Há menos de um mês tivemos o post do New March, que conhecemos por ocasião do seu lançamento, mas, como é comum nessas ocasiões, falta um contato mais prolongado, digamos mais íntimo, com o carro, o que só é possível dirigindo-o por vários dias tanto no ambiente urbano quanto numa estrada. Embora o carro de agora seja parecido com o da primeira vez, cor azul Pacific, é outra unidade, placas LUP-5749, enquanto o outro era o LUP-5753, ambos licenciados na cidade-sede da fábrica, Resende, estado do Rio de Janeiro, lembrando que na ocasião era um 1,6 SV, e este é um 1,6 SL.
Suas grandes qualidades, evidenciadas no uso, são agilidade e desempenho, combinados com baixo consumo de combustível e facilidade de dirigir. Agilidade tanto pelo comprimento de apenas 3.827 mm quanto, principalmente, pelo incrível e pequeno diâmetro mínimo de curva, apenas 9 metros. Pode parecer exagero, mas dirigir um carro com essa capacidade, na cidade, arranca sorrisos de quem o dirige, tudo parece, e fica, mais fácil. Se quem já dirigiu um Chevette apreciava esse diâmetro, 9,8 metros num carro com entreeixos de 2.395 mm, então transpondo 9 metros para o New March de 2.450 mm (coincidência: a mesma do Porsche 911 atual) entre eixos dá uma idéia da excelência do nipo-fluminense nesse aspecto.
A relação de direção é 18,3:1 (dado só informado pela fábrica depois de publicado o post anterior), que, se não é "esportiva", é mais do que adequada. À primeira vista pode-se estranhar as 3,4 voltas do volante entre batentes, mas é devido ao grande ângulo de esterçamento das rodas. Completa as qualidades de direção a assistência elétrica com indexação à velocidade perfeita.
Comandos todos leves, da embreagem à alavanca de câmbio, com trava interna de engate involuntário da ré. Dirigir no trânsito anda e pára não cansa nem leva ao pensamento de um câmbio automático nessas horas. Freios, nem se pensa neles, tal a dose correta de assistência e modulação. O ABS não "roncou" nem uma vez nesses dias de uso. Os instrumentos têm visibilidade perfeita de dia e de noite, bastando um relance para checar velocidade e rotação, e a 130 km/h e 7.000 rpm os ponteiros ficam na vertical. Não há reostato para a iluminação dos instrumentos, mas esta não incomoda à noite.
Há ajuste de altura do banco do motorista — decente, não o do tipo que pivota pela dianteira — e do volante de direção, podendo-se encontrar posição adequada de dirigir. Agrada a quantidade de porta-objetos, havendo lugar para tudo, até para o maço de cigarro e o isqueiro. Só é estranha a localização da tomada de 12 V, no lado direito do console e muito baixa, e um mal nacional, o extintor de incêndio praticamente no assoalho do passageiro dianteiro à falta de um lugar para este inútil estorvo que nossa anacrônica legislação exige.
Os limpadores de pára-brisa contam com ajuste da intermitência e há a indispensável função uma varrida. A visibilidade dos espelhos externos é perfeita, com o esquerdo também convexo na produção brasileira, acabando com o anacrônico espelho plano da versão mexicana. O que fazem falta são a faixa degradê no pára-brisa e as repetidoras dos indicadores de direção, o que a Nissan deveria providenciar.
Suspensão, a trivial dupla McPherson-eixo de torção, cumpre bem seu papel e concilia conforto de rodagem com estabilidade em curvas. Os amortecedores dianteiros têm batente hidráulico para evitar ruído quando a roda cai após transpor uma lombada mais rapidamente. A versão SL tem pneus 185/55R16V, Dunlop Enasave 2030, enquanto a SV vem com 185/60R15H. O estepe é com roda de aço e pneu 165/70R14T, de diâmetro 3,7% menor, portanto temporário, embora sem a inconveniência dos estepes finos, de seção 135 mm, que limitam drasticamente o uso do carro.
Outro ponto que agrada muito é o motor, de fabricação Nissan, duplo-comando, 4-válvulas, bloco e cabeçote de alumínio. Embora haja 1,6-litro mais potentes — Fiat E.torQ com 117 cv, o novo VW MSI 1,6 com 120 cv, Peugeot/Citroën com 122 cv, Hyundai HB20 com 128 cv, Ford New Fiesta com 130 cv e Ford Focus com 135 cv, todas potências com álcool — o desempenho proporcionado pelo motor é dos melhores, com 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 191 km/h. Mesmo sem variador de fase, o motor é muito elástico. São 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 m·kgf a 4.000 rpm, independente de combustível. Note-se que o carro não é tão leve, 982 kg, o que realça as qualidades do motor. O corte é limpo a 6.800 rpm.
A aerodinâmica com Cx 0,33 e área frontal calculada de 2,04 m² ajudam, especialmente na velocidade máxima e no consumo. Por exemplo, de Indaiatuba, no interior de São Paulo, à capital, o computador de bordo registrou 12 km/l com álcool, andando no limite da rodovia (120 km/h) e com ar-condicionado ligado, número bem melhor que os 9,3 km/l oficiais informados pelo Inmetro. Já na cidade os números batem, 8,1 km/l, álcool também.
Deixei por último uma crítica, o ruído da primeira marcha. Após o post do lançamento um leitor perguntou sobre ele e respondi que havia diminuído 70%, mas isso no SV avaliado brevemente. Nesse, agora, o SL, o ruído continua tão forte quanto nos March 1,0 e 1,6, e Versa, mexicanos, que dirigi. O ruído não significa menos durabilidade, mas incomoda bastante. É uma pena que um carro da tantas qualidades apresente esse problema. A Nissan tem capacidade de engenharia de sobra para resolver isso e espero que ao lerem este post tomem a decisão de corrigi-lo, pois é um assunto — engrenagem cilíndrica helicoidal — que não tem mistério há mais de 50 anos. Nem nos DKW de primeira sincronizada, que tinha dentes retos na primeira, era tão ruidoso. Repito, é apenas incômodo e isso não impediria ter um March na minha garagem.
No mais, é um belo conjunto que vale os R$ 42.990 pedidos.
Veja a lista de equipamentos e ficha técnica depois do vídeo a seguir.
