google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ADEUS 2012, BEM-VINDO 2013 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ADEUS 2012, BEM-VINDO 2013

Foto: garimppo.com.br




E lá se vai 2012! Passou rápido. Foi um ano bom? Acho que sim.

Foi um  bom convívio virtual com algumas centenas de milhares de leitores, trocando informações – sim, aqui os dois lados aprendem – sobre tudo o que está relacionado com o centro das atenções e a razão de ser do AUTOentusiastas: o automóvel. Sem essa troca constante e intensa não teria a menor graça.

Todavia, tiivemos, infelizmente, que adotar, agora em dezembro, uma medida que vínhamos relutando, mas o fato é que os comentários livres, que tanto prezamos (e o dissemos incontáveis vezes), começaram a sair do controle devido a muitos não entenderem o que é liberdade. E note-se que essa relutância ia de encontro ao que inúmeros leitores nos pediam.

Foi assim que, a partir do dia 12 de dezembro, às 22h00, introduzimos a moderação dos comentários, porém respeitando o desejo dos leitores que fazem questão de postar como anônimos. Junto com a medida veio a necessidade de digitar as letras para a certeza de que é uma pessoa e não um programa que está postando, procedimento que nós mesmos achamos não ser dos mais simpáticos, mas que também é necessário.

Mas o lado positivo da moderação aqui no AE é o tempo decorrido entre postagem e liberação ser bem curto, não por termos arranjado alguém para acompanhar as postagens, mas por o editor-chefe, em razão da sua atividade profissional, tanto no AE quanto em outros veículos de comunicação, viver "grudado" no computador, desse modo ir liberando os comentários rapidamente. E nesse trabalho o Bob é ajudado pelo Arnaldo Keller, pelo Milton Belli e pelo Paulo Keller.

Alguns dos antigos maus freqüentadores ainda tentaram entrar (dá para identificá-los pela redação), mas o "escudo" é mesmo inviolável, não entram mais mesmo. Estão definitivamente banidos.

Não temos a estatística, mas podemos afirmar, sem errar por muito, que a taxa de rejeição de comentários é muito baixa, algo de, no máximo, 5%, se tanto. E desses muitos foram por descumprimento das condições de postagem no que diz respeito ofensa a uma marca de automóvel, mesmo por parte de alguns leitores que já são bem conhecidos por nós, aos quais pedimos desculpas por não podermos transigir nessa regra em particular.

Qualquer automóvel no AE é merecedor de todo o respeito e disso nunca abriremos mão.

Outro ganho associado à moderação é os editores não mais perderem tempo com comentários fúteis, conseguindo mais tempo para responder aos comentários quando for o caso.

Por último, mas não menos importante, o nosso ambiente ficou nitidamente saudável agora e, melhor, temos notado que antigos leitores voltaram a comentar e novos estão chegando, o que é motivo de enorme satisfação.

Não podemos esquecer que em 2012 o AE teve o privilégio de passar a contar com nada menos que quatro novos "blogueiros": Roberto Agresti, Portuga Tavares, Josias Silveira e Ricardo Couto, na ordem de chegada, todos jornalistas especializados no setor automobilístico. 

O pesar ficou para algumas perdas no mundo do automóvel, como Abraham Kasinski, Carroll Shelby, Sergio Pininfarina, Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche, Milton Masteguin, Paul Pietsch, Dr. Sid Watkins e, recentemente, o nosso especial amigo Fabio Steinbruch, esta ainda não digerida totalmente.

Houve perdas também que sentimos por, de uma maneira ou de outra, terem participado das nossas vidas, como Neil Armstrong, Chico Anysio, Joelmir Beting, Hebe Camargo, Oscar Niemeyer e Marcos Paulo.

