google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AVISO AOS LEITORES - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

AVISO AOS LEITORES

Desde que foi criado há quatro anos e quatro meses, o AUTOentusiastas sempre fez questão de permitir comentários sem identificação do autor e sem moderação. Isso com o intuito único de facilitar a postagem do comentário e também o autor vê-lo publicado imediatamente, o que indubitavelmente é uma satisfação. Sempre funcionou bem desse modo, salvo um ou outro momento de comentários indesejáveis, inadequados ou mesmo ofensivos que, felizmente, duraram pouco.

Mas nessa última semana, iniciando na madrugada do dia 4, começou o que eu chamaria de um verdadeiro ataque por parte de uma pessoa, sempre utilizando pseudônimos diferentes (que o sistema permite), que não se conformou de ter um comentário ofensivo removido.

Só que essa pessoa copiou e colou a mesma mensagem em não sei quantos posts do AE. Não que isso causasse transtorno ao blog, mas causou incômodo àqueles leitores que recebem notificações de postagem, tal o número de notificações.

De lá para cá, para evitar que isso se repetisse, passei a monitorar os comentários pelo painel de controle do blogger, removendo os comentários praticamente em tempo real. Quando esta pessoa viu que não adiantava mais disparar comentários em grande volume, passou a comentar em determinados períodos, com textos horrorosos, ofensivos, vis, burros, também removidos assim que detectados.

Independentemente de tudo isso, muitos leitores há tempo nos pedem para acabar com a possibilidade de comentar anonimamente e temos relutado em fazê-lo pelo motivo citado mais acima. Mas acho que chegou o momento de barrar comentários indesejáveis antes que sejam postados. Mesmo que atualmente fiquem pouco tempo publicados, os nossos leitores não têm que ler lixo.

Assim, a partir de 22h00 de hoje começa a moderação dos comentários. Permanecerá possível postar como anônimo, porém o comentário será previamente analisado.

Será uma medida temporária, por tempo suficiente para avaliar o comportamento desse e outros poucos maus leitores.

Bob Sharp
Editor-chefe

126 comentários :

  1. Claro que é bom ver o comentário publicado instantaneamente, mas infelizmente muitos não aprenderam a se comportar dignamente e a ação é correta.

    Eu mesmo já tive um recado eliminado, mas aceitei. É que quando me empolgo em criticar agrotóxicos, ninguém me segura, hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célio
      Obrigado pela mensagem. Você e os demais leitores vão ver que o tempo entre escrever e publicar será muito pequeno.

      Excluir
  2. Posso dar uma ideia? Use o mecanismo IntenseDebate ou Disqus n blog, lá só quem comenta é quem tem um conta no servço,u um cnta afim (facebok, twitter), ainda tem um sistem de like os comments

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge Afonso
      Agradeço a sugestão. Vamos ver como fica a partir de hoje, creio que não haverá problema maior.

      Excluir
    2. Jorge, o Intense Debate é bem inconveniente, prefiro o usado atualmente.

      Excluir
  3. Antônimo do anônimo12/12/2012, 22:46

    Bastante interessante, afinal, assim como há anônimos que incomodam, há outros que postam algo que acrescente.
    Uma boa medida implantar a moderação, assim filtra-se o que é útil, ao invés de simplesmente generalizar impedindo postagens anônimas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Barreto12/12/2012, 22:48

    Acho uma excelente medida Bob! Totalmente apoiado!

    ResponderExcluir
  5. Bob Sharp, medida infelizmente necessária... continuar permitindo os comentários anônimos porém com moderação prévia, creio ser a melhor solução. Melhor do que eliminar totalmente os comentários anônimos, já que criar uma conta em algum serviço e precisar logar para comentar seria um incômodo pra mim.

    Infelizmente nem todo mundo tem maturidade e responsabilidade pra usufruir do anonimato como se deve, um dos motivos para a internet, assim como o mundo real, estar a cada dia mais vigiada e controlada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano
      Perfeito, é isso que está levando à vigilância e controle cada vez maiores.

      Excluir
  6. Acho pouco, Bob. Sou pela obrigatoriedade de registro para poder participar, e por punições de advertência, suspensão, e em casos extremos, exclusão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. Car
      Não lhe tiro razão, mas vamos ver como as coisas andam nesta fase de agora.

      Excluir
  7. É uma lástima mesmo, tenho pena da família dessa pessoa que tem que aguentar um infeliz desses todo dia.

    Esperamos que a situação seja breve pois os comentários são parte fundamental desse blog. Me divirto à beça com eles!

    Já tive comentários meus deletados e nunca me senti ofendido por isso. Quem leva uma crítica para o lado pessoal é porque nunca passou da infância.

    ResponderExcluir
  8. Realmente uma medida acertada por parte da equipe do blog, pois em grande maioria publica bons textos que só tendem a acrescentar para quem curte carros e máquinas em geral, uma pena que em todo o grupo livre em que se participe surjam pessoas que tem por "esporte" azucrinar com posts descabidos e comentarios que nada agregam, lamentavél que acabam por onerar um trabalho sério e feito por pessoas que realmente parecem gostar do que fazem, mas acho que aqueles que entendem o trabalho destas pessoas entenderão os motivos de uma moderação mais pesada, que acabe por manter uma discussão mais saudavél após o texto, pelo menos eu entendi.
    LZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo 12/12/12 23:24
      Inclusive, e muito importante, vou poder me dedicar a responder coisas que realmente interessam.

