Corcel II - Gama
Satisfazendo a curiosidade do leitor, veja o Corcel II Gama cuja a parte frontal foi testada no túnel de vento do CTA. O projeto Gama não entrou em produção, ficando somente no papel e na prototipagem.
O protótipo do Corcel II Gama foi apresentado em agosto de 1979, em traje de gala, no salão do Estilo do produto no Centro de Pesquisas Ford, em São Bernardo do Campo.
O Projeto Omega
O projeto Omega II, de 1985, foi um projeto para encorpar o Ford Del Rey, tanto em tamanho quanto em motorização.
Estavam previstas três configurações: perua,sedã e picape, todas com motor 2,3-L OHC, o mesmo do Maverick, colocado transversalmente (imagine!)
O projeto Omega II também não entrou em produção, ficando somente no papel e na prototipagem. Foi uma frustração geral da nossa engenharia ver este brilhante projeto ser cancelado.
Protótipo do Omega II na ponte de medições no estilo do produto, CPq |
Veja que beleza de traseira com o logotipo DEL REY do lado esquerdo e o Oval Ford no lado direito |
Veja o desenho na parede ao fundo mostrando a instalação do motor 2,3L transversalmente.
Note também as calotas das rodas totalmente lisas com vários furos pequenos para ventilação
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O Ford Omega II também foi testado no túnel de vento do CTA, mostrando uma aerodinâmica excelente, muito além do que se que se poderia esperar para a época em que o projeto se desenvolveu.
Como referência, o Corcel II tinha um coeficiente de forma de 0,415 e o Omega II Sedan apresentava um fantástico coeficiente de 0,350.
Gráficos de coeficiente de forma (Cx) |
Relatórios das avaliações no túnel vento:
Curiosidades
Ford Del Rey em traje de gala
Ford Del Rey em traje de gala
Del Rey em roupagem de gala com direito a modelo e tudo mais. Note o enfeite do capô todo chique e os espelhos retrovisores da cor do veículo |
O Del Rey realmente marcou época! Muito elegante! |
Plataforma de Carga
Como toda a boa engenharia, alguns projetos bizarros foram imaginados, como este, por exemplo. Nosso diretor, o eng. Luc de Ferran, incentivava e valorizava a criatividade dos engenheiros. Bons tempos!
Este é um conceito de plataforma de carga para ser utilizada em fazendas, sítios etc. Veículo barato e prático para uso geral no campo e na lavoura, com motorização CHT 1,6-L.
Velocidade máxima de 40 km/h, garantindo grande força de tração no eixo traseiro
Só ficou no protótipo, não entrando em produção.
Histórias deliciosas de se ler. Pena o "Omega" não ter continuado. Este "Del Rey II" deveria ser muito interessante. O Luc de Ferran é o pai do Gil, ex-piloto de Indy? No aguardo ansioso pela terceira parte.
ResponderExcluirFontes, o Luc é o pai do Gil. Foi nosso diretor de engenharia por muitos anos e deixou saudades
ExcluirAbraço
Mecciones, belo artigo! História para ser contada. Abraços
ExcluirMurilo
Obrigado Munck
ExcluirSerá que foi por causa da Autolatina? Uma pena, o carro era muito bonito apesar do desenho "australiano"...
ExcluirNinguém melhor que a Ford Brasil carrega esse karma "tudo que poderia ter sido mas nunca foi".
ResponderExcluirPerfeito...
ExcluirVerdade! Dormiram nas palhas e perderam grande fatia do mercado!
ExcluirDe novo o grande Lorenzo e suas odes sobre a Ford Brasil S/A... Troca o disco!
ExcluirFaço uma antologia com o nosso amado Brasil...
ExcluirPoderia ter sido o pais do futuro, mas nao foi !
Não é por causa de gente como você anônimo das 22:51.
ExcluirSe você for honesto, trabalhe e faça algo pelo seu país, pode ter certeza que um dia nós chegamos lá. Caso contrário, a porta do aeroporto é a serventia da casa...