A todas essas pessoas que nos deixaram, o AUTOentusiastas rende homenagens, mas não podemos de deixar de lembrar também a morte de duas crianças, vítimas da estupidez humana: Gabrielly Almeida Lames, de 3 anos, atropelada na areia da praia por uma moto aquática, e Manuella Sueth Montilla, de dez meses, esquecida pelo pai num automóvel "equipado" com "sacos de lixo", que talvez pudesse ter sido salva não fosse essa insanidade tupiniquim de fazer do carro um esconderijo.

O ano terminou, mas nossa vidas continuam. Assim, o AUTOentusiastas deseja a todos os leitores e suas famílias e pessoas queridas um Ano-Novo repleto de realizações, harmonia, felicidade e saúde.

Para terminar, um vídeo que nem todos podem ter visto, mas que reputo como algo em que se deve refletir quando o assunto é dirigir. Foi produzido pela Transport Accident Commission, de Victoria, na Austrália, como parte de uma campanha para reduzir as mortes no trânsito. O realismo é impressionante e atinge seu objetivo, que é chocar, levar-nos à reflexão sobre as prováveis conseqüências do dirigir embriagado, bêbado de fato, de porre – não a palhaçada da nossa "lei seca" de considerar alcoolizado quem está com alcoolemia de 0,2 g a 0,6 grama de álcool por litro de sangue (0,5 g/L na Austrália).

Nas suas viagens de carro nessas férias e nas próximas, evitem riscos e dirijam sempre na defensiva. A vida é bela e vale muito, mas infelizmente ela é frágil.

Com o nosso abraço,

Alexandre Cruvinel, André Antônio Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Carlos Maurício Farjoun, Felipe Bitu, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Paulo Keller, Portuga Tavares, Ricardo Couto e Roberto Agresti

Veja o vídeo:


51 comentários :

  1. Um forte abraço a todos da equipe e a todos os companheiros entusiastas. Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão para o início de 2013.

    Que tal uma reportagem completa sobre a nova e tão famosa "lei seca", que parece ter o mesmo fim da primeira?

    Será que com esses números tão baixos de alcoolemia permitida aos motoristas reduziu ou reduzirá o número de acidentes e mortes no país?

    Será que com esses números tão baixos, não é apenas politicagem para agradar o povão, assim como foi a "caça aos marajás" promovida por Collor?

    Ontem mesmo ao passear de carro com a família, encontrei um motorista de carreta todo doidão na estrada vicinal por onde passava, mas fazer o que se não tem fiscalização?

    E postos de combustíveis de beira de estrada serão fiscalizados, já que boa parte deles vende “boletas” aos motoristas de transporte?

    Denunciar? Para quem? Se for obrigado a isso, então aproveito e denuncio todos os motoristas frequentadores de bares e restaurantes. É só a policia ir até esses locais e esperá-los ligar seus carros e multar a maioria deles.

    Quem não acredita nisso, que preste atenção nos bares e restaurantes de suas cidades.

    Isso sem comentar nas famosas “raves”.

    Hoje eu me privo do cálice diário de vinho em detrimento da lei, mas me sinto um palhaço ao saber que ela serve apenas para alguns.