BS
FICHA
TÉCNICA NISSAN NEW MARCH
|
||||||
1.0 Confort
|
1.0 S
|
1.0 SV
|
1.6 S
|
1.6 SV
|
1.6 SL
|
|
MOTOR
|
||||||
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
|||||
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
Alumínio
|
||||
Configuração/nº
de cilindros/nº de mancais
|
Em linha / 4 / 5
|
|||||
Diâmetro x
curso
|
69 x 66,8 mm
|
78 x 83,6 mm
|
||||
Cilindrada
|
998 cm³
|
1.598 cm³
|
||||
Taxa de
compressão
|
10:1
|
10,7:1
|
||||
Potência
máxima
|
74 cv a 5.850 rpm (G/A)
|
111 cv a 5.600 rpm (G/A)
|
||||
Torque
máximo
|
10 m·kgf a 4/350 rpm (G/A)
|
15,1 m·kgf a 4.000 rpm (G/A)
|
||||
Nº de
válvulas por cilindro
|
Quatro, atuação indireta por
alavanca-dedo
|
|||||
Nº de
comandos de válvulas/ acionamento/ localização
|
Um/correia dentada/cabeçote
|
Dois, corrente/cabeçote
|
||||
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica no duto,
acelerador eletrônico
|
|||||
Combustível
|
Gasolina comum e/ou álcool
|
|||||
TRANSMISSÃO
|
||||||
Rodas
motrizes, câmbio
|
Dianteiras, manual
|
|||||
Nº de
marchas
|
Cinco à frente + ré
|
|||||
Relações
das marchas (:1)
|
1ª 4.091; 2ª 2.238; 3ª 1,393; 4ª
1.029; 5ª 0,821; ré 3,545
|
1ª 3,727; 2ª 2,048; 3ª 1,393; 4ª
1,029; 5ª 0,821; ré 3,545
|
||||
Relaçao do
diferencial (:1)
|
4,500
|
4,067
|
||||
SUSPENSÃO
|
||||||
Dianteira
|
Independente, McPherson, braço
triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente hidráulico
e barra estabilizadora
|
|||||
Traseira
|
Eixo de torção, mola helicoidal e
amortecedor pressurizado
|
|||||
Curso da
suspensão diant.
|
146
mm
|
154
mm
|
||||
Curso da
suspensão tras.
|
203
mm
|
212
mm
|
||||
DIREÇÃO
|
||||||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira com
assistência elétrica indexada à velocidade
|
|||||
Diâmetro
mínimo de curva
|
9
metros
|
|||||
Relação de
direção
|
18,3:1
|
|||||
Voltas
entre batentes
|
3,4
|
|||||
FREIOS
|
||||||
Comando
|
Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
a vácuo
|
|||||
Dianteiros
|
A disco ventilado Ø 260 mm
|
|||||
Traseiros
|
A tambor Ø 203 mm
|
|||||
Controle
|
ABS, EBD e auxílio à frenagem
|
|||||
RODAS E
PNEUS
|
||||||
Rodas
|
Aço, 5Jx14
|
Al,. 6Jx14
|
Aço, 5Jx14
|
Al, 6Jx15
|
Al. 6Jx16
|
|
Pneus
|
165/70R14
|
185/60R15
|
165/70R14
|
185/60R15
|
185/55R16
|
|
PESOS
|
||||||
Em ordem
de marcha
|
956
kg
|
970
kg
|
964
kg
|
979
kg
|
982
kg
|
|
Carga
máxima
|
N.D.
|
|||||
CONSTRUÇÃO
|
||||||
Tipo
|
Monobloco em aço, hatchback, 4
portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
|
|||||
AERODINÂMICA
|
||||||
Coeficiente
de arrasto
|
0,33
|
|||||
Area
frontal (calculada)
|
2,04
m²
|
|||||
Área
fiontal corrigida
|
0,673 m²
|
|||||
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
||||||
Comprimento
|
3.827 mm
|
|||||
Largura
sem espelhos
|
1.675 mm
|
|||||
Altura
|
1.528 mm
|
|||||
Distância
entre eixos
|
2.450 mm
|
|||||
Bitola dianteira/traseira
|
1.470/1.475 mm
|
|||||
CAPACIDADES
|
||||||
Porta-malas
|
265/1.132 litros (VDA)
|
|||||
Tanque de
combustível
|
41 litros
|
|||||
DESEMPENHO
|
||||||
Aceleração
0-100 km/h
|
14,5 s (G), 13,8 s (A)
|
9,9 s (G). 9,5 s (A)
|
||||
Velocidade
máxima
|
167 km/h
|
191 km/h
|
||||
CONSUMO
(Inmetro)
|
||||||
Cidade
|
12,5 km/l (G), 8,7 km/l (A)
|
11,6 km/l (G), 8,1 km/l (A)
|
||||
Estrada
|
14,8 km/l (G), 10,4 km/l (A)
|
13,2 km/l (G), 9,3 km/l (A)
|
||||
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
||||||
v/1000 em
5ª
|
29,1 km/h
|
33,4 km/h
|
||||
rpm a 120 km/h em 5ª
|
4.100 rpm
|
3.600 rpm
|
||||
rpm em
veloc. máxima (5ª)
|
5.700 rpm
|
5.700 rpm
|
EQUIPAMENTOS
NISSAN NEW MARCH
|
||||||
1.0 Confort
|
1.0 S
|
1.0 SV
|
1.6 S
|
1.6 SV
|
1.6 SL
|
|
Conforto
e comodidade
|
||||||
Abertura
interna da portinhoa de combustível
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Acion.
alarme pelo controle remoto
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Acion.
elétrico dos vidros, 1-toque mot.