Esse projeto Omega II era simplesmente lindo! Se a Ford tivesse lançado ele na época seria com certeza um concorrente de peso pra Monza e Santana, ainda mais com o motor 2.3 do Maverick. Esse Del Rey em traje de gala também ficou muito bonito, mal espero pra ver o próximo post com as memórias da Ford.
ResponderExcluirDavi, sou forçado a concordar. O projeto Omega II é simplesmente arrebatador. Olho para os carros hoje e me pergunto por que não podemos ter um carro assim. Elegante, linhas limpas e esguias. Sei que muitos não concordarão, mas achei o carro cheio de personalidade, tais como os carros da BMW e Mercedes, esse mini Taurus. Se fosse fabricado hoje, seria meu objeto de desejo.
ExcluirPodiam ter lançado esse Corcel moderno em 83. Afinal, o Corcel II, como dizia a 4 Rodas na época, começa vá a envelhecer rapidamente...
ExcluirO sedan duas portas, parece muito com o Verona dos anos 90.
ResponderExcluirAqui no sul são comuns na área rural os "Gericos, "Tuk-Tuks", "Jibatas", etc, que são muito semelhantes ao conceito da Plataforma de Carga acima.
ResponderExcluirSão chassis de Jeep, Rural, ou semelhante, geralmente utilizando mecânica Tobata ou Agrale, e com carroceria artesanal de madeira.
Alguns modelos são muito bem feitos.
Carlos,
ResponderExcluirque legal !!! memórias da indústria nacional, para a posteridade, sem dúvida.
O Gama é muito interessante, pena não ter ido em frente. Com alguns detalhes um pouco diferentes seria um espetáculo nas ruas.
O Del Rey Omega seria um grande avanço, apesar de eu não gostar dele, ao menos nessas fotos. O duas portas tem o volume do porta-malas extremamente parecido com o do Verona, que viria mais à frente. Coincidência ou aproveitamento de idéias ?
O Del Rey enfeitado, com emblema do Lincoln / Landau no capô eu não engoli. Não tem nada a ver esse emblema, nada mesmo.
Continue no assunto, saudações.
JJ, também tive essa impressão quanto ao DR Omega. Parece que foi inspiração pro Verona as portas e para-lama dianteiro também.
ExcluirCM, teria sido um espetáculo esse carro nas ruas.
Incrível esse Corcel Gama
ExcluirCom certeza desse o Mr Car vai gostar
Anônimo irônico das 17:38,
ExcluirVocê ao menos teria capacidade de desenhar algo assim? Creio que não...
Carlos,
ResponderExcluirEsse CHT 1,6 só faltou equipar os caminhões.....kkkkk. Brincadeiras à parte, isso prejudicou muito a Ford nos anos 80 ter só esse motor na sua linha de automóveis. Esse projeto Omega II é muito bonito, especialmente a lateral e a traseira. Na segunda foto, na carroceria de 2 portas, a seção lateral posterior lembra muito o primeiro Verona, certamente as idéias fora aproveitadas de belo projeto! Chegou-se a montar algum protótipo de Del Rey com motor OHC 2.3l na posição longitudinal mesmo? Se afirmativo, quais os resultados?
Thiago, nunca foi instalado o motor 2.3 na posição longitudinal. O Omega era transversal
ExcluirObrigado e abraço
2.3 diagonal e tração dianteira ia ficar muito bicudo, ia ser complicado acertar a suspensão.
ExcluirDiagonal?? Não seria longitudinal??
ExcluirÉ...longitudinal.
ExcluirPost interessantíssimo!
ResponderExcluirAgora vejo que as projeções das revistas da época não eram "meras especulações"!
Meccia, continue nos brindando com essas preciosidades!
Grande abraço
Pablo Nascimento
Meccia,
ResponderExcluirMais uma vez obrigado por compartilhar esse acervo todo!
Continue nos proporcionando esses momentos de informação!
Abraço!
Valeu Alexandre !
ExcluirO Corcel me lembrou muito o Verona da década de 80/90. Também tem um quê de Ford Taurus de 1994.
ResponderExcluirProjeto com proporções bem acertadas e equilibrado esteticamente. Esta equipe bem que poderia dar aula aos designers do GM Agile...