    FELIZ ANO NOVO E EXCELENTE FESTA PARA TODOS. COM SERIEDADE, É CLARO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CCN 1410
      Já falei bastante nisso aqui e vou continuar. A lei seca é uma autêntica palhaçada, pois o objetivo de reduzir mortes no trânsito tirando os bêbados do volante foi conseguido com a fiscalização intensa, que não tem NADA a ver com a "lei seca". Tivessem-na iniciado junto com a entrada de vigor do CTB, em 22/01/98, os resultados seriam os mesmos de 10 anos depois (2008), redução significativa do número de motoristas alcoolizados. O mais incrível é a maioria das pessoas, a imprensa inclusive, achar que foi a lei seca que trouxe a fiscalização. Mais incrivel ainda é a lei ter reduzido a alcoolemia permitida de 0,6 grama por litro de sangue do CTB para 0,2 g/L (portanto "lei seca" é um termo absolutamente impróprio) sem nenhuma evidência ou estatística de acidentes provocados por motoristas com a alcoolemia permtida pelo CTB, alcoolemia essa menor que a tolerada nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, que é de 0,8 g/L. Um alemão pode tomar suas cervejas e se ficar no limite de lá de 0,5 g/L pode pegar seu Bugatti Veyron e sair dirigindo numa Autobahn a mais de 400 km/h. Esse "lei seca" de 2008 foi apenas uma grosseira cortina de fumaça sobre o problema de falta absoluta de fiscalização por parte do executivo e polícias das duas esferar de administração, a federal e a estadual. Repare que todo acidente grave em que o motorista estava alcoolizado, o mais sóbrio estava com 1 g/L, sendo comum bem acima disso. Aquela advogada baiana que avançou um sinal no bairro do Itaim Bibi e um 911 que vinha na transversal muito rápido (errado também) atingiu-a no meio, estava com alcoolemia de 2,5 g/L. Como você, a "lei seca" em si nada resolveu e só serviu para tornar a vida do cidadão de bem, que bebe comedida e responsavelmente, um inferno.

      Excluir
    2. Concordo plenamente e revolta-me profundamente ser tratado, tanto pela grande mídia quanto pelas "autoridades", como retardado mental.

      Excluir
  3. A coisa melhorou muuuuuuuuuuuuito com a moderação, mas esse negócio de ter que digitar letras e números a cada comentário é realmente uma aporrinhação, de modo que continuo fazendo lobby pela adoção do registro. Uma vez registrado, o usuário se loga, tendo a opção de permanecer assim, e cada vez que entrar e postar, a mensagem aparece de imediato. Se quiser, pode também "sair" ao final da visita, e depois se logar outra vez. Quanto ao vídeo, que suponho que a imensa maioria aqui já tenha visto, é mesmo um soco no estômago, e creio que faça as pessoas refletirem muito mais que essas campanhazinhas bobocas que temos por aqui. Abraço e Feliz 2013 para toda a equipe do "Autoentusiastas", e seus participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu lobby é para que as pessoas se identiquem com o seu nome completo e verdadeiro. Isto sim é identifiação, o resto é conversinha fiada.

      Excluir
    2. O registro (ainda que ao freqüentar na página o usuário seja identificado apenas por um apelido, é o bastante. Uma vez registrado, os administradores do "Autoentusiastas" poderão aplicar punições de advertência, suspensão temporária,e em casos extremos, exclusão do engraçadinho. E nada impede que com este sistema, o registrado possa se identificar na página com seu nome completo e verdadeiro. O resto é provocação de quem, já com segundas intenções, não quer se registrar.

      Excluir
    3. Oscar Campos Marinho31/12/2012, 14:18

      A todos da equipe e aos frequentadores do Blog desejo o melhor no ano vindouro; que tenham todos a feliz oportunidade de unir o SER com o TER, crescendo espiritual e materialmente. Feliz e próspero 2013!
      Aproveitando o comentário do Mr. Car, concordo com a idéia do registro do usuário, assim como com a identificação completa sugerida pelo anônimo das 13:21, mesmo tendo ele deixado de se identificar.
      Oskrmarinho.

      Excluir
    4. Mr. Car
      Feliz 2013
      Muita saúde paz e realizações para vc e seus familiares!

      Excluir
    5. Eu concordo. Talvez seja possível um sistema em que o usuário se registra mas pode escolher que seu comentário apareça para o público como anônimo.

      Feliz Ano-Novo para todos!

      PS: acho que o problema desse vídeo não é a bebida, mas dirigir do lado errado da via. :^)

      Excluir
  4. Parabéns pelo excelente blog, que conheci em 2012 e do qual virei fã.
    Somente lhes peço coerencia. Em um dos primeiros posts que li, BS (grande piloto, grande autoentusiasta, grande repórter, porém, homem de opiniões no mínimo controversas), "dava uma força" a um minusválido mental que relatou ter andado na Via Lagos, no RJ, a 250 km/h.
    Essa atitude não coaduna com este post, nem com a msg do vídeo, concordam?