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Ajuste de
altura do banco do motorista
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Ajuste de
altura do volante
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Ar quente
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Ar-condicionado
comum
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
–
|
Ar-condicionado
digital
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Auste
elétrico dos retrovisores externos
|
–
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Chave com
telecomando para travas
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Comando de
áudio e telefone no volante
|
–
|
–
|
•
|
–
|
–
|
•
|
Computador
de bordo e relógio
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Consele
central com 3 porta-copos e porta-objetos
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Conta-giros
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Desembaçador
do vidro rtraseiro
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Faróis de
neblina
|
–
|
–
|
•
|
–
|
–
|
•
|
Hodômetro
total e parcial digital
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Iluminaçào
no porta-malas
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Pára-sóis
com espelho
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Revest.
dos bancos em tecido premium
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Revestimento
das portas em tecido
|
–
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Revestimento
dos bancos em tecido
|
–
|
–
|
•
|
•
|
•
|
–
|
Tomada de
12 V no console central
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Travas
elétricas portas e porta-malas
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Aparência
|
||||||
Acab.
prata apoio braço portas diant.
|
–
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Acab.
prata manopla do câmbio
|
–
|
–
|
•
|
–
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•
|
•
|
Acab.
prata painel central e saídas a/c
|
•
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•
|
•
|
•
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•
|
•
|
Acabameno
em preto da coluna central
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Acabamento
preto piano painel central
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Bancos com
costura dupla
|
–
|
–
|
•
|
–
|
–
|
•
|
Botão
alavanca freio estac. cromado
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Defletor
de teto com 3ª luz de freio
|
–
|
–
|
•
|
–
|
–
|
•
|
Maçanetas
ext. cor da carroceria
|
–
|
–
|
•
|
•
|
•
|
–
|
Maçanetas
externas cromadas
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Moldura
inferior da grade cromada
|
–
|
–
|
•
|
–
|
–
|
•
|
Retrovisores
externos rebatíveis
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
|
Segurança
|
||||||
Alarme de
chave no contato
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Alarme
perimétrico
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Apoios de
cabeça (4) c/ reg, altura
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Cintos
diant. c/ pré-tens. e lim. de carga
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Cintos
tras. 3-pts (2) e subadominal
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Imobilizador
de motor
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Limpador
pára-brisa 9-vel. + ajuste de intermitência
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
•
|
Sistema
de áudio
|
||||||
Bluetooth streaming c/ com. no volante
|
–
|
–
|
•
|
–
|
•
|
•
|
Câmera
traseira
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
GPS
integrado com NissanConnect
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Preparação
para áudio
|
•
|
•
|
–
|
•
|
–
|
–
|
Rádio/toca-CD
c/ RDS, entr. aux,, MP3/iPod, USB e 4 alto-falantes
|
–
|
–
|
•
|
–
|
•
|
–
|
Rádio/toca-CD
c/ RDS, moatrador 5,8" em cores, entr. aux,, MP3/iPod, USB e 4
alto-falantes
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
•
|
Painel mudou bem em relação ao modelo anterior |
Instrumentos bem legíveis e conta-giros à esquerda |
Eu flagrado atrás do carro, câmera "dedurou"... |
Porta-malas de 265 litros, razoável |
O alojamento da câmera de ré, um tanto estranho, mas o importante é que tenha e funcione |
Carro japonês, saída do escapamento na direita, longe da calçada segundo a mão de direção deles |
Bateria de 50 ampères·hora |
Alternador de 90 ampères, bem potente |
Portinhola do bocal de enchimento do reservatório de gasolina do sistema de partida a frio, tampa tem chave |
Faróis são potentes |
A roda vista de perto |
Bons bancos |
VW red up! I-Motion, AK dirigindo (post em breve) |
Bob, parabéns pelo vídeo, ficou ótimo.
ResponderExcluirPoderia me tirar algumas dúvidas: O que você achou do isolamento acústico? Por que o curso da suspensão é diferente na versão SL? Considerando o custo benefício, qual versão você escolheria?
Bob,
ResponderExcluirSó corrigindo: Ford New Fiesta 1,6l 130cv com etanol; 135cv é o novo Focus. O painel desta versão nacionalizada continua sem o termômetro de arrefecimento do motor? No mais, bela avaliação!
Thiago A. B.
ExcluirIsso mesmo. Inclusive, acabei de citar os dois Ford, com as potências corretas de cada um. Desculpe a falha.
Muito bacana o carrinho. Quando dizes 135cv em um 1.6 deve se referir ao Focus e não ao New Fiesta, que, apesar de possuir o mesmo motor, rende 130 cavalos com álcool. Segundo alguns comentários que vi na Internet, potência díspar pelo espaço maior do cofre do Focus, permitindo melhor sistema de escape.
ResponderExcluirAbraço
Guilherme Spader
ExcluirCorreto, acabei de corrigir e citei os dois Ford e suas potências corretas. Desculpe a falha. Essa é a explicação oficial da Ford sobre as potências diferentes dos dois 1,6-litro Sigma, mas pode ser decisão estratégica do ponto de vista de marketing. Caso, por exemplo, do Audi A3 Sedan e do Golf Highline, mesmo motor porém o do Audi desenvolve 122 cv e o do Golf, 140 cv.
Eu também suspeitei, e, obviamente, fiquei interessado em subir mais 5 cavalinhos do meu Fiesta. Mas só se fosse algo fácil, tipo programação de central. Se tivesse que melhorar escape, etc, aí já fica meio complicado por conta da garantia, acho eu.
ExcluirAbração e parabéns pelo melhor site automotivo do país.
Maravilha !
ResponderExcluirRealmente dizem que a economia de combustivel deste motor Nissan 1.6 HR16DE é excelente. Imagina se tivéssemos a evolução dele, que existe no Versa dos EUA, o qual possui comando de válvulas variável também na exaustão (Twin Continuously Variable Timing Control (CVTC) e dois injetores por cilindro, que faz com que o spray de combustível seja 57% mais fino. A tx de compressão deste motor nos EUA é de 9,8:1.... Considerando que a octanagem da gasolina regular nos EUA é equivalente a do Brasil AKI=87.... Este nosso com Tx de compressão de 10,7:1 certamente não ficará "batendo pino" como tantos no mercado.
Anônimo 05/06/14 12:59
ExcluirA gasolina comum (regular) nos EUA corresponde a 91 RON, que não temos aqui. A média (mid-range) de 91 AKI é que corresponde à nossa comum de 95 RON. Por isso é que a taxa pôde ser mais alta no Brasil.
Vixe... Estou confuso sobre a octanagem ainda ...
ExcluirNo post do I30 recentemente você informou:
87 IAD = 91 RON
91 IAD = 95 RON
93 IAD = 98 RON
95 IAD = 102 RON (Podium)
O site da Petrobras informa que nossa gasolina comum tem IAD = 87
isto, equivale a RON = 91/92.... Talvez a empresa considere o mínimo do mínimo, e talvez, na prática nossa comum seja RON = 95 ?
