o contrário, o gosto dos americanos por carros enormes com motor V-8 nunca
morreu, apenas migrou dos automóveis para as picapes.
Os EUA são realmente uma pátria de picapes, mas em
muitos outros lugares elas são populares, na Ásia principalmente, se bem que em tamanho
menor. No Brasil, temos picapes pequenas derivadas de automóveis, e que são até
hoje bem populares. Os australianos tem suas utes — eles abreviam tudo, ute é abreviação de utility, utilitário), também derivadas de
automóveis, mas com tração traseira e maiores.
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Ford Pampa |
Por causa desta imensa variedade, esta é uma lista
difícil de fazer. Picapes já foram um pouco de tudo, de jipe a carro de
luxo, de besta de carga até, pasmem, super-esportivo. Tentei colocar um
pouquinho de tudo, mas muito ficou de fora. O leitor, é claro, pode
mencionar nos comentários as minhas mais fragorosas omissões.