Também enxerguei traços do Verona no desenho. Principalmente, o perfil da lanternas dianteira e traseira, além da linha de caráter. Os parachoques também eram muito parecidos - o traseiro idêntico.
ExcluirResta saber "quem bebeu de qual fonte" para desenhar o Escort Sedan (Orion/Verona/VW Apollo).
Que beleza esses Gama e Omega! Estou em dúvida se quero continuar vendo esses carros que NÃO tivemos! Se por um lado é muito interessante, por outro bate uma espécie de frustração, he, he! Mas já que começou, Meccia, vamos lá: sei que a VW guarda em suas dependências protótipos finalizados de carros que nunca chegaram a ser produzidos para o mercado. A pergunta é: a Ford também tem os seus? Tem como postar fotos deles? Em tempo: a Ford também tem uma espécie de museu, com exemplares "0km" de carros que foram de fato produzidos, mas já saíram de linha?
ResponderExcluirAbraço.
Mr Car,
ExcluirInfelizmente a Ford ainda não tem um museu no Brasil....espero que um dia tenha nos padrões de Detroit
Abraço
Muito bonitos esses caros! O Omega II tem algumas linhas parecidas com as do Verona. Lembra um pouco.
ResponderExcluirCaramba, um jerico de fábrica!! hehaeha
ResponderExcluirEssa eu nao entendi...
ExcluirAnônimo 16/05/14 17:39
ExcluirLeia mais acima o comentário do BlueGopher 16/05/14 12:26 e acredito que entenderá.
Prezado Carlos, parabéns por mais uma matéria de altíssima qualidade! E quando a gente acha que o AE atingiu o pináculo da excelência, eis que somos surpreendidos novamente. É um privilégio ser leitor deste blog!
ResponderExcluirObrigado Eurico
ExcluirCarlos, pelos projetos nota-se que a Ford perdeu duas excelentes oportunidades para atualizar seus produtos. Cx de 0,35 em um carro grande, naquela época seria considerado bruxaria!! E ambos os carros ficaram excelentes, e não acho que custo seria o problema maior.
ResponderExcluirVocês chegaram a adaptar o motor do Maverick em algum protótipo? Quais seriam as modificações neste motor para ele ser alojado transversalmente? Acredito que seria necessário desenvolver uma nova caixa de câmbio também, correto?
Bacana também a menção ao Sr. Luc de Ferran, pai do grande Gil de Ferran. Por onde anda o Sr. Luc?
Um abraço.
Fabio, até o que eu sei o eng. Luc de Ferran ainda é consultor da Ford e mora em Salvador
ExcluirAbraço
CM,
ResponderExcluirNessa imagem aqui http://goo.gl/PXYe6n do outro post, nota-se diferenças na parte de baixo das duas versões do carro em estudo. Na foto mais inferior, a esquerda, dá para ver q o eixo traseiro é diferente do outro, lembra a suspensão acho q do Escort. É isso mesmo?? Estudava-se tbm uma reformulação da suspensão traseira?? Esse protótipo dessas imagens de hj são em escala 1:1?? tem essas modificações??
Anônimo,
ExcluirEscala 1:1.......
abraço
É uma pena que esses novos Corcel e Del Rey nunca chegaram às ruas.
ResponderExcluirPrincipalmente o Del Rey que teria o motor que merecia.
Pelo menos, a Souza Ramos deu um jeitinho de tornar realidade o Corcel II Gama:
http://www.pumaclassic.com.br/2012/07/fora-de-area-corcel-hatchback.html
Coincidência? Este foi mencionado lá nos comentários sobre o Del Rey Executivo no post do Portuga.
Uber,
ExcluirPara quem gosta de automóveis como nos gostamos não existe coincidência, é prazer mesmo cavocar a história
Abraço
Tenho impressão q esse Corcel Gama não vingaria no inicio dos anos 80. Moderno demais.
ResponderExcluirUma pena o projeto Omega ll não ter saído do papel ,ia ser um sucesso !, carro é a cara do Ford Sierra,alias, pelo nome do projeto já seria um sucesso ,pelo menos o carro homônomo foi he he.