Mas o que você falou a respeito de não termos a RON = 91 aqui, explique o fato do motor do meu carro (EA855 - 2,5L) ter tx de compressão de 10:1 no Brasil e 9,5:1 nos EUA... Sei lá ?
Os dados que eu tenho são:
ExcluirComum: 82 MON; 92 RON = 87 IAD
Premium: 87 MON; 95 RON = 91 IAD
Podium: 90 MON; 100 RON = 95 IAD
Álcool: 90 MON; 110 RON = 100 IAD
Anônimo 05/06/14 13:43
ExcluirConsidere o que eu disse. Esqueça o que o site da Petrobrás diz. A informação que passei é de gente graúda da área técnica de lá. Possivelmente no caso do seu carro a Ford tenha resolvido mandá-los para cá com taxa maior, as fabricantes costumam fazer isso.
Luis Santos
ExcluirEstá errado.
Gosto deste alternadores potentes, ligar tudo no carro que se terá energia de sobra,no final acabam prolongando a vida útil da bateria, pois a mesma nunca fica em situação de fraca alimentação. Ponto para nissan
ResponderExcluirJá me decidi, só que pelo SV. De tudo que o SL tem a mais (rodas aro 16, conectividade com internet, ar digital, GPS, e câmara de ré), a únicas coisas que realmente me interessariam, seriam a câmara e talvez o GPS, mas isto posso colocar depois em uma boa loja de acessórios, por bem menos que os R$ 3.000,00 de diferença entre o SV e o SL. O resto (faróis com máscara negra, maçanetas cromadas, e parte central do painel em black-piano) é perfumaria mesmo. Curioso é que no SL em que fiz o test-drive, não notei esse ruído da primeira marcha. Gostei demais do carrinho. Uma dúvida, Bob: no SV também foram adotados os amortecedores do Versa, ou foi só no SL? Caso sejam diferentes: você notou alguma mudança significativa de comportamento dinâmico entre eles? Esperei ansiosamente por este "No Uso", he, he!
ResponderExcluirAbraço.
Mr. Car, sem querer me meter... Mas se for colocar MESMO o GPS no painel e câmera de ré depois... POr melhor que seja a oficina... EU pagava os 3.000 a mais para não ter que esquentar a cabeça com instalação after-market e questões de garantia, instalação elétrica, fios, etc.
ExcluirAbraços!
Mr.Car
ExcluirBoa sorte com seu carro novo!
Corsário, estou falando de uma hipotética instalação, nem sei se vou fazer mesmo. Talvez só ponha um sensor de ré com mostrador de distância, e isso a própria Nissan tem como opcional, por menos de R$ 200,00.
ExcluirMas como fica Mr.Car ?
ExcluirVc gosta de interiores clarinhos...o desse March é bem pretinho...
Como vai resolver isso ?
O que estraga este carro para mim:
ResponderExcluir- tanquinho, acho inacreditável não adotar solução como os concorrentes para facilitar a vida.
- volante horrível, é muito feio, não toparia dirigir quilômetros olhando e tateando um negócio tão feio.
- interior feio de forma geral. Não gosto.
No que se destaca para mim:
- motor, muito elogiado
- versões e preços.
O que eu tenho curiosidade:
- saber como se sai num teste de impacto
- saber se o banco tem ajustes mais amplos que o anterior, que achava muito alto.
Corsário Viajante
ExcluirSeria bom não ter o tanquinho, mas, francamente, não me incomoda. O volante é muito bom de pega. A questão de achar feio volante e interior é pessoal, nem cabe discutir. Teste de impacto, sinceramente, não dou a mínima para isso. Já andei em tanta coisa perigosa a vida toda....Quanto aos bancos, não tenho essa referência, mas mesmo no anterior não percebi nenhum problema.
Bob, como eu disse, são coisas que ME afastariam do carro, não necessariamente os outros. Tenho horror a tanquinho, acho a coisa mais boba do mundo, ainda mais tendo uma solução simples e óbvia à disposição. Outros podem não se incomodar. O mesmo vale para as demais observações.
ExcluirPior que esse volante é danado de feio mesmo..!
ExcluirParabéns Bob , por essa e outras mais . A edição ficou bacana de mais com a música ! Tive que rever e me deu vontade de sair pelas estradas para sentir a escassa sensação de liberdade em nossas "reprimidas estradas" por buracos , lombadas e radares...
ResponderExcluirMuito bacana ,
Eustáquio Amorim :.
Excelente post Bob! Permita-me apontar um errinho:
ResponderExcluir"Portinhola do bocal de enchimento do reservatório de gasolina do sistema de partida a freio, tampa tem chave"
Abs
GFonseca
ExcluirVi há coisa de uma hora atrás já corrigi, mas obrigado pelo aviso. Demorei a ler os comentários porque tive de sair à tarde por várias horas.
Bob,
ResponderExcluirGostei do carro e do preço que você citou, e não me incomodou esse ruído da primeira marcha. Mas, faltou o teste do "Bob-atrás-do-Bob", para que eu mude de idéia em relação ao Onix... (rsrs)
Outra dúvida: caso fure um pneu, será que essas rodas aro 16 cabem no compartimento do estepe?
Um abraço!
Marcelo R.
ExcluirO "sentado atrás de mim" está no post do lançamento, por isso não tem neste. Sobre a roda operacional caber no poço do estepe, boa pergunta. Vou verificar isso.
Desculpa, Bob. Agora que você falou que eu voltei lá no post anterior e vi... Gostei do espaço interno.
ExcluirSobre o estepe, tenho essa dúvida não só em relação ao March. Mas, principalmente naqueles casos em que são usados os pneus temporários, muito mais finos que os de uso. Fico imaginando se pensaram na acomodação dos pneus "normais" no poço do estepe, quando for necessário.
Um abraço!
Marcelo R., no meu new fiesta sedan, fiz questão de tirar uma roda do carro e.colocar no portamalas pra ver se cabia!felizmente, perde menos de 2 cm pois o forro sobe um pouquinho, mas nada que atrapalhe.
ExcluirAbraço
Obrigado pelo relato, Guilherme.
ExcluirUm abraço!