    Um Feliz (e seguro) 2013!

    HS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HS
      Não me lembro do contexto do post ou do meu comentário sobre alguém ter ido a 250 km/h na Via Lagos, mas não vejo problema maior nisso quando há condições técnicas no momento. Claro que constitui infração de trânsito e, havendo acidente com lesões a terceiros, será crime de lesào corporal com dolo eventual por estar a mais de 50 km/h acima da velocidade máxima da via, uma das alterações do CTB promovidas pela Lei 11.705/08 "seca" de 19/06/08 (Art. 291, Inciso III). De novo: se velocidade matasse não tinha um alemão vivo. Quanto ao video, o foco é dirigir bêbado, combatido até na Alemanha. E Feliz 2013 também!

      Excluir
    2. Infelizmente a mente sobretudo dos mais jovens foi contaminada a acreditar que tendo um carro mil estrelas ele é imortal, não há impacto fatal. O pessoal anda batendo mais que carro de bate-bate de parque infantil, e o pior, acham normal, e ficam fazendo comparativos idiotas se o outro veículos menos "estrelado" que o seu se comportou pior; e lá vem outro dizer "são apenas danos materiais". Onde fomos parar!

      Não podemos esquecer que a grande vítima do trânsito também é o pedestre, lembro duma estatística sobre isso. Esse não tem segunda change, ou se machuca ou morre, não tem danos materiais.

      Estamos dirigindo cada vez mais devagar e se acidentando mais, a qualidade do motorista vem regredindo. Não tem noção de velocidade relativa.

      Para alegrar tanto marasmo de minha parte, deixo um vídeo de um lugar do mundo onde o carro ainda pode cruzar como um navio, avião ou trem; a qual velocidade cruzar fica a critério do bom e velho (e por quase extinção) motorista.

      http://www.youtube.com/watch?v=JtxZOv7KwQo

      Excluir
    3. Oliveira_jc,
      Antes de mais nada, um feliz 2013, extensivo a todos os amigos autoentusiastas.
      Alguns detalhes nesse vídeo chamaram minha atenção:
      1) Aos 1:54, o Fritz passa por uma placa indicando limite de velocidade de 100 km/h. Mas ele já está a 122 km/h, e continua acelerando.
      2) Aos 20:04, a existência de birutas nas cabeceiras da ponte, para alertar os motoristas sobre a presença e intensidade de ventos laterais.
      3) Se essa rodovia ficasse no Brasil, seu limite seria de uns 110 km/h (especialmente no Estado de São Paulo). Mas o sujeito anda nela a 240 km/h mais tranquilo do que a gente, por aqui, a 120. Por quê? Porque está prestando atenção onde se deve, na estrada, sem ter de ficar com o olho pregado no velocímetro para evitar o "exce$$o de velocidade". E tudo isso com o motor do Audi (três litros, turbo, injeção direta, a diesel) sussurrando a 3400 rpm, em sétima marcha.
      4) Por fim, para quem ainda acredita que velocidade mata: o Fritz chegou a 250 km/h e não morreu - tanto que voltou para mostrar a segunda parte do passeio.

      Excluir
    4. O Fritz estava fazendo uma única coisa para poder rodar assim: dirigindo.

      Por aqui o conceito de dirigir resume-se a aprender a operar a embreagem.

      Excluir
  5. Um ótimo 2013 a toda equipe autoentusiastas, e que continuem nos brindando com os textos sempre esclarecedores.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o MR. Car, pois fato é que a coisa melhorou muito após a moderação e, mesmo assim, sou favorável a um cadastro de dados completo.

    No mais, VIDA LONGA AO BLOG AUTOENTUSIASTAS, sua equipe e todos os frequentadores que aqui aparecem em busca de bons textos, informações e troca de experiências e aprendizados.

    Um ótimo 2013 para todos!!