ResponderExcluirO projeto Omega colocaria a Ford em uma posição mais de acordo com seu status mundial aqui no Brasil; que protótipo fantástico, motor 2.300 cm3- certamente com melhoramentos.
ResponderExcluirTudo que o Del Rey nunca foi, que baita oportunidade perdida de termos um carro da Ford decente (fora o Escort) e atualizado em nossas terras naqueles dias.
As outras fabricantes investiam pesado, mormente Volks e GM, e colhiam os frutos....Que pena esse carro não ter ido para a linha de montagem, marcaria época.
MFF
O Corcel II Gama é incrivelmente parecido com o Toyota AE86 Levin (Hachiroku)! Vejam a semelhança:
ResponderExcluirhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Toyota_Corolla_Levin_Hach-Back_1.6GTV_AE86_1.JPG
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Toyota_Corolla_E80_Coupe_1983.jpg
No entanto o AE86 foi lançado em 1983. Será que houve alguma inspiração? :) Seria bem curioso se o visual do AE86 tiver sido inspirado num protótipo abandonado da Ford brasileira, ainda mais em uma época que a maior parte do mundo ainda achava que o Brasil só tinha mato e indio.
Toyota Celica, Nissan SX200, VW Scirocco II...
ExcluirAdriano,
ExcluirBacana a sua colocação....quem sabe serviu de inspiração mesmo
Esse Corcel II Gama era traçao traseira?
ResponderExcluirEle é muito parecido com o Toyota Sprinter Trueno.
Se tivesse tração traseira e suspensão por duplo A, seria a copia dele... E marcaria época, seria um AE86 aqui no brasil.
Pra quem não conhece:
http://airone.deviantart.com/art/1985-Toyota-Sprinter-Trueno-GT-176882423
Acho dificil um entusiasta que não conheça mas vai saber.
Anônimo, era tração dianteira
ExcluirAhh, então tudo bem, seria um carro legal... Mas sabendo disso não sinto tanto a falta do que não existiu. :oD
ExcluirNunca temos os brinquedos legais.
Muito bacana. Lembro-me desse Corcel moderno na Quatro Rodas. E o Del Rey 2,3 na ilustração de lado mostra que aproveitaram a traseira em um certo Escort sedã no fim da década...
ResponderExcluirMuito legal esses projetos, principalmente o Omega... realmente de linhas muito bonitas. Também notei semelhança da versão duas portas com a traseira do Verona. As calotas são muito semelhantes às que equipariam alguns modelos da Ford durante a década de 80. A Belina do meu pai tinha uma do tipo.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirEsse Del Rey Omega parece o Taurus da época, especialmente a versão quatro portas.
Desculpe pela insistência mas no post anterior perguntei se o Sr. sabe algo sobre o projeto do carro compacto da Willys, abortado pela Ford quando assumiu aquela empresa. Creio que chamavam projeto N e estava menos desenvolvido que o do Corcel, praticamente pronto.
Obrigado
AAM
Antonio, não cheguei a conhecer o dito cujo se é que ele existiu mesmo
ExcluirObrigado
gostei demais deste projeto omega, que pena mesmo que não foi produzido seria um marco, e talvez uma história diferente que ficou da ford . Fantastico 2.3 transversal e com esta aerodinamica seria um idolo no começo dos anos 90
ResponderExcluir1) O Corcel Gama acabou tendo suas linhas básicas aproveitadas em um fora de série da SR. OK, não foi a melhor das
ResponderExcluir2) A silhueta básica da terceira foto do projeto Omega foi aproveitada, em escala menor, no primeiro Verona. Note-se o chanfro na coluna C e o formato das lanternas, praticamente igual ao modelo da Autolatina;
3) Em relação à plataforma de carga CHT, ela poderia ter sido viabilizada se a Ford brasileira tivesse produzido o Sierra por aqui, uma vez que este também chegou a ser testado na forma de protótipo com o motor CHT (que acabaria sendo beneficiado pela boa aerodinâmica daquele modelo e permitiria especularmos um desempenho próximo ao do um Monza 1.8). Seriam dois CHTs de tração traseira e, no caso do Sierra, ainda haveria a aplicação do 2.3 OHC. Porém, ainda era o tempo de uma Ford brasileira bastante dada a pipocadas e acabamos ficando com o Del Rey mesmo.