Puxa vida !!!
ResponderExcluirSó agora percebi que o CVVTCS *Continuously Variable Valve Timing Control System / Sistema de Variação Contínua da Fase de Abertura das Válvulas só existe no 1.6 do Versa...
Isso está errado. Não me pergunte porque, mas o site da Nissan divulga isso incorretamente. Não existe duas versões do HR16DE. É só uma, e com CVVTCS. Veja que na especificação de potência e torque o motor do March e Versa tem exatos os mesmos números. Qualquer motor com qualquer recurso de tempo de válvula variável tem potência máxima maior contra um exato mesmo motor sem este recurso.
ExcluirO próprio Bob confirmou isso na matéria do "old" March 1.6, tempo atrás. Basta acessar a matéria e os comentários que verás.
Em tempo, permita-me uma observação, Bob: este preço de R$ 42.990,00 é para um carro com as pinturas sólidas "Preto Premium" e "Vermelho Alert". Para as metálicas "Prata Classic" e "Cinza Magnetic", bem como para as perolizadas "Branco Diamond" e esse lindo "Azul Pacific" (que é como vou querer o meu, he, he!), acrescente R$ 990,00.
ResponderExcluirMr. Car
ExcluirParabéns pelo seu novo Nissan!
Bob, você não acha que as rodas da versão SL ficaram meio grandes? Até achei bonito mas isso implica em alguns ônus, andar com um pneu desses nas nossas crateras não é muito folgado. Fora isso, o comportamento dinâmico e o interior mudam muito da SV para SL?
ResponderExcluirAnônimo 05/06/14 13:35
ExcluirSó o comportamento em curva do SL é melhor, mas pouco. Acabamento é igual.
Bob, belo trabalho, como sempre.
ResponderExcluirTeria como solicitar à Lifan o X60 para análise pelo AE? Parece-me um carro interessante.
MAF.
Tem um leitor no blog , um tiozinho de chapéu branco que fala maravilhas do seu March
ResponderExcluirJa ja, ele deve estar por aqui, para dar seu testemunho
Um barato!
Não poderei dar meu testemunho sobre o "new" pois estou muito satisfeito com meu "old" March e só pretendo trocá-lo ao fim da garantia de 3 anos.
ExcluirIsso ai Luis !
ExcluirVoce apareceu e nao me desapontou!
Um abracão meu amigo !
Não mudou nada em suspensão e trem de força; baseando-se apenas no guiar, é o mesmo carro.
ExcluirA primeira foto do post ficou muito bonita.
ResponderExcluirParece uma nave do StarWars abatida!
ExcluirPerneta
ExcluirNem vi o Paulo Keller fazer a foto. Naquele dia, domingo, eu estava com uma gripe forte e sentei para descansar um pouco.
Eu notei no vídeo, a voz estava mais sexy.
ExcluirRisos.
Fuma demais dá nisso!
ExcluirAnônimo 06/06/14 16:19
ExcluirÉ exatamente ao contrário, por fumar demais fico pouco gripado e gripe leve, que não me impede de trabalhar, como nesse dia. Já quem não fuma fica muito mais gripado do que quem fuma, é só você olhar no seu círculo de parentes e amizades. Sabe quantos dias faltei ao trabalho desde que comecei a trabalhar em 1962 (há 52 anos!) por estar resfriado ou gripado? Nenhum! Pense no quanto os laboratórios farmacêuticos deixariam de faturar com a venda de antigripais se mais pessoas fumassem. Compreendeu por que tanta campanha antifumo no mundo inteiro?
Bob
ExcluirJa tomou a vacina da gripe
E ótima, tenho tomado ha vários anos e nunca mais tive uma gripe
E gratuito nos postos de saúde e quase nao dói nada !
Eu recomendo
Estimo sua pronta melhora
Então do seu ponto de vista fumar não faz mal algum,nem ao pulmão?
ExcluirNada como meu cigarro de palha com fumo goiano de piracanjuba. Sabor inigualável.
ExcluirRealmente gripo pouco mesmo. Nem lembro a ultima vez.
Mas oi?! É sério isso Bob? Cigarro faz bem à saúde? Só falta dizer que freios ABS e airbags são desnecessários...
ExcluirAnônimo 06/06/14 19:28
ExcluirTomei uma vez, no ano em que comecei na GM (1997), e não gostei, pois passei uma semana me sentindo estranho. Resolvi não tomar mais. De qualquer maneira, é bem raro eu ficar gripado ou resfriado. Agradeço muito seus votos de melhora.
Anônimo 06/06/14 23:22
ExcluirCigarro não faz bem nem mal à saúde, se fizesse mal o Japão, um dos países onde o fumo per capita é dos mais altos, não teria a maior longevidade saudável (fonte: OMS). Realmente ajuda a combater e derrotar os vírus da gripe (observação pessoal), tanto que quando Jean Nicot levou o fumo de Trinidad-Tobago para a Europa no século 16, o fumo era usado com incenso para evitar resfriados. ABS é desnecessário para quem sabe frear e reside em regiões onde não neva e nem se forma gelo nas vias. Bolsa inflável, puro marketing, são sistemas de retenção suplementar apenas, o que responde por 80% da retenção do corpo ao banco são os cintos de segurança, mas os que têm pré-tensionador
Welyton Cividini
ExcluirIsso mesmo, não faz mal nenhum
Agora Mr. Car troca de carro.
ResponderExcluirMichael Schumacher
Será ????? !!!!!!
ExcluirEu acho que ainda nao...
Troca nada !
ExcluirEle se casou com o Logan.
Continua encantado e ainda tece juras de amor a esse carro.
Mr.Car e seu Dácia!
He he he
Sabe, eu sempre desconfiei que algumas fabricantes em alguns modelos, "escondessem" a origem de muitos de seus componentes.
ResponderExcluirOlhando para a foto da etiqueta do alternador (Mitsubishi Electric), creio que minhas suspeitas se confirmaram. Nos veículos importados até então do México, esta mesma etiqueta, da mesma fabricante do alternador possui o "Made in USA".
No recém lançado Honda Fit, observei que o alternador é fornecido também pela Mitsubishi Electric, mas neste a etiqueta contém o "Made in Thailand"...
Anônimo 05/06/14 13:57
ExcluirO mundo está globalizado. É irreversível.
