google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MAIS UM GOLPE ENVOLVENDO INSPEÇÃO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MAIS UM GOLPE ENVOLVENDO INSPEÇÃO



Um amigo me contou esta hoje.

Sem tempo para fazer a inspeção veicular do carro dele (Controlar, em São Paulo-SP) por causa de sua vida profissional corrida, meu amigo pegou com um vizinho uma indicação de um mecânico que por módicos R$ 40 levaria seu carro para a inspeção.

Pagou e agendou pelo site para segunda-feira, e na segunda de manhã deixou dinheiro (os 40 reais), chave e documento para o mecânico pegar o carro e levar a um posto da Controlar.

No mesmo dia, às 18h, o mecânico ligou para ele, dando a notícia "O carro não passou" e que o havia trazido para a oficina, onde diagnosticou que seria necessário trocar várias peças, no valor de 320 reais, para fazer o carro passar na inspeção e que havia conseguido reagendar para quinta-feira.

Meu amigo ficou cabreiro, pois o carro tem apenas 56.000 km e ele sempre faz todas as revisões em concessionária. Além disso, no ano anterior o veículo tinha passado com índices muito abaixo da tolerância e não estava apresentando nenhuma diferença em relação ao que sempre foi.

Desconfiado, ele disse para o mecânico não mexer em absolutamente nada e trazer o carro de volta. Conseguiu agendar novamente para quarta-feira e levou o carro do jeito que estava. Resultado: passou de primeira, com os mesmos índices que havia apresentado no ano passado.

Ele pediu ao mecânico o comprovante de reprovação do Controlar, este disse que o havia deixado no carro, obviamente o comprovante não foi encontrado pelo simples motivo de o mecânico sequer ter levado o carro para a inspeção.

Conversando com o vizinho, que também deixou o carro para o mecânico levar para fazer a inspeção, este contou que também não havia passado de primeira e que precisou trocar umas coisinhas no carro para fazê-lo passar. Aí que ele percebeu que também caíra numa cilada.

O golpe é o seguinte: o mecânico se oferece para levar o seu carro para a inspeção por um preço que sabe que você achará baixo e concordará para não perder seu tempo. Uma vez fisgado o "pato", ele não leva seu carro à inspeção, mas sim para a oficina dele, de onde ele ligará para você avisando que o carro "não passou", para assim poder empurrar toda a sorte de serviços muitas vezes desnecessários, como troca de velas, filtros, limpeza de bicos etc. Aí ele efetivamente leva o carro à Controlar e este obviamente passa, fazendo seu dono crer que só passou por causa do "serviço" do mecânico.

É uma incógnita se ele realmente troca o que diz que é necessário ser trocado ou se apenas confere se o índice de emissões está dentro do exigido pela Controlar e o leva do jeito que está.

Fica o alerta aos leitores para não caírem no golpe acima descrito. Resistam à tentação da comodidade de não terem que levar o carro para a inspeção, ainda mais por este módico preço, é apenas mais um golpe para arrancar dinheiro de incautos. Levem seu carro ou o confiem apenas a parente ou amigo que não tenha oficina, a inspeção é rápida e respeita o horário agendado. Apenas levem o carro ao mecânico se o carro não passar na primeira, o que evidencia um provável problema.

Deixar o carro com um mecânico desconhecido é o mesmo que confiar a uma raposa a guarda do galinheiro, pois ele é um grande interessado que seu carro não seja aprovado, uma vez que isto significa a venda de seus serviços.

Isto, é claro, vale se o carro estiver com todas as manutenções em dia, como todo proprietário deveria fazer.

CMF

34 comentários :

  1. Já percebi (aconteceu comigo) que seu carro ser aprovado depende muito do estado de espírito e do tipo de vestimenta que a radiopatroa do fiscal usou na noite anterior ao dia que vc leva seu carro para a inspeção. Aqui em BH eu tinha que levar por conta do carro do meu velho ser mais semelhante a um fogão de 4 rodas (movido a GNV). Deram pau uma vez por causa do freio de mão. Achei curioso pelo simples fato de ter trocado na semana anterior as lonas, tambores, cilindros de roda e até o cabo. Resolvi então levar o carro pessoalmente, uma vez que eu mesmo faço a revisão, qualquer coisa eu tinha respaldo pra confrontar o "tênico" responsável. Nem precisou, o carro foi liberado 30 min mais cedo com aprovação total. E aí? Como que fica? Antes que alguém possa levantar a possibilidade, sim, eu dei o devido tempo de assentamento para as lonas, o carro ancorava em qualquer aclive/declive antes da primeira inspeção.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, vamos arrancar dinheiro dos otários.