      Excluir
  9. Que ótimo! Quem quer opinar agora passará por uma moderação. Acho que a obrigatoriedade do registro seria ainda melhor.

    ResponderExcluir
  10. Acho que regras determinam direitos e deveres... simples assim.
    O problema é que tem quem goste de provocar por puro prazer de 'espírito suíno'.

    Uma pena meus caros, mas também vejo como necessário.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  11. Caro Bob, também acho uma medida acertada. Eu mesmo venho notando o mesmo "Anônimo" (fácil perceber pela construção frasal e vocabulário) em vários tópicos que comento.

    Sou totalmente favorável à moderação.

    Está de parabéns, medida absolutamente necessária. Que, como eu e vários outros, realmente entusiastas, acompanha a turma deste Blog em outros veículos (impressos ou eletrônicos) há mais de 20 anos aprecia esta medida.

    Leo-RJ

    ResponderExcluir
  12. Perfeito Bob,

    O blog estava com muitas pessoas se aproveitando do anonimato para fazer graça e/ou tripudiar com quem escreve os posts e de quem fazia os comentários. Temos que aproveitar este espaço para compartilhar nossas experiencias, ideias e opiniões.

    Obrigado Autoentusiastas por tornar a internet um lugar melhor!!

    ResponderExcluir
  13. FVG
    Você foi batalhador nº 1 nesse sentido!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente algumas pessoas confundem liberdade na internet com falta de educação - eu apoio a medida! Só acho que em breve o Bob vai estar cheio de moderar todas as mensagens anônimas e vai acabar com os comentários anônimos.

    ResponderExcluir
  15. Bob, no meu site, nos termos, existe a frase "O uso desse site não é um direito. É um privilégio".
    Esse tipo de máxima deveria ser aplicada sempre. Eu estou aqui porque sigo e respeito suas regras. Se eu não concordar com elas, vou embora e pronto.
    Parabéns pela iniciativa. Estava precisando.

    ResponderExcluir
  16. Já era hora Bob, agora ficou legal.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que muitos como eu usam do anonimato apenas por vergonha, timidez, português ruim. Já fui atendido em muitas de minhas dúvidas, fiz colocações, algumas até contrárias à opinião dos autores. Normal, sempre respeitando.

    O que eu ficava chateado era o Bob perder tempo em responder ofensas, enquando outros estavam aprofundando o tema e até precisando de mais atenção do autor.

    À vezes os comentários dos autores do blog ficam interessantes tanto quando o texto principal, mas a chuva de comentários inúteis deixava a gente perdido.

    Agora vamos lá!

    ResponderExcluir
  18. Bob,
    ainda bem. Assim, eliminam-se as baratas que saem dos esgotos digitais.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 13/12/12 05:30
    Esse ponto que você tocou também me incomodava demais, perder um tempo enorme respondendo ofensas em detrimento de responder aos bons comentários que, como você corretamente disse, muitas vezes complementam o texto principal.

    ResponderExcluir
  20. É ISSO AÍ BOB! PAU NESSES TROLLERS QUE NÃO SÃO JIPE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plutonio voltando em grande estilo!

      Excluir
  21. É ISSO AÍ BOB , INFELIZMENTE A INCLUSÃO DIGITAL TAMBÉM ACOLHEU GENTE SEM A MÍNIMA EDUCAÇÃO E SENSO DE MORAL . EM TEMPO : ACOMPANHO SUAS MATÉRIAS NA IMPRENSA ESPECIALIZADA DESDE 1988 QUANDO COMPREI MEU PRIMEIRO CARRO .

    ResponderExcluir
  22. Fico realmente triste quando leio esses comentários ofensivos, especialmente às pessoas que redigem e administram o blog, que sabemos são ícones do automobilismo e jornalismo brasileiros. Não há razão para as ofensas (que são muitas). O pseudo anonimato da Internet (nem usando o IP consegue-se saber se realmente um comentarista é o outro, visto que existem muitas redes privadas em empresas que só exportam o IP do backbone).

    O mais interessante é que, se não gostou, não precisavam comentar. Na verdade, quem não gosta do que é escrito nesse blog (e em outros, claro) poderia simplesmente não ler, ao invés de ficar criticando, não?

    Esse tipo de comentarista é chamado de "hater" nos meios cibernéticos.

    ResponderExcluir
  23. Realmente era muito ruim ler comentários tão baixos... eu mesmo estava desestimulado a ler além do texto do autor! Como disse o Mauricio Bumba "O uso desse site não é um direito. É um privilégio", conteúdo como o que temos aqui não se encontra em qualquer lugar!

    Vida longa ao AE!!!!

    ResponderExcluir
  24. Master Sharp,

    Ventos soprados da Grand Place agradecem o banimento da idiotia. Belo blog, bela decisão.
    Saudações belgo-monarquistas
    carlo paolucci

    ResponderExcluir
  25. Gostei de ler esse post, sinceramente o nível dos comentários ultimamente estava tirando o "tesão" de interagir no blog, era ler e fechar.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Excelente Bob! Havia parado de comentar e até de ler os comentários por estas razões. Muitos excelentes posts tinham comentários que não condiziam com o contexto. Voltarei a partir de agora a comentar e dar a minha humilde contribuição quando puder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnny, comigo foi igual. Eu gostava dos posts e dos comentários, até o momento que isto virou uma baderna tão grande que perdi o interesse. Agora ficará melhor e eu voltarei.