Gostei do alternador ,normalmente colocam um de 60 para um motor 1.6,esse da uma melhor "folga" pra bateria.
ResponderExcluirSpeedster
ExcluirAchei bom também, tanto que quis dar a informação.
Bob, teria alguma coisa a dizer sobre a construção do carro em si? Arremates, acabamentos, materiais. Tudo isso é análogo ao March mexicano ou apresenta alguma diferença significativa? Gostaria de saber pois além de nacionalizado o modelo sai de uma fábrica recém-nascida que nunca produziu um automóvel antes.
ResponderExcluirUnknown
ExcluirNada errado nesse sentido. Lembre-se que antes de começar a produção em série há uma série de providências, como treinamento dos funcionários da linha, construção da corrida-piloto para irem aprendendo a fazer a montagem etc.
Bela cor. Tomara que venda bastante.
ResponderExcluirAgora um carro com engrenagem de dentes retos na primeira e ao mesmo tempo regulagem de altura no banco "do jeito certo", raridade hoje em dia, é difícil de entender.
Anônimo 05/06/14 14:31
ExcluirOs dentes do par de primeira são helicoidais. Não poderiam fazer esse barulho todo.
Prezado Bob,
ResponderExcluirVou fazer a mesma pergunta que o Gustavo Serra fez no primeiro comentario: porque a diferença de curso da suspensão das versões SV e SL?
Renato Ver
Renato e Gustavo
ExcluirÉ devido às rodas de 16 polegadas do SL, foi preciso aumentar um pouco o curso.
Carrinho bacana, não prima pela beleza, mas pela eficiência, e travaria um belo duelo com meu carro atual, o Novo Palio Essence 1.6. Eis os dados do Fiat: Potência - 117 cv (A) a 5500 rpm; Torque Máx - 16,8 mkgf a 4500 rpm, Cx: 0,33 (Creio que a área frontal seja bem próxima ao do March); Peso por ordem de marcha: 1060Kg; Velociadade máxima de 193 Km/h. Pensa num empate técnico, somente um minucioso comparativo para ver quem leva a melhor. Coisas que não me agradam: O motor do Nissan motor gira a 3600 rpm a 120 Km/h em 5a. (100 rpm a mais do que no meu carro anterior, o 206 1.4 flex, com meros 82cv). Para que relações de marchas tão curtas? Poderia muito bem ser um 4+E. No caso do Fiat, o motor gira a razoáveis 3300 rpm, mas não chega a ser um 4+E. Por outro lado, garanto que a suspensão do Nissan seja no mínimo, bem melhor que a do Novo Palio. No Fiat, colocaram molas e amortecedores com carga muito alta, e me parece que tentaram amaciá-la, só com batentes hidráulicos. Este "desacerto" deixa a rodagem muito ruidosa, e há indícios de que compromete a durabilidade dos componentes (no meu já faz barulho, com 10.000 Km! - estou com mal pressentimento, sinto que eles vão me enrolar na garantia - Pesquisem na internet: Barulhos na suspensão do Novo Palio e se assustem!). Culpa também do consumidor, que criticava a maciez da suspensão do Palio anterior, pensando que o carro ia capotar na primeira curva. E o tal do inocente que sabe de nada: aquela suspensão macia é que aguenta o tranco! Se eu fosse comprar um carro hoje, o March, seria uma opção.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirVocê fala que o percurso passou por Indaiatuba e, pelo tanto que você gostou do carro e pela imagem que abre o post, deve ter terminado no Maranhão. Nos escombros do Centro de Lançamento de Alcântara.
Seus "No Uso" são sempre impecáveis!
Obrigado.
No Versa desmontado da 4rodas a primeira marcha estava com desgaste.
ResponderExcluirAnônimo 05/06/14 16:41
ExcluirVocê sabe ou a revista especificou se o desgasta foi das engrenagens propriamente ditas ou dos dentes de encaixe da luva sincrônica?
Qual seria a diferença Bob? Na pratica, é problema para o dono...
ExcluirCuriosidade mecânica, saber se o ruído tem relação com o desgaste verificado.
ExcluirCopiado do site da Quatro Rodas:
Excluir"Desmontado, o câmbio apresentou sinais de desgaste. O ronco alto com a primeira marcha acionada, similar ao que é produzido em ré (e destacado por muitos que se revezaram ao volante do sedã), vem, segundo Fukuda, de uma falha de projeto: “Os dentes da engrenagem da primeira estão com sinais de atrito nas faces internas”. O trambulador, componente que transmite para a caixa de câmbio a marcha selecionada pelo motorista com a alavanca, chegou aos 60000 km balançando demasiadamente. Aos 34643 km, a concessionária Itavema alegou ter trocado o trambulador, mas a chapa metálica que posiciona a alavanca estava danificada. “Há a possibilidade de a peça não ter sido substituída, apenas reposicionada”, diz Fukuda. Ao todo, o carro ficou parado 23 dias na Itavema."
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/01/08/desmonte-do-versa/
O desgaste foi na prórpia engrenagem, veja: http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/01/08/desmonte-do-versa/
ExcluirO ruído então tem relação com o desgaste?
João Carlos
ExcluirAo contrário, o desgaste tem relação com o ruído.
Matuck
ExcluirNão acredito em falha de projeto, não há mistério numa engrenagem cilíndrica helicoidal, mas em falha de ajuste da fresadora na produção.
Bob.
ExcluirSeria possível o senhor conseguir um parecer técnico da engenharia da Nissan sobre este ruído? Qual o motivo, e do porquê da escolha de projeto que o origina. Já que esta escolha produz incomum ruído de funcionamento, e que esta característica não é comum no mercado e pode inclusive gerar má impressão (por motivos diversos).
Acho que o parecer e motivos oficiais da marca nos dariam melhores condições de entender tal característica, que não parece ser somente de poucas unidades, mas sim percebidas em tantas outras, e com isto compreender do porquê de continuar com projeto de característica tão dissonante.
De toda forma, agradeço.