    Leo-RJ

    ResponderExcluir
  7. Feliz ano novo a todos os amigos daqui do AUTOestusiastas, que é, disparado, o endereço principal do meu interesse em toda a internet!

    Leitura diária obrigatória e de muito prazer, embora eu e alguns leitores que comentavam bastante não tenhamos aparecido com tanta freqüência, mas continuo lendo todos os dias!

    Que no ano que vem possamos continuar interagindo, com respeito e com o carinho pelo objeto central deste blog, e pelos seres pensantes que enriquecem nosso convívio!

    Abraços à equipe e aos amigos leitores estusiastas!!

    ResponderExcluir
  8. Que vídeo duro! Mas essas são as consequências quando se é irresponsável ao volante.

    Desejo a todos um ótimo 2013.

    Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz...

    Ah meu Deus!
    Eu sei, eu sei
    Que a vida devia ser
    Bem melhor e será
    Mas isso não impede
    Que eu repita
    É bonita, é bonita
    E é bonita...

    Por isso, que todos nós cultivemos a vida, que é frágil, mas é muito bonita!

    ResponderExcluir
  9. Por favor, por favor
    Alexandre Cruvinel, André Antônio Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Carlos Maurício Farjoun, Felipe Bitu, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Paulo Keller, Portuga Tavares, Ricardo Couto e Roberto Agresti raramente comento aqui, sou carreteiro e na hora do almoço seu blog é minha Bíblia de bolso. Me mande um abraço,nunca consegui conversar com vcs sou fâ de vcs desde os 17 anos tenho mais de 600 revistas antigas e obrigado por melhorar a minha escrita e leitura. Leitores obrigado também pelos seus maravilhosos comentários leio um por um.

    ResponderExcluir
  10. só não posto minha foto porque não o sei como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E,como quarentão desejo muito uma postagem sobre a saudosa Vespa a ótica de cada redator.

      Excluir
  11. Tinha parado de comentar aqui nos últimos meses pois estava difícil lidar com os trolls, nem estava mais lendo os comentários de tão irritantes que estavam, lia só a matéria e tchau. Depois da moderação, melhorou muito.

    Que em 2013, continuemos com essa linda parceria, desse maravilhoso time que faz o blog e nós leitores, ávidos por aprendizado e leitura de qualidade.

    Feliz 2013 a todos.

    ResponderExcluir
  12. Um Feliz Ano Novo aos blog AE e a nós autoentusiastas e famílias.
    Não pude desejar um Feliz Natal pois estava sem PC, então aproveito agora e ofereço meus votos de um Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  13. Luciano Carreteiro
    Não sei se todos os redatores andaram de Vespa, eu andei e muito. Leia este post meu de agosto de 2010, http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/08/vespa-que-veiculo-fantastico.html

    ResponderExcluir
  14. Bob
    Obrigado por responder, antes que 2012 terminasse consegui conversar com um dos magos da mecânica e que fez parte de minha infância. Vou lá na sua postagem agora ler sobre a lendária Vespa e já imagino que vai ser a mais feliz viajem no tempo. Está fazendo um ótimo trabalho educativo com sua filosofia de vida, Jesus vê isso com bons olhos e abençõa aquele que ensina e educa aos seus irmãos. Abraços e bom combate.
    Obrigado também colegas leitores.

    ResponderExcluir
  15. Lucas dos Santos31/12/2012, 16:01

    Olá pessoal do AUTOentusiastas. Feliz 2013 para todos vocês.

    Conheci o AUTOentusiastas no finalzinho de 2011. Na ocasião eu procurava por dicas de direção, pois eu estava tirando a CNH e, às vésperas do teste prático, eu queria estar bem preparado. Foi quando eu encontrei o famoso vídeo do Bob Sharp falando sobre a "ordenha de vaca" no volante. Achei o vídeo excelente e então resolvi procurar mais informações sobre quem era Bob Sharp e onde eu poderia encontrar mais vídeos como aquele. Foi aí que eu fiquei conhecendo o AUTOentusiastas e venho acessando com uma certa frequência até então.