      Excluir
  27. Como sempre, um pequeno grupo negativo, modifica o ambiente da maioria positiva.

    ResponderExcluir
  28. O que realmente irritava era a pretensa bandeira da liberdade de expressão para justificar as maiores bobagens. Liberdade não é farra. Apoiada a decisão.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Bob, não sei qual a vantagem que um imbecil tem de ficar lendo um fórum só para criticar, se não gosta, vá fazer tricô...
    Autoentusiastas é coisa pra quem 'dá a cara a tapa'...

    ResponderExcluir
  30. Lamentável como tem gente doente no mundo.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  31. Como já disse outro comentarista: ATÉ QUE ENFIM!

    A qualidade de um blog não se mede apenas pelas postagens, mas também pelos comentários (e, inevitavelmente, aí entra a figura do moderador). Por mim, podem acabar com os comentaristas anônimos para sempre. E moderem/removam tudo o que for agressivo/ofensivo - a internet é livre, mas o blog é privado, e seus donos têm direito irrestrito de fazer o que bem entenderem.

    ResponderExcluir
  32. Extremamente correto. Parabéns pela decisão!

    ResponderExcluir
  33. Apoiado! Já tive comentários removidos(nao ofensivos ou de baixo calao)e compreendi e estou de acordo com a medida. Realmente tinha gente abusando, sem um minimo de civilidade.

    ResponderExcluir
  34. Boa decisão Bob, seu pavio foi longo até demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima é meu, não sei o que errei e não saiu o meu nome todo. Grato.

      Excluir
  35. Finalmente, quem sabe voltamos aos bons tempos. Fazia tempo que eu não comentava pois o comentário se perdia no meio do besteirol dos anônimos.

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente necessário...

    Mas no fim, todos acabam pagando por poucos, né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. O que eu realmente não entendo (é sério, não entendo mesmo) é como o sujeito perde tempo para vir a um espaço (que ele provavelmente não gosta) para ofender, ironizar, reclamar etc. É uma extrema falta de maturidade. Tenho certeza que há inúmeros blogs, sites e tumblrs que muitos aqui não gostam e, por isso, nem acessam.

    O sujeito que se presta a este papel não deve ter nada para fazer ou deve ter algum desvio de caráter. O pior é chamar o Bob de "ditador". Ora, se o "maluco" acha que exigir bom senso, respeito e ética é ser ditador, o lugar deste "maluco" é longe de qualquer convivência em sociedade. Liberdade de expressão é tudo menos ofender.

    A liberdade de expressão é o que garante a existência de espaços como este, onde as pessoas discutem ideias, conceitos e dão suas OPINIÕES. Infelizmente a pobreza cultural em que se encontra esta geração faz com que se confunda "ter posições" como xingar, ofender e rotular. Tudo sem nenhum embasamento e na molecagem, típica do brasileiro médio(cre).

    Parabéns ao Autoentuiastas por esta postura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que este não é o primeiro grupo de internet em que vejo isto, me surpreendo do sujeito perder tempo de seu dia de trabalho ou em casa mesmo, fazendo molecagem em algo que teoricamente não gosta, vai entender...

      Excluir
  38. Como em tudo na vida, os bons pagam pelos maus. De qualquer modo, é melhor que seja assim. Os últimos posts tinham imediatamente após sua divulgação uma enxurrada de comentários desagradáveis, que certamente desestimulavam quem queria escrever algo legal.

    O cidadão que causou isso alegava em seus posts que deveria haver democracia no blog, etc, etc. É obviamente uma mente perturbada, ou apenas um garoto de 15 anos ainda imaturo (e há garotos de 15 anos bastante maduros, não há dúvida). Não tem que ter democracia nenhuma nos comentários. O blog pertence ao sr. Bob Sharp e seus colaboradores, que dedicam seu tempo e compartilham gratuitamente ótimos textos que não encontraríamos em publicações impressas. Portanto têm todo o direito de escolher o comentário que pode e o que não pode ser publicado, além de não terem a mínima obrigação de aguentarem insultos pessoais.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Bob!
    Este é o tipo de blog que quando se descobre ao acaso, lê-se retroativamente da postagem descoberta até a primeira.Foi o meu caso, porém a leitura dos comentários estava sendo praticamente impossível de acompanhar em função do já exposto.
    Abraço
    Carlos

    ResponderExcluir
  40. Bob, acho que a medida teria que ser esta mesma. Grosseria gratuita ninguém mais atura.