    Mecânico espertão, controlar, multas, IPVA, seguro obrigatório, seguro não obrigatório, garantia de 100 anos vinculada a revisões a cada 100 km ou 2 dias (o que vencer primeiro), trânsito infernal.

    Pelo amor de Deus, como é difícil ter carro. A cada dia que passa eu fico cada vez menos autoentusiasta.

    ResponderExcluir
  3. Carro, arma e mulher não se empresta a ninguém, nem por um segundo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mecânico picareta, devia divulgar nome e endereço do safado.

    ResponderExcluir
  5. É o tipo de coisa que só acontece no Brasil. O que estraga o Brasil é que aqui tem muito brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. Com todo respeito, esse tipo de publicação fica igualzinho a Vrum. Jornalistas, sites ou revistas que querem noticiar suas manchetes chutando cachorro morto. Isso mesmo, falam o que quer mas não citam quem e onde isso aconteceu.

    Uma picaretagem como essa deveria dar até processo judicial, o dono do carro deveria acionar a policia, fazer o B.O e levar o caso para a justiça do consumidor. Isso além de informar o nome da oficina ou do mecânico que procedeu de tal maneira.

    Fica fácil falar de um fato mas não ter como provar, adoram falar mal de mecânicos e oficinas, raramente vejo alguém elogiar um desses profissionais, mas se pinta um boato qualquer, saem jogando a %$#@& no ventilador.

    Só um imbecil paga para outra pessoa levar seu carro para inspeção e não pede o laudo que comprova tal reprovoção, isso pra mim é coisa de gente completamente sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei um carro C4 PAllas 2010/2011 e gostaria da sua opiniao tecnica sobre o carro.
      Aguardo retorno,

      Excluir
  7. Quem caiu nessa tem cinco anos de idade???
    Certamente o mecanico nao troca nada nao toca no carro pois sabe que vai passar pela condicao do veiculom
    Nem faz teste...

    ResponderExcluir
  8. Na boa, mas tem que ser muito otário pra cair numa dessas. Coisa de paulistano que deixa tudo na mão de "terceiros", consome tudo o que vê e não conhece o que tem nas mãos. Às vezes me pergunto se vale a pena toda essa vida agitada que vocês levam, mesmo com um bom salário. Pra pagar de otário? Há, tô fora!

    João Paulo

    ResponderExcluir
  9. Carlos,

    Lendo seu relato chego a uma conclusão:

    Seu amigo é muito burro. E só perde para o vizinho dele, que tem capacidade de raciocínio igual ou menor à de um chimpanzé.

    Além do mais a desculpa de falta de tempo pra levar o carro à inspeção não cola. Pra começar, a inspeção é feita com hora marcada, logo você sabe quanto tempo vai levar. Outra: Os horários de atendimento vão das 7 da manhã até as 23hs, e atendem também aos sábados.

    Ou seja: Não dá pra não achar um dia/hora no qual você consiga comparecer. Vida profissional corrida eu também tenho, mas levei o meu às 7hs no ano passado, antes de entrar no trabalho, e às 21hs nesse ano, depois de sair dele.

    Isso pra mim é preguiça.

    ResponderExcluir
  10. ADG HIGH TORQUE, isso aqui é um blog, não um veículo de comunicação propriamente estabelecido como uma revista ou um portal. Então quem tá escrevendo nao é o reporter guarnecido pela redação, e sim o fulano com seu CPF.

    Se o Carlos menciona o nome, endereço e telefone da oficina do mecânico picareta pode acabar depois tomando um processo nas costas se nada ficar provado.

    No final das contas esse post tinha a idéia de alertar para um golpe. Eu particularmente acho que é um golpe no qual só cai quem for muito, mas muito burro e um bom tanto preguiçoso.

    É diferente, por exemplo, do golpe da oficina da Porto Seguro que fazia a pré-inspeção gratuitamente pros seus clientes mas deixava o motor esfriar antes e colocava dados errados (de veiculos mais novos) no sistema para reprovar o carro por emissão.

    Mas vale a intenção, vale pra discutir o assunto, vale nem que seja pra chamar o vizinho do cara de ameba.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo 10:40h;
    Inclua dinheiro nesta lista.

    Foi sorte o mecânico não ter engatilhado o carro todo pro dono voltar mais tarde,quando as peças engatilhadas abrirem o bico...