    Apesar de conhecer o site há um ano, só recentemente comecei a participar dos comentários. A decisão de somente publicar os comentários após prévia análise dos editores apenas me incentivou a comentar mais por aqui. Assim como o colega acima comentou, também tinha vezes que eu nem me dava ao trabalho de ler os comentários, pois a maioria deles era extremamente desagradável. Antigamente tínhamos que "filtrar" os bons comentários em meio a dezenas de outros comentários que não traziam nada de útil e sempre passava algo despercebido. Hoje, quando vejo que um artigo recebeu dezenas de comentários, tenho a certeza que são dezenas de comentários úteis que só têm a acrescentar ao texto.

    Hoje eu acesso o AE diariamente, pois sempre há algo interessante em pauta.

    Que todos os editores responsáveis pelo site e todos os colegas que aqui comentam tenham uma excelente passagem de ano e um excelente 2013!

    ResponderExcluir
  16. Ainda há um outro detalhe relativo à incoerência da Lei Seca:O sujeito pode estar drogado,mas o bafômetro não irá registrar nada.
    No mais,um feliz 2013 a todos os autoentusiastas e parabéns pela reformulação do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzo Frigerio31/12/2012, 19:40

      A polícia é (supostamente) treinada para pegar. Se o cara queimou uma bucha dentro do carro, mesmo que não tenha mais nada em cima, pode ser encaminhado ao IML para pagar um mico no toxicológico.
      Ele fica na mão do bom humor do policial.
      Já em relação a outras drogas, sniff sniff, pupilas contraídas ou dilatadas, linguagem corporal etc. trai o motorista.
      Se tiver um cachorro ali, então, é covardia.

      Excluir
    2. Lorenzo Frigerio31/12/2012, 19:55

      A definição do que constitui ou não "ofensa a uma marca de automóvel", ou às "montadoras" em geral, é altamente discutível.
      Eu, francamente, acho que essa indústria tem uma presença proeminente na vida do brasileiro, e portanto temos todo o direito de criticá-la quando necessário, assim como a seus defensores no governo.
      Essa (recente) fúria do Bob em relação a essas críticas, e suas constantes ameaças de remover comentários, dão automaticamente a entender que a indústria tem participação, total ou parcial, nos custos de manutenção do blog. Ou talvez o Bob não deseja que o AE vá pelo mesmo caminho do BCWS no que toca à GMB. Se for o caso, o Bob deveria fazer a coisa certa e admitir isso.
      É claro que o blog é dele e, em tese, ele faz o que quiser.
      Mas, da minha parte, desaprovo a atitude. A verdade é a verdade em qualquer lugar, e até os criminosos a respeitam.

      Excluir
    3. Lorenzo Frigerio
      Não tem nada de discutível a questão dessas ofensas. Cansei de ver comentários nervosinhos sem nenhum fundamento de gente que só quer aparecer, dar uma de Ralph Nader. Tenho o maior respeito pela indústria automobilística brasileira (que vi nascer) e mundial e me desagradam profundamente tais atitudes, nue não têm mais lugar aqui. Quem quiser atacar uma marca ou a indústria tem à disposição uma infinidade de lugares na blogosfera. Agora, eu tinha enorme consideração pela sua pessoa, sempre com comentários inteligentes e pertinentes, tanto que publiquei este em que você me caluniou e os meus colegas de graça com essa conversa sem sentido de "a indústria ter participação total ou parcial" nos custos de manutenção do blog e, ainda, aludir ao problema do BCWS com a GM como se eu quisesse evitar o mesmo para o AE. Mas é isso aí, tais ofensas acabaram no AE, e para sempre. Se você desaprova, não posso e, tenha certeza, não vou fazer nada.