    ResponderExcluir
  41. Fernando Uema13/12/2012, 10:50

    Caro Bob e todos os outros integrantes do blog; parabéns por mais esta medida de bom senso. O blog tem alto nível, não podendo ser prejudicado por uns poucos indivíduos (vândalos ?), que, por motivos por nós incompreendidos, perdem o seu tempo e também o nosso, com comentários ofensivos e injustos, que nada acrescentam em nenhum aspecto. Esperamos que, com esta medida, voltemos a ter tranquilidade para aproveitar as magnificas matérias que vocês nos proporcionam. Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Speed boy13/12/12 09:17
    "Como sempre, um pequeno grupo negativo, modifica o ambiente da maioria positiva."
    --------------------------
    Verdade, mas acho que nos últimos meses a quantidade de gente postando gracinha, bobagem, intriguinhas e comentários ofensivos tem sido muito grande a ponto de, na minha opinião, ser maioria.

    ResponderExcluir
  43. Bom, acho que em tempos de internet não é ideal aguardar para que um conteúdo seja publicado. A internet já pressupoe agilidade, várias vezes o leitor entra e faz comentários sobre o texto, responde outros, quase em um bate-papo. Isso, só a velocidade da internet permite. Mas agora perdemos isso em detrimento do controle de comentários indesejados, sem falar na necessidade de disponibilidade de alguém para aprová-los.

    Acho que o ideal mesmo é a impossibilidade de escrever no anonimato. Um registro no Google não necessariamente corresponde imediatamente ao autor, pseudônimos são usados. A diferença é permitir que, uma vez bloqueado, o sujeito tenha mais trabalho para retornar a escrever bobagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael Hagi
      Foi por isso que eu e o grupo pensamos muito antes de tomar essa decisão, a questão da agilidade. Mas felizmente minha presença ao computador é praticamente integral por força da minha atividade, até mesmo quando viajo, fora o monitoramento outros membros da equipe, de modo que a demora para publicar os comentários será mínima, parecida com a demora dos lances num jogo de xadrez pelo computador, talvez até menor. E, como eu disse, será temporária, algo como a Operação Mãos Limpas (Mani Pulite) na Itália nos anos 1990.

      Excluir
    2. Olá a todos,
      Penso que a qualidade dos comentários é mais importante que a agilidade.
      Por isso sugiro que a moderação do comentário leve em conta não apenas o seu teor, mas também o conteúdo. Por exemplo, em uma notícia sobre válvulas só deveriam ser aceitos comentários sobre temas diretamente relacionados a válvulas, e não comentários sobre o preço exorbitante das coisas no Brasil, ou sobre a política econômica do governo, ou ainda que o leitor não gostou das lanternas do Jaguar!
      Considero excelentes os artigos deste blog, mas raramente leio os comentários de blogs automotivos, porque a informação que me interessa fica perdida em um amontoado de inutilidades.
      Obrigado

      Excluir
  44. Dr. Traffic Calming13/12/2012, 11:10

    Parabéns pela medida, na medida certa.

    Aproveitando: A Máfia Nacional do Trânsito está aprovando em Brasilia lei que torna obrigatório semaforos com temporizador (mostrador de segundos ou luzes) em todos semáforos de cruzamentos do Brasil. A operação, como sempre, será executada por um de seus braços operacionais, nas respectivas cidades. Ou só no Trânsito não existem Máfias?
    Na capital Mundial das Placas de Trânsito e dos semáforos duplicados, entre várias barbaridades de que SP é vítima, deveríamos obrigar os vereadores honestos (que supostamente ainda existem), para que fosse aberta uma CPI para investigar as ações e abrir a caixa preta da empresa mista, travestida de órgão publico, que supostamente gerencia o trânsito da cidade. SP pobre cidade rica, vive um circo de ilusões e é refém de máfias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dt. Traffic Calming
      Essa dos sinais com temporizador é o fim do mundo, é querer inventar o que não precisa. Basta seguir o modelo alemão, o de verde-amarelo-vermelho e vermelho-amarelo-verde. Aliás, como na Argentina também. Fora a questão que semáforos têm de ser padronizados nacional e mundialmente.

      Excluir
  45. Será muito bom não vermos mais comentários inúteis ou grosseiros no blog, como acontecia. Mas, por outro lado, o ruim disso tudo é que novamente os bons estão pagando pelos erros de um ou dois. Isso é o mais triste de tudo. Uma criança crescida mimada, que acha que pode tudo, que acha que nunca deve ser contrariada e que pensa que sempre está com a razão, causando tanto transtorno para os outros. Lamentável.

    ResponderExcluir
  46. Aprovadíssimo, caro Bob Sharp!

    ResponderExcluir
  47. Todo debate requer moderação, senão vira bagunça. Parabéns pela decisão.

    ResponderExcluir
  48. Decisão correta, Bob Sharp. Apoiado.

    ResponderExcluir
  49. Andre Scudeller13/12/2012, 11:59

    Apoiado, ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  50. Boas Bob,

    Está me parecendo ser uma medida nescessária. Apesar de fazer relativamente pouco tempo que acompanho este Blog, menos de três meses, já percebi que tem aparecido realmente muito lixo nos comentários. Como geralmente a quantidade de comentários por postagem é bem grande, acaba ficando muito demorado e cansativo para os leitores filtrarem tudo, podendo isso até desestimular um bom comentário.
    Eu espero que críticas, bem fundamentadas e respeitosas, devam continuar sempre sendo bem vindas. O que não dá mais para aturar é comentários de desocupados, que não conseguem arruamar coisa melhor para fazer na vida do que azucrinar a paciência alheia, por exemplo.