    ResponderExcluir
  12. Alexandre - BH -22/10/2011, 14:52

    Alexandre (ADG HIGH TORQUE),

    Apesar de nunca ter levado carro em sua oficina, sei que você é profissional idôneo e conheço as boas instalações de sua empresa. Mas você há de convir que o meio automotivo, especialmente o setor de assistência técnica, ainda é muito ‘prostituído’ por vagabundos de toda espécie. Nem mesmo as concessionárias são confiáveis, e você sabe disso. O caminho das boas oficinas é um verdadeiro calvário. No final, infelizmente, os bons e os ruins acabam sendo jogados no mesmo balaio. Portanto, meu caro, continue fazendo seu trabalho de maneira honesta e divulgando seus vídeos na internet, pois ser mecânico sério neste país é “padecer no paraíso”.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Alexandre, mas a desonestidade nesse país não é mérito somente dos mecânicos. Sim, advogados, médicos, juízes e muitos outros picaretas por ai.

    A pior crise é a de Caráter.

    Não gosto dessas matérias, posts ou qual seja o nome dado ao veículo de comunicação, onde se fala de um assunto sem a devida identificação, a coisa fica meio generalizada, ainda mais em uma história estranha como essa.

    ResponderExcluir
  14. Rafael Machado, entendo sua preocupação sobre divulgar o nome.

    Por isso citei a necessidade de se fazer um boletim de ocorrência.

    A partir do momento que a pilantragem é fato, você pode divulgar e dar nomes aos bois.

    ResponderExcluir
  15. Chance zero de eu cair neste golpe. Ninguém faz absolutamente serviço nenhum no meu carro, sem que eu esteja presente. Isto vale para mecânicos avulsos, revisões da concessionária, abastecimento, instalação de acessórios, vistoria anual do Detran...Nem citei lavagem, pois eu mesmo lavo. Chaves nas mãos de manobristas? Nem o garagista do meu prédio fica com as chaves.

    ResponderExcluir
  16. Sei não. Tá meio estranha essa história...

    ResponderExcluir
  17. Absalão Bussamra22/10/2011, 18:36

    Já dizia o grande Bezerra da Silva:

    "Malandro é malandro, mané é mané".

    Com todo o respeito, é preciso ser muito otário pra cair numa esparrela dessas!

    ResponderExcluir
  18. Rafael, a questão do tempo necessário para a inspeção não é tão simples assim. Moro perto do centro de SP, e para mim o local de inpeção mais próximo fica na Barra Funda, a cerca de 20 minutos. Mas quando tentei agendar no site da Controlar, não havia nenhum horário disponível dentro do prazo concedido. Conclusão, tive que levar o carro até a Penha, quase no começo da Via Dutra, o que me tomou duas horas e meia entre a ida e a volta. Se você incluir a fila e a inspeção própriamente dita, foram quase quatro horas gastas nessa brincadeira.

    ResponderExcluir
  19. Tá.. lendo tudo isso, de que o cara é otário, caiu em golpe.. que concessionários enganam os clientes, que oficinas enganam os clientes, que os clientes gostam de ser enganados...

    Então alguém poderia, por favor, me explicar, de onde tiraram essa "idéia" de que Brasileiro é um povo honesto e trabalhador????
    Porque a expressão "povo" deveria representar o que há de maioria numa nação né???

    ResponderExcluir
  20. Um amigo me contou esta hoje.

    Ele foi pescar e pegou uma truta de 50kg e um jaú de quase 1 tonelada.

    Mas ele tava usando uma linha muito fraca e os peixes escaparam.

    ResponderExcluir
  21. Paulo,

    Conclusão: Você agendou muito tarde. Não tem outro motivo pra não conseguir agendamento onde quer e na hora que quer. Se vc marca logo no começo do período da sua placa, vai poder fazer o exame no dia/hora/local que preferir.

    Eu agendei a minha faltando 35 dias para o fim do prazo da placa. Consegui escolher dia e hora no local preferido.

    E assim como nos dois anos anteriores, fui atendido até alguns minutos antes do que o agendado.

    Mas mesmo que vc tenha que agendar num lugar longe: Vc tem hora marcada (que é respeitada), sabe quanto tempo leva pra chegar, quanto tempo leva pra voltar (se nao souber dá pra se informar) e sabe que a inspeção leva menos de 20 minutos.

    Logo não tem desculpa pra não ir pessoalmente. É comodismo demais.

    ResponderExcluir
  22. Mais um golpe envolvendo a idiotice, o Carlos quis dizer.

    Deixe a chave do seu carro com um parente qualquer. Porque um mecânico? O ato de levar o carro para a inspeção não envolve nenhum conheciemento de mecânica automotiva, não há o porque deixar com um profissional especializado.

    ResponderExcluir
  23. Tenho que concordar com quase todo mundo que postou desta vez.