      Excluir
    4. Criticar um fabricante ou um modelo é totalmente diferente de ofendê-lo gratuitamente. Críticas servem para expor um problema ocorrido com um determinado veículo ou com toda uma linha de um fabricante. Ofensas servem tão somente para criar confusão, principalmente entre os proprietários do referido veículo.

      Não vejo problemas em vir aqui e dizer "todos os veículos fabricados pela empresa X que já utilizei apresentavam um incômodo problema ao usar tal, tal e tal função". Ou dizer: "Usei o veículo Y fabricado pela empresa X e este não me agradou nem um pouco neste, neste e naquele aspecto. A empresa precisa repensar melhor esse conceito, pois da maneira atual, está muito desagradável". Estou certo de que críticas como estas seriam publicadas aqui sem problemas.

      O que não pode é chegar aqui e dizer "o veículo Y fabricado pela empresa X é um lixo! Essa carroça nem deveria existir aqui". Ou ainda "A empresa X só sabe fabricar porcarias. E ainda cobra um preço absurdo para fazer o cliente de otário! Coitado de quem comprar algo feito por eles. Aqui esse lixo não entra". Isso é uma ofensa, assim como trocadilhos pejorativos com nomes de veículos ou fabricantes. No fim das contas vai servir somente para criar confusão. Como costumam dizer em um outro blog, carro é um objeto inanimado e não tem honra a ser preservada, logo não deveria haver problemas em "ofendê-los". No entanto a ofensa sempre acaba recaindo sobre os proprietários ou fãs de tais veículos, que tentarão responder à altura.

      Enfim, para mim está muito claro o que constitui ou não uma ofensa a uma marca ou fabricante de automóvel.

      Excluir
    5. Anônimo 31/12/12 23:16
      Faço minhas as suas palavras, é exatsmente isso.

      Excluir
    6. Quem realmente gosta de carros pode até ter menor atração por um ou outro, mas odiar, jamais. Gosto de carros, por isso nunca desejei pertencer a clube algum dessa era da internet, é um fanatismo e uma ignorância sem limites. O cara compra o carro de uma marca, do dia pra noite vira seu defensor ferrenho, e todos os outros viram porcaria duma hora pra outra também, inclusive seu antes idolatrado carro anterior.

      Excluir
    7. Bob, o ano passou e o assunto "cubos traseiros do Fiat Stilo" parece que foi esquecido.
      E então, uma análise de falha mecânica ou de materiais foi feita?
      Qual é a opinião ou conclusão do AE?
      Por favor não comece 2013 em cima do muro! Não tenho intenção de fazer caça às bruxas com nenhum fabricante ou modelo, mas algo que poderia ter sido objeto de recall não pode cair no esquecimento.

      Excluir
    8. Bussoranga
      Esse seu comentário era candidato firme à rejeição, mas só resolvi publicá-lo para comprovar o festival de comentários ofensivos, provocativos e maliciosos que inundava este espaço. Pois esse assunto foi totalmente abordado no post http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/03/o-recall-do-stilo.html, de 20 de março de 2010, quase três nos atrás. Portanto, você,um leitor que sempre foi acolhido aqui, inclusive naquela história da inspeção da Controlar, foi venal com esse comentário. Vá saber se sua admiração explícita pelo Vectra não o levou a tripudiar um produto Fiat. É sempre muito triste nos decepcionarmos com alguém, e logo no primeiro dia do ano. E nem tente comentar essa minha resposta, pois será sumariamente rejeitado.

      Excluir
    9. Bob,
      Acompanho o AE quase diariamente, e eu realmente não tinha visto este post.
      Isso realmente resolve tudo. Por favor aceite minhas sinceras desculpas.
      Se não quiser publicar isto, paciência! Eu só queria mesmo uma resposta para este assunto, e a simples indicação que voce fez do post resolve integralmente a questão. Não precisava me interpretar mal.