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  51. Concordo com a medida, afinal por mais divertido que às vezes se tornam as discussões, algumas vezes estavam se tornando ofensivas. Pergunto ao Bob se serão censurados também as agressões aos comentários que nós, os leitores postarmos? Cito o exemplo do post sobre o rapaz que esqueceu a filhinha no carro e que a mesma veio a falecer. Expus uma situação vivenciada por mim e fui seguidamente ofendido por um anônimo.
    Mauro 2,0i XR3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro
      Agressões entre comentaristas não são toleradas, mas alguma ou algumas podem ter passado. No seu caso, dei uma repassada nos comentários do post da menina Manuella e não vi ofensa significativa a você.

      Excluir
  52. Bob, Parabéns pela acertada medida! É com muito prazer que acessarei o blog de ora em diante.

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pela decisão Bob.
    Acho uma falta de respeito sem tamanho esse tipo de atitude.
    Falta de respeito com quem dedica seu tempo à manter este blog
    no ar, o que no fim das contas é um grande favor feito à nós
    leitores, visto que voces não têem obrigação nenhuma de fazê-lo.
    Muita gente não entende isso, não é?
    Mas mudando um tanto de assunto, como foi ontem no Juan de Marco?
    Acabei indo ao teatro com uma amiga ontem e não pude comparecer.
    Talvez meu carro não esteja pronto para dias 22/23, mas estarei
    lá de qualquer forma.

    Grande abraço, TKD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Takeda
      Obrigado pela sua visão sobre o que é o AE. / Ontem fui a um jantar da BorgWarner.

      Excluir
    2. Sempre me esqueço de perguntar uma coisa Bob, pra quem só vai acompanhar o evento lá no templo, paga entrada?, faz alguma doação tipo alimento?, ou o acesso é liberado no dia?

      Excluir
    3. Takeda
      Falei o Jan Balder e ele disse que a entrada é franca, é só chegar no Portão 7 (da av. Teotônio Vilela) e dizer que vai para o rali.

      Excluir
    4. Bom, acho que agora vai...
      Como pode ser notado acima, estou desde dia 13/12 tentando responder aqui, mas o Firewall da empresa aonde trabalho foi atualizado e aquela imagem com os números e letrinhas para confirmação do comentário não aparecia mais, dava erro.
      Acho legal a moderação e tudo mais, mas provavelmente eu não serei o único à ter problemas com isso. Na verdade nem acho tão útil assim.
      De qualquer forma, obrigado pela atenção mais uma vez.

      Excluir
    5. Que fique bem entendido, o que não acho útil são os códigos para confirmação.
      A moderação indiscutívelmente é necessária sim.

      Excluir
    6. Takeda
      Sabe o por quê do código para confirmação? É para evitar que programas maliciosos entupam a área de comentários de um ou mesmo todos os posts, como ocorreu recentemente. Com as letras fica provado que quem está ao computador não é um robô. Também não gosto dessas letras, mas a necessidade impõe o uso dessa ferramenta.

      Excluir
    7. É, entendo. Já que tem que ser que seja.
      Consegui "convencer" o Firewall aqui à me deixar postar no blog.
      kkkkkkk

      Excluir
  54. Aléssio Marinho13/12/2012, 12:30

    Concordo com a medida. Mas a um tempo tenho usado a automoderação, avaliando se é realmente importante expor meu ponto de vista ao tema, visto que muitas vezes outro leitor tenha chegado a mesma percepção.
    Mas estou por aqui diariamente!
    Alguns anônimos usam esse recurso de forma brilhante e interessante, que realmente agrega conteúdo ao AE, mas pena que existem pessoas que partem pra agressão gratuita e covarde atitudes que abomino.
    Respeito é bom e todo mundo gosta.

    ResponderExcluir
  55. corretissimo Bob! é triste ver um Blog com textos de altissimo nivel sendo ofuscados por comentarios pifios e descabidos desses "anomimos". O grande barato do Blog com comentarios é estimular uma conversa construtiva para todos, discussoes uteis, mesmo que haja discordancia, natural e necessaria. Todos crescem e aprendem quando os leitores contribuem com algo util para o blog, leitores e escritores.

    grande abraco e MOPAR RULES!
    RT

    ResponderExcluir
  56. Dúvida, mas e os comentários que são identifcados, serão publicados imediatamente?

    ResponderExcluir
  57. boa BOB, quem gosto do Blog vai saber entender...

    ResponderExcluir
  58. Corsário Viajante13/12/2012, 14:25

    Infelizmente tem gente que não sabe como se comportar, daí os responsáveis tem que tomar este tipo de atitude.
    Mas aproveito para abrir um debate: não é exatamente isso que justifica lombadas, radares e tudo o mais? COmo sempre, o excesso de alguns leva à medidas de alcance coletivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corsário Viajante,

      Há um bom tempo eu discuto este assunto com minha esposa.

      Perto de onde moro, era permitido trafegar com a velocidade máxima de 50 km/h. Mas os motoristas não se contentavam em trafegar a 60 ou mesmo 65 km/h. Exageravam e era raro ver alguém dirigir seu carro a menos de 80 km/h e muitos bem além disso. Hoje essas ruas possuem radares e todos se irritam com eles.

