A Ford anunciou a criação, nos EUA, de um centro de desenvolvimento de
carros de alto desempenho Essa instalação, com mais de 3.000 m²,
também vai dar apoio técnico aos carros de corrida da equipe oficial da fábrica, a Ford Racing. Ela entrará em pleno funcionamento no segundo semestre do
ano na cidade de Concord, no estado da Carolina do Norte, região-sede da maioria dos
carros da Nascar, e contará com o estado da arte em equipamentos para veículos
de alto desempenho.
"A Ford sempre esteve ligada às corridas de
automóveis. O novo centro terá ferramentas avançadas que servirão tanto para
nossas equipes de corrida como para a criação de futuros veículos de
desempenho da Ford", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de
Produto Global da Ford.
Inicialmente, o centro vai apoiar as equipes da Ford Racing
na Nascar e depois incluir outras categorias, como a TUDOR United SportsCar,
IMSA, NHRA e Global RallyCross. Entre seus equipamentos de alta precisão, será
instalado um simulador avançado, com tecnologia semelhante à da Fórmula 1, para
as equipes ajustarem o veículo a cada pista e para os pilotos treinarem antes
das corridas.
"Aprimoramos nosso processo de simulação dinâmica para
desenvolver carros de competição e de rua. Esse simulador nos ajudará a levar a
dirigibilidade a um novo patamar para que nossos carros cheguem ao box
praticamente prontos e as equipes possam se concentrar apenas no ajuste fino
para colocá-los na pista. Esse conhecimento será aplicado pela Ford no
aprimoramento dinâmico de seus veículos de rua de alto desempenho”, diz Nair.
Os equipamentos do novo centro de desenvolvimento incluem:
máquina cinemática para teste e medição dos movimentos da suspensão com
diferentes pneus e molas para ajuste da suspensão dianteira a cada tipo de
pista; plataforma de torção para medir a rigidez estrutural do chassi, um
parâmetro-chave na avaliação desse componente para determinar a rigidez
torcional de todo o carro ou só do chassi; equipamento para medição do centro
de gravidade do veículo para testar novas propostas; e ferramenta especial de
coordenação de medição, para aferição e controle de qualidade de componentes e
montagem de modelos de simulação para garantir que o carro atenda os
regulamentos.
Linha de Desempenho
Com a utilização dessas ferramentas avançadas de simulação e
medição, o novo centro técnico permitirá um aproveitamento mais rápido e
inteligente de novas tecnologias de desenvolvimento para o avanço da linha de
veículos de alto desempenho da Ford, uma das mais completas e acessíveis do
mercado. Além dos modelos da grife Sport, como o Explorer Sport V-6 EcoBoost,
ela conta com o Fiesta ST, o Focus ST, o Taurus SHO, o Mustang SVT GT500, a
F-150 SVT Raptor e os derivados de competição RS.
"O desempenho é um negócio importante e crescente para
a Ford", diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e
Serviço Global da Ford e recentemente escolhido para ser o novo executivo-chefe da fabricante, em substituição a Alan Mulally, que se aposenta. "Nossos clientes querem veículos que ofereçam
economia de combustível, tecnologia de ponta e uma grande experiência de condução. Este novo centro técnico é mais uma ferramenta que vai ajudar a
impulsionar o nosso negócio de veículos de performance em todo o mundo." (Ford)
Que boa notícia.
ResponderExcluirAgora só falta a Ford investir no automobilismo aqui no Brasil também, já que este país é um dos mais rentáveis para a Ford
Ah vá !
ExcluirMas ai ja e esperar demais!
Acho que nenhuma empresa de carros de massa,como a Ford,tem tantos títulos em corridas de vários tipos,como F1,F Indy,rally,24 horas de le mans etc!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirUé,
ExcluirSerá porque ela é uma das mais antigas?
Pena que aqui no Brasil o nosso " campeonato de marcas " não passa do mesmo carro com roupa diferente.
ResponderExcluirOlhando esse tipo de notícia e sabendo do faturamento das fabricantes de automóveis por aqui só consigo achar que deveria existir alguma de lei obrigassem essa estrangeirada investir massivamente em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
ResponderExcluirAqui só se projeta Celta, Sandero, Uno... Cadê as pesquisas em parceria com as universidades públicas para garantir um retorno para a sociedade brasileira?
Hoje é assim: O americano, alemão, italiano, francês, japonês e coreano desenvolvem a propriedade intelectual com valor agregado e o batedor de martelo brasileiro (e o chinês também, lógico) fabrica porque é mão de obra barata e o governo é protecionista.
Culpa desse governo meia boca que não investe em ciência e tecnologia...
São daqui os projetos do Ford EcoSport e do Ford Ka. Dois carros que estão ou vão estar em diversos países do mundo. Agora concordo que o governo poderia investir (muito) bem mais em ciência e tecnologia. Aliás, em educação de base, né?
ExcluirSerá que é para competir latu sensu, com o pessoal do Corvette e dar visibilidade aos seus produtos?
ResponderExcluirLá nos EUA o mercado consumidor tem força e sabe disso. Aqui não, e como em todos os setores, nem se esforça.
Independente de qualquer coisa a iniciativa é sempre bem vinda.