Mais uma vez, obrigado por compartilhar conosco estas informações tão interessantes.
ResponderExcluirQuer dizer, então, que de fato houve estudos para a utilização do motor Georgia num modelo abaixo do Maverick, que tanto se falou na época. Ouviram o galo cantar, mas não sabiam onde. As afirmações eram de que seria uma versão do próprio Del Rey e da Scala/Belina.
Aliás, por que este projeto, motor 2.3 no Del Rey não foi para a frente? O alívio veio só com o MD270 do Santana, mas já no final da vida. Afinal, por mais "generoso" (como dizem os italianos) que seja o CHT, um pouco de força nunca é demais.
Não dirigi um dos 1.8, mas devem ter ficado muito legais.
O 2.3 não cabe no cofre do Del Rey sem modificações estruturais (travessa atrás do motor).
ExcluirLorenzo, é para isso que se faz engenharia e se aplica, para criar e modificar.
ExcluirO Del Rey AP foi o melhor de todos. Pena que durou pouco.
ExcluirA Ford bobeou... e ainda bobeia, por isso perdeu mercado no decorrer dos anos.
ResponderExcluirSe tivesse lançado esse novo Del-Rey com motor 2.3 (que aliás parece uma mistura do próprio com o Verona, ou quem sabe um mini-Taurus) seria um sucesso!
Carlos parabens por relembrar o passado enesquecivel da Willys eu lembro de você na epoca eu era superintendente da manutenção e f meu pessoal fazia varios serviços no CPQ entrei em 1957 e sai em 1988 foram duas grandes empresas mas o periodo da Willys foi muito especial e não da para esquecer nem a empresa e muito menos os colegas receba um abraço de um Willyano fanatico Artur Sentieiro.
ResponderExcluirArtur, somos amigos inclusive no Face. Legal que você gostou ! Estamos no mesmo barco como entusiastas em automóveis
ExcluirAbração
Este Corcel Omega me lembrou demais o Taurus. Pena que não foi produzido, poderia ter sido um grande sucesso.
ResponderExcluirCara, que belezinha de post!!!
ResponderExcluirCarlos,
ResponderExcluirMuito bom saber desses projetos inovadores da Ford BR.
O Del Rey Omega provavelmente não foi pra frente porque a Autolatina estava a caminho. Criaram o Versailles, o Santana da Ford, melhorando o acabamento do carro VW que já estava pronto.
Abraço
Que sensacional!!! Parabéns!
ResponderExcluirMeccia, o Omega II usava plataforma de quê?
ResponderExcluirLorenzo,
ExcluirPlataforma própria desenvolvida no CPq
Off-topic: pedido. Alô, Bob Sharp, faça urgentemente um "No Uso" com o New March SL. Estou babando pelo carrinho, he, he!
ResponderExcluirAbraço.
Esse tal Omega virou o Taurus ??
ResponderExcluirDanado deste Corcel II poderia muito ter sido o III, com tração traseira então...rs
Muito bom ver esse conteúdo tão rico de informação, parabéns a galera do AE !!!
Ótimo post!
ResponderExcluirO protótipo Omega II, principalmente na versão duas portas, ficou muito legal! E ficou ao inverso do Del Rey, que era mais bonito na versão quatro portas.
Legal ver uma plataforma com motor CHT!
O Corcel Gama também é um carro sensacional, melhor que o Corcel II. Essa traseira, em minha opinião, é mais bem resolvida que a do modelo final. Mas, como na maioria das vezes, a versão final fica mais insossa que o protótipo. Uma pena!
Obrigado Mr Dammit.....eu particularmente gosto muito do Corcel Gama
ExcluirO que muita gente se esquece é que a idéia de uma plataforma de trabalho simples para uso interno na fábrica foi a mesma base que criou o produto cujo sucesso o tornou o mais invejado por décadas e perdura até hoje, que foi a Kombi.