      Hoje mesmo ao trafegar em uma pequena estrada do interior, me espantei com a velocidade dos veículos. É uma estradinha de areia com pedriscos, fácil de derrapar, mas os "bons motoristas" que vi, estavam a muito mais de 100 km/h.

      O que eu penso, é que nosso povo não sabe mais se comandar. Perderam a razão e o bom senso em tudo e aí o governo se obriga a interferir para pelo menos amenizar os acidentes e mortes.

      E não são só pessoas com pouco grau de educação que perderam a razão. O pior é que essa irresponsabilidade está em pessoas de todos os níveis de educação.

      Velhos, moços e homens maduros, que quando entram em um carro ou caminhonete, perdem o comportamento humano e agem como verdadeiros animais irracionais.

      Também concordo que o blog abra um debate sobre o assunto.

      Excluir
    2. Corsário Viajante17/12/2012, 14:05

      É, reparo nisso toda vez no SemParar.
      O limite de segurança é 40km/h, mas canso de ver gente passar acima de 60km/h ou em atitude perigosa, colando no carro da frente e dando mole para um acidente.
      E, como vc disse, é fogo: é moleque, mulher, velhote, tiozinho... TOdo mundo dirige como um animal a menos que tenha duzentos radares apontados para si.

      Excluir
  59. Artigo 5º paragrafo IV da constituição:
    " é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


    Eu discordo da liberação do anonimato. é fácil assim, falar qualquer coisa e ofender, sem mostrar a cara, sem sofrer as consequencias do que diz.

    e o blog é responsável pelos comentários, então, pode dar merda :(

    ResponderExcluir
  60. Perfeito Bob, mais uma arma a favor do bom senso.
    Mta gente vem aqui soh para criticar nao sendo saudavel.
    Vovô ja dizia: "enquanto capim nascer sempre havera burro".
    Vamos debater sim, mas de forma respeitosa. Parabéns pela iniciativa. Isto mostra, alem de tudo, respeito com os leitores.

    ResponderExcluir
  61. Parabéns pela medida! É preciso que se tenha controle completo dos comentários para evitar os engraçadinhos que teimam em postar ofensas e teimam a discordar. Já tive comentário removido aqui, usando anônimo ou me identificando, mas concordo. O blog não é meu e mesmo com comentários abertos os donos aceitam aquilo que quiserem, não têm que aceitar qualquer um que discorde, critique nem nada.

    Parece que não entendem isso, eu mesmo aprendi a concordar, quando tive comentários removidos o certo foi aceitar e bola pra frente, apesar que não tinham ofensas mas quem quer participar que concorde, acho muito bom que mesmo neste aviso só deixem os comentários que concordem. As pessoas precisam aprender isso, questão de respeito, quem não concorda que procure outros lugares como muito bem dizem por aqui.

    Poliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. É um absurdo estas pessoas que teimam em discordar.

      Excluir
    2. Acho que todos tem o direito de discordar, mas com argumentos válidos e educação. Algumas brincadeiras, desde que não ofendam alguém, também podem ser válidas para descontrair. Agora, ofensas pessoais e deboches são abomináveis.
      Esta é apenas a minha opinião. Quem quiser discordar que fique à vontade.

      Excluir
    3. Uma pena que nem todo mundo pense como você Sergio S., uns abusam da liberdade e tem também aqueles que não aceitam qualquer brincadeira inofensiva ou criticas, infelizmente o blog como um todo está sofrendo desses dois extremos, levando a atitudes lamentáveis dos comentaristas e também dos que editam os comentários.

      Excluir
  62. Adrianno Sakamoto13/12/2012, 15:16

    Medida hoje necessária Bob, pode atrair comentários mais relevantes a partir deste post. Abraços.

    ResponderExcluir
  63. Medida inevitável, ante a alguns c*mentários que andavam aparecendo no Blog.

    É duro ter que ficar cuidando de marmanjo mal educado..

    ResponderExcluir
  64. Bob.
    Realmente é um mal necessário em blogs movimentados como este, em que os comentários adquirem praticamente o dinamismo de um fórum.
    Tem muito comentário anônimo bom, certamente, eu mesmo já fiz comentários como anônimo (se foram bons ou não já é outra história...), sempre que possível se evita, mas a questão é que às vezes dá mesmo é preguiça de fazer o login; o que é agravado visto que em computadores como os de escritório não dá para gravar os cookies no navegador (o famoso "lembrar meus dados"), o que evitaria ter que fazê-lo toda vez, mas e se o chefe pega? Aí fica ruim para o leitor também, não poder ler o AE durante o expediente.

    ResponderExcluir
  65. Gostaria de saber como faço para receber notificação de novos comentário.

    ResponderExcluir
  66. Obrigado por tomar esta decisão, Bob e demais autores deste fantástico espaço na internet.
    Sei que esta medida acarretará mais trabalho para vocês e agradeço por tanta dedicação a nós leitores. É um prazer fazer parte desta rede de amantes dos motores chamada Autoentusiastas.
    E préviamente me desculpo pois continuarei postando em horários malucos. Notívagos são assim...