      Excluir
    10. Bussoranga
      Sinceramente, aceito suas desculpas. Seria caso de lhe responder o primeiro comantário normalmente, mas aquele "Por favor, não comece 2013 em cima do muro" doeu. Mas passou.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Antonio Pacheco31/12/2012, 16:37

    Como diz o ditado, há males que vem para o bem. A moderação, com as letras, deixa o ato de comentar um pouco chato, mas também entendo que é necessário, pois alguns poucos tem prazer em avacalhar tudo na net.
    Desejo um ótimo 2013 para todos os autoentusiastas, leitores e principalmente aos responsáveis pelo blog, para que nos brindem com ótimas postagens. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  18. Sou um leitor assíduo do blog, embora nem sempre participe das discussões. Agradeço a todos, em especial ao Bob e ao Arnaldo pelas matérias de alto nível técnico, que tem me ajudado a ser cada vez mais apaixonado pelo mundo dos automóveis. Desejo a todos um 2013 repleto de saúde e paz. Comemoremos com nossos queridos familiares e amigos esses momentos bons da vida, sempre com alegria e responsabilidade. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  19. Descobri vocês, AUTOentusiastas, neste ano que termina,e acreditem,adorei. Portanto, obrigado pelos posts de 2012.
    Desejo a todos um brilhante e produtivo 2013.

    ResponderExcluir
  20. Lorenzo Frigerio31/12/2012, 20:09

    Feliz 2013 a todos, na esperança de muitos mais artigos técnicos excelentes no ano que chega, como só aqui no AE.

    ResponderExcluir
  21. Feliz 2013 a todos! E continuem com o bom trabalho aqui no blog!

    ResponderExcluir
  22. Antes de tudo, um Feliz 2013 a todos do AE, toda a equipe e todos aqueles que participam com genuíno interesse deste blog, seja com comentários, lendo, acompanhando.
    Quanto ao assunto "publicar comentários", já disse e repito: sou a favor do modelo atual. O nível foi elevado para aquilo que realmente interessa. Todos tem direito a criticar, mas esta é a casa do AE, de seus editores, logo, se não gostaram é bem simples: basta não voltar. Existem inúmeras outras "casas".
    Penso ser simples assim.

    ResponderExcluir
  23. O blog está excelente: me delicio com os artigos! Parabéns!

    Um feliz 2013 para todos que passam por aqui!!!!

    Asterix

    ResponderExcluir
  24. Feliz 2013 aos redatores e frequentadores do Autoentusiastas. Seu sucesso não é por acaso: é fruto da longa experiência dos articulistas e colaboradores que nos oferecem um espaço independente e interativo.

    ResponderExcluir
  25. Sou um assiduo leitor do AE apesar de pouco comentar,o nivel dos comentarios realmente melhorou muito apos a aplicação da moderação no blog.
    Mas o que realmente importa é que continuem as exelentes postagens de materias dos redatores do site.
    Um fore abraço e um feliz e prospero 2013 a todos.

    ResponderExcluir
  26. Linda foto da praia. Um bom 2013 para todos, muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  27. Um Feliz 2013 para todos aqui que:

    1- são bem educados

    2- se utilizam bastante do bom senso

    3- que sabem conviver em sociedade

    Ah,ia me esquecendo,que são autoentusiastas,hehehe....

    ResponderExcluir
  28. Um feliz 2013 para todos que fazem deste blog minha leitura preferida na net, (brilhantes) redatores e (indispensáveis) participantes com seus (respeitosos) comentários !!

    Abçs a todos !

    ResponderExcluir
  29. BOB e demais feitores do BLOG, que este ano que se inicia traga mtos artigos técnicos, quem conhece a equipe do BLOG sabe que só existe a nata dos melhores reporteres de veiculos que o Brasil podê criar, e quê tão logo não vão surgir outros, por isso, sinto-me agraciado em poder ler todos os artigos, saciando a vontade do conhecimento. Há como era bom quando tínhamso revistas especializadas e com pessoas comprometidas e conhecedores como todos Vcs.
    Sou fã do BLOG.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.