Allan
ExcluirNão nos cabe, por direito, pedir à Nissan tal parecer, uma vez que não somos proprietários de um March. O que podemos fazer nesses casos, e fizemos, foi apontar claramente o problema no post e, especialmente, no vídeo. Caberá a Nissan (que, como outros fabricantes, lê o Ae), caso tenha interesse, se pronunciar a respeito, uma vez que esse ruído tem potencial para afastar compradores, receosos, com razão, de virem a ter problemas no câmbio (que sei que não terão, no final do post até escrevi que isso não me impediria de ter um March), mas essa é uma decisão que cada comprador terá de tomar.
Será que com o dobro da quilometragem do Longa Duração essa engrenagem não daria manutenção corretiva? Pelas fotos é muito desgaste pra apenas 60 mil km.
ExcluirA primeira foto ficou excelente, poderia rolar uma versão dela com tudo preto e ranco e só o March em azul.
ResponderExcluirAzul esse que, diga-se de passagem, é uma das mais bonitas cores disponíveis pra um carro nos dias de hoje... me fez empurrar o Azul Bourrasque do 208 para segundo lugar na minha preferência pessoal.
Já havia comentado no outro post como as rodas aro 16 caíram bem no carrinho... elas e nova frente deixaram o March com cara de "briga", tirando o jeito de anime da versão anterior.
Leornardo.
ExcluirFiz três versões, cada qual com diferentes conteúdos mantendo as nunces de cores originais:
March: http://i.imgur.com/COAmNZT.jpg
March e Bob: http://i.imgur.com/cE9vgUW.jpg
March, Bob, e o céu: http://i.imgur.com/KIKu0x7.jpg
Fica aí para você e quem mais tiver interesse!
Abraço.
Valeu, Allan, muito obrigado!
ExcluirVai vender bem, aliás já está vendendo, pelo menos aqui no RJ. E ficou mais bonito, especialmente o painel. Poderiam colocar essa grade no Versa, para diferenciá-lo do 'tiozão' Sentra.
ResponderExcluirPS. A linha Renault-Nissan está ao meu ver canibalizando algumas motorizações. Será que este 1.6 sedicivalvole nipônico substituirá o K4M francês, que sumiu dos Logan/Sandero?
Vai saber...
ExcluirK4m ainda equipa duster, fluence e o livina 1.6
ExcluirParabéns ao Keller pelas ótimas fotos!
ResponderExcluirBob, el, no video me deu a sensação se ter muito jogo de carroceria nas curvas (aquele balanço de um lado pro outro), isso acontece mesmo ou é só impressão ??? Minha tia está pra trocar de carro e ela está de olho em um Palio, acredito que este possa entrar na lista dela também, vou recomenda-lo!!
ResponderExcluirDaniel
ExcluirTodo carro rola em curva, até um F-1. A rolagem desse March é totalmente normal, não causa o menor problema.
Bob, totalmente fora de tópico, mas estou me roendo de curiosidade: o que é aquele objeto na primeira foto? Parece uma torre de alta tensão caída e retorcida.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAraçariguama, cenário da minha infância... que saudade do fim dos anos 80, começo dos 90, singrando as estradas de terra da região numa Caloicross Extra Light.
ExcluirPaulo Vilhena e família passavam as férias no mesmo camping que eu.
Bob, quando desejar encurtar um link, pode usar este site: http://migre.me/
ExcluirCSS
ExcluirAquilo era uma estrutura feita de sucata para representar uma torre de aeroporto, que uma ventania forte derrubou. Ela fica num platô em Araçariguama, perto daqui, da capital, numa espécie de parque público onde está exposto um avião Vickers Viscount sobre pedestais, mas bem depenado. Veja em http://migre.me/jHSMj
Consta que o prefeito da cidade desejava construir um aeroporto na cidade, mas como não conseguisse, resolveu criar um cenário aeronáutico nesse platô.
João Carlos
ExcluirMuito obrigado pela dica. Vivendo e aprendendo! Refiz a resposta ao leitor CSS encurtando o url, veja acima.
.Esse motor tem variador de fase segundo a Nissan
ResponderExcluir.O Versa apresentou desgaste prematuro na engrenagem da primeira marcha, no Longa Duração.
Será que é plug and play substituir a lente esquerda do antigo March por esta?
O grupo renault nissan está com os power train desatualizados o que faz que perca o principal fator competivo: a relação custo/benefício. Sem os benefícios dos modernos conjuntos motor câmbio, não há custo baixo que justifique...
ResponderExcluir"Sem os benefícios dos modernos conjuntos motor câmbio, não há custo baixo que justifique..."
ExcluirAi já é exagero. Mesmo sendo "menos moderno", o motor continua sendo ótimo, e empurra seus carros muito bem, ainda mais o March, e com consumo muito bom.
Como funciona essa conexao com a internet? Tem que ligar ao smartphone ou é inato/interno ao carro?
ResponderExcluirÉ 3g? Precisa de chip?
Achei engraçado o barulho da primeira, o carro já vem com uma sirene embutida huehuehue
E por curiosidade, qual era o carro câmera que ia à frente do March ao final do video? Ele parecia ter bem mais chão do que o nissan...
tambem me interessei, alguem sabe?
ExcluirAnônimo 05/06/14 21:12
ExcluirSim, via smartphone com sistema operacional Android ou iOS, mas primeiro o proprietário precisa se cadastrar e registrar o carro no sistema. O carro à frente no vídeo era mais estável que o Nissan, era um BMW 320i Active Flex.
Pelo visto um excelente carro, se tivesse mais concessionarias com certeza, venderia bem pois ele tem o que o outro carro que se equipara a ele como opção nesses carros baratos de bom nívell de tecnologia e engenharia que é o etios não tem que é um conjunto harmonioso.
ResponderExcluirBob por favor me tire uma duvida, dirigi o etios por um fim de semana na versão 1.5 hatch
Notei que ele não passava de 160 km/h apesar de ter motor para tal...
A fabrica havia dito algo sobre limitação eletrônica de velocidade nesses modelos?
Thallys Augusto
Tallys
ExcluirNunca foi dito nada sobre limitação de velocidade no Etios.
Ótimo teste, sr. Bob Sharp e equipe AE! Melhor portal sobre carros do Brasil quiçá do mundo!