    Mais uma vez, muito obrigado!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  67. Bom, já era de se esperar. Vários leitores aqui já alertaram, eu inclusive, que dar importância ou responder esses post só alimentam que o faz. É uma regrinha básica da internet, don´t feed the trolls. Sem entrar no mérito de está certo ou errado.
    Me desanima qualquer tipo de censura. Será que um post meu que contrarie a opnião dos moderadores será publicado? Este post derá publicado ou sumariamente deletado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 12/12/12 18:29
      É só usar bom senso e seguir as regras que o seu e qualquer comentário de outros leitores serão publicados. Censura, só em caso de necessidade. E agora ele se dá antes de o comentário ser publicado, o que faz maia sentido. Como você vê, seu comentário foi publicado.

      Excluir
    2. Regra básica da Internet: Ao comentarmos em espaço privado, que pertence a uma pessoa, nós temos privilégio de usar o mesmo podendo o dono do espaço tomar a decisão de moderar ou não.

      Abraços,
      Adrianno Sakamoto - São José dos Campos-SP.

      Excluir
  68. Caro Sr. Bob,

    Gosto muito do Sr. e deste blog. Esta medida na verdade representa esmero e cuidado em tudo o que o Sr. faz, visando qualidade. Obrigado. Abraço.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  69. So me pergunto o que ha de tao dolorido para alguns em escrever o nome em um comentario...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,
      Com todo o respeito aos anônimos educados, mas lhe respondendo ... É a mesma dor em deixar o carro sem filme nos vidros, inclusive no parabrisa, correndo o risco de ser identificado após fazer bobagens no trânsito ...

      Anonimato vale muito p/ quem não quer ou não sabe seguir regras básicas da vida em sociedade, infelizmente.

      Excluir
  70. Infelizmente o anonimato na internet permite esse tipo de abuso por parte de gente grosseira, idiota e covarde. Eu mesmo tive problemas assim no meu blog, que me levou a tomar a mesma atitude. As pessoas realmente não sabem como se portar, não sabem discutir, não sabem manter o respeito.
    Leio o AE já há algum tempo, e nunca tinha comentado. Mais porque eu realmente não tenho o conhecimento que boa parte da galera aqui tem. Mas também, por receio de ser ofendido gratuitamente por maus leitores....

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  71. Este é o lado B da Internet...a covardia refugiada no anonimato. Neste caso de trolagem ridícula e sem graça, a vida e a mente do homem, tão valiosas e privilegiadas pela natureza, em vez de estar voltada para algo útil é desperdiçada, se perdendo por conta de recalques e frustrações.

    Agenor Souza

    ResponderExcluir
  72. Bob, meus parabéns! Isso é mais que necessário.
    Existe hoje no Brasil uma "onda de reclamação" em todas as notícias e matérias, seja o site que for, em que pessoas que mal entendem do assunto em questão entram para criticar a situação com comentários clichês e pejorativos que em nada contribuem para os leitores. Em sites sobre carros, em matérias sobre um lançamento, ou sobre uma nova motorização, ao ler os comentários para verificar se existe alguma observação técnica importante, algo que realmente vá adicionar conteúdo ao conhecimento do leitor, deparamo-nos com um monte de baboseira (às vezes até verdade, mas desnecessárias ao momento) do tipo "carro brasileiro é carroça", ou "na Europa e num sei onde tem carro melhor e mais barato", e por aí vai.
    Quem comenta não precisa ser um doutor sobre o assunto, até porque se fosse não estaria lendoa matéria, mas precisa ponderar o comentário.
    Existem pouquíssimos sites brasileiros sobre carros em que é possível encontrar uma certa qualidade e coerência dos comentários, e o Autoentusiastas é um desses poucos.
    Bruno Soares

    ResponderExcluir
  73. Apoio totalmente esta decisão, Bob !

    Pretendo comentar mais vezes aqui, realmente esses comentários de haters e trolls prejudicam o saudável debate entre todos !

    ResponderExcluir
  74. Aprovadíssima essa postura do AUTOentusiastas quanto à moderação prévia dos comentários. Não acredito que o intervalo de tempo para ser publicado irá gerar algum transtorno mais sério aos bons leitores e "comentaristas". Muito melhor ver opiniões decentes após algum tempo do que ofensa gratuita e de conteúdo medíocre, na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  75. Bob,

    Infelizmente alguns se escondem sob o guarda-chuva do anonimato para ofender ao próximo! Nos resta rir desse comportamento infantil e que só mostra o quanto covarde um ser humano desse naipe pode ser! Parabéns pela atitude, e continue contando com a presença de nós, os admiradores desse mundo e desse blog tão bem elaborado e rico que você e seus amigos idealizaram!

    Um abraço
    Rafael Sumiya

    ResponderExcluir
  76. Bob,
    Como muitos já disseram, FINALMENTE !!!
    Apoiado !! Estou convencido que a experiência em frequentar esse blog melhorará ainda mais !!

    ResponderExcluir
  77. Mas que beleza! Por causa de alguns imbecis algo que já era uma marca do AE terá que mudar. Espero que seja temporário mesmo, já que acaba sendo outro caso dos "bons pagam pelos ruins", como tanto acontece em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  78. Boa iniciativa! Os comentários, muitas vezes, chegam a ser tão importantes quanto ao artigo em si.