ResponderExcluirEntão me parece que a Ford novamente perdeu mais uma chance de abocanhar uma fatia de um mercado cativo e, eventualmente, se tornar o seu sucessor natural.
Roberto, tenho que concordar
ExcluirObrigado
OFF
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=w7AqbucRBMA
http://www.vincelewis.net/unsoldcars.html
Belo vídeo, eim. Bom pra cumpanherada ver.
ExcluirVlw.
Esse vídeo do Youtube deveria servir como mantra para a população daqui do Rio de Janeiro!
ExcluirSó ficam olhando quando há invasões e fica tudo por isso mesmo. Por isso é que essa cidade já era!
E, como o caso do prédio da Telerj/Telemar/Oi, abandonado. Depois de tanta confusão a Prefeitura vai comprar o imóvel com o nosso dinheiro e dar de graça para esses caras!
Por isso meu dinheirinho está lá na Suiça...
O Meccia é o nosso Mr. Ford. Maravilha de post. Aguardando as razões da debacle da empresa durante a União Ibérica, ops...Autolatina.
ResponderExcluirObrigado João...gostei do Mr Ford
ExcluirA lateral deste Del Rey omega me lembrou muito o Verona, meu pai teve um verona 1.8 glx, tirou zer em 91 e ficamos com ele até 2003, era um excelente carro, acabamento perfeito, teto solar, era muito bom mesmo!
ResponderExcluirDias atrás, a VW sucateou um Del Rey 1.8 Ghia 0km, remanescente da época da Autolatina.
ResponderExcluirQue pena.......Poderiam ter feito uma doação para a Ford !
ExcluirGostei e me fez lembrar da quatro rodas que na época especulou o lançamento do novo corcel.O logo no capô do Del Rey isso seria no final de 70 onde a Ford dava um ar de carro americano.
ResponderExcluirEra muito criança na época mas sempre acompanhei a evolução dos ford e o que me encantava eram as luzes de cortesia e requinte dos carros.Obrigado pela reportagem e deixa o quanto o país perdeu em tecnologia por causa de custos em impostos e a preocupação por economia devido a alto preço do petróleo.
Na minha opinião, esse Gama II seria muito mais bonito do que o futuro Versailles. E com o 2.3 dentro do cofre, aliado ao baixo Cx, teria dado muito trabalho a Santana e Monza no quesito desempenho.
ResponderExcluirO Corcel II Gama teria feito frente ao Passat. Devia ter sido lançado. Muito moderno para época. Parece qie um Saab transou com um Citroen.
ResponderExcluirConcordo Eduardo, tenho a certeza que o Gama seria um sucesso, bem moderno para a época
ExcluirObrigado
Queria saber como são as lanternas traseiras desse Del Rey com logo do Galaxie no capô, pareceu ser bem diferente em relação às que foram lançadas em 1982, e sobre o Del Rey baseado no projeto Ômega II (o Del Rey derivado do Corcel II era o Ômega I), pareceu ser um mini Taurus e a traseira bebeu na fonte do Sierra Sapphire que depois foi aproveitado no Verona, que foi uma pena que não foi lançado para substituir o modelo de 1985.
ResponderExcluirEssa plataforma já usava as rodas da Ranger. Parece até que era uma "mula".
ResponderExcluirEssas rodas do Gama chegaram a ser comercializadas no mercado. Lá pelos anos 80/90.
Pena que esse carro não foi produzido, assim como o Del Rey. Também, praquê? Com os carros rotos da Renault (7/8/9) já tinha bastante lucro, se esmerar à toa? Negativo.
Se não me engano o Gamma era derivado do Corcel II de produção comum, que usava plataforma e motor Renault, agora o Del Rey "II" seria um sucesso caso fosse lançado e poderia dar trabalho até pro Opala.
ExcluirLembro desse Corcel Gamma na Quatro Rodas de Agosto de 1983. Eles chamaram de Corcel Ghia, dizendo que seria lançado em fins de 1985! Aguardo as histórias sobre o Maverick!!!