ResponderExcluirSempre dou muita atenção àqueles carros que podem superar os modelos que eu considero de ajuste dinâmico praticamente perfeito (o quadrado Up/Gol/Fox/Polo), e com certeza o March chegou bem perto destes. Embreagem de ótimo curso e muito suave, fácil de modular (há algum tempo peguei um March da antiga geração e ele pecava nesse sentido, não sei o motivo até hoje), direção elétrica muito bem calibrada, câmbio preciso (porém, na unidade que andei a segunda marcha era algo teimosa em trocas rápidas), suspensão bem acertada, macia mas sem deixar de ser firme, e principalmente, do punta tacco muito fácil de se fazer. Mas não gostei do ajuste de altura do banco, que regula só o assento e ainda passa a impressão de estar "sumindo" a medida que se abaixa ele. Também achei muito barulhento, a partir de 3000rpm já se escutava muito o motor no interior da cabine, com todos os vidros fechados e rádio ligado. Aqui em BH a vendedora me informou que o preço de 43 mil reais era "da base São Paulo" e que aqui o carro custa 45 mil reais, mas não quis instigar mais na hora pra descobrir se era o velho ágio ou se isso realmente acontece por aqui. Se o antigo já vendeu bem enquanto podia, esse com certeza vai superar ele nos tempos áureos.
ResponderExcluirBob, foge de sp enquanto é tempo. Paulistano é tão infeliz que ouve trânsito no rádio. Ass.: Abelardo Barbosa.
ResponderExcluirAbelardo, feliz é quem vive de bolsa família, metade do norte e nordeste.
ExcluirQuem vive de bolsa familia é pobre ou miseravel. Ser feliz com 300 reais por mes é dificil!
ExcluirTenho um March 1.6 com 30 mil KM, é como é Bob disse, um grande carrinho - sem demérito, pois é isso que preciso de um segundo carro, que caiba em qualquer lugar, saia de trás do tráfego facilmente e seja ágil. Não gosto do espelho plano, que já foi corrigido esse ano. O barulho na primeira marcha é perceptível, só que ele aceita segunda tão rápido que trafego muito pouco em primeira. Um uno way 1.4 que tínhamos aqui antes era muito mais irritante em todas as marchas, muito mais áspero e pouco isolado, sobretudo em velocidade de estrada. A quinta podia ser mais longa, mas nada que reprove o carro. O meu tem um ruído na suspensão (foi checada e não acharam nada, não tem nada solto, rompido ou buchas rasgadas - mas tem um ruído em lombadas, baixa velocidade com as rodas esterçadas - já acostumei e nem ligo mais). No mais o March anda muito bem, foi mais barato que os concorrentes na hora da compra. Revisões custaram de 179 a 279 até agora. Ideal para um city car para duas a três pessoas. Na estrada um pouco ruidoso acima de 120 ( ele passa fácil disso e quer muito mais...) pela quinta marcha curta. O meu não tem abs e fez falta uma vez já - uma fechada que levei de um caminhão na estrada com pista molhada. O volante realmente não é dos mais bonitos, prefiro o antigo. Bancos bons, ar condicionado/aquecedor funcionam bem. Calotas feias, tirei as minhas e guardei, ficou um visual mais "masculino" e invocado. Abraços a todos, Douglas
ResponderExcluirO final do vídeo é simplesmente fantástico!!!!!
ResponderExcluirTambem gostei ... Eles tavam descendo a lenha!
ExcluirO carinha do BMW guia horrores !
O piloto do Nissan estava "fazendo das tripas coracao" para conseguir acompanhar...
O ronco do March em 1ª marcha é exatamente o mesmo dos Renaults 1.0
ResponderExcluirGlauber Vinícius
ResponderExcluirNão é mesmo, você está completamente enganado, sinto muito. Tem até vídeo meu dirigindo o novo Clio.
O Clio novo não tem tal barulho no câmbio? Não conheço o Clio, mas esse barulho é bem parecido com o do Logan 1.0, 16V, o que acha, Bob?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirpreço por preço, para city car fico com o 500, para estrada o Palio 16V
ResponderExcluirBob, com relação à direção elétrica do novo March, ela me pareceu bastante macia (ainda vou fazer um teste). A medida que a velocidade aumenta, ela vai diminuindo, como nas direções hidráulicas convencionais? O que você notou, ao dirigir o modelo?
ResponderExcluirEdson
ResponderExcluirSim, a assistência elétrica tem o que se chama indexação à velocidade. Ela diminui à medida que a velocidade aumenta. Todas as direções de assistência elétrica são assim. A do March é perfeita nesse ponto.
Bob, parabéns pelo trabalho, gostaria de uma ajuda em relação a comparativos de performance em veículos 1.6L, dos que o senhor andou, o que apresenta comportamento mais ágil e interessante é realmente o march? Dúvida na compra entre Palio Sporting, March 1.6 e Gol g6 1.6.
ResponderExcluirPaulo Victor
ExcluirOpinião fora do post fere a ética e não pode ser dada. Espero que entenda. Nos posts você tem todos os elementos para tomar sua decisão.
Tudo bem, respeito e ate admiro sua decisão, tem jornalistas por aí que escancaram suas escolhas pessoais e induzem muita gente. Assisti outras matérias suas e estou quase decidido pelo compacto nipônico. O que significa v/`000 em 5ª na ficha técnica?
ExcluirPaulo Víctor
ExcluirDepois que você perguntou é que vi haver erro de digitação na ficha técnica. É v/1000 e representa forma abreviada de dizer "velocidade a 1.000 rpm". Serve para informar o cálculo de determinada marcha e daí se ter outras informações. Por exemplo, se a v/1000 em quinta marcha é 40 km/h, a 120 km/h o motor está girando a 120 ÷ 40 x 1.000 = 3.000 rpm. O erro na ficha técnica já foi corrigido e agradeço sua compreensão no caso da escolha.
Legal, não sabia, obrigado!
ExcluirTo feliz. Comprei o meu SL - Azul. Só esperar chegar. Para quem já tem me decepcionou não subir os vidros sozinhos, posso mandar fazer isso tranqüilamente??
ResponderExcluirhttp://youtu.be/7xC0YQFg_uQ Tenho um 1.0s rio que não apresenta este barulho em primeira marcha, devo ter sido sorteado kkk
ResponderExcluirSegue um pequeno vídeo
Alguém conferiu o isolamento acústico desse novo modelo ? No anterior parece que deixava a desejar. Será que a 120 Km/h o ruído do motor invade a cabine ?
ResponderExcluir