    Poxa Carlos, esse cidadão que deixou o carro com o mecânico é o pior dos burros que eu já vi, e vou mais além: não tem respeito pelo próprio carro.

    É gente desta laia que faz com que os fabricantes de carros ignorem cada vez mais os entusiastas.

    Não tem tempo para levar o carro na inspeção... não tem tempo para levar os filhos no médico também? Não tem tempo para a família também?

    Numa boa, esse cara merece sifu mesmo, sem dó. Nem sequer merece ter qualquer carro. Deveria andar de onibus o resto da vida para aprender a ter vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  24. Salvo as comparações absurdas, carro é como filho: você tem que cuidar, não a babá.

    ResponderExcluir
  25. Não é atoa que paulista tem fama de ser chamado de 'pão pullman': branco, quadrado, e facil de enrolar. Mas nao vamos aqui transformar vitimas em culpados. Nem os mecanicos honestos precisam se ofender. Picaretas tem em toda profissao.

    ResponderExcluir
  26. realmente, pra cair nessa o cara tem que ser muito burro.

    ResponderExcluir
  27. ADG, a idéia deste post não é linchar esta ou aquela oficina, mas sim alertar para mais um golpe no mercado. Eu tenho certeza que você, sendo o mecânico sério que é, nunca se ofereceria para levar carro de cliente para inspeção por uma merreca.

    O mecânico em questão era desconhecido do meu amigo, mas era supostamente conhecido do vizinho dele, que foi quem indicou o "serviço". Então, não era alguém totalmente sem referências, mas eu também acho que ele deu chance pra ser explorado.

    Aos que acham isso absurdo (eu também acho, faço tudo eu mesmo), apenas contextualizo o que é São Paulo: É uma cidade onde vende-se TODO tipo de serviço que possa representar alguma "conveniência". O sujeito vende todo o tempo dele para ganhar dinheiro e depois fica sem tempo de cuidar da própria vida. Em SP existe a profissão de "passeador de cachorro". O cara contrata um sujeito pra passear com o cachorro dele porque ele "não tem tempo". Valet cobra 20 reais para parar teu carro NA RUA e as pessoas PAGAM. Fui tachado de maluco quando disse que eu mesmo iria ao DETRAN transferir meu carro, pois na ótica alheia, isso só poderia ser feito através de despachante (outra profissão em que existem muitos picaretas, aliás).

    Eu acho em SP há uma exagerada filosofia de terceirização de servições. Parece que a máxima paulistana é "não faça o que se puder pagar para fazerem por você". Não me surpreenderia se alguém inventasse o serviço de "Ricardão 24 horas" para os maridos paulistanos que estivessem sem tempo para cumprir com seus deveres conjugais.

    ResponderExcluir
  28. Entendi Carlos, lamentável tal situação.
    Fiz um vídeo sobre o assunto, espero poder alertar mais pessoas.

    http://www.youtube.com/watch?v=3kQIQCENBak

    ResponderExcluir
  29. Boa iniciativa, ADG! Gostei do vídeo.

    ResponderExcluir
  30. Crítica construtiva: o título deu a impressão que iriam falar de um golpe dado pela Controlar, enquanto é um golpe dado por mecânicos.
    Aliás, um golpe bem tosco e óbvio.
    Poxa, a Controlar oferece muitos horários, até sábado... Neste caso acho que o cara foi um pouquinho preguiçoso demais...

    ResponderExcluir
  31. Esse golpe é de um primarismo que somente alguém muito ingênuo iria engolir. Comparável a isto somente o golpe do bilhete premiado ou o conto da guitarra.

    ResponderExcluir
  32. O mexânico alé de tudo é preguiçoso , porque ele poderia ter sacaneado o carro retirando um cabo de vela ou desligando a sonda Etc., etc.. e entregar o laudo de reprovação ao outro OTÁRIO preguiçoso

    SÂO DOIS IDIOTAS !!

    ResponderExcluir
  33. Alguns pontos:

    1 - incrível a qtde de pessoas que aproveitam pra ofender paulistas e paulistanos, como se somente os que vivem aqui caíssem em golpe, depois nós é que somos arrogantes...

    2 - isso não acontece somente quando o mecanico leva o carro pra fazer a inspeção, basta ver a quantidade de faixas espalhadas pela cidade oferecendo "pré-inspeção"

    3 - acho bobeira criticar quem cai nesses golpes, nem todo mundo entende de mecanica, emissão de gases, procedimentos na controlar, embora devessem

    4 - por fim, é isso aí, vamos culpar a vítima, como sempre e nem mencionar quem está avacalhando a coisa toda...

    Jegue do Pantano

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.