ResponderExcluirDesde muito cedo me acostumei com os Fords, pena ver tantos bons projetos engavetados... tive vários Ford's e ainda tenho um, vejo hoje boquiaberto a Ford estagnada, com duas linhas claras de produtos os defasados (Fiesta Rocan) e nem por isso baratos e os modernos (New Fiesta e Cia) com preços estratosféricos e abandonando vários nichos de mercado (haja visto a morte sem modernização da Courier). Não consigo ver um futuro promissor pra Ford não..., acredito não se sustente como 4.a entre as maiores por muito mais tempo..., fica o apelo: ACORDA FORD!!!
ResponderExcluirTive um Corcel II L 84, 1.6 CHT a álcool, por 23 anos! Quando lançaram o DelRey 1.8, fiquei maluco atrás de um motor 1.8. Para alívio da minha esposa, minha mãe me pediu para dar o carro para um amigo que precisava trabalhar, e eu já possuía outro carro. Há três anos perdi contato com ele, tristeza vê-lo mal tratado pelo já terceiro, ou quarto, dono. Na época ameacei a esposa que se chegasse em 2014 eu ainda o encontrasse, compraria de volta, o reformaria e assumiria ele novamente. Diante das ameaças de divorcio, declinei da idéia. Este reportagem deu saudade e fiquei pensativo em um Corcel com motor 2.3...parabéns pela postagem!
ResponderExcluirObrigado por compartilhar este rico acervo.
ResponderExcluirHá alguns anos soube que originalmente o Del Rey seria feito sobre a plataforma do Maverick, sendo assim um Maverick II, mantendo a tração traseira e mesmo motores, mas veio o choque petróleo em 1979 e a Ford resolveu aproveitar o desenho mas utilizar a plataforma do Corcel para fazer seu novo carro de luxo. Você pode confirmar esta história Meccia?
Carlos Meccia muito bom esse post, sou apaixonado por automóveis e principalmente pelo Corcel II, aprendi a dirigir num modelo Standard 1981 do meu pai e que possui até hoje. Tenho muita vontade de ver mais fotos da evolução desse carro e também do Corcel anterior, quero fazer um acervo e contar para meus filhos um dia, eu achava que tinha visto de tudo mas me surpreendeu, meus parabéns!!!
ResponderExcluirCaro Carlos Meccia!
ResponderExcluirEm primeiro lugar,excelente post! Gostei muito até porque meu saudoso avô teve Corcel II por 15 anos,era um ótimo carro,porém o sonho dele era o Del Rey...Gostei muito deste Del Rey "LTD" com a mira do Galaxie e tudo mais...Gostaria de saber mais sobre esse carro,se há fotos do interior,da traseira...Pelo que parece não é difícil transformar um Del Rey nesse protótipo...Grande Abraço!!!
mesmo tendo "nascido dentro de um Opala", aqueles quadrados da década de 80, sempre gostei do desenho do Del Rey...ainda quero um, para "guardar"...mas falando de Corcell II, não consigo tirar da cabeça uma grande dúvida, e já pesquisei sobre isso e até agora não encontrei nada a respeito: há alguma relação entre o desenho da carroceria do Corcel II com o Mustang "Third generation" (1979–1993)? digo, assim com a mística grade do Ford Granada, túnel de vento, etc etc .....Não há como negar, o desenho da porta de um remete ao do outro....e sim, as características mecânicas são diversas...embora não me pareça loucura colocar um v6 de Ranger com cardã e eixo traseiro e ter um "Corcelão" ..heheheh
ResponderExcluirvendo a foto deste projeto "Omega" me lembrei do famoso e místico projeto 1750 da GMB....Alguém tem informações sobre este projeto? ou conhece que as tenha? http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito_nac_6.htm; http://www.carroantigo.com/imagens/carros_conceito/GM%20Projeto%201750%20JT8-jul-92.JPG; http://bestcars.uol.com.br/classicos/omega-4.htm...
ResponderExcluirSó uma pergunta esse projeto de Del Rey II que usaria motor 2.3 transversalmente? ele usaria que plataforma a do Tempo americano que é a mesma do Escort só que esticada?
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