    Aliás, peço desculpas prévias por me referir ao que já foi citado aqui nos comentários, mas aproveito para complementar a sugestão a respeito do sistema de comentários IntenseDebate. Para se comentar, o mínimo exigido é o nome e o e-mail do comentarista. Entretanto, o grande trunfo do IntenseDebate, em minha opinião, é a possibilidade de "likes" em cada comentário. Sempre uso esse sistema para entender a reação e aceitação (ou mesmo preferência) do público diante das diversas opiniões expostas por outros comentaristas. De toda forma, deixo apenas uma sugestão e apoio a nova decisão, bem como espero que dê certo!

    ResponderExcluir
  79. Agora sim, faco isso a anos em meu canal de videos sobre carros e mecânica, com moderação tudo fica melhor, sem ofensas e brigas.

    A internet esta cheia de pirralhos se passando por homens, ou vice versa e infelizmente esse tipo de atitude se torna necessário.

    ResponderExcluir
  80. Pois é, a liberdade é um direito, porém como qualquer direito, vem acompanhada de deveres. O problema é que muitas pessoas hoje em dia só querem exerecer o seu "direito", porém sem cumprir os seus deveres, é o famoso "venha a vós e vosso reino nada...". É uma medida, cujo se não houvessem os troll, seria desnecessária, pois o tempo perdido com a moderação de comentários poderia ser utilizado para algo mais produtivo, como por exemplo, contruir ainda mais posts interessantes para nós leitores. É uma pena que por causa de alguns poucos, a grande maioria saia prejudicada, tanto nós como leitores (pois como eu ja disse, moderar é um tempo perdido que poderia ser usado em outro propósito), tanto quanto aqueles que produzem o conteúdo, pois infelizmente o moderador, volta e meia vai acabar se chateando, se estressando com um comentário desnecessário ou mal educado, por mais que nós leitores, sejamos privados dessas coisas negativas, não acho justo para com o moderador, ter que absorver toda a negatividade sozinho. Lamento pelo sr. Bob Sharp, e os demais colaboradores, com o conhecimento que possuem, terem que desperdiçar seu tempo moderando comentários.

    Não concordo, por principios ideológicos, com qualquer tipo de censura, mas como vivo no mundo real, e não no meu mundo dos sonhos, tenho que aceitar, que mesmo não concordando, as vezes ela se faz necessária.
    Quem sabe um dia o bom senso reine na mente das pessoas um dia, e medidas como essa se tornem desnecessárias.Mas até la, trabalhamos com as ferramentas que temos em mãos.

    Parabéns pelo conteúdo e pela dedicação em compratilahr, fomentar o conhecimento sem esperar nada em troca, pelo puro prazer de útil, que sirva de exemplo, assim para mim, como para muitos.

    Marcelo Sandri

    ResponderExcluir
  81. Paulo Ferreira14/12/2012, 17:08

    Totalmente apoiado. Abraços.

    ResponderExcluir
  82. Vi hj o post e fiquei muito satisfeito em ver essa atitude. honestamente Bob acho apenas que demorou um pouco. Eu mesmo ja havia lhe pedido o banimento dos anonimos por email a você, lembra-se?
    Um forte Abraço

    ResponderExcluir
  83. Daniel S. de Araújo
    Concordo, demorou, mas sempre pensei nos bons leitores que seriam privados da publicação imediata dos comentários. Mas como é melhor tarde do que nunca, tomi a decisão, junto com equipe, pois a situação estava ficando fora de controle. O que posso garantir a você e aos demais que nos lêem é que o tempo entre dar comando de publicar e a publicação propriamente dita será bem pequeno.

    ResponderExcluir
  84. Apoiado, tenho certeza que a qualidade dos comentários irá compensar esse pequeno inconveniente.

    ResponderExcluir
  85. Eu parabenizo o site por lutar pelos anônimos. Serve até como forma de educar esse povo. Uma pena o trabalho que dá tentar oferecer mais liberdade, pois é difícil exigir responsabilidade ao comentar. De todas as teimosias do Bob, essa é a mais louvável.

    ResponderExcluir
  86. Ótima medida Bob.
    Infelizmente isso foi necessário, até mesmo por respeito aos leitores que participam com comentários construtivos.
    Já tava perdendo a graça comentar alguma coisa aqui. Sempre vinha algum anônimo chato dizer besteiras e distorcer as palavras bem-intencionadas. Com isso, pretendo me tornar um leitor mais participativo.

    Parabéns por tornar o AE ainda melhor!

    ResponderExcluir
  87. Gustavo
    Já se nota como o ambiente melhorou. O mais notável é nessas 72 horas desde a implantação da moderação eu ter precisado efetuar pouquíssimas exclusões. Fica o pequeno incômodo de o leitor não poder ter o comentário publicado imediatamente, mas o tempo de espera é bem pequeno. No final, isso é compensado pelo ambiente calmo, sem o lixo que vinha aumentando. Nem todos entendem o que é liberdade, infelizmente. Confundem-na com baderna.

    ResponderExcluir
  88. Excelente medida, Bob. Não há nada mais execrável que um troll que invoca o direito à liberdade de expressão para desrespeitar o trabalho alheio e estragar o ambiente de um blog.

    ResponderExcluir
  89. Melhorou 100%!!! Colocou as crianças de castigo Bob! :D

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.